WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia





junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  








PSICOMUNDO <> REFLEXOS DE PÉSSIMAS ESCOLHAS <>

A população brasileira tem profundo conhecimento que os políticos escolhidos sempre são omissos e indiferentes com os problemas que afetam a grandeza no nosso PAÍS. São tantos os insolentes e arbitrários homens que fazem do Brasil a sua casa de morada para as praticas de delitos e descabidas praticas de vergonhas sociais. E se existe quem são responsáveis por esse estado coisas ruins? Uns estão trabalhando com justos salários e alguns com as desairosas vantagens de propinas para exercerem atividades que individualizam seus interesses, e tristemente são pagos com o dinheiro dos contribuintes que honram suas dívidas, assumindo os seus tributos em dias, e quando não pagam são punidos rigorosamente com multas fortíssimas de arrepiar os orçamentos de qualquer cristão, a exemplo, em Ilhéus o famigerado IPTU.

Todos caminham nos dias de hoje para o mesmo lugar: o desrespeito pelo Brasil e sua população que os elegem! E só vamos encontrar um caminho que surja o respeito por nosso PAÍS, se os eleitores tomarem as rédeas em suas convicções de que tudo deve mudar, afinal estamos em nosso Território, aqui plantamos e colhemos os frutos do nosso trabalho. Olhar com muita determinação de amor a sua Terra, verificar os políticos incautos, aqueles que imaginam ainda na existência de pessoas que votaram neles e continuam perdidas e sem noção de que foram enganadas. É rotina nas eleições os eleitores passarem por ridículas e falsas promessas de impossíveis projetos, apenas conversa de palanques, programas de rádios, Jornais, TVs e passeatas com inúmeros de carros de som pelas ruas da cidade.

:: LEIA MAIS »

Em Jequié, Rui entrega ampliação de centro de bioimagem e vistoria obras

Ações nas áreas de saúde, desenvolvimento rural e esporte para a população de Jequié e municípios da região sudoeste da Bahia foram entregues pelo governador Rui Costa neste sábado (22). Ele inaugurou a segunda etapa do Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Prado Valadares, na modalidade de Parceria Público-Privada (PPP), com instalação de tomografia computadorizada e ressonância magnética.

“Esse é um centro de diagnóstico moderno e sofisticado para garantir a saúde pública de toda a região. O hospital não realizava tomografia nem ressonância e agora passa a fazer, com investimento de R$ 11,8 milhões. Estamos implantando este modelo de administração por meio de parceria público-privada, que agiliza a manutenção. Os aparelhos podem ser consertados com mais rapidez, sem precisar ficar parados. Com isso, a gente tem garantia, porque passa a ser interesse da empresa que o hospital produza e atenda o povo com qualidade todos os dias”, afirmou Rui.

O governador ainda autorizou a execução da obra de conclusão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) localizada na avenida Governador Lomanto Júnior, no loteamento Santa Luz, no bairro Cansanção. Anunciou também a publicação, no Diário Oficial do Estado (DOE), na última semana, de edital de construção do novo Colégio da Polícia Militar (CPM) da cidade. “Um investimento grande de quase R$ 7 milhões para oferecer à nossa juventude uma educação de qualidade”, destacou.

Fez parte da programação do governador em Ilhéus, neste sábado (22), a visita ao Frigorífico Vale do Sol e às obras da policlínica regional e do novo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). Orçada em R$ 13 milhões, a policlínica tem conclusão prevista para agosto.

Rui também assinou autorização para a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) celebrar convênio no âmbito do programa Bahia Produtiva com Associações do Assentamento Flor da Terra, na área de fruticultura. Acompanham o governador em Jequié os secretários estaduais da Saúde, Fábio Vilas-Boas, e de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues.

Futebol

O primeiro compromisso de Rui na cidade foi uma visita técnica ao estádio de Jequié, que vai receber obras de requalificação para sediar partidas da primeira divisão do Campeonato Baiano. “As exigências para a série A são mais apuradas. Isso vai requerer obras de melhoria no estádio. A arquibancada vai ser reformada, o gramado vai ser inteiramente trocado e receber uma nova drenagem. Faremos uma revisão completa da iluminação e do sistema elétrico, para que possam ser realizados jogos à noite também”, comentou.

Ele ainda ressaltou a importância do futebol para a Bahia. “Eu torço sempre para que mais times no interior possam disputar o Campeonato Baiano. Eu acho que é isso que vai fazer um Campeonato Baiano forte. Já temos o Vitória da Conquista, Feira de Santana com dois clubes, o Juazeirense e agora Jequié. Espero que isso possa estimular muitos jovens para a prática esportiva, para que tenhamos novos craques e um Campeonato Baiano mais forte”.

II ENCONTRO ESTADUAL DO RITO BRASILEIRO

37ª CIPM

PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE NAS DUAS SETINHAS.

No GOTAS DE PAZ

Sob a luz do Universo

Somos todos filhos de luz do Criador, cada um de nós carrega em si a soberania da paz e da harmonia interior. Sob a luz do Universo somos aprendizes do conhecimento e aprendizado da caminhada, cabe a cada um manter-se firme no propósito da correção dos erros e aperfeiçoamento das virtudes. Jamais deixemos que a nossa luz se apague.
Sigamos firmes no propósito do bem que desta forma sempre manteremos a luz do Universo a iluminar nossos caminhos.

www.gotasdepaz.com.br

Mutirão de Cirurgias inicia atendimento na região de Candeias

Moradores de seis municípios da região de Candeias começam a ser atendidos pelo Mutirão de Cirurgias a partir de terça-feira (25). A iniciativa do Governo da Bahia, viabilizada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), tem como objetivo auxiliar na redução da fila de espera, atendendo aos pacientes com agilidade e segurança.

Mutirão de cirurgias eletivas em Camaçari. Foto: Camila Souza/GOVBA

As consultas pré-operatórias serão realizadas em unidades móveis estacionadas na Praça Dr. Gualberto Dantas Fontes, no centro de Candeias, a partir das 7h, até sexta-feira (28). A equipe tem capacidade de atender 200 pacientes por dia. Nesta etapa, além de Candeias, serão contemplados os municípios de Santo Amaro, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Madre de Deus e Saubara.
São disponibilizadas cirurgias de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica), histerectomia total e vesícula. Para ser atendido, o paciente deve comparecer ao local das consultas com carteira de identidade (RG), CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.
Os pacientes que farão cirurgia de vesícula precisam estar em jejum para a realização do exame de ultrassonografia (USG). Quem for passar pela histerectomia deve levar resultados de exame preventivo. Além disso, é necessário apresentar resultados de exames laboratoriais e outros que tiverem.
Os procedimentos cirúrgicos serão feitos a partir do dia 5 de agosto, no Hospital Ouro Negro, no bairro Santa Terezinha, também em Candeias. O paciente já deve ter a indicação médica para a cirurgia e ter feito o cadastro na Secretaria de Saúde do município de residência.
Caso não tenha realizado o cadastro prévio, mas tenha exames laboratoriais que comprovem a necessidade de uma das cirurgias oferecidas, o paciente pode se dirigir ao local das consultas pré-operatórias, munido dos documentos exigidos.

DO TIJOLÃO AO TABLETÃO

Percebeu como os celulares aumentaram de tamanho após evoluírem para smartphones? Mesmo com tantas funções e aplicativos, você acha que ainda não existe tecnologia para os smartphones atuais serem menores?

Se no início do processo de massificação da telefonia móvel tínhamos o famoso “tijolão”, agora temos sua versão moderna e achatada, que são os smartphones com mais de 14 cm de comprimento e que quase não cabem no bolso. Não sei você, mas no meu caso específico a tela grande deixa de ser um atrativo e passa a ser um trambolho.

Contudo, vamos com calma, sem desespero. Pelas idas e vindas do mundo, dá pra arriscar dizer que logo logo os smartphones ficarão compactos (além de mais caros, óbvio). Sei lá se não é mais um tipo de estratégia de mercado, como acontece com vários modelos de automóveis? Projetos prontos há anos, mas que são aplicados a conta-gotas em cada nova versão; um farol diferente agora, uma lanterna traseira mais incrementada no ano seguinte, um acessoriozinho inovador depois, etc.

Voltando aos smartphones, não me imagino pra lá e pra cá carregando um aparelho que não caiba no bolso da calça ou da camisa. Não dá certo comigo, na primeira parada é esquecimento e perda. Já foi assim com pastas, maletas, guarda-chuva, tudo quanto é buginganga de mão, e não seria diferente com um “tabletão de chocolate”.

Minha relação com esses aparelhos é complicada, pra mim o fator fundamental é o tamanho, tem que caber no bolso ou nada feito. Minha época de glória foi quando os celulares ficaram minúsculos (lembra do antigo Sony Ericsson?), ali eu deitava e rolava; confortavelmente guardado no bolso e nada de esquecer em lugar algum.

Penso, hoje, que a mim não adianta ter uma infinidade de recursos tecnológicos embutidos num “tabletão” se não utilizo nem vinte por cento dos recursos, muito menos consigo transportá-lo no bolso. Por conta disso, atualmente estou sempre um passo atrás quando o assunto é telefonia móvel; se encontro um smart que me satisfaz, está anos-luz ultrapassado, já que, além da condição primordial do tamanho reduzido, questiono também até que ponto vai minha necessidade das incontáveis ferramentas que são oferecidas e que não vou utilizar.

Mas assim é o ciclo do avanço tecnológico. Os “tabletões” de hoje serão peças de museu amanhã e darão lugar a “tabletinhos” muito mais cheios de recursos e funcionalidades, quem sabe até um dispositivo portátil dobrável que, ao simples toque, se desdobra e vira uma tela de 8 polegadas, por exemplo.

Haja bolso para comprar… e para guardar.

O tijolão de ontem

O tabletão de hoje

 

Nilson Pessoa

Governo da Bahia tem dois finalistas em concurso nacional de inovação

Dois projetos do Governo da Bahia foram classificados como finalistas no 21º Concurso Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), considerado o prêmio mais relevante do país na categoria de inovação no setor público. O concurso é realizado anualmente, desde 1996, pela Enap, em parceria com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP).

A iniciativa da Secretaria da Administração (Saeb) que vai concorrer na final é o software ‘Banco de Preços’, programa que reúne os preços das notas fiscais eletrônicas de todo país, emitidas por empresas privadas, órgãos públicos e pessoas físicas para estabelecer o preço referencial das licitações.

Já no âmbito da Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE), o projeto ‘Paz Judicial’ busca criar e implantar uma estrutura organizada apta a promover e acompanhar os mecanismos processuais de resolução de demandas repetitivas previstos no Novo Código de Processo Civil.

A próxima etapa do concurso será realizada no dia 15 de agosto. Cada inscrito terá cinco minutos para apresentar a iniciativa, descrevendo o projeto, destacando os objetivos, os resultados, mecanismos, entre outros aspectos. Após a apresentação de todos – e com a mediação da Enap e observação externa de representante da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) – será conduzida a votação final que decidirá os premiados em cada categoria.

A premiação valoriza as equipes de servidores públicos que se dedicam a repensar atividades cotidianas por meio de pequenas ou grandes inovações que gerem melhoria na gestão das organizações e políticas públicas, contribuam para o aumento da qualidade dos serviços prestados à população e tornem mais eficientes as respostas do Estado diante das demandas da sociedade.

No GOTAS DE PAZ

Centelha Divina

Diante de todas as dificuldades do caminho, nossa missão sempre será o aprendizado e a busca pela melhora interior.
Somos centelhas divinas distribuídas em uma grande família, por isso devemos sempre nos manter equilibrados diante das adversidades. A grandiosidade do Pai Maior acalma nosso coração e nos coloca como sementes a semear o bem por onde passarmos, essa é a nossa meta, ajudar sempre e cooperar com todos aqueles que passam por dificuldades.
Lembremos que a Centelha Divina depositada em cada um de nós é a certeza de que Deus confia em nosso potencial de superação e vitória diante da vida.

www.gotasdepaz.com.br

DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE


1) A POSSE NOS DOIS ROTARYS DE ILHÉUS.
2) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA.
:: LEIA MAIS »

Legado de Lélia Gonzalez é tema de exposição e mesa no Pelourinho

Ações são promovidas pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias, unidade da SecultBA

Precursora do feminismo negro no Brasil, a vida e influência da intelectual, professora, militante e ativista política Lélia Gonzalez é tema de uma programação especial no Pelourinho. A abertura da exposição “Lélia Gonzalez: O Feminismo Negro no Palco da História” acontece na próxima terça-feira, 25 de julho, às 14h, data do Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha. Já na sexta-feira, 28, às 15h30 acontece o Sarau das Pretas, e em seguida, às 16h, sete mulheres negras consideradas referências no meio cultural e da militância se encontram para debater os “Avanços nas conquistas a partir do legado de Lélia Gonzalez”. Toda a programação acontece na sede do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), casa 12, no Largo do Pelourinho.

A exposição, que já passou por Rio de Janeiro e Belo Horizonte, é trazida pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através do CCPI, em parceria com a Rede de Desenvolvimento Humano (REDEH) e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher – Lauro de Freitas. Uma série de 16 banners relata a vida e legado de Lélia Gonzalez, a sua infância em Belo Horizonte e a partida com a família para o Rio de Janeiro, a sua brilhante jornada acadêmica, a tomada de consciência de sua situação como uma mulher negra numa sociedade em que o machismo e o racismo predominavam, iniciando a sua extensa trajetória como militante, que a levou a ter uma ativa participação política no Brasil e no exterior. Os quadros reúnem fotografias, cartas, relatos, imagens raras, depoimentos, um extenso material para não apenas conhecer a história, mas compreender de fato tudo o que Lélia representa. A visitação permanece até 31 de julho.

:: LEIA MAIS »

SUDESB

Sudesb promove cursos para árbitros e técnicos de futebol em Amélia Rodrigues

Iniciantes e profissionais dedicados ao futebol podem participar, de sexta a domingo (21 a 23/7), do curso gratuito para árbitros e técnicos de futebol, no município de Amélia Rodrigues. As atividades fazem parte do projeto de Dimensão Social do Futebol da Sudesb, tendo como objetivo a reciclagem e incentivo de iniciantes da área.

Os trabalhos iniciam nesta sexta, a partir das 19h, no Salão Nobre da Prefeitura, com aula teórica para técnico de futebol e de arbitragem, ministradas pelo professor Hildebrando Patriarca. No sábado e domingo, a partir das 09h, acontece o curso prático de técnico de futebol, no estádio municipal Mário Souza.

Para árbitros, serão discutidas as regras oficiais, sendo abordados as normas e padrões aplicados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Federação Internacional de Futebol (FIFA).

Organizado pela Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho e Esporte (Setre), as inscrições podem ser feitas no local das aulas. No final das atividades, todos recebem certificados.





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia