ALGUMAS DO DIA
Arrecadação tem melhor resultado para junho desde 2015
Diante da melhora nos indicadores econômicos, o governo federal arrecadou R$ 104,1 bilhões em junho, uma alta de 3% na comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (19) pela Receita Federal, esse foi o melhor desempenho para junho desde 2015. Segundo a Receita, a arrecadação no primeiro semestre do ano atingiu R$ 648,5 bilhões, um crescimento de 0,77% em relação ao mesmo período do ano passado, no melhor resultado nessa base de comparação desde 2015.
Após sanção de Temer, emissão de passaportes terá mais R$ 102,4 milhões
O presidente da República, Michel Temer, sancionou nesta quarta-feira (19), o projeto de lei que autoriza crédito suplementar de R$ 102,4 milhões para restabelecer a emissão de passaportes no País. Os recursos serão destinados pelo Tesouro Nacional e virão de cortes de verbas destinadas à participação do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU).
Mais de R$ 2,3 bi são aplicados no Bolsa Família em julho
O Ministério do Desenvolvimento Social liberou R$ 2,3 bilhões para o Bolsa Família em julho e os valores já estão sendo repassados aos beneficiários. Mais de 12,7 milhões de famílias serão atendidas em todo o País. O valor dos pagamentos varia conforme a estrutura das famílias, a idade dos membros e a renda. O último dígito do Número de Identificação Social (NIS) indica a data do saque, que fica disponível por 90 dias. O calendário também pode ser consultado na página do Ministério.
Dois concursos do Ministério da Agricultura vão oferecer até 600 vagas
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento deve realizar concurso para a contratação de 600 funcionários. A autorização para selecionar auditores fiscais federais agropecuários foi publicada pelo Ministério do Planejamento por meio da portaria nº232. Já a portaria nº 231 autoriza a realização de processo seletivo simplificado para a contratação de até 300 médicos veterinários, por tempo determinado. Os prazos para publicação dos dois editais serão de até seis meses, contados a partir da publicação da portaria.
Plano Novo Chico irá investir R$ 65 milhões no rio São Francisco em Minas Gerais
O Ministério da Integração Nacional vai investir cerca de R$ 65 milhões nos próximos dois anos em Minas Gerais, por meio da Companhia Nacional de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O valor será direcionado à revitalização de 1,8 mil nascentes e 1,4 mil quilômetros de matas ciliares, além da construção de 69 mil bacias de captação de enxurrada, implantação de 3,6 mil quilômetros de terraços e adequação ambiental de 481 quilômetros de acessos não asfaltados. Minas Gerais é o segundo estado, ficando atrás apenas da Bahia, com maior contribuição hídrica à bacia do rio São Francisco e, por isso, é prioritário no Programa de Revitalização do Rio São Francisco – Plano Novo Chico.
Bolsa integral para curso de especialização é oferecida em parceria entre Sinjorba e F2J
A Faculdade 2 de Julho e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba) firmaram parceria e estão oferecendo uma bolsa integral para o curso de pós graduação (nível especialização) em Comunicação Organizacional com ênfase em Assessoria de Imprensa. Com aulas aos sábados, a cada 15 dias, o programa inclui disciplinas como Comunicação Integrada, Assessoria em Projetos Culturais, Plataformas Digitais em Assessoria de Comunicação, Gerenciamento de Mídias Digitais, Marketing Político, dentre outras.
A bolsa será destinada a profissionais que enviem até o meio-dia do próximo dia 21, sexta-feira, um vídeo ou áudio de até dois minutos ou texto com o mínimo de seis e máximo de dez linhas destacando como compreende a comunicação organizacional a partir da revolução digital. Só podem concorrer profissionais sindicalizados e em dia com as taxas do sindicato. É obrigatório ter graduação em comunicação social com habilitação em Jornalismo, certificação expedida por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
A ganhadora ou ganhador assinará um termo de compromisso em frequentar as aulas que acontecem das 8 às 17 horas sob pena de perder o benefício. O produto de comunicação-texto, áudio ou vídeo – deve ser enviado para o email secretaria@sinjorba.org.br acompanhado de cópia do RG, CPF, comprovante de residência, email, telefone para contato e comprovante de conclusão do curso de graduação em comunicação (certificado ou diploma). Serão avaliados os critérios de coerência narrativa nos produtos de comunicação enviados – áudio, texto ou vídeo.
Transformação
Novos semáforos inteligentes começam a ser instalados Ilhéus
Os novos semáforos inteligentes que começaram a ser instalados em Ilhéus vão aumentar a fluidez do trânsito em até 30 por cento. Os equipamentos têm sensores que contam os números de carros nas vias e alteram o tempo de abertura ou fechamento dos sinais de acordo com a quantidade de circulação de veículos. Ainda esta semana, engenheiros estarão averiguando as instalações e testando o novo método que no próximo mês, entrará oficialmente em vigor.

Novos semáfotos começam a ser instalados – Secom Clodoaldo Ribeiro
Benefícios – Segundo o diretor de Transporte e Trânsito (Sutran), Gilson Nascimento, essa tecnologia faz uma otimização do sistema semafórico. “Ele vai contando os carros nos cruzamentos e seleciona o melhor tempo. Se tem menos veículos na rua, nós temos menos tempo de verde. Essa tecnologia faz uma otimização do sistema semafórico”, destaca.
O Secretário municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Hermano Fahning, explica que a nova aquisição permitirá melhorias no dia-a-dia de quem trafega pela cidade. “A partir do momento em que a gente pode facilitar a organização dos semáforos vamos conseguir dar mais fluidez às vias”, disse Hermano.
Os antigos semáforos, que atualmente estão danificados, serão recuperados pelo grupo empresarial vencedor da licitação e reinstalados em bairros que registram grandes fluxos de veículos, a exemplo do Nelson Costa e Teotônio Vilela.
Fundo de Cultura apoia Festival do Chocolate em Ilhéus

Chocolat Bahia – Nono Festival Internacional do Cacau e Chocolate acontece de 20 a 23 de julho em Ilhéus_Foto Ana Lee (copy)
APM – Nota de repúdio à declaração do Ministro da Saúde
Em momento de profunda crise que atinge todos os segmentos da sociedade, é com perplexidade e indignação que a Associação Paulista de Medicina recebe a declaração do ministro da Saúde, Ricardo Barros, de que a adoção da biometria nas unidades de saúde do País fará “…o médico parar de fingir que trabalha”.
A irresponsável afirmação evidencia que o Governo escolhe novamente os médicos como responsáveis pelas mazelas da saúde. Em um sistema de saúde subfinanciado, condenado recentemente a ter os recursos congelados por 20 anos, com estrutura sucateada, escassez de insumos, de recursos humanos multidisciplinares, os médicos brasileiros, ao contrário da visão distorcida do senhor Ricardo Barros, cumprem com honradez e excelência seu papel, oferecendo aos cidadãos o melhor de suas habilidades, cuidado e humanismo.
Tivéssemos uma gestão séria e de fato compromissada em atender às necessidades sociais, não veríamos na linha de frente do atendimento situações gravíssimas, como urgências e emergências lotadas de cidadãos em estado grave, precisando de internações, UTI etc. Enquanto os pacientes sofrem com a falta de vagas, de acesso, de medicamentos, com questões estruturais e tantos outros problemas não equacionados pela pasta da saúde, os médicos fazendo o melhor, inclusive se expondo a decidir quem deve ser assistido em primeiro lugar e quem permanece aguardando, o que em vezes significa vidas em potencial risco.
O profissional médico, vale lembrar, dedica anos de sua vida e considerável investimento à formação profissional, já sabendo que seu ofício terá percalços de todos os gêneros. Mesmo assim, segue em frente por acreditar no Juramento de Hipócrates; o faz por gostar de gente e valorizar o bem estar do próximo.
Quando vai para a linha de frente do atendimento, principalmente na rede pública, conhece de antemão as adversidades. Mas se apresenta porque deseja servir, da melhor forma possível, aqueles que necessitam de assistência em saúde.
Por tudo isso, a APM se solidariza com os médicos de São Paulo e do Brasil. Nossa compreensão é a de que o Governo é quem deve explicações e desculpas à Nação, pois não tem políticas consistentes, fecha os olhos às demandas da população e administra caoticamente a saúde. Da parte do Excelentíssimo Ministro da Saúde, lhe cabe, no mínimo, uma retratação pública.
Osba anuncia resultado final do processo seletivo para contratação de novos músicos
Com anúncio feito em primeira mão pelo governador Rui Costa em suas redes sociais, a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) divulga o resultado final do processo de seleção para contratação dos seus novos músicos. O edital teve um total de 281 candidatos inscritos, que concorreram a vagas nos naipes de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, fagote e oboé, sendo selecionados 26 músicos.

Foto: Camila Souza/GOVBA
O edital de seleção ofereceu oportunidades para preenchimento de 28 vagas, sendo 14 destas reservadas para violino (sendo 1 spalla, 1 chefe de naipe e 12 músicos de fila), 4 para viola (1 chefe de naipe e 3 músicos de fila), 6 para violoncelo (1 chefe de naipe e 5 músicos de fila), 2 para contrabaixo (1 chefe de naipe e 1 músico de fila), 1 fagote (chefe de naipe) e 1 oboé (chefe de naipe).
A banca de avaliação do processo seletivo foi formada pelo violoncelista e professor da Universidade de São Paulo (USP), Robert Suetholz; o violinista e professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Alexandre Casado; o maestro e diretor Artístico da Osba, Carlos Prazeres; e o chefe de Clarinetas da Osba e professor da Ufba, Pedro Robatto. Com a finalização desta seleção, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA), instituição responsável pela gestão da Osba, iniciará o processo de recomposição do quadro funcional de músicos da orquestra.
A lista completa dos classificados, com os nomes dos suplentes e calendário de contratação, pode ser conferida no Blog da ATCA (www.atcabahia.blogspot.com) ou o site do TCA (www.tca.ba.gov.br).
Governo atende sugestão do MP e vai enviar à Câmara PL que regulamenta funções na Reforma Administrativa

Procurador da PMI Márcio Cunha – foto Clodoaldo Ribeiro
A Procuradoria Jurídica do Município de Ilhéus vai encaminhar, no prazo de 10 dias, um Projeto de Lei para a Câmara regulamentando – e justificando – a criação das novas nomenclaturas. O PL deverá ser avaliado e votado pelos vereadores ilheenses.
De acordo com o Procurador geral, Márcio Cunha, nas reformas administrativas de governos municipais que antecederam ao atual, não houve pedido de regulamentação de cargos. No entanto, durante encontro mantido na última sexta-feira, com a promotora Alícia Botelho, o atual governo acordou com o MPE a realização do procedimento.
O entendimento gerou o decreto de número 101, publicado na edição desta terça, 18, na edição online do Diário Oficial. A suspensão, de acordo com Márcio Cunha, não inclui os comissionados que já haviam assumido postos antes da Reforma Administrativa.
Necessidade – Hoje (19) pela manhã, ao participar de um programa de rádio, o prefeito Mário Alexandre explicou a necessidade da Reforma e disse que podia ter feito a reforma em janeiro, mas preferiu conhecer as deficiências de cada setor, antes de optar pela iniciativa. “Não dá para você ter uma pessoa responsável por toda a Atenção Básica na Saúde, administrando mais de 40 postos e centenas de pessoas, ganhando um salário de 1.700 reais”, alegou.
Mário Alexandre lembrou que vem convocando servidores aprovados em concurso público, de acordo com as necessidades da gestão municipal. “Mais de 300 chamados ao final da gestão passada, paguei desde o primeiro salário. Convoquei mais 139, de acordo com a necessidade”, enumerou.
E justificou a realização de uma seleção pública, em andamento, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS). São profissionais com contrato temporário que serão integrados a programas sociais, alguns, inclusive, anunciados agora pelo governo federal e não se sabe até quando irão. “Como posso convocar mais concursados para programas temporários? E depois? quando estes programas não estiverem mais disponíveis, para onde eles irão?”, questionou ao radialista Vila Nova.
Avenida Soares Lopes será interditada sábado para o Circuito Cacau Running
A avenida Soares Lopes, centro urbano de Ilhéus, será interditada neste sábado (22), em alguns trechos, para a realização da segunda etapa da corrida ‘Chocolate’ do Circuito Cacau Running. Para isso, a Superintendência de Transporte e Trânsito (Sutran) informa que em toda a artéria, no sentido Catedral São Sebastião até a Concha Acústica e trechos como a praia do Cristo, os motoristas só poderão transitar até às 15 horas.
De acordo com o chefe de Operações da Sutran, Clóvis Macedo Júnior, o trânsito de veículos somente será normalizado após a corrida. O evento tem largada do Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, com os atletas passando pela Avenida 2 de Julho e retornando para o centro de convenções. “Para garantir a segurança de quem estiver neste espaço, como de praxe, iremos colocar agentes de trânsito em todo o circuito”, afirmou.
Organizado pela VO3 Assessoria Esportiva, a corrida conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, Costa do Cacau Convention Bureau, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar e faz parte da programação do Choclat Bahia – 9º Festival Internacional do Chocolate e Cacau, evento que espera um público estimado em 60 mil pessoas.
A VO3 Assessoria Esportiva diz que o Circuito Cacau Running tem o objetivo de oferecer experiência de competição a todos os participantes e foi planejado por profissionais de corrida, professores e atletas. “Por isso, cada etapa tem características únicas, transformando todos os desafios proporcionados pela corrida em superação e diversão, nas distâncias de cinco e 10 quilômetros”, destacou.
No GOTAS DE PAZ
Entusiasmo pela vida
ALGUMAS DO DIA
Selecionados no Prouni devem entregar documentos até esta terça
Estudantes selecionados na lista de espera do Programa Universidade para Todos (Prouni) devem entregar a documentação nas instituições escolhidas até esta terça-feira (18). Os candidatos devem comprovar a seleção diretamente com as instituições. A concessão do benefício está condicionada a regular a participação e a aprovação do candidato na instituição, e também à formação de turma no período letivo inicial do curso. O resultado da lista de espera foi divulgado na quinta-feira (13) e pode ser acessado no site das universidades.
Confiança das famílias avança 12,5% em julho
Influenciada pela queda da inflação e dos juros, a confiança das famílias brasileiras voltou a crescer. Em julho, o nível de otimismo avançou 12,5% em relação ao mesmo período do ano passado. É o maior crescimento nessa base de comparação em sete anos. Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), e foram divulgados nesta terça-feira (18). O bom desempenho do período vem na sequência de uma revisão das perspectivas para as vendas de 2017. Antes, a CNC esperava que o comércio avançasse 1,2% comparado a 2016; agora, a previsão é de alta de 1,6%.
Saques das contas inativas do FGTS chegam a R$ 42,3 bilhões
Os saques das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) atingiram R$ 42,3 bilhões nesta segunda-feira (17). Segundo o presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, cerca de 25 milhões de trabalhadores já retiraram o benefício. O prazo segue até 31 de julho para os nascidos em dezembro e para os beneficiados em outras etapas, mas que ainda não sacaram o saldo disponível no fundo. O trabalhador que por algum motivo não efetuar o saque não perderá o valor disponível na conta do FGTS. O dinheiro continuará rendendo e estará disponível novamente para o cidadão nas situações previstas em lei.
Concurso para sargentos e oficias oferece mais de 200 vagas
O Comando da Aeronáutica lançou edital para selecionar voluntários à prestação do Serviço Militar Temporário para Oficiais e Sargentos. Com inscrições abertas até 28 de julho, o concurso oferece 210 vagas para profissionais de nível médio e superior. A seleção vai levar em conta o currículo dos candidatos, que precisam apresentar o diploma de ensino superior e o registro profissional. Para os cargos de nível médio, é necessário o certificado de conclusão do ensino médio e de curso técnico. As oportunidades são para médicos, farmacêuticos, veterinários, e também para áreas de administração, análise de sistemas, arquitetura, biblioteconomia, biologia, ciências contábeis, engenharia civil, engenharia agronômica, estatística, pedagogia e serviços jurídicos. Também há vagas para arrumador, cozinheiro e motorista-bombeiro.
Preços de frutas e hortaliças ficam mais baratos nas Ceasas
Os preços das principais hortaliças e frutas comercializadas nas centrais de abastecimento (Ceasas) do país caíram em junho. A informação integra o 7° Boletim Prohort de Comercialização de Hortigranjeiros nas Ceasas, divulgado nesta terça-feira (18), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Banana prata, maçã fuji e laranja apresentaram recuo nos preços devido à boa oferta. No caso da laranja, além da produção da safra 2017/18, que entrou no mercado em meados do primeiro semestre e regularizou o abastecimento do produto, houve demanda um pouco mais baixa no varejo. Também ficaram mais baratos morango (29%), maracujá (21%), caju e tangerina (12%), conforme cotação da Ceagesp.
Ilhéus terá representante no IV Encontro de Política e Gestão Culturais da Bahia
O município de Ilhéus participa nos dias 25 e 26 deste mês, do IV Encontro de Política e Gestão Culturais da Bahia, no Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana. Promovido pela secretaria estadual de Cultura (Secult), por meio da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura, o encontro tem o objetivo de fortalecer as redes dos agentes culturais existentes na Bahia. e incentivar a criação e a consolidação de órgãos institucionais dos poderes públicos municipal e estadual, além de formar e capacitar gestores.
O encontro é dirigido para dirigentes municipais de cultura, legisladores, conselheiros, gestores sociais e pesquisadores, artistas, produtores e ativistas culturais, estudantes e cidadãos interessados na formulação coletiva de diretrizes, formação em cultura e a articulação em rede. Dentre as novidades está previsto o lançamento do Roda Cultura Bahia que percorrerá os territórios de identidade, a exemplo do Portal do Sertão, Baixo Sul e Recôncavo, com debates com o secretário de Cultura, Jorge Portugal e visita a pontos e entidades culturais dos territórios e participação em manifestações culturais.
O gestor cultural Pawlo Cidade opinou que esses encontros servem para fortalecer as ações culturais do município e do território. “Programas e projetos tendem ao sucesso quando criamos ações em que o estado se torna parceiro. Juntos, somos mais fortes. As políticas públicas de cultura tendem a se solidificar, sobretudo em Ilhéus, que pensa em descentralizar e desconcentrar os recursos da cultura”, assegura.
































































