WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia





junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  








Luiz Castro em: DECOLORES

CARNAVAL NA AVENIDA SOARES LOPES

Por ser próxima a Rua Fonte da Cruz, onde resido até hoje, desde cedo freqüento a Avenida Soares Lopes. Lembro-me perfeitamente de sua beleza exuberante, totalmente arborizada, com inúmeros canteiros no meio, sendo ornamentados por postes de bronze tipo  colonial, sinalizando mão e contra mão.

No período carnavalesco, os Jipes e as camionetes, trafegavam pela Avenida, enfeitados  de confetes e serpentinas.

Os foliões demonstravam total alegria, cantarolando a música da época: “O vovô ia a cavalo/ para visitar  vovó/ o papai ia  de bicicleta / ora vejam só/  Hoje tudo ta mudado/  ta mudado sim senhor/ pois eu tenho minha lambreta/ para ver o meu amor. Corre corre lambretinha/ pela estrada além/ corre corre lambretinha/ pra ver meu bem.

Toda orla era iluminada e decorada de adereços,  para receber os foliões,  blocos, escolas de samba, pirrôs e colombinas, batucadas e afoxés.

No período carnavalesco, costumava-se fazer homenagem ao então  Prefeito Herval Soledade, em frente a sua residência  , cantarolando aquela musiqueta: Herval é o maior/ Herval é que é o tal/ que coisa louca/ que coisa rara/ Herval não respeita a cara.

Ou então cantavam  aquela marchinha: Viva Zé Pereira….. Diferente da letra original cantavam assim:  Viva Sá Pereira/Viva o carnaval/ Viva Sá Pereira/ No cenário nacional.

:: LEIA MAIS »

Emenda parlamentar libera recursos para  reforma do Estádio Mário Pessoa, de Ilhéus

Reunião Davidson M - Foto Clodoaldo Ribeiro (9)

Reunião Davidson M – Foto Clodoaldo Ribeiro (9)

O deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB), juntamente com o superintendente dos Desportos da Bahia, Elias Dourado, e o vereador Nerival Nascimento, reuniu-secom o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, na sede da Prefeitura, na manhã de sexta-feira, 3, para discutir a emenda parlamentar que disponibiliza recursos para o setor esportivo do município. A emenda, apresentada em 2015, beneficia a requalificação de drenagem e reforma do gramado no Estádio Mário Pessoa, onde o Colo Colo disputa partidas do Campeonato Baiano de Futebol.

O valor da emenda é de R$ 300 mil, sendo R$ 256 mil recurso federal, e o restante do valor, R$ 44 mil, do governo da Bahia. A visita reforça a parceria do Estado com o Município, visto que, em outra oportunidade, a SUDESB, órgão responsável pelo fomento ao desporto, recreação e lazer na Bahia, concluiu o novo sistema de iluminação do estádio Mário Pessoa, o que viabilizou a campanha do time ilheense Colo Colo de Futebol e Regatas na ascensão à primeira divisão do campeonato baiano.

Para o prefeito Mário Alexandre, essas ações de incentivo ao esporte são de extrema importância para o desenvolvimento do município. “Estamos avaliando a emenda para reforma do gramado no estádio. Solicitamos à equipe responsável,a avaliação o mais rápido possível, para iniciação do processo de licitação e, no momento certo,o início das obras, provavelmente, após junho, devido ao campeonato baiano, que já conseguiu a liberação do estádio para a competição”, explica o prefeito.

Para Elias Dourado, superintendente da SUDESB, “o governo se coloca à disposição do município, buscando sempre corresponder às expectativas dentro das possibilidades”, ressaltou. Segundo o deputado Davidson Magalhães, outra ação direta que veio tratar com o prefeito foi o Centro de Iniciação Esportiva de Ilhéus, projeto desenvolvido pelo parlamentar em parceria com Aldo Rebelo, então ministro do Esporte, cuja obra tem valor de R$ 3.600.000, tendo o processo licitatório iniciado no final do ano passado, em novembro.

“Duas obras importantes, muito requisitadas na área do esporte, na época do Colo Colo no campeonato baiano, a requalificação do gramado do estádio Mário Pessoa, e a segunda, uma obra de grande envergadura para a prática do esporte em Ilhéus. O objetivo da visita é fazer o acompanhamento dessas duas obras”, declarou o deputado.

 

Bahiafarma obtém registro para produzir testes rápidos de diagnóstico de dengue

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

Foram publicados, na manhã desta segunda-feira (6), no Diário Oficial da União, os registros da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que autorizam o laboratório público da Bahia, a Bahiafarma, a produzir e distribuir testes rápidos para detecção de Dengue.

Com as autorizações, a Bahiafarma passa a ser o primeiro laboratório público brasileiro a poder fabricar dispositivos de diagnóstico rápido para a doença – e um dos únicos do mundo a ter registros em instituições reconhecidas para produção de testes rápidos das três arboviroses mais comuns (Dengue, Zika e Febre Chikungunya).
Os registros obtidos pela Bahiafarma são referentes a dois tipos de testes rápidos para diagnóstico da Dengue, um que detecta anticorpos produzidos por organismos infectados, o Dengue IgG / IgM, e um que reage com o antígeno NS1, o Dengue NS1. Desenvolvidos em parceria com o laboratório sul-coreano GenBody, ambos os dispositivos funcionam com uma pequena quantidade tanto de sangue quanto de soro ou plasma sanguíneo e fornecem os resultados em até 20 minutos.

:: LEIA MAIS »

Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical

Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical

 Sindicato dos Aposentados e Força Sindical realizam entrega oficial dos 3 carros sorteados no Ato de Protesto

 

Por Ricardo Flaitt / Imprensa Sindnapi – O Sindicato dos Aposentados e a Força Sindical realizam hoje, 6 de fevereiro, às 15 horas, em frente à sede nacional do Sindnapi, a entrega oficial dos 3 carros HB20 zero Km sorteados durante o evento, que reuniu 30 mil pessoas no centro de São Paulo.Os vencedores Rosilene Lopes Pereira (cupom nº 0431021), José Carlos Nunes (nº 0199685) e Flávia Gonçalvez dos Anjos (nº 0638687) receberão as chaves dos carros das mãos de Paulinho da Força, presidente da Central Força Sindical e Deputado Federal; Carlos Ortiz, presidente do Sindicato dos Aposentados; e João Inocentini, presidente licenciado do Sindnapi.

A cerimônia de entrega dos veículos acontecerá em frente à sede nacional do Sindicato dos Aposentados, que fica na rua do Carmo, 171, Centro, próximo ao Metrô Sé.

MOVIMENTO DE PEDESTRE E MOTOCICLISTA NAS VIAS PUBLICAS

Mobilidade Urbana refere-se as condições de deslocamento da população no espaço urbano das cidades. O termo refere-se ao transito de pedestres e de veículos através do transporte individual (carros, motos e outros) ou transporte coletivo (ônibus etc.). Essa mobilidade resulta na satisfação e conforto da população com menor tempo de deslocamento entre residência e local de trabalho, escola e outras atividades.

O ônibus é o meio de transporte mais eficiente pois transporta mais pessoas ocupando menor espaço de vias por passageiro transportado o carro na média transporta    menos passageiro ocupando mais espaço nessa situação são sugeridos o transporte com compartilhamento.
A moto é um equipamento que ocupa menos espaço tornando-se mais eficiente nessa situação de transporte.
“ Art. 57 do Código de Transito Brasileiro.

Os ciclomotores devem ser conduzidos pela direita da pista de rolamento, preferencialmente no centro da faixa mais à direita ou no bordo direito da pista sempre que não houver acostamento ou faixa própria a eles destinada, proibida a sua circulação nas vias de trânsito rápido e sobre as calçadas das vias urbanas.

Parágrafo único. Quando uma via comportar duas ou mais faixas de trânsito e a da direita for destinada ao uso exclusivo de outro tipo de veículo, os ciclomotores deverão circular pela faixa adjacente à da direita.

Observamos, parte dos motoqueiros não respeitam o CTB (Código de Transito Brasileiro) trafegando em velocidades incompatíveis das vias públicas, ultrapassagem perigosas, estacionando na frente e fundo de veículos, avanço de sinais, passando por cima das calçadas, circulando em zig zag, circulando próximo aos veículos batendo no retrovisor.

As faixas duplas de divisão de sentidos de trafego não são obedecidas pelos motociclistas levando a insegurança aos motoristas que circulem por essas vias.

Deve haver controle nas circulações dos veículos e motos para evitar transgressões do CTB.
Desejamos uma cidade organizada permitindo Mobilidade Urbana, com eficiência e segurança para seus Cidadãos.

Antonio Dantas. 05/Fevereiro/2017.

Que tenhamos uma ÓTIMA semana

318-imagens-de-bom-dia

Sarita tristinha

 

No GOTAS DE PAZ

SOLIDARIEDADE

Seminário em Ilhéus discute diretos humanos e relações de trabalho

Cartaz Sem Trab EscravoDebater com a sociedade e com instituições do poder público os direitos humanos nas relações de trabalho. Esse é o principal objetivo do seminário que acontece no próximo dia 6 de fevereiro a partir das 13h, no auditório Nacib, do Centro de Convenções de Ilhéus-BA, situado na Avenida Soares Lopes, Centro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local. O evento é promovido pela Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo na Bahia (Coetrae) e pelo Grupo de Articulação para Erradicação do Trabalho Escravo na Bahia (Gaete) e contará com três painéis voltados para discutir o combate ao trabalho escravo, o trabalho de jovens e crianças e à exploração sexual.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia é uma das instituições que apoiam o Seminário Direitos Humanos dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Sul da Bahia. O evento tem também a participação da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª região (Amatra5), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), da Polícia Militar da Bahia (PM), da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O público-alvo são conselheiros tutelares, policiais militares e federais, sindicalistas, trabalhadores e estudantes. A programação será aberta às 13h com o credenciamento dos participantes. Às 13h15 haverá uma mesa de abertura com a participação do secretário da SJDHDS, o advogado Carlos Martins. O tema Dignidade, Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas será abordado às 13h45, pelo coordenador da Coetrae, Admar Fontes Júnior; pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos da PRF, Marcus França e pelo delegado-chefe da Polícia Federal de Ilhéus, André Lavor.

Infância, Trabalho Infantil e Saúde do Trabalhador será discutido a partir da 15h pelo conselheiro tutelar e vice-presidente da Associação dos Conselheiros Tutelares da Bahia (ACTEBA), Sales Barbosa; pelo assessor jurídico da Contag, Carlos Eduardo Silva, e pela juíza do trabalho e diretora da Amatra5, Silvia Isabelle. Após uma pausa para o coffee break, às 16h35, o tema abordado será Liberdade, Exploração Sexual Comercial e Diversidade Sexual, com a capitã da Polícia Militar de Ilhéus Elane Myles e a jornalista do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca) Luciana Reis. O encerramento será às 18h.

 

No GOTAS DE PAZ / A DOR E SUAS LIÇÕES

Quando se passa por uma dor, seja ela física ou emocional, percebe-se que somos muito frágeis.  A dor quando chega sempre tem uma causa, geralmente provocada por nós mesmos. A dor não é causa, mas sim efeito de algo negativo na vida de alguém. A dor vem de sentimentos contrários ao bem. Pode vir de uma raiva, de ressentimento, de mágoa, de culpa ou remorso, por exemplo. Então quando estiver passando por uma dor, busque refletir nos acontecimentos de sua vida e de como reagiu diante de determinados fatos ou ocorrências. Nada acontece por acaso. Reveja sua forma de agir, de sentir e de pensar. Quem não guarda sentimentos negativos tem menos probabilidade de sentir dor. E ainda que a dor venha, porque nenhum de nós está livre, aquele que só guarda os sentimentos nobres, passará pela dor com paciência e serenidade e logo ela irá embora. Já aquele que se alimenta da amargura, além de não se curar, ainda poderá agravar a sua dor. Pense nisso!

https://www.gotasdepaz.com.br/a-dor-e-suas-licoes/

Carnaval Antecipado “Ilhéus Folia” vai de 17 a 19 de fevereiro

ilhéus folia - 2017Está confirmado o Carnaval Antecipado “Ilhéus Folia”, de 17 a 19 de fevereiro, no grande palco da alegria, a Avenida Soares Lopes. A festa, uma realização da Prefeitura de Ilhéus, conta com o patrocínio do Governo da Bahia, através da Bahiatursa. Entre as atrações, estão Timbalada, Patrulha do Samba, Lordão, Duas Medidas, Papazoni, Trio da Huanna, Babado Novo e A Vingadora.

O secretário municipal de Turismo, Roberto Lobão, informa que estão sendo feitos contatos para incluir o cantor Saulo Fernandes na programação do carnaval antecipado de Ilhéus. Ele enfatiza que a festa terá a participação de artistas regionais, que estão sendo selecionados a partir de credenciamento realizado através da Secretaria de Cultura.

“Embora o principal palco do evento seja a Avenida Soares Lopes, no centro da cidade, blocos tradicionais vão fazer a festa nos bairros Hernani Sá (Urbis), de 25 a 28 deste mês, no Teotônio Vilela recebe entre os dias 25 e 27 de fevereiro, e também no Pontal”, adianta Lobão.

O carnaval Ilhéus Folia 2017 contará com quatro trios elétricos, sendo dois da categoria especial, e três mini trios. Além da decoração do espaço, entre a Catedral de São Sebastião e o Cine Santa Clara, haverá infraestrutura com sanitários químicos, espaços para vendas de bebidas e comidas, camarote oficial, atendimento em saúde e o apoio de segurança das polícias civil e militar

Sutran promove campanha “Volta às Aulas” em Ilhéus

Cartilha de Trânsito - Foto SecomCom o objetivo de proporcionar um retorno mais tranquilo às aulas, a Prefeitura de Ilhéus, através da Superintendência de Transportes e Trânsito (Sutran), realizará nesta segunda-feira, 6 de fevereiro, a ação educativa “Volta às aulas”. A campanha ocorrerá em frente às escolas das redes pública e privada de ensino, no centro e nas zonas sul e norte da cidade.

De acordo com o chefe de Operações da Sutran, Clóvis Evangelista Júnior, neste período de retorno às aulas cresce bastante o número de pedestres circulando na cidade. Ele explica que a ação tem caráter de conscientização e visa evitar congestionamentos no horário de pico no trânsito. “Nossos agentes estarão nas ruas orientando os condutores de veículos automotores e distribuindo cartilhas educativas entre os estudantes”, ressalta.

Clóvis afirma ainda que, além disso, “estaremos orientando aos pais ou os responsáveis pelos estudantes para que estacionem seus veículos de forma correta, especialmente nas vias onde estão localizadas as escolas”. A campanha “Volta às aulas” conta também com a parceria da Polícia Militar e da 13ª Ciretran.

Cartilha – A cartilha “Um dia no trânsito”, produzida pelo Núcleo de Educação para o Trânsito, da própria Sutran, será distribuída entre alunos das instituições de ensino de Ilhéus. Através de desenhos, brincadeiras e sinais, as crianças aprendem normas de conduta no trânsito, significado de sinais e outras orientações.





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia