WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia





junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  








Governo contrata leitos na primeira UTI pediátrica do sul da Bahia

Nesta sexta-feira (28), dia em que a cidade de Itabuna comemora aniversário de 107 anos, o governador Rui Costa participou das inaugurações da nova sede da Policlínica Municipal Ruy Barbosa e da UTI pediátrica do Hospital Manoel Novaes, da Santa Casa de Misericórdia. Na ocasião, Rui assinou contrato para que o Governo do Estado assuma a manutenção de sete dos dez leitos entregues hoje. Esta é a primeira UTI pediátrica do sul da Bahia.

Foto Manu Dias_GOVBA

“É um momento muito importante para a região. Assino a contratação dos leitos de UTI pediátrica, importante para garantir atendimentos de alta complexidade voltados às nossas crianças. Quero agradecer o apoio do prefeito Fernando Gomes e desejar vida longa à Santa Casa. Neste período crise no país, é importante buscar melhorar a gestão, o controle de gastos, a eficiência, e melhorar a produtividade, para que a gente atenda um maior número de pessoas, com qualidade e, se possível, gastando menos”, afirmou o governador.

Foto Manu Dias_GOVBA

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, a autorização do governador para que a Sesab faça a contratação desses leitos atende, principalmente, às necessidades na área de oncologia da região. “Com esse apoio financeiro do Governo do Estado, toda a região de Itabuna passa a ser atendida com um importante suporte para cirurgias e demais procedimentos. A UTI pediátrica atende crianças com mais de 30 dias de vida até jovens de 16 anos”, explicou o secretário.

Foto Manu Dias_GOVBA

O governador Rui Costa ainda participou da entrega da Enfermaria B do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, com 38 novos leitos, e destacou as próximas entregas do Governo na região, na área da saúde. “Em breve, teremos na região o Hospital Regional da Costa do Cacau, no município de Ilhéus, com 216 leitos. A nova unidade vai ajudar muito a saúde regional e também aqui de Itabuna, desafogando e tirando a pressão dos serviços da cidade”.

Mais cedo, Rui, acompanhado da primeira-dama do Estado, Aline Peixoto, do prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, e de outras autoridades, participou da missa de ação de graças, pelo aniversário da cidade, na Catedral de São José. Rui está no município desde quinta-feira (27), quando lançou o projeto Escolas Culturais, que, inicialmente, vai contemplar 85 instituições, em 66 municípios.

O TESOUREIRO DA LOJA

O Tesoureiro tem a função, nas Lojas, de ser o responsável  pelos metais.

Tem a seu cargo a guarda do Tesouro sendo depositário fiel.

Além dessas funções, compete ao Tesoureiro:

Arrecadar a receita da Loja;
Pagar a despesa legal da Loja, à vista de documentos visados pelo Venerável Mestre;
Manter a escrituração da tesouraria sempre em dia e na melhor ordem;
Prestar, ao Venerável Mestre e à Comissão de Finanças, os esclarecimentos pertinentes a esta pasta;
Apresentar à Loja no inicio de cada período, balancete contábil de receita e despesa, bem como previsão orçamentária para o semestre seguinte;
Assinar recibos de pagamentos feitos por Obreiros ou de quaisquer outras quantias entradas na Tesouraria;
Propor à Loja as medidas que julgar convenientes para facilitar e melhorar o controle das receitas e despesas;
Guardar os metais da Hospitalaria, entregando-os somente ao Hospitaleiro, mediante ordem expressa do Venerável Mestre;
em sua ausência com um Obreiro M Finanças;\M\Depositar sempre que for possível, em estabelecimento bancário idôneo, os metais disponíveis, deixando para as despesas eventuais pequenas quantias; Assinar os cheques para saque ou pagamento, sempre em conjunto com o Venerável Mestre.
Apresentar, nas sessões preparatórias às eleições ou nas de finanças, a relação dos Obreiros inadimplentes; ter a diplomacia de conversar com os mesmo, sem ter que o constringir e sim o alegrar buscando soluções para regularização do irmão que se encontra inadimplente.
Expedir as pranchas de cobrança aos Obreiros inadimplentes, conforme a Constituição da Obediência, ou normas Estatutárias da Loja, fazendo as comunicações de que estão contidas em seus artigos ou parágrafos, sob pena de responsabilidade;
A investidura, no cargo de Tesoureiro, torna o Obreiro depositário dos haveres que receber e pertencentes à Loja, obrigando-o a responder civil e criminalmente pelos mesmos, de acordo com as leis profanas ou maçônicas;

OBSERVAÇÃO:
Tesoureiro será auxiliado em seu trabalho por um Adjunto, ao qual caberá idênticas responsabilidades.

 ANTONIO JOSÉ SANTANA FERREIRA MM .;

TESOUREIRO DA LOJA REGENERAÇÃO SUL BAHIANA

CIM NUMERO 289300

PSICOMUNDO – PAZ PELA COMPREENSÃO – 94ª PARTE

Os planos oferecidos por governantes para inúmeros servidores públicos, todos criados por escolhas alheias à sua vontade podem ser perigosos caminhos para a concretização dos ideais do povo do nosso país. São maldades criando percepções de fantasias, pois a felicidade não depende de fatores externos e quando assim acontece chama-se dependência e não qualidade de estado feliz. Precisamos ficar atentos porque o mal somente poderá nos atingir se houver permissão de nossa parte.

A nação brasileira vive instante em que os brasileiros devem olhar com muita atenção as intenções dos administradores públicos de forma geral. O mal só poderá atingir a nossa população quando não existirem projetos para a determinação da hora de fazer diferente no sentido de melhorar os percursos da existência humana na face da Terra. Perdura a urgente necessidade de entender que nós somos os que damos as necessárias perspectivas de segurança de bem-estar social e econômica a nós mesmos, buscando momentos daquilo que possuímos através das nossas convicções e atos.

:: LEIA MAIS »

Escolas Culturais: primeira etapa do projeto contempla 66 municípios

O projeto Escolas Culturais, que integra o programa estadual Educar para Transformar, foi lançado nesta quinta-feira (27) pelo governador Rui Costa, em Itabuna, primeira cidade a receber a iniciativa, que chegará, inicialmente, a 85 escolas, localizadas em 66 municípios de todos os Territórios de Identidade. Uma grande festa marcou o evento de lançamento, realizado no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães.

Foto Manu Dias_GOVBA

Durante discurso, Rui Costa se emocionou ao lembrar dos pais. “Aqui está a essência do que me fez entrar para a política. Isso aqui é a essência do que eu aprendi dentro de casa. Eu tive a sorte, a honra e o privilégio de ter um pai e uma mãe que não conseguiram concluir o segundo grau, mas tinham a convicção de que só a educação poderia transformar a vida dos filhos deles”.

Rui teve dificuldade para dar prosseguimento ao discurso e chorou em alguns momentos da sua fala para centenas de pessoas que participaram do ato, incluindo a primeira-dama do Estado, Aline Peixoto. O governador lembrou da sua infância e das dificuldades que enfrentou para concluir sua formação, a exemplo da “paletada” diária que dava da Liberdade, bairro onde morava, para o bairro da Boa Viagem, onde estudou no Colégio Luis Tarquínio, na capital.

As Escolas Culturais vão oferecer atividades nas áreas de dança, arte literária, música e audiovisual. O projeto é uma ação conjunta das secretarias estaduais da Educação, de Cultura (Secult), da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e da Casa Civil. “Estamos plantando a primeira semente de um futuro promissor de milhares de jovens. É um abraço aberto da escola para a sociedade”, afirmou Rui, durante evento encerrado com show de Luiz Caldas.

Definida pauta de julgamento do TRE em sessão que acontece em Ilhéus, dia 2

Teatro Municipal de Ilhéus. Foto Secom Ilhéus

Já está disponível, no site do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), a pauta de julgamento da sessão plenária que ocorrerá, na próxima quarta-feira (02), em Ilhéus. Na ocasião, a sede do Regional baiano será transferida para o município, em comemoração aos 85 anos da Justiça Eleitoral na Bahia.

Confira pauta
Entre os processos a serem julgados, pautas da capital (Salvador), além de ações oriundas dos municípios de Ilhéus, Iraquara, Jussari, Itapebi, Ipiaú, Ibirataia, Pau Brasil, Itabuna, Ibirapitanga, Itacaré, Gongogi, Itajuípe e Aurelino Leal.

A sessão de julgamento, marcada para 17h30min, ocorrerá no Teatro Municipal de Ilhéus (Rua Jorge Amado, Nº 21, Centro) e será antecedida de sessão solene, que marcará a transferência de sede do TRE baiano para a cidade de Ilhéus.

Agenda

Além das sessões, solene e de julgamento, a serem realizadas na quarta-feira (2), a Corte Eleitoral participará também de solenidades para assinatura de convênios com as gestões municipais de Itabuna e Ilhéus. Em Itabuna, a cerimônia acontece na tarde da quinta-feira (3). Já na sexta-feira (4), será assinado convênio com a Prefeitura de Ilhéus. As parcerias com os municípios contribuirão para o trabalho de recadastramento biométrico dos eleitores das respectivas zonas eleitorais.

Também na sexta-feira (4), é prevista a participação dos juízes membros da Corte Eleitoral baiana de aula magna na Faculdade de Ilhéus. A Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA) integrará a programação do evento.

Trade visita Palácio Paranaguá, que já está aberto à visitação pública em Ilhéus

Trade visita instalações do Palácio – Secom

O segundo andar do Palácio Paranaguá, em Ilhéus, onde se encontra um importante acervo da história política do município nos séculos 19 e 20, já está aberto à visitação pública. Ontem (27) o espaço foi apresentado pelo secretário municipal de Turismo e Esporte (Setur), Roberto Lobão, a representantes do trade. A Gestora do Museu da Piedade e integrante da Rede de Museus e Pontos de Memória do Sul da Bahia, Anarleide Menezes, responsável pela organização do acervo, realizou uma palestra, destacando a importância da iniciativa e o primeiro passo que está sendo dado para a transformação do Palácio em um museu.

Nesta primeira etapa a missão é contextualizar imagens e móveis nos primeiros ambientes disponibilizados, apresentando uma ideia de como era a cidade e como o Palácio funcionava no século passado. São fotografias antigas e peças dos séculos 19 e 20, do mobiliário que atendeu a intendentes e prefeitos da cidade. “Claro que ainda estamos longe do ideal. Um projeto de museu envolve mídias digitais, totens… mas a cidade não pode ficar esperando, tem que começar”, afirmou.

Logo na chegada, estão expostas fotografias em “P&B”, com registros da “Ilhéus Antiga”. Na antiga Sala de Reuniões, a equipe organizou cronologicamente a Galeria de Fotos de todos os prefeitos e intendentes que ocuparam o posto máximo do Executivo ilheense. Na antessala do antigo gabinete, móveis do século 20 dão o tom da riqueza ostentada pela cidade nos tempos áureos dos coronéis do cacau.No antigo gabinete, chama a atenção um armário do século 18, totalmente conservado.

As visitações serão gratuitas e ocorrerão a partir das 9 da manhã ao meio-dia. E as duas da tarde até as cinco horas.

O Palácio do Paranaguá é um prédio histórico localizado no centro da cidade. Foi construído em 1907, no mesmo local onde existiam ruínas de um colégio jesuíta. Seu nome é uma homenagem ao presidente da província da Bahia da época do Brasil-império, o Marquês de Paranaguá: João Lustosa da Cunha Paranaguá, que elevou a Vila de São Jorge dos Ilhéus à categoria de cidade, no ano de 1881, através de lei provincial. O palácio é um dos símbolos da opulência que existiu na região durante a saga do cacau. Em estilo neoclássico, é uma das mais belas construções do interior do estado.

Defesa Civil tem novo número de celular para atendimento à população

A Defesa Civil de Ilhéus está com um novo número de telefone para casos de emergência da população. Os contatos passam a ser feitos pelo celular (73) 98836-2753. O número – que também contém a mídia watsapp – já está disponível e os moradores de Ilhéus devem entrar em contato em caso de fortes chuvas ou perigo de desabamento em áreas de risco.

IOS

De acordo com Joandre Nere, a Defesa Civil de Ilhéus segue monitorando os altos e morros de Ilhéus, já que ainda há previsão de mais chuva, porém em menor quantidade. Atualmente em Ilhéus, existem dois pluviômetros: Um no bairro da Conquista e outro no Malhado. A Prefeitura de Ilhéus informa que em casos de emergência o contato também pode ser feito pelo telefone fixo (73) 3234-3597, no horário de funcionamento das repartições públicas.

Animais na pista Ilheus/Olivença

Senhor Editor,

Ate quando vamos continuar com estas ameaças. Constantemente equinos e bovinos pastam tranquilamente na pista que vai da AABB ou Cururupe. Acidentes já aconteceram vários, além de danos matérias, muitas vitimas também. Sei das dificuldades que passa atualmente nossa ZOONOSE com problema de pessoal, habilitados para fazer os serviços, mas temos que ter uma solução. Sera que teremos de ver acontecer um acidente com mortes para termos uma solução? Hoje pela manha tinha 4 cavalos, soltos, ao longo da entrada do Ceplus ao Hotel Aldeia do Sol. Vamos envolver Sec.Saude (zoonose), polícia militar (69a), Sindicato Rural, Criadores Cavalos (parque exposição ). Veja oregistrei hoje pela manha. Os animais estao chegando tambem ao bairros vizinhos a rodovia (Hernani Sá).

01

02

03

SDS
Eduardo Siri

No GOTAS DE PAZ

Mágoas

Mágoas, rancores e ódios não te levarão a lugar algum. Liberte-se desses pesos desnecessários. Abra espaço para suas asas. E então voe. O mundo também é seu. Não sofra demasiadamente e desnecessariamente. Aprenda a ser filtro e não esponja. Absorva as coisas positivas do mundo. Abstrai o negativo. Siga fazendo o melhor que possas. Sempre otimista e sempre em frente!

www.gotasdepaz.com.br

NOVOS SEMÁFOROS DIMINUIRÃO OS CONGESTIONAMENTOS EM ILHÉUS

Os novos semáforos inteligentes que estão sendo implantados pela prefeitura de Ilhéus, através da Sutrans, melhorarão o fluxo de veículos em locais onde o congestionamento torna o trânsito lento. Um conjunto desse novo equipamento foi instalado na Avenida Lomanto Junior, no Pontal, saída da Sapetinga. Ali o tempo em que o semáforo abre para a saída de veículos da Sapetinga é bem menor, naturalmente, do que o tempo que permanece aberto para os que transitam na avenida do Pontal, onde o número de veículos em circulação é muito maior.

Av Lomato Júnior – Pontal Ilhéus Foto A. Moura Santos.

Diante de alguns questionamentos sobre os tempos regulados pelos semáforos, a Superintendência de Trânsito (Sutrans) está orientando os motoristas a evitarem o uso das vias interiores do bairro do Pontal para acessarem a saída da Sapetinga, percurso utilizado para evitar o trânsito lento da Avenida Lomanto Junior. Isto porque, o tempo que pretendem ganhar com o “atalho”, não compensará devido a espera provocada pelo acúmulo de veículos, cada vez maior, naquela artéria, com a redução do tempo de sinal verde para a avenida. Logo, a melhor opção para os carros vindos da zona Sul pela Rua 13 de maio, no Pontal, é seguir pela Avenida Lomanto Júnior.

De acordo com o secretário de Infraestrutura Transporte e Trânsito, Hermano Fahning, “o aumento aleatório do tempo de abertura do sinal na saída da Sapetinga causará um descontrole no fluxo de veículos entre a Rua 13 de Maio até a referida saída. Pelas vias internas do Pontal, temos uma pavimentação menos resistente, prejudicada pela utilização da rede de drenagem pluvial, implantada cladestinamente, para esgoto doméstico. Portanto o alto fluxo de veículos por essas vias deve ser evitado. O nosso objetivo é que o trânsito melhore na Avenida Lomanto Júnior e que a saída da Sapetinga seja usada para atender aos moradores locais”.

A Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Ilhéus já está confeccionando um informativo com as orientações da Sutrans, para ser distribuído entre os condutores de veículos, no local da polêmica.

ALGUMAS DO DIA

Prazo para saques do FGTS é prorrogado para quem tem dificuldade em ir às agências

Aquele cidadão que, comprovadamente, não puder comparecer às agências da Caixa Econômica para efetuar o saque das contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) tem até 31 de dezembro de 2018 para fazer a operação. A medida é válida apenas para quem comprovar a impossibilidade de comparecimento até a próxima segunda-feira (31), data-limite para saque. De acordo com a Caixa, o montante pago até 19 de julho equivalia a 98,33% do total inicialmente disponível para saque (R$ 43,6 bilhões). O número de trabalhadores que sacaram os recursos das contas do FGTS representa 83,73% das 30,2 milhões de pessoas inicialmente beneficiadas pela medida.

  LEIA MAIS

Número de acidentes de trabalho no Brasil cai 14%

Entre 2013 e 2015, o número de acidentes de trabalho no País passou de quase 725 mil casos para 612 mil ocorrências, queda de 14%. Os dados são da Previdência Social que celebra, nesta quinta-feira (27), o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A data marca a busca por melhorias nas condições de saúde e segurança do trabalho no Brasil. Atualmente, 240.638 trabalhadores estão afastados do trabalho e recebem o auxílio-doença, isso porque, no País, os trabalhadores estão amparados pela lei em casos de acidente. Em 1972, o Brasil foi o primeiro a contar com um serviço obrigatório de Segurança e Medicina voltado a empresas com mais de cem funcionários. Pelas regras, todas as empresas devem oferecer equipamentos de segurança aos trabalhadores.

  LEIA MAIS

Ministério da Saúde zera fila de pacientes graves de hepatite C

Todas as pessoas diagnosticadas com hepatite C, em grau avançado de comprometimento do fígado (F3 e F4), receberão o chamado “tratamento inovador” até o final do ano, zerando a fila da população que seria contemplada pelo protocolo atual. Os medicamentos sofosbuvir, daclatasvir ou simeprevir, que apresentam cura de cerca de 90%, estarão disponíveis nas unidades básicas de saúde, conforme solicitado pelos estados. Além disso, a partir de agora, outros públicos passam a ser tratados com a proposta desses mesmos medicamentos. Todos os 135 mil diagnosticados com hepatite C, independente do grau de comprometimento do fígado, serão atendidos.

  LEIA MAIS

Juros de empréstimos e financiamentos caem em junho

Influenciados pelas seguidas quedas da taxa básica de juros, empréstimos e financiamentos têm ficado mais baratos para consumidores e empresas no Brasil. Dados do Banco Central, divulgados nesta quinta-feira (27), revelam que os juros médios caíram 1,2 ponto percentual na passagem de maio para junho, passando de 47,3% ao ano para 46,1% no período. A expectativa é de que a queda continue nos próximos meses. Em julho, é possível que as operações de crédito voltem a registrar novas quedas nas taxas.

 LEIA MAIS

Censo Escolar disponibiliza mapa das escolas do País

Mapa das Escolas do Censo Escolar 2017 já está disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Por meio do sistema, é possível visualizar a quantidade de escolas em atividade no País, assim como aquelas que já enviaram os dados para a coleta do censo. O prazo para repasse dessas informações de matrícula ao sistema Educacenso termina na próxima segunda-feira (31). A ferramenta apresenta, nos níveis nacional, estadual e municipal, o número de escolas que já completaram o preenchimento do censo. As informações estão disponíveis em números absolutos e em percentual. O quantitativo aparece em formato de tabela e agrupado por dependência administrativa. O sistema permite ainda imprimir e exportar os dados.

  LEIA MAIS

Ilhéus realiza encontro para debater propostas para construção do Plano Municipal de Saúde até 2021

Prefeito participa dos debates – Secom

Ao participar hoje (27) pela manhã da Reunião Ampliada de Saúde, com o objetivo de elaborar um levantamento de propostas para o Plano Municipal de Saúde, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, destacou a importância do planejamento e da troca de experiências entre a sociedade organizada e a gestão municipal, com o objetivo de recuperar a rede de Unidade Básica em Ilhéus.

“O Plano Municipal vai estabelecer as diretrizes, os objetivos e o conjunto de metas a serem alcançadas na saúde para os próximos quatros anos”, destacou. Ainda de acordo com o prefeito de Ilhéus, o cuidado que o governo tem tido na discussão deste plano expressa o compromisso da gestão com a implementação e o fortalecimento do SUS municipal.

O evento é uma promoção da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, sendo aberto ao público. Acontece durante todo o dia, no auditório do escritório local da Ceplac, no centro. A palestra de abertura foi feita pelo diretor de Atenção Básica, da Secretaria Estadual da Saúde, José Cristiano Soster. Ele demonstrou preocupação com o futuro do Sistema Único de Saúde. Apesar de ser uma grande conquista do povo brasileiro, o sistema, na sua opinião, corre sérios riscos de acabar diante os debates da proposta de surgimento de planos populares de saúde. “Essa é uma tentativa de privatizar a saúde e não podemos permitir que isso se torne um negócio”, criticou.

Soster disse que, apesar das dificuldades para a manutenção do sistema público, o que lhe trouxe até Ilhéus é a perspectiva de construir um futuro decente para o setor e considerou a proposta do encontro como sendo um espaço importante para construir os novos caminhos do SUS. Os debates sobre os caminhos que a saúde básica de Ilhéus deve tomar nos próximos anos seguirão agora à tarde. A secretária municipal da Saúde, Elizângela Oliveira, conduz os trabalhos, que contam ainda com a presença de vereadores, membros do Conselho Municipal de Saúde e de outros representantes da sociedade civil organizada.





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia