WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia





junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  








Prefeito ouve reivindicações dos agentes de trânsito de Ilhéus

Na manhã de terça-feira, 07, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, recebeu em audiência o presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito do Estado da Bahia (Sindatran), Valério Bonfim, e ouviu as principais reivindicações da categoria. O encontro contou com a presença do superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Rogério Buralho, que é um agente de trânsito.

Reunião sind. sutrans (gabinete)foto Clodoaldo Ribeiro

Reunião sind. sutrans (gabinete)foto Clodoaldo Ribeiro

Bonfim declarou que solicitou ao prefeito a adoção de medidas para a valorização da categoria, como melhores condições de trabalho e a prestação de serviço de qualidade para a sociedade, entre outras. Ele falou ainda em reajuste de salários e adicionais que, segundo afirmou, seriam um direito dos agentes.

O prefeito Mário Alexandre afirmou que a disposição de seu governo é de permanente diálogo e que realiza estudos para estabelecer uma reorganização administrativa. Ele considera a nomeação de um agente do quadro de carreira, no caso, Rogério Buralho, como uma medida de valorização da categoria. Para Valério Bonfim, esse primeiro encontro foi bastante positivo, pois houve diálogo e interesse por parte do prefeito em resolver a situação.

Bahia já pode produzir e distribuir testes-rápidos de diagnóstico da dengue

By Camila Souza

By Camila Souza

A Bahiafarma é o primeiro laboratório público do país a poder produzir e comercializar testes-rápidos de diagnóstico da dengue, zika vírus e febre chikungunya, transmitidas pelo mosquito aedes aegypti. A licença para a produção e distribuição dos dispositivos que detectam a dengue – a única que faltava – foi concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e publicada no Diário Oficial da União da última segunda-feira (6).

Embora ainda não tenha iniciado a produção do dispositivo, a Bahiafarma tem capacidade de produzir cerca de 500 mil testes-rápidos ao mês. Eles podem acabar com as dúvidas do cidadão em relação ao próprio quadro de saúde e, consequentemente, possibilitar tratamento imediato para quem tiver constatada a infecção pela doença. Somente em 2016, 65.831 casos prováveis de dengue foram notificados na Bahia, representando uma incidência de 433 casos a cada 100 mil habitantes.
“Nós trabalhamos no desenvolvimento de produtos ligados aos testes-rápidos. No primeiro momento, [com foco nas doenças] arboviroses. Analiso que fomos bem-sucedidos, porque conseguimos os registros do zika, chikungunya e vamos poder fazer também os testes da dengue. Agora somos um laboratório que tem o portfólio completo. Isso formata a possibilidade de termos a Bahiafarma como polo indutor do desenvolvimento neste eixo econômico do estado”, ressalta o diretor-presidente da Bahiafarma, Ronaldo Dias.

:: LEIA MAIS »

Ações da Polícia Rodoviária reduzem acidentes fatais nas estradas

O número de acidentes com vítimas fatais nas rodovias do Sul, Extremo Sul e parte do Sudoeste da Bahia, durante o mês de Janeiro, diminuiu em 44% se comparado com o mesmo período do ano passado, de acordo com a Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Itabuna).

A corporação informa que foram registrados 92 acidentes, que deixaram 9 vítimas em estado grave e 4 mortos. No mesmo período, em 2016, o balanço foi de 123 acidentes, com 15 vítimas graves e 9 vítimas fatais.

Para o Comandante da CIPRv/Itabuna, Ten Cel Câmara, a queda no número de acidentes e mortos nas estradas baianas é devido a uma operação especial montada pelo órgão desde o período de fim de ano, com intensificação da fiscalização nos principais pontos das rodovias. “O índice geral de redução de acidentes chegou a 25,2%, o que representa que a Unidade está realizando com sucesso a sua missão de zelar pela segurança e pela vida nas rodovias. O nosso objetivo é a conscientização dos condutores a respeito da importância dos itens de segurança, das ações proibidas nas rodovias, como excesso de velocidade, e contra a ingestão de álcool”, falou.

O Cap Brito Junior, Subcomandante da Unidade, informa que parte do efetivo tem se destacado para as rodovias de maior movimentação. “As ações educativas e fiscalizatórias têm acontecido, principalmente, nas áreas litorâneas de abrangência da Unidade, devido ao aumento considerável no tráfego dessas regiões. As guarnições, desde o início de Fevereiro, contam com etilômetros para as abordagens, pois um dos focos é a fiscalização para combater a embriaguez ao volante”, ressaltou o oficial.

MARINHA DO BRASIL

MARINHA ABRE 1240 VAGAS PARA NÍVEL MÉDIO

      Estarão abertas, no período de 01 de fevereiro a 06 de março de 2017, as inscrições para o Concurso Público de Admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros (CPAEAM/2017).

São 1.240 vagas e o candidato deve ser brasileiro nato ou naturalizado do sexo masculino, possuir o Ensino Médio e ter 18 anos completos e menos de 22 anos de idade no dia 1º de janeiro do ano de 2018.

Todas as informações necessárias relativas ao concurso estão no edital publicado no site www.ingressonamarinha.mar.mil.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 30,00.

O candidato fará uma prova escrita de conhecimentos em Matemática, Português, Química e Física Os classificados nesta primeira fase participarão ainda de etapas, com caráter eliminatório, como inspeção de saúde e teste de aptidão física.

Ao serem aprovados em todas as fases do concurso, os candidatos realizarão a formação militar em uma das quatro Escolas de Aprendizes-Marinheiros, localizadas em Fortaleza (CE), Recife (PE), Vitória (ES) e Florianópolis (SC).

O curso de formação de Marinheiros tem a duração de 48 semanas, em regime de internato. Nesse período, os jovens recebem alimentação, alojamento, ajuda para aquisição de uniformes, assistência médico-odontológica e remuneração como grumete. Ao final do curso, serão promovidos a Marinheiros e permanecerão três anos nesta graduação.

No primeiro ano, serão designados para servir (preferencialmente), a bordo de Navios da Marinha e também deverão escolher qual especialidade dentro de sua área irão cursar ao final do 3º ano.

Após esta fase serão nomeados Cabo Especializado, recebendo diploma, reconhecido pelo MEC, equivalente à sua formação técnica.

Rui anuncia projeto na educação em parceria com o Google

O ano letivo já começou na rede estadual, com um planejamento que inclui diversas novidades para 2017, como a implantação de coordenadores pedagógicos em todas as escolas, além de parcerias, entre elas, uma com o Google, para a implantação de uma plataforma educacional. Essas e outras iniciativas foram anunciadas pelo governador Rui Costa durante a aula inaugural realizada na manhã desta quarta-feira (8), na escola Parque Ribeiro Carneiro, no bairro Caixa D’Água, em Salvador, com a presença da comunidade escolar.
By Manu Dias

By Manu Dias

O programa Inove Educação é fruto de uma parceria com a Google INC para a disponibilização gratuita da plataforma Google Apps para Educação, também conhecida como G-Suíte. O aplicativo Google Sala de Aula disponibiliza um Ambiente Virtual de Aprendizagem de última geração, dinamizando os processos de ensino e aprendizagem, configurando uma rede social de conhecimentos que integra estudantes e professores. O projeto inclui o treinamento dos gestores e professores iniciando-se em vinte escolas de oito Núcleos Territoriais de Educação.
Ao falar das novidades para este ano, o governador destacou que o principal foco da educação para 2017 é o envolvimento da comunidade escolar e a mobilização da família. “As escolas precisam de manutenção na infraestrutura, material didático, tecnologia, mas, acima de tudo, eu gosto de ressaltar a importância que tem o envolvimento e o apoio da família na educação dos jovens. Isso faz toda a diferença”.
Coordenação pedagógica
Para Rui, com a implantação de um coordenador pedagógico em cada escola, haverá um acompanhamento melhor junto aos professores e alunos. “Vamos aprimorar a parte técnica e pedagógica do ensino, e com isso queremos alcançar resultados e indicadores melhores na Educação da Bahia”, ressaltou.
Escolas Culturais
Outra aposta para o ano letivo é na cultura. “Em 2017, vamos apostar na arte e na cultura como elementos de atração do jovem para a escola. Vamos lançar as Escolas Culturais em março. Um projeto que vai transformar mais de 80 escolas do estado em espaços de cultura, não só para os alunos, mas para toda a comunidade das cidades onde elas estiverem inseridas. Ao longo desses dois anos como governador, visitei mais de 240 escolas e vi muitas iniciativas que multiplicam o conhecimento através da arte. Esse projeto é fruto dessa observação de experiências”

 

Debate sobre gestão de saúde reúne representantes de 364 municípios em Salvador

Representantes de 364 municípios baianos estão reunidos no Hotel Fiesta, em Salvador, para participar do Seminário de Integração da Gestão da Saúde. O encontro realizado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems/BA) iniciou na terça-feira (dia 7) e tem como objetivo debater os avanços e desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia, bem como aspectos relacionados à vigilância, regulação, medicamentos e financiamento.

seminário-saúde.

seminário-saúde.

Para o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, a busca pela eficiência deve ser a meta de todo gestor público, sobretudo, daqueles que atuam na área da saúde. “Em um cenário nacional de grave subfinanciamento, o recurso público é ainda mais escasso. Repensar os fluxos, capacitar os profissionais e investir nas ações que sejam, de fato, resolutivas, é a forma mais adequada de alcançar este objetivo”, afirmou Vilas-Boas, durante sua apresentação no encontro que será encerrado na tarde desta quarta-feira (dia 8).

Na Bahia, um dos exemplos de otimização do gasto público são os Consórcios Públicos de Saúde, na qual os entes consorciados rateiam os custos de um serviço, possibilitando simultaneamente, a ampliação e descentralização da assistência, bem como o reequilíbrio financeiro dos municípios. No momento, quatro policlínicas regionais de saúde estão em construção e com obras aceleradas, em Jequié, Teixeira de Freitas, Irecê e Guanambi. Com previsão de inauguração no primeiro semestre de 2017, as unidades serão geridas de forma compartilhada entre municípios e o Estado, por meio do consórcio.

“A meta é construir 28 policlínicas até o final de 2018, possibilitando que as pessoas não precisem mais se deslocar para a capital a fim de fazer exames. As policlínicas oferecerão até 13 especialidades, além de serviços de apoio ao diagnóstico como radiografia, tomografia, ultrassonografia, endoscopia e ressonância magnética”, afirma Vilas-Boas.

A secretária de Saúde de Jaguaripe, Larissa Costa, reforçou a importância de ter acesso às informações de gestão do Sistema Único de Saúde. “Esta proposta de possibilitar a integração dos gestores da rede é muito importante, pois, além do contato mais próximo com a gestão estadual e com o Cosems, permite a troca de experiência entre os gestores municipais”, disse.

 

No GOTAS DE PAZ

CUIDADO COM A IRRITAÇÃO

Há pessoas que se irritam com muita facilidade. A menor contrariedade é capaz de causar a elas tamanha irritação, que chegam a perder o controle, despejando palavras de impróprias, ofendendo e magoando os outros. Tornam-se agressivas e ácidas.  Como estão sempre com o humor cheio de azedume, logo criam doenças no corpo físico, que nada mais é do que consequência da doença que elas têm na alma. Quando essas pessoas já tem uma doença instalada no corpo físico, com a irritação acabam de piorar seu quadro clínico. Irritação não constrói, só destrói.  Irritação não resolve problemas, só complica. Irritação afasta amigos e parentes. Por tudo isso, quando algo acontecer que possa nos causar irritação pensemos nas consequências. Será que vale a pena? Claro que não. Busquemos sempre a paciência, a calma e a serenidade. Essas são nossas melhores conselheiras.

www.gotasdepaz.com.br

Agências de Vans de Turismo solicitam uso de faixa exclusiva ao prefeito de Ilhéus

Agências e proprietários de Vans de turismo de Ilhéus reivindicaram ao prefeito Mário Alexandre o uso da faixa exclusiva para ônibus, táxi e transporte escolar na cidade, especialmente na Avenida Lomanto Júnior, no Pontal, na zona sul. A pauta foi discutida durante reunião realizada no Gabinete do Prefeito, no Centro Administrativo do Município, com a participação do Superintendente Municipal de Transportes e Trânsito, Rogério Buralho.

REUNIÃO VANS NO GABINETE - FOTO CLODOALDO RIBEIRO

REUNIÃO VANS NO GABINETE – FOTO CLODOALDO RIBEIRO

Os empresários solicitam a licença com o objetivo de obter mais agilidade das vans de turismo no trânsito, e aprimorar o serviço oferecido aos turistas que necessitam de translado para o Porto de Ilhéus e o Aeroporto Jorge Amado. Segundo Rogério Buralho, da Sutran, a possibilidade de liberação para o uso da faixa exclusiva está em estudo técnico e deverá ficar pronto nos próximos dias.

Buralho alerta que, caso haja autorização para o uso da faixa, o veículo deve ser cadastrado na Sutran e o condutor estar em dia com a documentação exigida. “Para isso, é necessário procurar a Superintendência de Transportes e Trânsito e dar entrada no protocolo solicitando a concessão, ao município, do direito de transitar tranquilamente na faixa”, enfatiza.

De acordo com o empresário do setor Antônio Neto, além da liberação para uso da faixa, são necessárias melhorias no entorno do aeroporto para o acesso dos turistas, como sinalização apropriada, manutenção na pavimentação e um espaço melhor para estacionamento no local. “Existe uma área destinada às Vans no aeroporto, mas ela é inapropriada, pois não tem uma organização no fluxo de veículos que ali circulam e a demanda é maior que o espaço liberado”, explica Neto.

Rui começa fevereiro focando obras e serviços no interior da Bahia

Até o próximo sábado (11) o Governador Rui Costa tem vários compromissos em sua agenda nesse início do mês de fevereiro na capital e no interior, com maior intensidade. Nesta terça-feira, (07) às 14h, Rui recebe no Gabinete da Governadoria em visita de cortesia, o Cônsul Daniel Kunz do Consulado da Suiça.

Na quarta-feira (8) das 08h30 as 10h30, o governador participa da abertura do ano letivo 2017 no Centro Educacional Carneiro Ribeiro, conhecido por Escola Parque, no bairro da Caixa D’água. O evento será transmitido através da TVE Bahia e pela internet através do sitewww.tve.ba.gov.br.

Na quinta-feira (9),das 09h30 e 11h30, Rui cumpre agenda em Vera Cruz e inaugura a restauração em 16,70 km em asfalto e paralelepípedos nas passagens urbanas de Cacha Pregos. O governador também assina autorização à Seinfra (Secretaria de Infraestrutura) de Edital da licitação para restauração e pavimentação da Ba 001 nos trechos de acesso a Baiacu e Cacha Pregos. Ainda na agenda, entrega de duas viaturas para a Polícia Civil, beneficiando os municípios de Maragojipe e Nazaré.

Na sexta-feira (10), das 9h30 às 11h30, Rui Costa visita o município de Alcobaça e entrega viaturas da Polícia Militar e Civil para as cidades de Teixeira de Freitas, Medeiros Neto, Mucuri e Prado.  Ainda em Alcobaça, o governador também autoriza a SDR (Secretaria de Desenvolvimento Rural) e a CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação regional) para celebraremseis convênios no setor do Programa Bahia Produtiva na cultura de bois, cabras e abelhas.

Já no sábado (11), a partir das 09h30, Rui marca presença no município de Ruy Barbosa e assina a autorização para a SDR/CAR celebrarem quatro convênios do Programa Bahia Produtiva na cultura de bois, peixes e abelhas, além da área socioambiental. Ainda em Ruy Barbosa, o Governador faz entrega de viaturas para a Polícia Civil, beneficiando os municípios de Pintadas, Boa Vista do Tupim, Iaçu, Macajuba, Milagres, Utinga, Wagner, Itaberaba e Ipirá.

 

No GOTAS DE PAZ

TODOS PRECISAM DE PERDÃO

No estágio evolutivo em que nos encontramos cometemos muitos erros, principalmente em relação ao próximo. Nos relacionamentos que temos com tantas pessoas que cruzam o nosso caminho, magoamos e somos magoados. Somos grosseiros com os outros e outras vezes outros o são conosco. Há uma mescla de sentimentos entre as pessoas que convivem num mesmo lar, no trabalho, no local onde estudam, no Templo religioso que frequentam e assim por diante. Assim como quando ofendemos alguém, mesmo que “sem querer”, necessitamos do perdão desse alguém, outros precisam do nosso perdão. O perdão é sentimento que liberta as partes envolvidas, deixando-as livres para seguirem o seu caminho. Aquele que não perdoa carrega um fardo muito pesado, que em certo momento lhe trará muitas dores na alma e no corpo. Assim, perdoemos meus amigos, sempre, infinitamente, porque não vale a pena carregar um peso morto que tanto mal pode nos causar.

www.gotasdepaz.com.br

Heraldo Faskomy / Aqui, Ali e Acolá

Rui investe em escolas culturais e reforça estrutura da Educação

By Camila Souza

By Camila Souza

A Bahia terá 80 escolas culturais, constituídas em espaços abertos para a sociedade. O assunto é destaque do programa Digaí, Governador! desta semana. “Em cada uma dessas escolas, nós teremos, por exemplo, um núcleo de orquestra do Neojiba. Assim como outras linguagens, como dança e poesia. Queremos transformar essas escolas em celeiros de arte. E quem sabe podemos despertar e descobrir muitos talentos existentes nas nossas escolas culturais”, afirma Rui Costa.

De acordo com a governador, a ideia do projeto surgiu a partir da série de visitas a escolas que ele tem realizado desde o início da gestão. Já são 222 unidades de ensino visitadas ao longo de 237 viagens ao interior da Bahia. “Lá no início, em 2015, eu conheci uma escola em Tanhaçu, onde o diretor montou uma sala de cinema em uma das salas de aula e aberta não apenas aos alunos. Baseado nesta e em muitas outras experiências que conheci ao longo desses dois anos, estamos lançando agora as escolas culturais. Serão 80 escolas culturais espalhadas pela Bahia”.

:: LEIA MAIS »





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia