:: ‘Notícias’
Prefeitura Municipal de Ilhéus
O PROJETO OTAMBÍ ESTA DE VOLTA NESTE SÁBADO 27 DE OUTUBRO
WWW.matambatombencineto.
OPUS DEI
DO PRELADO
O Prelado do Opus Dei escreveu uma extensa carta por ocasião do Ano da Fé. Assinala a necessidade de uma nova evangelização, assim como a exigência de conhecer e professar a própria fé, unindo-se a Cristo pela oração. [+]
D. Javier Echevarría Rodríguez, Bispo titular de Cilibia, Prelado da Prelazia Pessoal do Opus Dei, durante a Sétima Congregação Geral para a continuação das intervenções dos Padres sinodais na Aula, sobre o tema sinodal «A nova evangelização para a transmissão da fé cristã». [+]
CULTIVAR A FÉ
Ser fortes de ânimo ajuda a suportar as dificuldades e superar nossos limites. Para os cristãos, Cristo é o exemplo para viver uma virtude que abre a porta a muitas outras. [+]
JMJ2013
História de um reencontro com Deus a partir da prisão. [+]
Encontro com professores e estudantes universitários propõe trabalhar para a Jornada Mundial da Juventude como um recrutador e treinador de voluntários entre os colegas de faculdade. [+]
DIOCESE DE ITABUNA REALIZA SUA XXIV ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL
A Diocese de Itabuna realizou a sua XXIV Assembleia Diocesana de Pastoral entre os dias 19 a 21 de outubro de 2012, com o tema: A Diocese de Itabuna no contexto dos 50 anos do Concilio Vaticano II: “Caminhada e Perspectivas”, e como lema: “Jesus Cristo, Ontem – Hoje e sempre” (Hb 13,8). Participaram da Assembleia cerca de 150 delegados (Padres, Religiosas, Agentes de Pastoral) sob a condução do Bispo Diocesano Dom Ceslau Stanula.
No dia 11 de outubro de 1962, o papa João XXIII abria de modo solene o Concílio Ecumênico Vaticano II. No dia 11 de outubro deste ano, Bento XVI abrirá as comemorações do cinquentenário desse Concílio, que foi o evento mais marcante da Igreja Católica no século 20 e um dos mais importantes de toda a sua história, quase bimilenar. Esse Concílio teve a participação de mais de 2.500 bispos, em quatro sessões, ao longo de quatro anos. Produziu 16 documentos sobre vários assuntos e contou com a liderança de dois papas: João XXIII, que faleceu após a primeira sessão, e Paulo VI. Produziu uma transformação sem precedentes na Igreja e mudou de maneira evidente a sua face, sem, no entanto, mudar sua identidade e sua missão. Decorrido meio século desde aquela memorável assembleia, a Igreja partícula de Itabuna põe-se agora a avaliar o caminho já percorrido. Os frutos, certamente, foram e estão sendo imensos. Houve acertos e erros na interpretação do Concílio e os papas desse período tiveram sempre o cuidado de indicar à Igreja o caminho da reta aplicação das decisões conciliares. Todo este contexto foi abordado pelo Pe. Wellington na reflexão de abertura da Assembleia.
Universidades Estaduais da Bahia param em defesa da Educação
Almoço em adesão a candidatura de Marcos Flávio à presidência da OAB, subsecção Ilhéus
Para o vereador eleito e também advogado Cosme Araújo, “votar em Marcos Flávio é entender que é o melhor para comandar os destinos da OAB, subsecção Ilhéus. Tem experiência na politica, na advocacia trabalhista, tem bom transito com os Juízes, Promotores, Desembargadores do estado da Bahia enfim, com todos os colegas advogados, por isso, eu voto em Marcos Flávio”, disse.
Marcos Flávio agradeceu a presença dos colegas advogados e convidados no almoço e disse que a intenção do movimento é estimular e reforçar a candidatura. “Queremos deflagrar democraticamente o movimento do nosso grupo e a partir desses encontros nós chegaremos a conclusão o que efetivamente os advogados de Ilhéus e região querem em termos da procissão, e quem eles desejam para presidir a OAB subsecção Ilhéus”, concluiu.
Hans Schaeppi em: H O T E L A R I A E T U R I S M O
por Hans Schaeppi

Hans Schaeppi
CRUZEIROS MARÍTIMOS
Melhorou o número de paradas de navios em Ilhéus, em relação ao que divulgamos na semana passada. Em vez de apenas 23 atracações de navios de turismo, Ilhéus receberá a visita de 29 navios, sendo quatro em novembro próximo, a saber: dia 05/11 está prevista a chegada do alemão Aidacara, (pequeno, mas ajuda); no dia 11, chega o Grand Mistral; no dia 24, o Grand Cellebration; e no dia 26, o Grand Holyday. Para dezembro, estão previstas as chegadas de sete navios: do MSC Fantasia (pela primeira vez no Brasil); do Costa Fascinosa; Costa Favolosa; Costa Fortuna; MSC Orchestra; Aidacara, e o Grand Mistral. Janeiro será o mês com o maior número de atracações em nosso Porto, nove, a saber: MSC Orchestra (03 vezes); Splendour of the Seas (01 vez); Costa Favolosa (03 vezes); e o Grand Mistral (02 vezes). Em fevereiro serão quatro navios e em março, cinco navios, com o Costa Fascinosa encerrando a temporada. Menos 16 navios do que no ano passado, mas é isso aí: crise, e dólar alto. Será um pouco melhor para a hotelaria, principalmente para os resorts.
100 ANOS DE ACI
A Associação Comercial de Ilhéus vai comemorar seu centenário no próximo dia 1º de novembro. A Associação Comercial, que ao longo desses cem anos tem prestado incontáveis serviços de apoio ao comércio, à cidade de Ilhéus e a toda a Região, tem hoje na presidência o empresário Nilton Cardoso da Cruz, que juntamente com outros diretores e o apoio da UESC, prepara uma programação especial para a comemoração. Estão previstas, palestras, inauguração de uma placa comemorativa da data, homenagens especiais, e coquetel.
FEIRA DAS AMÉRICAS
ILHÉUS / POLÍCIA DE LUTO
O policial militar Alessandro Lima dos Santos foi executado a tiros na manhã deste sábado (20) próximo ao Mercado Meira da Avenida Princesa Isabel, em Ilhéus.
A vítima estava de folga e foi alvejado no peito e na altura da costela.
Policiais mobilizados na captura dos assassinos…
Que DEUS na sua infinita misericórdia acolha o policial e conforte amigos/familiares.
Equipe_R2CPRESS.
Marli Gonçalves em: O lado que o vento sopra
Levo à boca, dou uma molhadinha no dedo indicador, boto para cima e giro, imitando quem faz isso para ver de qual lado o vento vem, para onde vai. Sempre achei legal esse gesto, que bem que podia também ajudar a gente a decidir a vida. Mostrar a visão do futuro. Mas se eu não sei nem bem para o que serve saber a direção do vento…
O lado que o vento leva. O lado que leva o vento. O lado que o vento bate. A mudança do vento. Do lado. E de direção. É tudo tão rápido que, se bobear, vem o vento e leva o dedo. Sempre fiquei admirada de ver a cara concreta que as pessoas fazem para demonstrar a sabedoria e vivência, e como conseguem tentar prever coisas imprevisíveis, tanto quanto o vento, e com um invejável ar de segurança. O engraçado da coisa é que os únicos que vi mesmo acertarem em cheio previsões foram os caiçaras, que até para a sua própria sobrevivência não podem se dar ao luxo de errar: se dizem que a maré vai subir, que é Noroeste, que o tempo vai virar, se vai ou não dar peixe, escute.
Fora isso, furo n’água. Tô vendo isso nas eleições, no país. Quem achou que levaria ficou chupando o dedo, e sem depois colocá-lo para cima. Ao contrário. Não há nada nem local que seja seguro, casa de palha, madeira ou tijolos; Lobo mau espreita. Na política, na economia, no comportamento, na religião. Sinto frio na nuca.
Olhe para cima, e as nuvens vão criando desenhos diversos; quando você vê uma forma, já é outra, e às vezes nem a nuvem está mais lá. Levada pelo vento, unida a outras. Tudo rápido, rápido, cada vez mais rápido. Não há programação que resista, planos que possam ser completados, momentos de calmaria, confiança de que pescaremos algo para trazer para as nossas famílias, alimentar nossas fomes de tudo.
Para onde vamos? Qual força estourará as bolhas que se formam? Para que lado as hélices do moinho girarão? Tocarão nossas velas, impulsionando nossos movimentos, eletrificando cercas, iluminando o mundo? Ou o vento contra, que cria a resistência, é o caminho que deveremos tomar, libertários e teimosos? Veja como a biruta é bonita quando ereta, “flamulante”, forma que inventei agora, misturando flâmula com movimento. E como tudo parece tão calmo quando ela está imóvel, como se o tempo estivesse parado. Mas aí tudo se congela, como final de capítulo de novela.
Boletim Eletrônico da Agência Câmara de Notícias
































































