OPUS DEI

BOLETIM 07 de fevereiro de 2011
Editorial sobre como encontrar a felicidade ajudando os outros. Fotos da audiência do Prelado do Opus Dei com o Papa. Estudantes do Rio ajudam em Nova Friburgo. Associação para ajudar mulheres imigrantes na Espanha.
O OPUS DEI NO BRASIL
Voluntariado em Nova Friburgo
Participantes do Centro Cultural e Universitário de Botafogo e do Centro Universitário da Tijuca ajudam desabrigados em Nova Friburgo. [+]
DO PRELADO
Audiência do Prelado com o Papa
Na última segunda-feira, dia 31 de janeiro, às 11:30 da manhã, Bento XVI recebeu em audiência a D. Javier Echevarría, Prelado do Opus Dei. Oferecemos algumas fotos. [+]
CULTIVAR A FÉ
Editorial: Viver para os demais
O Senhor quer – assim o mostrou com o exemplo de sua vida – que nós, os cristãos, pensemos naqueles que nos rodeiam e sirvamos à sociedade. Aí está também o segredo da felicidade cristã. [+]
INICIATIVAS SOCIAIS
Como num filme do Indiana Jones
Anna Mestre promove a Adaia, uma associação de ajuda à mulher imigrante em Lleida (Espanha), que começou em 2001 como uma iniciativa pessoal. [+]
Alfredo Amorim em “10TAQUES”
(08.09.1938)
Inaugurou-se ontem em Ilhéus o maior hotel do interior do estado
O que foram as solenidades do “Ilhéus Hotel”, na sua inauguração
Certamente é um melhoramento de vulto o que se concretizou ontem, nesta cidade, com a inauguração do novo Ilhéus Hotel de propriedade da exma. viúva D. Elvira Mendonça, instalado, com mobiliário moderno e todo o conforto próprio a um grande estabelecimento dessa natureza, no edifício Misael Tavares à Praça Firmino Amaral.
Assim, teve o cunho de um importante acontecimento, as solenidades inaugurais do referido hotel, comparecendo elementos de todas as classe representativas de nossa sociedade às festas oferecidas pela proprietária do estabelecimento, durante o dia de ontem.
As solenidades tiveram inicio cerca das 11 horas quando, presentes o chefe do governo diocesano, D. Eduardo Herberhold, o Dr. Mario Pessoa, Prefeito Municipal, e outras pessoas gradas, teve lugar o benzimento do novo hotel, sendo visitadas todas as suas instalações e servido champagne, em regozijo pelo acontecimento.
IBAMA PROCESSOS ILHÉUS
Rabat:
Muito se tem falado e escrito sobre o processo de Licenciamento Ambiental do Projeto Porto Sul. Uns garantem que foi aprovado, outros dizem que foi negado e esta guerra de informações só faz confundir a população.
Na verdade, as informações sobre estes processos estão disponíveis para todos, e podemos e devemos acompanhar o andamento deles no site do IBAMA, instituição responsável pela análise e concessão das Licenças.
No município de Ilhéus, são 3(três) os processos de licenciamento que estão sendo analisados pelo IBAMA. São eles:
Número do Processo – Empreendimento
02006.000752/2001-35 – Porto de Ilhéus – Ampliação
02001.003031/2009-84 – Porto Sul – Bahia
02001.002301/2008-59 – Terminal Portuário da Ponta da Tulha
Quem quiser saber a quantas andam estes processos devem seguir o caminho indicado abaixo:
1. Acessar http://www.ibama.gov.br/licenciamento/ ;
2. Clicar em CONSULTA e depois em EMPREENDIMENTOS;
3. Digitar no campo NÚMERO DO PROCESSO, um dos números fornecidos acima.
4. Clicar em PESQUISAR
Pois é, vamos acompanhar a análise destes processos e torcer para que eles, cumpridos todos os requisitos legais e definidos todos os condicionantes ambientais que possam garantir o nosso desenvolvimento sustentável, sejam aprovados com a urgência necessária.
Carlos da Silva Mascarenhas
carlos.consultic@gmail.com
Valeu, DUDU PITA!
o caos que da acesso a o colégio piedade
De: yulorencio odelino dos santos
Assunto: o caos que da acesso a o colegío piedade
Corpo da mensagem:
RABAT meu amigo não deixe de divulgar.
É verdade a nossa querida ILHÉUS está entregue as traças,acabei de levar minha neta para esse renomado colegío e proxímo a o cemitério da vitoria presenciei cenas lamentáveis ao que se refere ao transito,um carro querendo passar rumo ao hospital com uma pessoa enferma e não teve facílidade porque?Oprimeiro dia de aula nenhum agente de transito nos locais de acesso a este colegío, engarrafamento total.
—
Esta mensagem foi enviada através do formulário de contato do site R2CPRESS | A Letra Fria da Verdade http://www.r2cpress.com.br/v1
É preciso que diabéticos e hipertensos façam tratamento completo, afirma Dilma
Brasília – Ao comentar o anúncio da distribuição gratuita de medicamentos contra hipertensão e diabetes, a presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (7) que o objetivo do governo é que todos os pacientes façam o tratamento completo para ambas as doenças – sem interrupção.
Na primeira edição de seu programa semanal Café com a Presidenta, Dilma lembrou que muitas pessoas morrem ou desistem de fazer o tratamento em razão do alto custo dos remédios. Ela reforçou ainda que o compromisso do governo com a erradicação da miséria vai passar pelo programa Saúde Não tem Preço.
Quando o assunto é saúde, Preste atenção:
O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:
‘OLHA, QUANDO VOCÊ TOMAR SEU BANHO, ISSO É MUITO IMPORTANTE:
ENXUGUE BEM A CINTURA DEPOIS DO BANHO, POIS O
MOSQUITO DA DENGUE E DA FEBRE AMARELA SE
REPRODUZEM EM PNEUS MOLHADOS’.
Não adianta me xingar, porque eu também recebi.
—
Quando Paulinho Paleta passar aqui ‘dibaixo’ da janela ele vai receber um balde de água de cheiro … rsrsrsrsrsrs
Sociedade Brasileira de Biologia Medicina Nuclear e Imagem Molecular (SBBMN)
Medicina Nuclear mostra dinâmica da recuperação cardíaca com betabloqueador
Estudo brasileiro divulgado na Revista Circulation e no Congresso da AHA
O uso de betabloqueadores melhora a função cardíaca, que precede a melhora na função nervosa e esta continua ocorrendo até um ano após o início do tratamento. Esta é a conclusão dos pesquisadores do Hospital Pró-Cardíaco e da Universidade Federal Fluminense, apoiados pelo Instituto de Engenharia Nuclear (IEN/CNEN), que através da cintilografia com 123 Iodo – MIBG, exame da Medicina Nuclear, avaliaram o comprometimento dos nervos que comandam o coração antes e ao longo do primeiro ano do tratamento com betabloqueadores.
Os betabloqueadores são medicações importantes no tratamento da insuficiência cardíaca, entretanto ainda existem dúvidas sobre qual subgrupo de pacientes têm real benefício com esta terapia e como este benefício pode ser medido.
MENSAGEM DA SEMANA
Caros amigos e amigas,
BOAS AÇÕES
A vida é um caminho aberto, não para a ociosidade, nem para o descanso, mas para o movimento da caminhada rumo ao destino final.
Deus não nos animou com a vida para ficarmos de braços cruzados à beira do caminho, assistindo a passagem da procissão da natureza.
Cada um teve o seu dia de chegar e terá o de partir. Portanto, cada um tem uma colheita a realizar, para provar o que fez da sua vida. É a colheita das boas ações que praticou.(J.S.Nobre)
Diante deste texto, procuremos sempre realizar as boas ações que Deus nos ensinou, para o nosso bem e o bem do próximo.
Que todos tenham uma semana de PAZ, repleta de SAÚDE e a BENÇÃO misericordiosa de DEUS, que é um Pai de infinita bondade e amor.
ZÉCARLOS JUNIOR
SERÁ QUE A PREFEITURA NÃO PODE FAZER NADA?

Vocês vêem fotos tiradas no domingo, dia 06 de fevereiro de 2011, na Avenida Proclamação, Jardim Savóia, uma das principais entradas da cidade de Ilhéus.
Fica aqui a pergunta: será que a Prefeitura nada pode fazer para obrigar o proprietário deste terreno a capiná-lo e cercá-lo, ou ela mesma fazer as intervenções necessárias cobrando do proprietário as despesas que teve, com multas e acréscimos legais?
Caso as opções aqui levantadas não sejam legalmente possíveis, fica a sugestão para que a nossa Câmara de Vereadores vote uma lei dando à Prefeitura o poder para agir desta maneira.
O que não podemos é conviver com um absurdo deste, que aliás já foi anteriormente denunciado aqui no R2CPRESS.
—
Carlos da Silva Mascarenhas
carlos.consultic@gmail.com
Isabel Vasconcellos em: Despedida da Médica Pioneira
—

Maria Elizabeth fora uma das primeiras mulheres a fazer Medicina no país, fora também a primeira cirurgiã, numa época em que as mulheres raramente eram mais do que donas de casa ou prostitutas. Na faculdade fora alvo de escárnio dos colegas e dos professores, tanto que seu pai a acompanhava no trajeto de casa à escola, para protegê-la das eventuais agressões verbais e/ ou mesmo físicas. O valente senhor passou os anos da faculdade a acompanhar a filha na ida e na volta da escola.
Às pioneiras médicas só era permitido (e mesmo assim muito mal permitido) o exercício de especialidades que mais bem se coadunassem com a sua condição de mulher: ginecologia, obstetrícia e, no máximo, pediatria. Uma cirurgiã era uma ousadia e tanto. Já era difícil para os homens admitir que as mulheres pudessem manipular corpos, órgãos, cadáveres, que dirá abrir um corpo e ter sua vida e sua essência nas mãos.
Mas a Dra.Beth, como era carinhosamente chamada por seus pacientes e admiradores, vencera todos os obstáculos.
Agora ali estava, aos 70 anos mal completos, pronta a passar sua cadeira de Professora Titular de Cirurgia Geral ao colega mais jovem que a substituiria e assumir o “prêmio de consolação” do cargo de professora emérita.
Cidades do interior atraem 54% das novas empresas na Bahia
A capital baiana pode ter todo o charme de suas belas praias e até mesmo a preferência dos turistas, mas quando o assunto é o mundo dos negócios, são as cidades do interior do Estado que despontam como as meninas dos olhos dos empresários para os próximos anos. De acordo com dados da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia (SICM), o número de empresas de pequeno, médio e grande portes implantadas no interior aumentou 150% entre os anos de 2007 e 2010. Neste período, 54% das empresas (que tiveram incentivo do governo do Estado) se destinaram ao interior, contra 46% em Salvador e Região Metropolitana. Quanto aos empregos, a proporção foi de 67% contra 33% da capital.
































































