CAPA R2C_2601_08f
Moradores recebem mutirão do Nova Califórnia com alegria
Blitz Educativa orienta condutor para o trânsito seguro em Itabuna

***

Moradores recebem mutirão do Nova Califórnia com alegria

Moradores do Bairro Nova Califórnia, na zona norte, receberam com alegria a equipe da Prefeitura de Itabuna, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), neste sábado, 26, para o mutirão de limpeza, prevenção e combate a dengue. O evento mobilizou dezenas de pessoas, entre funcionários municipais de diversos setores, agentes comunitários de saúde e de endemias e voluntários, inclusive moradores do Bairro Fonseca, na zona sul, por onde se iniciou, na semana passada, a programação de mutirões.
No Nova Califórnia o mutirão contou com escavadeira, retroescavadeira, cinco caçambas, patrol e rolo compactador que abriram ruas e espalharam cascalho na rua principal, permitindo a volta da circulação dos ônibus do sistema de transporte ao bairro e facilitando a vida de moradores que tinham dificuldades em chegar em casa pela grande quantidade de valetas e buracos. A dona de casa Edna Oliveira, residente na Rua B, deu forte abraço no secretário Marcos Monteiro depois do serviço, já que sua filha agora poderá desembarcar na porta de casa ao retornar do hospital onde faz tratamento médico.
Diante do abandono a que o bairro esteve relegado, os serviços de coleta de lixo e entulhos, capina, poda de árvore e substituição de lâmpadas, foram iniciados na sexta-feira, 25, com cerca de 40 profissionais. Para o barbeiro Francisco Rosa, 72 anos, no bairro há muitas necessidades, mas o esgoto entupido em algumas ruas e o canal onde deságua cheio de lixo eram as maiores.“Cansei de recolher colchões velhos, carcaças de aparelhos de tv e outros objetos ali atirados pelos próprios moradores. Tomara que com este trabalho as coisas melhorem”, disse, se referindo a ação das equipes da Emasa.
A mesma opinião tem Maria de Jesus, 55 anos, dona de casa, que já não suportava mais a fedentina e o descaso do poder público. “O esgoto corre na minha porta. Deus ajude que o prefeito Vane faça redes de esgotamento sanitário e pavimente pelo menos a rua principal do bairro para que a nossa vida melhore”, afirmou, acrescentando que sua casa não é servida por rede de água tratada, já que a água que consome diariamente é fornecida pelos seus vizinhos. “É bom ver que o novo prefeito está preocupado com os problemas dos mais necessitados, com a nossa saúde. Deus o abençoe”, recomendou.
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Marcos Monteiro, fez uma avaliação positiva do mutirão no Nova Califórnia pelo envolvimento dos voluntários, comerciantes e do líder comunitário do bairro. Segundo explicou os mutirões visam conscientizar a comunidade sobre a dengue que está sendo enfrentada com firmeza em Itabuna pela atual gestão. “É compromisso do prefeito Vane atender todas as comunidades. Por isso estamos fazendo esse trabalho de coletar lixo, entulho, o pessoal de combate a dengue visitando casas e entregando panfletos. Só vamos conseguir reduzir os índices de infestação quando as comunidades dos bairros estiverem trabalhando na prevenção junto com a prefeitura”.
O líder comunitário e presidente da Associação dos Moradores do Bairro Nova Califórnia, Sandoval Pereira da Silva, declarou que o mutirão da Prefeitura chegou em boa hora, já que as obras na rede de esgoto haviam sido paralisadas em outubro do ano passado pela Emasa. “Gostaria de agradecer aos comerciantes do bairro que deram uma ajuda para o café da manhã e ao prefeito Vane por sua determinação de atuar nos bairros periféricos. Essa ação é muito boa e agradou os moradores, principalmente o recolhimento de lixo e entulhos, a roçagem e a abertura e melhoria das ruas. Agora vamos fazer um trabalho com os moradores para que contribuam não jogando lixo em qualquer lugar afirmou.

Blitz Educativa orienta condutor para o trânsito seguro em Itabuna

Com ações entre 9 e 11 e 15 e 18 horas em frente à Policlínica Dois de Julho, no centro de Itabuna, a secretaria municipal de Transportes e Trânsito (Settran) inicia nesta segunda-feira, 28, o programa Blitz Educativa. Na oportunidade, agentes de trânsito e técnicos da Settran vão atuar orientando sobre a exigência do uso do cinto de segurança e do capacete para condutores e ocupantes de veículos automotivos e de motos, sob a coordenação do secretário Clodovil Soares.

A partir do dia 6 de fevereiro, segundo o secretário, as ações educativas serão intensificadas também com a fiscalização ostensiva no trânsito. “As pessoas que forem identificadas cometendo tais infrações serão encaminhadas para assistir uma palestra educativa na sede da Settran, onde novamente enfatizaremos a necessidade do cumprimento da legislação”, afirma Soares.

As blitze serão embrião das ações que a Settran vai programar visando a educação para o trânsito. Num segundo momento, o trabalho estará focado no respeito à faixa de pedestres e ao uso da cadeirinha. O secretário adianta que, após a intensificação das ações educativas e de fiscalização, os agentes de trânsito serão orientados para a aplicação das multas previstas na legislação quando forem identificados condutores reincidentes nas infrações.
______________________
Prefeitura de Itabuna
Departamento de Comunicação Social
Fotos: Wilson Oliveira