WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Boletim Eletrônico da Agência Câmara de Notícias

Manchetes do dia

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

AGROPECUÁRIA

CIDADES

CONSUMIDOR

DIREITO E JUSTIÇA

SEGURANÇA

TRANSPORTE E TRÂNSITO

CDL / ILHÉUS

CARTA ABERTA AO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Pela imediata aprovação da Proposta de Diretrizes Curriculares para o Jornalismo

O Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ), a Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), a Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e seus 31 Sindicatos de Jornalistas filiados em todo país vêm a público expressar sua preocupação com a lenta tramitação da Proposta de Diretrizes Curriculares para Cursos de Graduação em Jornalismo, que há três anos, desde o final de 2009, se encontra para aprovação no Conselho Nacional de Educação (CNE).

Entregue oficialmente ao Ministério da Educação em 18 de setembro de 2009, a proposta foi elaborada por uma Comissão de Especialistas, nomeada pelo próprio MEC, sob presidência do professor Dr. José Marques de Melo, atendendo uma demanda de vários anos na área. E para sua elaboração, a referida Comissão promoveu um amplo e democrático processo de debate com consulta pública pela internet e audiências públicas presenciais (em Recife, São Paulo e Rio de Janeiro) para ouvir os diversos segmentos da área da comunicação e também da sociedade. Sistematizada a Proposta, o documento chegou ao MEC que, por sua vez, logo a encaminhou ao CNE.

Em outubro de 2010, há exatos dois anos, a Câmara de Ensino Superior do CNE promoveu nova audiência pública, em Brasília, sobre as diretrizes curriculares em Jornalismo, convidando novamente diferentes setores da área. Representantes da FENAJ, do FNPJ, da SBPJor, da Intercom, dentre outras entidades e organizações presentes, praticamente de forma unânime, defenderam a Proposta elaborada pela Comissão de Especialistas e pediram sua rápida aprovação. Apenas alguns poucos representantes de setores não específicos do Jornalismo questionaram a necessidade de diretrizes específicas.

Por isso, o FNPJ, a SBPJor, a Intercom, a FENAJ e seus 31 Sindicatos de Jornalistas do país não entendem a demora na apreciação da Proposta entregue ao MEC e ao CNE. E, ao mesmo tempo em que voltamos a apoiá-la e a solicitar sua imediata aprovação, reafirmamos que, na nossa compreensão, constitui um significativo avanço, tanto em relação às matrizes curriculares em vigor, quanto pelo fato de ter sido formulada, como fazemos questão de ressaltar, em um amplo e democrático processo. A sua implantação nos mais de 400 Cursos de Jornalismo brasileiros representará, sim, a tão reivindicada e necessária melhora de qualidade na formação dos jornalistas profissionais.

A demora em estabelecer as novas diretrizes curriculares vem prejudicando por demais estas centenas de cursos, todos em fase de revisão de suas matrizes ou necessitando realizá-la. Isto porque seus currículos encontram-se ainda submetidos às últimas diretrizes, as quais, por já contarem com mais de dez anos de existência – são de 2001-, estão totalmente defasadas.

Diante do exposto, mais uma vez reafirmamos nossa posição pela imediata aprovação e solicitamos que a presidência do CNE e o Ministro da Educação nos recebam em audiência para uma exposição mais detalhada das nossas preocupações e da situação da formação superior jornalística no país.

Mirna Tonus
Presidente do FNPJ

Dione Moura
Presidente da SBPJor

Antonio Hohlfeldt
Presidente da Intercom

Celso Schröder
Presidente da FENAJ

Brasília, 26 de outubro de 2012

Prefeitura Municipal de Ilhéus


Prefeitura questiona Conder sobre competências e responsabilidades
Termina nesta quarta-feira (31) prazo de cadastramento do Minha Casa Minha Vida
Ilhéus sediou neste último final de semana curso internacional para árbitros de Triathlon

:: LEIA MAIS »

CONVITE

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL DE PRÉ-FUNDAÇÃO DO SINDICATO DOS GUARDAS MUNICIPAIS DE ILHÉUS
A Comissão Pró-fundação do Sindicato dos Guardas Municipais de Ilhéus CONVIDA todos os Guardas Municipais para participarem da Assembléia Geral que se realizará no dia 02 de novembro de 2012, às 08:00h., no Auditório Fernando Leite da Fundação Cultural de Ilhéus sito à Rua Jorge Amado – Centro – Ilhéus/BA para discutir e construir propostas sobre a seguinte pauta de assuntos:
01-  Procedimentos financeiros, administrativos e políticos para viabilizar a fundação do SIGMI (Sindicato dos Guardas Municipais de Ilhéus);
02-  Estatuto Social do SIGMI;
03-  Filiação do SIGMI a uma central sindical;
04- Composição de Chapa à Eleição da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal;
05-  Conjunto de reivindicações da categoria;
06-  O que mais ocorrer.
* A Assembléia será instalada após a realização de uma celebração ecumênica e um coffe-break.
Ilhéus/BA, 27 de novembro de 2012.
LUCIANO ALVES CAMPELO
Presidente da Comissão

Marli Gonçalves em: Quanto mais a gente reza…

…mais assombração aparece! Bem, claro que já ouviu essa expressão. Certamente já a usou também. Só que nesses dias esse terror combina com Halloween, Dia de Todos os Santos, Dia dos Mortos. Brincadeiras ou travessuras?

É impressionante: não param de acontecer coisas esquisitas, como eleição de postes, busca de jornalistas para ser apontados como culpados, como se culpados fossem eles pela condenação de certas pessoas, policiais e bandidos em guerra de bang-bang total nas ruas, justiçando sem lei, administradores incompetentes que preferem negar os fatos a resolvê-los; brigas de facções de todos os tipos, cores, armamentos e tamanhos. A sequência de três dias desta semana combinará com esse clima de apagão geral.

No dia 31 de outubro, Halloween, a gente se veste de bruxa ou bruxo, feiticeiro com caldeirão, põe máscaras, e acende a lanterna de vela dentro da abóbora com cara (o Jack)- até porque é capaz de precisar mesmo. A luz pode apagar geral, como anda ocorrendo nas nossas barbas, bigodes, eriçando nossos pelos como os gatos pretos de olhos amarelos das histórias de terror.

Dados certos resultados e encaminhamentos políticos esperados vamos soltar morcegos nos castelos assombrados. Vamos ouvir uivos e correntes arrastando. Lamentos pelo que deveria ter sido feito e não foi – daí a derrota. Talvez a gente precise usar a vassoura para enxotar gente chata – aliás, a origem da expressão que “quanto mais a gente reza, mais assombração aparece” – ou para voar para bem longe.

Com o fim do período eleitoral, deve acabar a impressionante e verdadeira saga do saco de bondades a que assistimos nos últimos tempos, batendo nas portas, tocando a campainha e fugindo, juros baixos, isenção de IPI, promessas de contas de luz mais baratas, e de crédito ou empréstimos – parece tão fácil na propaganda, sopa no mel, tirar pirulito da criança. Só que se não tem almoço de graça, lembre que eles só adoçam nossas bocas quando querem alguma coisa em troca.

:: LEIA MAIS »

Maria Regina Canhos Vicentin em: “Ano da Fé”

Li com interesse a Carta Apostólica “Porta Fidei” do Sumo Pontífice Bento XVI, com a qual proclama o “Ano da Fé”, que teve início em 11 de outubro de 2012, no cinquentenário da abertura do Concílio Vaticano II e comemoração dos vinte anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, e terminará em 24 de novembro de 2013, na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo. Nela, o Papa nos lembra “a necessidade de redescobrir o caminho da fé para fazer brilhar, com evidência sempre maior, a alegria e o renovado entusiasmo do encontro com Cristo”. Ele reconhece a “profunda crise de fé que atingiu muitas pessoas”, e nos orienta a “readquirir o gosto de nos alimentarmos da Palavra de Deus” e do “Pão da Vida”, referindo-se à Eucaristia.

Bento XVI expressou sua concordância com Paulo VI no sentido de que os “conteúdos essenciais, que há séculos constituem o patrimônio de todos os crentes, necessitam de ser confirmados, compreendidos e aprofundados de maneira sempre nova para se dar testemunho coerente deles em condições históricas diversas das do passado”. Segundo o Sumo Pontífice, “a renovação da Igreja realiza-se também através do testemunho prestado pela vida dos crentes”, que “são chamados a fazer brilhar, com a sua própria vida no mundo, a Palavra de verdade que o Senhor Jesus nos deixou”.

:: LEIA MAIS »

Agrissênior Notícias – Nº 403 – 30 de outubro de 2012


Para ver em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (lado direito).

Hans Schaeppi em H O T E L A R I A E T U R I S M O

por Hans  Schaeppi

Hans Schaeppi

Hans Schaeppi

H O T E L A R I A

       A taxa de ocupação dos hotéis, pousadas e albergues de Salvador e Itararé, caíram respectivamente de 13,8% e 12,1%  no período de 2009 a 2011, segundo dados da Federação do Comércio do Estado da Bahia (FECOMÉRCIO). Enquanto isso, outras cidades do interior cresceram, como Lençóis (117%); Mata de São João (57,2%); Porto seguro (31,3%); Morro de São Paulo (11,2%);  e Guarajuba (5,72%). Segundo o parecer do coordenador da CET, setor encarregado da pesquisa, Salvador está perdendo espaço, principalmente devido ao mau desempenho do segmento turístico de lazer.  Segundo ele, faltam produtos turísticos de destaque, pois praia e sol sempre foi o destaque da capital, mas hoje as praias se encontram ao léu, cheia de ambulantes e sujas. Dados da Bancorbrás mostram que Fortaleza ultrapassou Salvador nos últimos 12 meses.

ITACARÉ

       A queda da ocupação de pousadas e hotéis em Itararé já era esperada, pois a cidade teve uma subida muito rápida, atraída pelos bons resorts, algumas praias; e pela prática de esportes náuticos como surf, canoagem e outros, que consegue atrair turistas jovens, em busca de aventura. A cidade em si, não tem muito o que mostrar; e a tendência dos turistas propriamente ditos, é de se afastar, querendo mais.

ILHÉUS

       Ilhéus não foi citada na pesquisa, mas se o fosse também mostraria que teve queda. Apesar de possuir atrativos, como 86 quilômetros de praias, Lagoa Encantada, Rio do Engenho, Olivença, Baía do Pontal, Centro de Convenções, Teatro, Ceplac, fazendas de cacau, bons resorts e hotéis; mas, parece que se esqueceu de formatar esses produtos; e de promovê-los. Por outro lado, ruas, praias e avenidas sujas, esburacadas e mal iluminadas, têm ajudado a afastar os turistas. “Uma cidade que não é boa para o cidadão, não é boa para o turista”. Uma pena…

HOMENAGEM A EDMUNDO

:: LEIA MAIS »

Boletim Eletrônico da Agência Câmara de Notícias

Manchetes do dia

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ASSISTÊNCIA SOCIAL

CIDADES

COMUNICAÇÃO

CONSUMIDOR

DIREITO E JUSTIÇA

INDÚSTRIA E COMÉRCIO

POLÍTICA

Prefeitura Municipal de Ilhéus


Prefeito sanciona lei que garante atendimento às vítimas de abusos
Sedur vai multar quem jogar lixo nas ruas fora do horário
Prefeitura de Ilhéus convoca novos aprovados no concurso
Ilhéus sedia neste fim de semana curso para técnicos de triathlon
Paróquia de Santa Rita promove Semana Missionária

:: LEIA MAIS »

Igreja Católica de Ilhéus encerra Santas Missões Populares domingo

 

Dom Mauro Montagnoli

O bispo da diocese de Ilhéus, Dom Mauro Montagnoli, participa da solenidade de encerramento das Santas Missões Populares, nas Paróquias São Jorge e Nossa Senhora de Guadalupe que tiveram o tema “A missão é permanente”. A programação começa às 8 horas deste domingo (28) com missa na Catedral São Sebastião, às 19 horas Procissão Luminosa saindo da Igreja Matriz de São Jorge para Catedral seguida da celebração de encerramento.

O evento faz parte das comemorações do centenário de Diocese de Ilhéus (em 20 de outubro de 2013), cuja abertura se dará nos dias 08 a 11 de novembro deste ano. As Santas Missões Populares foram, realizadas em todas as paróquias da Diocese.

Conforme o bispo Dom Mauro Montagnoli, “as Missões Populares estão cumprindo o objetivo de envolver as paróquias, as comunidades, os movimentos e pastorais pelo espírito missionário que deve animar e sustentar toda a ação evangelizadora da Igreja Católica na Diocese de Ilhéus. Além de proporcionar a cada fiel das nossas comunidades a alegre experiência do discipulado como um encontro vivo e significativo com Jesus Cristo.”

Catedral de São Sebastião

Segundo o religioso “a iniciativa diocesana visa promover a formação em todos os níveis para sustentar a conversão pessoal e pastoral dos fieis, formar em cada um a consciência de “pertença” à vida da Igreja, bem como, fortalecer nas comunidades o compromisso permanente com a missão e aprofundar compromisso  com o serviço da caridade para a vida plena das pessoas e da natureza” explica o bispo Dom Mauro Montagnoli.

Santas Missões Populares

POR QUE SANTAS? Porque é a mesma missão de Jesus, o Santo, o ungido pelo Espírito Santo: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me para libertar os oprimidos e para proclamar um ano de graça do Senhor” (Lc 4, 18-19). São Santas também porque são um tempo de graça e de salvação.

POR QUE MISSÕES? Porque é um tempo para ser enviado, andar, sair… Tempo para anunciar e sobretudo, testemunhar a experiência pessoal, íntima e filial de Deus a muitas pessoas que ainda estão excluídas do banquete do reino de Deus, da festa (cf. Lc 14, 15-24).

POR QUE POPULARES? Porque elas acontecem no meio do povo, com a participação direta do povo, tendo em conta os anseios e clamores do povo que luta por mais vida, dignidade, fé e esperança. Jesus também fazia assim: “Percorria todas as cidades e povoados… pregando o Evangelho do reino e curando toda espécie de enfermidades”.

Serviço:

O que: Encerramento das Santas Missões Populares nas Paróquias São Jorge e Nossa Senhora de Guadalupe

Quando: Domingo (28)

Como e onde: Celebração de Missa (Catedral São Sebastião) 08 horas

Procissão Luminosa saindo da Igreja Matriz São Jorge para Catedral São Sebastião 19 horas Celebração de encerramento

 





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia