SOBRE AS ARMADILHAS DO KM 1 BA-001
Mensagem em 01/02/17, emitida por órgão do Governo do Estado da Bahia.
” Prezado Cidadao Nilson,
Em atencao ao seu registro de no863048,informamos que foi encaminhada para a Superintendencia de Infraestrutura de Transportes (SIT) a solicitacao de sinalizacao. Tecnicos serao enviados para a localidade para realizar inspecao.
Cordialmente,
Ouvidoria Especializada SEINFRA ”
—
Para relembrar, ( clique aqui ).
Nilson Pessoa
Setur credencia artistas e blocos para o Carnaval de Ilhéus 2017
A Prefeitura de Ilhéus, por meio das secretarias de Turismo e de Cultura, inicia, nesta sexta-feira, dia 03, o credenciamento de artistas, bandas de sopro e percussão, performances diversas, blocos afro e afoxés que desejarem ser contratados para apresentações em trios elétricos, mini trio sou palcos do Carnaval 2017, no período de 17 a 19 de fevereiro. As inscrições podem ser feitas, até o dia 09, das 8h30min às 12 horas e das 14 às 19 horas, na sede da secretaria de Cultura (Secult), localizada na Avenida Vereador Marcus Paiva, 236, no bairro Cidade Nova.
Para este ano, são oito diferentes modalidades: banda musical em mini trio, banda musical em trio, banda musical de palco, banda de sopro e/ou percussão, performance, banda musical para baile infantil, bloco afro e afoxé. Segundo o secretário de Turismo e interino da Cultura, Roberto Lobão, o credenciamento permite a participação de todos os interessados, sem qualquer possibilidade de interferência política. “Critérios como portfólio, pertinência da proposta, videoclipe e CD podem ser decisivos para a classificação dos artistas regionais”, acrescentou.
Em todas as modalidades só poderão participar pessoas físicas ou jurídicas, de natureza artístico-cultural, sediadas no município, e abertas há pelo menos um ano. O credenciamento para artistas regionais, algo inovador no carnaval ilheense, define os pré-requisitos, critérios técnicos específicos e valores referenciais para a realização de cada contratação.
O processo prevê a análise de documentação e habilitação das pessoas jurídicas, com a respectiva pontuação de cada empresa habilitada. Os participantes classificados terão seus nomes divulgados no Diário Oficial do Município e, em seguida, serão convocados para assinatura do termo de adesão. Os interessados podem se inscrever em mais de uma categoria, mas cada atração só poderá ser contratada para uma modalidade.
Memória e modernidade marcam 100 anos da Santa Casa de Itabuna
Com uma semana de Programação, a comemoração do Centenário da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna foi marcada por homenagens a pessoas que trabalham pela consolidação da instituição, bem como pela apresentação dos números e dos serviços dos três hospitais. A aliança entre a tradição e a modernidade de tecnologias em medicina à serviço da saúde sintetiza o atual momento desta que é considerada a maior instituição filantrópica de saúde no interior do Norte e Nordeste.
O ponto alto da programação foi a Outorga da Comenda Monsenhor Moysés Gonçalves do Couto e da Medalha Calixto Midlej Filho, que aconteceu no dia 28 de janeiro, data exata da celebração do Centenário. A Comenda, honraria concedida a personalidades que contribuem para o desenvolvimento da instituição, este ano foi entregue à médica e Irmã Auxiliadora, Dra. Mércia Margotto, ao prefeito de Itabuna Fernando Gomes e ao deputado Antônio Brito.
Rui quer parcerias para levar banda larga a todo o estado
A instalação de trezentos pontos de fibra ótica em todos os órgãos do Estado, incluindo as escolas da capital, está próxima de ser finalizada. Com a tecnologia, o tráfego de dados se dará de modo rápido e eficiente, melhorando a comunicação e o acesso à base de dados dos servidores dos órgãos. Além disso, será possível ter acesso à internet sem fio (wi-fi), nas proximidades das escolas. De acordo com o governador, o estado vai licitar por meio de oferta pública para os interessados em investir na malha de fibra ótica.
“Estou colado com Rui”, declara novo presidente da Assembleia
“Estou colado com o governador”, declarou o novo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o deputado Ângelo Coronel, durante almoço realizado no gabinete do governador Rui Costa, pouco depois da cerimônia de posse, nesta quinta-feira (2). Reiterando a parceria com o Governo do Estado, o novo presidente ainda afirmou que “com o passar do tempo, vai ser tão bom que Rui vai dizer que Coronel deveria ter sido presidente antes”, brincou durante almoço descontraído.
Coronel pediu a Rui o fortalecimento da orientação para que os secretários estaduais e presidentes de empresas colaborem com o trabalho da Assembleia. “Nós, deputados, fomos eleitos pelo povo, mas nem todos os secretários foram eleitos deputados. Entendemos que deve haver uma cooperação ainda maior”, afirmou Ângelo Coronel.
Para o governador, agora é o momento de fortalecer o trabalho e melhorar ainda mais o diálogo com as secretarias e órgãos do Estado. “Vamos trabalhar para que os projetos sejam construídos a quatro mãos. Eu tenho muito que agradecer a todos os deputados, mesmo aqueles que fazem oposição, pela compreensão de colocar sempre a Bahia em primeiro lugar. Tenho convicção que dialogaremos com independência, fazendo o melhor debate, e acelerando as votações que interessam ao povo da Bahia”, contou o Rui.
No almoço, além do novo presidente, foram recebidos os vice-presidentes Luiz Augusto, Carlos Geilson, Alex Lima e Manasses, além dos deputados Aderbal Caldas, Luciano Simões, Fabíola Mansur, Ivana Bastos, Antônio Henrique e Zé Neto. Participaram do almoço os secretários André Curvello e Josias Gomes, e o chefe de gabinete do governador, Cícero Monteiro.
Sudesb autoriza obra no Estádio Amador de Itabuna
A ordem de serviço será assinada nesta sexta-feira, dia 3, e prevê a construção do muro e instalação do alambrado
Luta antiga dos desportistas de Itabuna, a reforma do Estádio de Futebol Amador irá agora se tornar uma realidade. A ordem de serviço que autoriza a construção do muro e instalação do alambrado em todo o campo será assinada nesta sexta-feira (03/02), às 16h, pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego Renda e Esporte.
O ato que formaliza o início da obra acontecerá no próprio campo, situado no Jardim Primavera, com as presenças do diretor geral da Sudesb, Elias Dourado, do prefeito Fernando Gomes e do deputado federal Davidson Magalhães, parlamentar da região e que muito se empenhou para garantir as melhorias no estádio.
A AV Construções e Serviços, vencedora da licitação realizada no final de novembro do ano passado, é a empresa responsável pela obra. O valor do investimento será de R$193 mil, com previsão de conclusão ainda neste primeiro semestre. “Muito em breve, vamos entregar aos esportistas de Itabuna um espaço mais adequado para a prática do futebol amador”, comemora o diretor da Sudesb, Elias Dourado.
Para o deputado Davidson, “a melhoria no equipamento será um reforço importante para alavancar o esporte amador de Itabuna”.
Agendas – Ainda na região Sul, o diretor da Sudesb terá agenda de trabalho com prefeitos e esportistas dos municípios de Ilhéus, Itajuípe, Ibirapitanga, Gongogi, Ibicuí e Camacan. Nesse último município, tratará com a Prefeitura a futura obra de iluminação no estádio municipal que será feita pela Sudesb com recursos federais fruto de emenda parlamentar de autoria do deputado Davidson.
Ilhéus terá Mostra de Cinema em praça pública, a partir do dia 6
Ilhéus terá mostra de cinema aberta ao público, na Praça Castro Alves, localizada na Avenida Soares Lopes. A Mostra Ilheense de Audiovisual (MIA) fará exibição de cerca de 10 filmes produzidos na Bahia, numa realização da Secretaria de Cultura, em parceria com a Nuproart Produções, entre os dias 6 e 10 de fevereiro. As sessões terão início sempre às 19 horas.
A cada noite, um curta e um longa-metragem ilustram a programação, que tem por objetivo ampliar o debate sobre a promoção e produção audiovisual na região. No dia 6, a mostra abre com a exibição de “Abrakadabra” (1996), que tem direção de Araripe Jr., seguido por “Esses Moços” (2004), do mesmo diretor. Já na terça- feira, 7, é a vez de “A Bicicleta do Vovô” (2012), de Henrique Dantas, seguido por “Memórias do Rio Cachoeira”, de Victor Aziz.
No dia 8, tem o filme “Teodorico Majestade – As últimas horas de um prefeito” (2014), de Elson Rosário, e, logo após, “Capitães de Areia” (2011), de Cecília Amado e Guy Gonçalves. Na quinta-feira, 9, a mostra exibe o curta “Tom da Terra” (2015), de Victor Brasileiro e Brenda Matos, seguido de “A Coleção Invisível” (2013), de Bernard Attal. E no último dia da Mostra Baiana de Audiovisual será exibido o curta “Doido Lelé” (2008), de Ceci Alves, e “O Menino e o Mundo” (2008), de Alê Abreu.
ITACARÉ 285 ANOS DE HISTÓRIA (FOTOS DE J. DIAS)
Heraldo Faskomy mostra a Itacaré que muitos não conhecem
POUCOS CONHECIAM ESSE PASSADO
O DIRIGÍVEL ZEPPELIN ESPIONANDO OS NAZISTA NA COSTA BAHIANA, ISTO EM 1939, (SOBREVOANDO A PRAIA DA CONCHA DE ITACARÉ),
RUAS ANTIGAS E PRAÇAS,RUA JOÃO COUTINHO,
CASARÕES ANTIGOS E A PRAÇA RIO BRANCO
CASA PAROQUIAL E IGREJA DE SÃO MIGUEL. COM SEUS SAVEIROS ENTREGANDO MERCADORIAS VINDA DE TODAS AS PARTES DA BAHIA.
No GOTAS DE PAZ
DÊ O PRIMEIRO PASSO
Postos de combustíveis devem iniciar licenciamento ambiental até o final de fevereiro
Os proprietários de postos de venda de gasolina e outros combustíveis estabelecidos no município de Ilhéus têm prazo até o dia 28 de fevereiro para apresentar a regularização do licenciamento ambiental à Superintendência Municipal de Meio Ambiente da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável. Caso não o tenham, devem iniciar o processo de licenciamento junto ao órgão.
Os postos de combustíveis são considerados uma atividade passível de licenciamento ambiental e causadora de impactos, que requer monitoramento da qualidade do solo e dos recursos hídricos nas áreas de influência onde estão instalados. Estas atividades estão relacionadas no Anexo Único da Resolução CEPRAM nº 4.420/2015, no nível 3, considerando o critério de porte, potencial poluidor e sua natureza, face às características do ecossistema e a capacidade de suporte dos recursos ambientais envolvidos, sendo competência do Município, por meio da Secretária de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, a análise e deliberação das mesmas.
As atividades de licenciamento ambiental no município de Ilhéus ocorrem em decorrência do convênio firmado com o Estado da Bahia, através da Gestão Ambiental Compartilhada, de acordo com a Lei Complementar nº 140 de 2011, que dispõe sobre as ações administrativas decorrentes do exercício da competência relativas ao Meio Ambiente.
Prazos – Os postos de combustíveis têm até 28 de fevereiro para apresentação da licença ambiental. Conforme resolução da Superintendência Municipal de Meio Ambiente, após este prazo, a fiscalização ambiental dará inicio a operação fiscalizatória com emissão das respectivas notificações e penalidades cabíveis, que vão da correção das irregularidades, multas e ate o embargo da atividade. Em seguida, as notificações serão encaminhadas à Agência Nacional de Petróleo (ANP).
Rui entrega obras de saneamento básico em Ipiaú e Licínio de Almeida
Nesta sexta-feira (03), na região do Sul baiano, no município de Ipiaú, o governador Rui inaugura o sistema de esgotamento sanitário e entrega máquina motoniveladora e uma caçamba à Prefeitura de Ipiaú. O evento acontece, às 9h30, com a presença de outras autoridades.
Já no sábado (04), em Licínio de Almeida, Rui inaugura o sistema integrado de abastecimento de água na localidade de Tauape e o sistema simplificado de abastecimento de água para a localidade de Covão. Além de assinar ordem de serviço para início das obras de reforma do Estádio Municipal e inaugurar a Unidade de Saúde da Família no Bairro Jurema.
Algumas do dia
Cadastro para receber alertas da Defesa Civil por SMS começa nesta quarta (1º)
Moradores de 20 municípios de Santa Catarina já podem se cadastrar para receber alertas da Defesa Civil sobre riscos de desastres naturais por SMS. As notificações devem começar a ser enviadas em 7 de fevereiro. Os interessados em receber as mensagens devem enviar um SMS para o número 40199 com o Código de Endereçamento Postal (CEP) de interesse. O usuário receberá então uma mensagem informando que o celular está apto a receber os alertas. Também será possível cancelar o serviço por mensagem de celular. Não há custo para receber, nem enviar as mensagens.
Censo abre sistema online para coletar dados de 2016
As instituições de educação superior de todo o País, públicas e particulares, devem preencher on-line os dados do Censo da Educação Superior 2016. O prazo, aberto nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, vai até 7 de abril para as instituições federais e até 20 do mesmo mês para as demais. Após a divulgação oficial dos dados consolidados do Censo, as informações prestadas pelas instituições passam a figurar como estatística oficial da educação superior. Não será possível fazer inclusão, exclusão ou alteração nesses dados. As instituições devem preencher os dados no Sistema Censup 2016.
Receita passa a exigir CPF de dependentes acima de 12 anos no Imposto de Renda
A partir deste ano, os contribuintes que desejarem incluir dependentes com 12 anos ou mais na declaração do Imposto de Renda de 2017 deverão registrá-los no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). A Instrução Normativa da Receita Federal foi publicada nesta quarta-feira (1º) no Diário Oficial da União. Até então, a obrigatoriedade valia somente para dependentes com 14 anos ou mais.
Brasil e Colômbia firmam acordo de combate ao narcotráfico na fronteira
Os ministros da Defesa do Brasil, Raul Jungmann, e da Colômbia, Luís Carlos Villegas, firmaram acordo, na última terça-feira (31), em Manaus (AM), para combater ações de quadrilhas que atuam entre os dois países. As autoridades informaram que haverá reforço nos 1,4 mil km de fronteira, para não permitir que dissidentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) ajam na região. Segundo os ministros, os dois países vão implantar mecanismos de cooperação e combate aos crimes transfronteiriços, bem como o apoio das Forças Armadas brasileiras no processo de desminagem de parte do território colombiano.
Produção industrial registra alta de 2,3% em dezembro de 2016
Em dezembro do ano passado, a produção industrial nacional aumentou 2,3% em relação ao mês anterior. Foi a segunda vez consecutiva em que o índice foi positivo, acumulando crescimento de 2,6% nos dois últimos meses do ano. Acesse aqui a pesquisa completa. Entre novembro e dezembro de 2016, três das quatro grandes categorias econômicas e 16 dos 24 ramos pesquisados apresentaram taxas positivas. Entre os setores, o destaque foi o de veículos automotores, reboques e carrocerias, com alta de 10,8% que intensificou o índice do mês anterior, de 6,9%. O resultado para esse segmento foi o maior desde junho de 2016, quando houve alta de 11,7%.





































































