WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia





junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  








BLITZE COM ETILÔMETRO SERÃO INTENSIFICADAS NAS RODOVIAS ESTADUAIS

A partir de hoje [31], a Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Itabuna) intensificará as ações educativas e fiscalizatórias que vem sendo realizadas desde o início da Operação Verão. A medida visa orientar e coibir os condutores a não dirigir sob o efeito de bebidas alcoólicas, uma vez que os policiais rodoviários estarão realizando testes com etilômetro (popularmente chamado, bafômetro).

O motorista parado em uma blitz policial ou que se envolve em um acidente pode se recusar a realizar o teste com etilômetro, mas não está livre de punições. Ele receberá o mesmo tratamento dado ao condutor comprovadamente embriagado. Além de ser multado em quase R$ 3.000, o motorista que evita o bafômetro pode ter o carro e a carteira de habilitação apreendidos.

Além do teste, estarão sendo fiscalizados: documentação do veículo, documentação pessoal e uso dos itens obrigatórios de segurança no veículo. Os policiais rodoviários receberam capacitação para correto manuseio do etilômetro e atualização sobre as punições a serem aplicadas nos casos necessários.

A Operação Verão segue até o fim do período carnavalesco em diversos pontos estratégicos das rodovias estaduais de competência da CIPRv/Itabuna, que abrange todo o Sul, Extremo Sul e parte do Sudoeste do Estado.⁠⁠⁠⁠

Heraldo Faskomy em TALENTOS ANÔNIMOS

“CAPITÃES DE AREIA “

TÁ LIMPO (POR ENQUANTO)

Já não era sem tempo. Foram retiradas toneladas de lixo acumulado no lixão ao lado do CAIC Hernani Sá, lixão também conhecido como “A Vergonha de Ilhéus”.
Moradores do entorno estavam vivendo mais um pico de verão, com suas casas infestadas de moscas e a via quase totalmente obstruída pelo lixo. Isso sem falar na presença acentuada de urubus, ratos, cobras (atraídas pelos ratos), além do risco maior de dengue, zika, chicungunha e uma infinidade de outras doenças.
Frustrante seria ver repetida, mais uma vez, a novela dos últimos 20 anos; o tradicional ciclo “acumulou-limpou-sujou-acumulou”, sem se aplicar solução definitiva a essa grave questão de saúde pública, vizinha dum colégio e incrustada numa área residencial. Quero crer que a atual gestão municipal dedicará melhor atenção ao assunto.
O proprietário do terreno, até que enfim, deu uma chance ao bom senso e iniciou a construção do muro. Aí o povo, como era de se esperar, resolveu descartar na via pública tudo que descartava antes no terreno e na própria via pública. Só não obstruíram totalmente a via com lixo e entulho porque deixariam de ter acesso para descartar mais. Para essa esperteza os poluidores são organizados e inteligentes.
Enfim, caberá ao Município urbanizar o local com pavimento, meio-fio, iluminação e, na sequência, campanhas de conscientização, fiscalização e duras sanções aos infratores remanescentes. Aí, sim, poderíamos sonhar com o fim do absurdo que é esse maldito e histórico lixão.

Poucos dias atrás.

Poucos dias atrás.

Hoje

Hoje

Nilson Pessoa

DEMOCRACIA PARTICIPATIVA EM UM ESTADO DE DIREITO

Acabou-se o tempo, em que o cidadão votava, e esperava que o leito, cumprisse e o seu papel de seu  representante, hoje o cidadão detentor da titularidade dos seus direitos,  usa esse direito inalienável é exercido através da sua participação democrática.

Obrigado amigo Rabat pela sua corajosa, publicação da minha indignação, a respeito da não divulgação da reunião dos Conselhos, e entidade representativas da nossa comunidade. É preciso que haja imprensa livre, para fazer o contraditório, se não, não haverá democracia, em especial a necessária “Democracia Participativa”, que permite ao terceiro setor manifestar a sua opinião, e a Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal, que retardou a divulgação da reunião nas redes sociais, e, após sua publicação no seu blog,, o fizeram com apenas uma foto apagada e e difícil visualização, entre dezenas de outras  que foram tiradas pela equipe de fotógrafos presentes a reunião.. Não publicaram os pronunciamentos do conselho, dos líderes comunitários e outras representações presentes a reunião, como o representante da FEDERAÇÃO DOS CONSELHOS COMUNITÁRIOS DA BAHIA E PRESIDENTE DO CONSEG SUL Sr. CELSO DA SILVA. Enfim quero mais uma vez a gradecer penhoradamente a este BLOG livre e independente, pela nossa publicação e na condição de liderança comunitária do bairro de Banco da Vitória, o mais antigo da cidade (400 ) anos de fundado, quero agradecer ao Prefeito MARIO AlEXANDrE, o apoio dispensado aos seguimentos comunitários, que se empenha para reativarem os Conselhos Comunitários do Centro e Norte da Cidade de Ilhéus.
A comunidade não mais aceita que grupos, oligarquias políticas e econômicos  façam este Governo refém dos seus interesses particulares. se ama sua cidade vai juntar forças e não inviabilizar o governo recém eleito com esmagadora maioria da população ilheense. que clamou por mudanças no imperialismo passado
Obrigado mais uma vez a RABAT pela competência e lisura

ARNALDO ALVES DE ABREU -TITI
LÍDER COMUNITÁRIO.

No GOTAS DE PAZ

Deus acredita em você

Muito pouco vale a vida, se tudo tens mas falta-lhe a calma.

Consegues a felicidade e paz,quando se vive bem e se trabalha a alma.
Cuide sempre de sua interioridade, respeite seus sentimentos e busque a cada dia renovar sua relação com a vida.
Todos nós podemos ser felizes.
Acredite, sempre é oportuno estarmos abertos a trabalhar nossa alma, assim a felicidade não será algo imaginário, mas sim bem próxima de nós.
Acredite, Deus acredita em você. Acredite você também.

https://www.gotasdepaz.com.br/deus-acredita-em-voce/

ILHÉUS / Secretaria de Educação realiza Jornada Pedagógica em Ilhéus

Tema da jornada que vai de 1 a 3 de fevereiro de 2017 é: “Educação: desafios, compromisso e possibilidades para a vida”.

A secretaria de Educação (Seduc) realiza, em Ilhéus, de quarta-feira (01), até sexta-feira, dia 03 de fevereiro, a Jornada Pedagógica 2017, que reúne todos os profissionais da rede de ensino do município. O tema central este ano é “Educação: desafios, compromisso e possibilidades para a vida”. A abertura oficial do evento acontece na manhã desta quarta-feira, a partir das 9 horas, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães.

O prefeito Mário Alexandre e o vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, José Nazal, participam do primeiro dia da Jornada. Segundo informação da secretária de Educação, Eliane Oliveira, nos dias 02 e 03 de fevereiro, as atividades prosseguem nas próprias escolas da rede municipal, sempre no horário das 8h30min às 12 horas e das 13h30min às 17 horas.

O objetivo do evento é partilhar ideias, ensinar e aprender de forma coletiva, promovendoo fortalecimento do processo educativo, voltado para professores, orientadores pedagógicos, supervisores educacionais, diretores e vice-diretores, secretários e colegiados escolares. A programação prevê ciclo de palestras, orientações pedagógicas, momento cultural e apresentação do cronograma pedagógico do ano letivo e da nova equipe diretiva da Seduc.

Destaque– A palestra de abertura, sobre o tema central “Educação: desafios, compromisso e possibilidades para a vida”, será proferida pelo professor Claudio Castro Sanches, na manhã do dia 01 de fevereiro, no Centro de Convenções.

Rui Costa se posiciona sobre eleições na Assembleia Legislativa

O governador Rui Costa se posicionou na noite desta terça-feira (31), na sua página no Facebook, sobre as eleições na Assembleia Legislativa da Bahia. “Liguei há pouco para o deputado Angelo Coronel. Além de parabenizá-lo pela eleição, que deve ser consumada nesta quarta, aproveitei para desejar tranquilidade e sabedoria para manter a base aliada unida ao assumir a presidência da Assembleia Legislativa. Eram três pré-candidatos, todos da base aliada”.

Rui disse ainda que “aproveito esta oportunidade para parabenizar o deputado Marcelo Nilo pelo posicionamento firme e corajoso de renunciar em nome da unidade política. A gestão eficiente do atual presidente merece nosso reconhecimento. A harmonia entre os poderes constituídos e o respeito à independência do legislativo continuarão prevalecendo.”

Invasão de ambulantes em ruas do comércio prejudica pedestres e causa poluição visual no centro de Ilhéus  

Pedestres e comerciantes têm intensificado reclamações contra a invasão de vendedores ambulantes nas principais ruas do comércio central de Ilhéus, principalmente o Calçadão da Marques de Paranaguá e adjacências. A situação se agrava a cada dia e dificulta a mobilidade nos calçadões do centro, daqueles que  buscam os serviços bancários, correios e outros, além da procura por artigos comerciais.

Segundo observações de lojistas ilheenses, a movimentação dos vendedores ambulantes, especialmente de outras cidades da região, começou logo após o último período eleitoral, se agravou em dezembro durante as vendas de Natal e permanece agora com o aumento do fluxo de turistas na cidade. A reclamação parte de todos os setores, principalmente dos comerciantes, que pagam impostos e taxas para exercerem suas atividades.

A invasão prejudica as lojas estabelecidas no centro da cidade, a mobilidade urbana e o próprio município, que deixa de arrecadar, emprestando um aspecto desorganizado que depõem contra o comércio de Ilhéus. Denúncias feitas por comerciantes locais, apontam vendedores ambulantes que, ao mesmo tempo, ocupam o Calçadão da Paranaguá e possuem boxes no Shopping Popular, no mesmo ramo de negócio.

:: LEIA MAIS »

Ilhéus utiliza moderna máquina de varrição na Operação Cidade Limpa

A Operação Cidade Limpa, mutirão lançado pelo prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, ganhou um grande reforço esta semana com a chegada de um caminhão de varrição mecanizada que vai potencializar a limpeza da cidade. A Secretaria de Serviços Urbanos iniciou nesta terça (31), o trabalho de limpeza na zona norte, com o apoio da Superintendência de Transporte e Trânsito (Sutran), utilizando a nova máquina “Bobcat”. A ação foi supervisionada pelo prefeito, que esteve acompanhado do secretário Jorge Cunha, e os vereadores Jerbson Morais e Fabrício Nascimento.

Bobcat na zona norte terça - feira.

Bobcat na zona norte terça – feira.

O secretário explicou que a operação Cidade Limpa inclui o trabalho de varrição, coleta de entulho e de lixo domiciliar, poda e capinagem nas principais ruas e avenidas de Ilhéus. O novo caminhão substitui o trabalho manual de varrição feito por cerca de 40 pessoas e tem a capacidade de armazenar seis metros cúbicos de lixo. Com o uso da máquina, esses funcionários irão atuar na limpeza dos bairros que ainda estão sem o serviço de varrição, há cerca de três meses, além de serem disponibilizados para outras ações.

Outro benefício proporcionado pela máquina é a capina e raspagem de meio fio. “Além de varrer os resíduos, ela joga água no asfalto para facilitar a procedimento e eliminar a poeira.Toda a sujeira armazenada no caminhão será, em seguida, despejada no aterro sanitário de Itariri”, informa Cunha.

A prioridade de uso da máquina é realizar a limpeza nas vias principais da cidade. O trabalho começou hoje no Iguape, seguiu o trecho da Rodovia Ilhéus-Uruçuca, passou pelo corredor do Jardim Savóia, depois em direção à Barra, Malhado e Rua da Linha. Em seguida, será utilizada em ruas da zona sul. Segundo o secretário de serviços urbanos, “existe um déficit muito grande de varrição manual na cidade, por isso, é necessário viabilizar o trabalho da máquina nas principais vias e avenidas”, acrescentou.

Prefeito de Itacaré é eleito presidente da Amurc

DIRETORIA DA AMURC Marcone, Antônio de Anísio, Aurelino Cunha e Clovis Roberto Almeida

DIRETORIA DA AMURC Marcone, Antônio de Anísio, Aurelino Cunha e Clovis Roberto Almeida

O prefeito de Itacaré, Antônio Mário Damasceno (Antônio de Anízio) foi eleito nesta terça-feira, 31, presidente da Amurc – Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano para o biênio 2017-2018. O novo gestor sucede Lenildo Alves Santana, que geriu a entidade entre 2013 e 2016.

Em seu discurso, o presidente eleito falou em fortalecimento do municipalismo, pois entende que a união de todos os prefeitos é imprescindível para atender as demandas locais. “Unidos e irmanados, seremos muito mais fortes. Quando os municípios estão juntos fica muito mais fácil reivindicar obras, ações e investimentos por parte dos governos estadual e federal”.

Antônio assume a presidência consolidando a Amurc como um grande exemplo regional de instituição municipalista e ganha o apoio dos prefeitos na região. Ao seu lado, o prefeito de Firmino Alves, Aurelino Cunha, que assume o cargo como 1º Vice-Presidente da diretoria, destacou a importância de discutir juntos as demandas dos municípios, e repetiu o desejo de união, “pois juntos somos mais fortes”.

Para o prefeito de Santa Luzia e presidente do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica – Cima, Antônio Guilherme, a escolha de Antônio de Anísio foi uma ideia louvável, e conclamou a união de todos os prefeitos “para juntos para dar continuidade às ações do ex-presidente Lenildo Santana”.

A proposta de união foi compartilhada também pelo prefeito de Itabuna, Fernando Gomes e pelo prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, que declarou que estará junto com o novo gestor, ajudando para atender as expectativas e colocar em prática os projetos da Amurc para a sociedade regional.

Antônio de Anízio

:: LEIA MAIS »

ALGUMAS DO DIA

Inscrições para o ProUni já podem ser feitas

Estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado podem se inscrever, a partir desta terça-feira (31), no Programa Universidade para Todos (Prouni). As inscrições devem ser feitas pelo site do programa. O período de inscrições termina às 23h59, no horário de Brasília, da próxima sexta-feira (3). No total, serão oferecidas 214.110 bolsas de estudos, número que apresenta um crescimento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram ofertadas 203.602 bolsas. Do total de bolsas ofertadas, 103.719 são integrais e 110.391 parciais – o governo federal cobre 50% da mensalidade.

 LEIA MAIS

Plano Nacional de Segurança entra em vigor nesta semana

O Plano Nacional de Segurança começa a ser implantado nesta semana nas capitais Natal (RN) e Aracaju (SE). Na próxima quinta (2) e sexta-feira (3), o ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, estará nessas cidades para dar início aos projetos e apresentar as ações específicas que serão feitas nos Estados. O Plano é uma proposta de parceria entre o governo federal e os governos estaduais para o enfrentamento da criminalidade. São três pilares básicos: “integração, colaboração e cooperação” para alcançar os objetivos de combater e reduzir o número de homicídios dolosos, feminicídios e crimes de violência contra a mulher; além de modernizar e racionalizar o sistema penitenciário; e dar combate integrado à criminalidade organizada.

 LEIA MAIS

Prazo para adesão ao Simples Nacional termina nesta terça (31)

O prazo para aderir ao Simples Nacional termina nesta terça-feira (31). Podem optar pelo regime tributário simplificado às microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). A adesão ou o desligamento são realizados no portal do Simples Nacional, da Receita Federal. O contribuinte pode acompanhar o andamento, os processamentos parciais e o resultado final da solicitação, que será divulgado no dia 17 de fevereiro, em “Acompanhamento da Formalização da Opção pelo Simples Nacional”. Outras informações podem ser obtidas no Perguntas e Respostas do Portal do Simples Nacional.

 LEIA MAIS

Candidatos já podem se inscrever na lista de espera do Sisu

Os candidatos que não foram selecionados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2017 ou que foram aprovados para a segunda opção de curso podem integrar a lista de espera do programa. O período para manifestar o interesse em participar da lista vai até o dia 10 de fevereiro. A adesão à lista de espera está restrita à primeira opção de curso do candidato. Os que foram selecionados para a segunda alternativa poderão concorrer ao curso prioritário mesmo que tenham efetuado matrícula. Para participar da lista de espera, o candidato deve acessar a página do Sisu na internet e manifestar o interesse no prazo especificado.

 LEIA MAIS

Confiança da indústria na economia atinge maior nível desde 2014

O Índice de Confiança da Indústria, medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), subiu 4,3 pontos em janeiro na comparação com dezembro, chegando a 89 pontos. Esse é o maior nível desde maio de 2014, quando registrou 92,2 pontos. A alta da confiança foi observada em 15 de 19 segmentos industriais. O Índice de Expectativas (IE) avançou 4,7 pontos, atingindo 91 pontos. A maior contribuição partiu do indicador que mede as perspectivas para trabalhadores, que chegou a 89,2 pontos, após crescimento de 7,4 pontos. Esse é o indicador que mede aquelas pessoas que estarão trabalhando ou tinham emprego, mas estarão de férias ou licença.

 LEIA MAIS

OPUS DEI

Opus Dei facebook twitter youtube flickr
31 de Janeiro de 2017
ENTREVISTAS
“A amizade de pessoa para pessoa é a mensagem para a nova evangelização”
E “este é o impulso missionário que a Obra pode trazer, essa amizade de pessoa para pessoa, a evangelização de cada um”, disse o novo Prelado do Opus Dei em uma entrevista José Luis Restán e Eva Galvache no programa ‘O espelho’ da rádio COPE…
TESTEMUNHOS
“Deus no meio das notas musicais”
Federico, italiano, é compositor e musicista. Aprendeu de São Josemaria a procurar a amar a Deus no trabalho e na beleza da música.
OPUS DEI
O prelado do Opus Dei nomeia a Assessoria central
Mons. Fernando Ocáriz, novo prelado do Opus Dei, nomeou os membros da Assessoria central, organismo que, junto com o Conselho geral, ajuda-o no governo pastoral da prelazia.
PAPA
Carta do Papa Francisco aos jovens
Carta do Papa Francisco aos jovens por ocasião da apresentação do Documento Preparatório para a XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos.
OPUS DEI
Crônica da eleição do novo prelado
Um resumo do Congresso eletivo desta semana que culminou com a nomeação de Dom Fernando Ocáriz como o novo Prelado do Opus Dei.
OPUS DEI
Mons. Fernando Ocáriz nomeia o Conselho Geral do Opus Dei
Mons. Fernando Ocáriz, novo prelado do Opus Dei, nomeou os membros do Conselho geral, organismo que, junto com a Assessoria central, ajuda-o governo pastoral da prelazia.
ENSAIOS SOBRE TEMAS VARIADOS
‘Sine sole sileo’: cansaço e descanso (I)
Neste editorial, em duas seções, abordaremos as questões relacionadas à fadiga e ao descanso, que formam parte de nossa vida de filhos de Deus.
HOMILIAS
Homilia de Mons. Fernando Ocáriz na entrada solene na igreja Prelatícia
Mons. Fernando Ocáriz, prelado do Opus Dei, realizou a entrada solene na igreja Prelatícia de Santa Maria da Paz em 27 de Janeiro de 2017.
COMUNICADOS PARA IMPRENSA E DECLARAÇÕES
«Jovens, família e pobreza são os desafios dos cristãos de hoje»
O novo prelado do Opus Dei, Mons. Fernando Ocáriz recebeu os jornalistas na Universidade Pontifícia da Santa Cruz. Falou do Papa Francisco e dos desafios que a Igreja enfrenta e que vão estar em debate no Congresso geral do Opus Dei que decorre…





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia