WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia





junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  








Funceb realizará Processo Seletivo Simplificado através do Reda

Inscrições irão acontecer entre os dias 1º e 7 de agosto, com vagas para nível médio e superior

A Fundação Cultural da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria Estadual de Cultura (Secult) oferece, através do Processo Seletivo para o Regime Especial de Direito Administrativo – REDA, vagas para vagas para Assistente Administrativo, Técnico de Nível Médio em Assuntos Culturais; e vagas Para Técnico de Nível Superior. As inscrições ficarão abertas, exclusivamente pela Internet no site: selecao.ba.gov.br, no período das 6h do dia 1/08,  terça-feira, até as 20h do dia 7/08, segunda-feira.

As vagas para Assistente Administrativo, Técnico de Nível Médio em Assuntos Culturais são: Indicador, Assistente de Cultura, Camareira, Eletricista e maquinista de espetáculo.  Para Técnico de Nível Superior, as oportunidades disponíveis são: Administrativo/Financeiro e Técnico de Nível Superior – Coordenador Técnico. Todas as funções terão carga horária de 40 horas semanais.

O Processo Seletivo Simplificado tem como objetivo a contratação pelo prazo determinado de até 24 (vinte e quatro) meses, com possibilidade de renovação por igual período, uma única vez.  O Processo Seletivo Simplificado será constituído de uma única etapa, Avaliação Curricular, de caráter eliminatório e classificatório, aplicada a todas as funções temporárias.

A experiência profissional deverá ser comprovada através de um dos seguintes documentos: a) Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS devidamente assinada pelo antigo empregador (s) onde constem as datas de admissão e demissão e anotações pertinentes a situações legais de suspensão do respectivo contrato de trabalho.

A previsão é que, no dia 15/08, a Funceb divulgue em seu site (www.fundacaocultural.ba.gov.br) a relação dos candidatos habilitados e no dia 23/08, o resultado definitivo. No dia 27/09 está prevista a convocação dos candidatos, através do Diário Oficial do Estado da Bahia. Confira mais informações pelo link: https://goo.gl/2qJ584

Prefeitura de Ilhéus debate Plano Municipal de Saúde

SEC MUN SAÚDE ILHÉUS FOTO DIVULGAÇÃO SECOM

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e Conselho Municipal de Saúde, vão realizar uma reunião ampliada para debater o Plano Municipal de Saúde (PMS). O evento acontecerá na próxima quinta-feira, 27, das 8 às 14 horas, no auditório do escritório local da Ceplac, na praça Cairu.

No encontro será feito o levantamento de proposta para o Plano Municipal de Saúde. O PMS é um documento que reúne e organiza as propostas de ações do governo municipal para a área de saúde, oferecendo soluções relacionadas às necessidades e aos problemas da população local. Exigência legal, configura-se como instrumento que considera metas e resultados a serem atingidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no período de quatro anos.

O Plano Municipal de Saúde considera ainda as diretrizes gerais definidas para a política da saúde nas esferas nacional e estadual. O PMS atua como guia para a secretária municipal de Saúde tomar as suas decisões e planejar ações.

Segundo o prefeito Mário Alexandre, esse é um importante mecanismo de aperfeiçoamento da saúde, que permite a participação da população apresentando seus anseios e necessidades. “Tudo pode ser melhorado e o que precisa mudar precisa ser planejado”, completou.

Inscrições para a reunião – Para participar, os interessados devem se dirigir à sede da Sesau hoje dia 25, das 08 às 12 horas. A secretaria municipal de Saúde fica na Rua Vereador Marcos Paiva, nº 291, no bairro Cidade Nova, em Ilhéus.

Pioneiro no país, Conjunto Penal de Itabuna distribui kits de higiene com controle biométrico

Foto Divulgação

O Conjunto Penal de Itabuna (CPI) está distribuindo kits de higiene pessoal e colchões controlados por um sistema de biometria para os internos que cumprem pena na unidade. O presídio itabunense é o primeiro do país com esse sistema. A iniciativa é do Governo do Estado, que faz a administração da unidade em sistema de cogestão com a empresa Socializa Brasil, como forma de assegurar a transparência em todas as ações que desenvolve. A primeira distribuição 100% controlada está sendo feita no presídio desde o dia 18 de julho.

De acordo com o diretor do CPI, capitão PM Adriano Jácome, essa é uma forma de melhor atender ao princípio da transparência, uma vez que pelo antigo modelo, de controle por assinatura, há brechas para burlas, como troca de nomes, o que prejudica a universalização dos direitos e isonomia no tratamento da população carcerária.

“Para nós, enquanto órgão de Estado, cumprir a Lei da Transparência em todos os aspectos é uma obrigação. Esse é o princípio que temos aplicado aqui, através da parceria com a empresa Socializa, que operacionaliza o sistema. Como agente fiscalizador, temos orgulho do pioneirismo e do cumprimento a esse preceito, tão caro à democracia, que é a transparência na execução das ações públicas”, observa o diretor Adriano Jácome.

Compromisso

Ao longo dessa semana, estão sendo distribuídos com certificação digital de identidade itens como colchões novos e produtos de higiene pessoal. Assim como na distribuição dos kits, o controle biométrico também é utilizado para o acesso de visitas dos internos na unidade prisional. Além disso, a entrega de materiais de trabalho e equipamentos de proteção individual (EPIs) aos colaboradores do CPI também serão auditados por biometria.

O controle biométrico é elogiado pelos internos, a exemplo de J.G, que destaca o caráter de justiça que o novo sistema proporciona. “É importante, porque há um controle maior. Eu tenho cuidado com minhas coisas, mas nem todos são assim. Então, também cria um compromisso de nossa parte, de conservação, porque tudo fica documentado”.

Rui Costa continua levando obras e serviços para o interior do estado

Nesta quarta-feira (26), o governador Rui Costa cumpre agenda oficial e viaja para a capital federal. Em Brasília, às 10h, Rui tem encontro com o embaixador da China Li Jinzhang. Na reunião, que acontece na residência do embaixador, no Lago Sul, serão discutidos projetos de ferrovia, mineração e porto.

Na quinta-feira (27), já em solo baiano, a correria do governador segue intensa pelo interior do estado. Às 10h, Rui visita o município de Aiquara, na região do médio rio das contas. Na oportunidade, ele assina ordem de serviço para a restauração e pavimentação da BA-647, no trecho que liga o distrito de Palmeirinha até a sede do município, beneficiando também cidades vizinhas.

No mesmo dia, Rui segue para o sul do estado, onde, por volta das 14h, chega ao município de Itabuna. Lá, o governador participa do lançamento do projeto Escolas Culturais, no Colégio Luís Eduardo Magalhães, acompanhado dos secretários da Educação, Walter Pinheiro, da Cultura, Jorge Portugal, e da Justiça, Carlos Martins. Na programação, que segue durante toda à tarde, consta recepção com percussão afro, exposição de telas do projeto Artes Visuais Estudantis, intervenções artísticas na área externa da escola, além da apresentação de uma orquestra do programa Neojiba.

Na sexta-feira (28), o governador continua no município de Itabuna. Nesse dia, a cidade estará completando 107 anos de emancipação política. As ações de Rui Costa pelo município são na área da saúde e educação. Na agenda, constam inaugurações da nova sede da policlínica, no Bairro Zildolândia, e da enfermaria B do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, composta por 38 leitos. Ainda estão previstas visitas ao odontomóvel e ao programa do rastreamento do câncer de mama, além da inauguração da sede da Faculdade Santo Agostinho. Fechando as atividades em Itabuna, o governador recebe o título de cidadão itabunense. A solenidade acontece às 18h, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

Encerrando os compromissos da semana, no sábado (29), às 9h, o governador Rui Costa visita o município de Iguaí, no sudoeste do estado. Na ocasião, ele assina ordem de serviço para restauração e pavimentação da BA-262, no trecho que liga os municípios de Poções, Nova Canaã e Iguaí. Em seguida, Rui inaugura a Academia de Saúde, assina ordem de serviço para pavimentação de ruas na sede do município e fecha a agenda visitando o SAC Móvel.

Ilhéus sedia evento da UPB/TCM que capacita gestores na prestação de contas

Com o objetivo de capacitar gestores, vereadores e técnicos municipais do sul da Bahia sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e prestação de contas aos órgãos de controle, Ilhéus sedia de amanhã (26) até sexta-feira (28), das 8 às 17 horas, no auditório da Faculdade de Ilhéus, o Projeto UPB Itinerante. A solenidade de abertura conta com a presença do prefeito Mário Alexandre, dos presidentes da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro, e do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Francisco Netto, além de outras autoridades baianas.

No evento, prefeitos e equipes técnicas irão participar de palestras sobre controle interno, transparência, compras públicas e aspectos relacionados à LRF. Na quarta-feira (26), técnicos da Caixa Econômica, Sebrae e Instituto Euvaldo Lodi (IEL) darão orientação sobre contratação de convênios federais, compras governamentais de pequenas microempresas e lei de incentivo ao estágio. Nos dois últimos dias ocorrem oficinas de utilização do Sistema Integrado de Gestão e Auditoria (Siga) e E_TCM para apresentar como fazer o lançamento de informações por meio eletrônico para análise do tribunal.

Inscrição – A inscrição é gratuita e pode ser feita no site www.upb.com.br ou www.tcm.ba.gov.br, até esta terça-feira (25), e faz parte do Projeto UPB Itinerante, que visitou este ano quatro regiões do estado. A iniciativa da União dos Municípios da Bahia (UPB) e do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/BA), por meio da Escola de Contas que pretendem capacitar 75% dos técnicos municipais baianos.

:: LEIA MAIS »

Rui lança projeto Escolas Culturais em Itabuna nesta quinta-feira (27)

O governador Rui Costa lança, às 16h desta quinta-feira (27), o projeto Escolas Culturais. O ato será realizado no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, na cidade de Itabuna, no sul do estado. O projeto integra o programa Educar para Transformar e tem como objetivo promover o protagonismo estudantil, além de reconhecer e requalificar a escola como um espaço de circulação e produção da diversidade cultural do Território de Identidade onde está inserida.

O lançamento terá a participação dos secretários de Cultura, Jorge Portugal; da Educação, Walter Pinheiro; e de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins; além de alunos da rede estadual de ensino de Itabuna e de grupos culturais da região.

‘Recicle já Bahia’ chega ao Pelourinho

Reciclagem CEDOM 2

O Programa Recicle Já Bahia que promove a coleta seletiva de lixo e descartes em órgãos e secretarias do Governo do Estado da Bahia está chegando ao Pelourinho, Centro Histórico de Salvador. “É um trabalho onde todos devem participar nos dias de hoje e fundamental também para uma área como o Centro Histórico de Salvador (CHS)”, alerta o coordenador de Articulação e Difusão do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), Ackermann Yeddo. É este setor que administra o Centro de Documentação e Memória (Cedom) e reúne 50 anos de produção e história do IPAC, com biblioteca, centenas de fotografias, mapas, projetos e outros documentos que contam cinco décadas do patrimônio cultural baiano.

Como uma das etapas do processo do ‘Recicle Já Bahia’ no Cedom/IPAC, no Pelourinho, foi promovida na manhã de ontem (24), palestra com direito a explicações com a coordenadora do programa, Vanuza Gazar e sua equipe. Reciclagem, métodos e procedimentos foram abordados. “Temos o compromisso de reduzir a quantidade de resíduos que é enviado aos aterros sanitários e lixões. Nosso objetivo é desviar esses resíduos para serem recolhidos pelas cooperativas, gerando emprego e renda para essas pessoas e, ao mesmo tempo, trazendo auxílio direto para o meio ambiente. Para a agente ambiental, Joseana Cruz, também presente no encontro, “o lixo acaba virando alternativa de renda financeira para muitas famílias, através das cooperativas.

De acordo com a coordenadora de Produção do Cedom/IPAC, Jussara Costa, a implantação do sistema na casa do Cedom (Rua Gregório de Mattos, nº29, Pelourinho) já tinha começado desde o dia 17 deste mês. “Além de garantir uma ação efetiva de pessoas que possam participar da preservação de um espaço no Pelourinho, também é uma maneira de ajudar as cooperativas de catadores”, diz Jussara.

INÉDITO e CARNAVAL – No Carnaval o ano passado (2016) o IPAC também fez um trabalho inédito no Centro Histórico de Salvador ao convidar a Central de Apoio ao Catador para ter base em área do IPAC. “Esta foi a primeira vez que conseguimos espaço de um órgão público para criar uma central; estávamos com 1.000 catadores no carnaval”, afirma a presidente do Complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia (CCRB), Michele Almeida. O espaço do IPAC serviu ainda para a 12ª ‘Eco Folia Solidária’ que beneficiou catadores de resíduos recicláveis no carnaval. “O ponto foi estratégico porque era reservado, seguro e de fácil acesso”, garante Michele.

O Recicle Já Bahia é um programa que esteve na Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab), evolução do Programa Recicla CAB (que atuava apenas no Centro Administrativo da Bahia) e do Programa Recicla SAC (que atuava nos postos do SAC). Com o advento da Lei Estadual Nº 13.204/14, passou a ser de responsabilidade da Superintendência de Patrimônio – SUPAT. Contatos com o Cedom/IPAC: (71) 3116-6737. Assista os vídeos do IPAC: http://bit.ly/2n1mrVZ. Fique informado: www.ipac.ba.gov.br, facebook Ipacba Patrimônio, twitter @ipac_ba e instagram @ipac.ba.

Nota à imprensa 

Salvador, 25 de julho de 2017
A Superintendência Regional do Incra na Bahia recebeu, nessa manhã desta terça-feira (25), cerca de 280 militantes de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que ocupam a área externa do prédio, em Salvador.

A regional baiana aguarda, por parte das lideranças, a apresentação de um comunicado oficial sobre a motivação da ocupação.

Está prevista ainda uma reunião, a ser agendada, que vai tratar sobre o andamento de uma pauta apresentada pelo movimento no mês de maio.

O Incra já avançou em diversos pontos dessa pauta, que abrange ações de vistorias de imóveis rurais, infraestrutura de assentamentos e concessão de créditos.

No GOTAS DE PAZ

Seja uma inspiração

Quando tocamos em algo,  deixamos as nossas  impressões digitais.
Quando tocamos as vidas das pessoas, deixamos nossa identidade.
A vida é boa quando você está feliz, mas a vida é muito melhor quando os outros estão felizes por causa de você.
Seja fiel ao tocar os corações dos outros, seja uma inspiração.
Nada é mais importante e digno de  praticar do que ser um canal das bênçãos de Deus.

www.gotasdepaz.con.br

Ministério da Agricultura

Mapa prepara plano de contingência para evitar entrada de novo fungo que ataca plantações de banana

Ministério da Agricultura e Embrapa devem anunciar, até o fim de agosto, medidas de prevenção ao Mal do Panamá

Brasília (24/07/2017) – Um dos maiores produtores mundiais de banana, o Brasil trabalha para manter a sanidade das áreas de plantio da cultura. Até o final de agosto, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Embrapa Mandioca e Fruticultura devem anunciar o Plano Nacional de Contingência para o Mal do Panamá – doença considerada hoje como a principal ameaça aos bananais em todo o mundo. Em 2016, as exportações brasileiras da fruta somaram US$ 21,04 milhões, o equivalente a 64,4 mil toneladas.

De acordo com o Departamento de Sanidade Vegetal (DSV) do Mapa, o plano prevê a adoção de medidas para evitar a introdução da raça 4 tropical do fungo causador do Mal do Panamá no Brasil. Essa nova raça está provocando grandes perdas no sul da Ásia, Oriente Médio e Moçambique.

O Brasil convive desde a década de 1950 com a raça 1 do fungo, lembra o chefe da Divisão Prevenção e Vigilância e Controle de Pregas do DSV, Ricardo Kobal. “A raça 1 do Mal do Panamá atinge a variedade de banana maçã, causando grandes perdes na produção.” No continente americano, a raça 4 ainda não foi encontrada e a sua introdução poderia trazer sérios problemas à produção da fruta. A raça 4 provoca danos às variedades prata, nanica, nanicão, que representam quase 90% das variedades de bananas plantadas no Brasil.

Por meio do plano de contingência, o Mapa e a Embrapa vão dar informações aos produtores e ao público em geral sobre quais precauções devem tomar para prevenir a entrada da doença no território nacional. Brasileiros que pretendam viajar ao sul da Ásia, Oriente Médio e Moçambique, locais de maior ocorrência do fungo, também precisam estar evitar trazer objetos feitos com palha de bananeira, por exemplo. “Também é importante que as pessoas limpem o que fica de terra nos sapatos e lavem as roupas antes de embargar de volta ao Brasil.”

O mal do Panamá é causada pelo fungo Fusarium oxysporum f. sp. cubense que está disseminada em regiões produtoras de banana do mundo. O fungo pode sobreviver no solo por mais de 20 anos ou ainda em hospedeiros intermediários (ervas daninhas específicas).
As principais formas de disseminação são plantas doentes, solo contaminado com o fungo, transporte de terra em máquinas agrícolas, uso de ferramentas de desbaste infectada com o fungo e água de irrigação com presença de esporos do fungo.

ALGUMAS DO DIA

Campanha #SouNegraE marca Dia Internacional da Mulher Negra

Para homenagear o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, nesta terça-feira (25), a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) lança a campanha #SouNegraE nas redes sociais. Segundo o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 49,5% das mulheres brasileiras se consideram pretas e pardas. A proposta da campanha é reforçar o valor da luta das mulheres e chamar atenção para as barreiras no enfrentamento à violência, no acesso à saúde, à educação e nos espaços de poder. São oito cards para as redes sociais, com mulheres em destaque por seu papel na sociedade, além de bonecas que representam conceitos de empoderamento das mulheres negras. 

LEIA MAIS

Saque das contas inativas pode ser feito até segunda-feira (31)

Trabalhadores com saldo em contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) têm até a próxima segunda-feira (31) para fazer o saque do dinheiro. De acordo com a Caixa Econômica Federal, o prazo não será prorrogado. Segundo balanço, a CEF pagou mais de R$ 42,8 bilhões para 25,3 milhões trabalhadores beneficiados pela Lei 13.446/2017. O valor pago até o momento equivale a 98,33% do total inicialmente disponível para saque (R$ 43,6 bilhões). Têm direito a resgatar o dinheiro aqueles trabalhadores que pediram demissão, ou foram demitidos por justa causa, até 31 de dezembro de 2015. Para fazer o saque, é preciso ter em mãos carteira de trabalho e documento de identidade.

LEIA MAIS

Fies abre 75 mil vagas para o segundo semestre

O período de inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), no segundo semestre de 2017, tem início na próxima terça-feira (25). Os interessados já podem consultar, na página do Fies Seleção, as instituições e os cursos ofertados. No total, 75 mil novas vagas serão oferecidas para financiamento em instituições privadas de ensino superior. A relação dos candidatos pré-selecionados será divulgada no próximo dia 31, mesma data em que será aberta a lista de espera. Os estudantes pré-selecionados deverão concluir a inscrição pelo Sistema Informatizado, SisFiesno período de 1º de agosto a 8 de setembro.

LEIA MAIS

Ministério do Turismo alerta para fraude em cadastro

O Ministério do Turismo alerta a prestadores de serviços turísticos, para que ignorem correspondências eletrônicas com cobrança de taxas admissionais e/ou aviso de cancelamento do certificado no Sistema Cadastur, lista de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor. A pasta recebeu denúncias sobre cobranças indevidas, mas o serviço é totalmente gratuito. A orientação é para que mensagens com essa abordagem não sejam abertas, já que não existe qualquer taxa adicional para o Cadastur e nem envolvimento direto da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), entidade citada nas mensagens dos fraudadores.

LEIA MAIS

Desastres naturais afetam municípios de seis estados

O Ministério da Integração Nacional reconheceu, nesta segunda-feira (24), a situação de emergência em nove municípios dos estados da Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Pará e Santa Catarina. Com a publicação da medida no Diário Oficial da Uniãoas prefeituras podem solicitar apoio do governo federal para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação das áreas prejudicadas pelos desastres naturais. Na Bahia, o município de Lapão sofre com o longo período de estiagem, assim como Montezuma, em Minas Gerais. Em Conceição do Lago-Açu, no Maranhão, e Trombudo Central, em Santa Catarina, o problema são as inundações. Placas (PA), Rio Bonito do Iguaçu (PR) e Jaguaruna (SC) foram atingidas por enxurradas. Ainda em Santa Catarina, Palmitos e Siderópolis foram levadas ao estado de emergência por tempestades, chuvas intensas e vendavais.

LEIA MAIS

Pronto! Chegou a sua vez





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia