Com a presença de 350 agricultores familiares, a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), realizou este fim de semana, no Auditório da Câmara Municipal de Itamaraju, no Extremo Sul do estado, Audiência Pública com o objetivo de apresentar os programas e as ações da CAR aos agricultores familiares, receber solicitações de novos projetos e assinar convênios e termos de compromisso com entidades da região.

O evento foi acompanhado pelo titular da Sedir, Wilson Brito, pela chefe de gabinete da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Fábia Reis, e por vários técnicos da CAR. Estiveram presentes também representantes de associações, cooperativas, Movimentos Sociais, coordenações dos Territórios de Identidade Costa das Baleias e Extremo Sul, Ceplac, EBDA, Banco do Nordeste, Incra, 43ª Companhia da Polícia Militar, Sebrae, OAB e Fetraf, entre outros.

De acordo com o chefe do Escritório Regional da CAR em Itabuna, João Neto, a audiência é realizada em um momento importante, quando a CAR está completando 30 anos. “A finalidade desse evento é estreitar os laços dessa relação com os agricultores familiares dessa região, apresentando as ações da empresa, assinando convênios e recebendo novas solicitações”, disse.

Foram apresentadas ações da CAR realizadas no âmbito de programas como o Produzir e Vida Melhor, que possuem vários projetos em execução na região. Entre eles, a Fábrica de Laticínios de Coaraci, inaugurada este mês, já beneficiando diretamente 300 famílias de produtores, além de outras ações que potencializam e agregam valor aos produtos da agricultura familiar.

Para Wilson Brito, essa é a oportunidade de evidenciar a importância das ações da Sedir e da CAR para as comunidades rurais, além de apresentar o trabalho realizado de forma transversal com outras secretarias e órgãos do governo estadual, que vêm promovendo o desenvolvimento em todo o estado. “A Sedir está aberta para receber os pleitos que sejam de necessidades das comunidades. Queremos entregar equipamentos e obras em todos os municípios da Bahia, para transformar a vida das famílias que mais necessitam”, ressaltou.

Convênios

Durante o encontro, foram assinados convênios para a implantação de uma Casa de Mel com a Associação dos Pequenos Produtores de Mel de Itamaraju e construção de 37 sanitários residenciais com a Associação de Mulheres Voluntárias de Jucuruçu, além do recebimento de novas solicitações. Foi entregue ainda um projeto de Mecanização Agrícola para a Associação dos Pequenos Produtores de Bela Vista de Tururim, em Itamaraju, com trator e implementos agrícolas para dinamizar a produção.

A Sedir/CAR assinou ainda termos de compromisso para futuros convênios com as associações dos Pequenos Produtores do Córrego do Jacaré para a entrega de 1 trator com equipamentos, e dos Pequenos Produtores dos Assentamentos Pau Brasil, Cruz do Ouro e Pedra Bonita, de Itamaraju, para a entrega de uma unidade de múltiplo uso – cozinha industrial e despolpadeira – que beneficiará 300 famílias em Itamaraju.

A iniciativa foi organizada pelo Escritório Regional da CAR em Itabuna, que atende 45 municípios do Sul e Extremo Sul do estado e atua em projetos que abrangem o fortalecimento das cadeias produtivas da bovinocultura de leite, caprino e ovinocultura, apicultura, mandiocultura e fruticultura, além da construção de cisternas, pontes, sanitários residenciais e mecanização agrícola, entre outros.

Estiveram presentes também prefeitos e vereadores dos municípios de Itanhém, Prado, Teixeira de Freitas, Caravelas, Itamaraju, Mucuri e Jucuruçu, além de secretários municipais de Alcobaça e Porto Seguro.