Nada melhor do que um papo de rua para saber das alegrias e tristezas de um povo. E com os moradores de uma comunidade que sempre viveu em extrema riqueza de solidariedade e amor por sua cidade, no caso Ilhéus, nos dá uma ideia como as forças contrabalançam as dificuldades, e nem sempre se chega com lugar algum. E quando se escolhem mal seus representantes, aqueles que viram às costas e demonstram que não existe nenhum compromisso com essa Terra, notadamente, sem firmeza de propósitos em buscar transparências naquilo que chamamos de responsabilidade administrativa e política, verificamos quantos anos de trabalhos perdidos.

Conversando com o nosso povo de “Ilhéus”, ouvimos vários lamentos de heranças malditas de políticos que só deixaram rastros de destruições. E nessa lamentável reflexão nos foi relatado que a qualquer momento estaremos muito longe de receber de volta a qualidade de “Princesa do Sul”, que a nossa majestosa cidade sempre ostentou em todos cenários do mundo em que vivemos.

Buscando os grandes empreendimentos públicos que foram criados com a força política para trazer desenvolvimentos para Ilhéus e sua população, criando novos empregos e com uma boa visão econômica, perdemos de muitos investimentos, e hoje só restam vagas lembranças.

Por exemplo: Os serviços prestados pelo Fórum Epaminondas Berbert de Castro, foram privatizados e tem muitas pessoas indignadas pelo alto custo e regado serviço. O reconhecimento de firma ficou complicado no seu atendimento. Há muitos anos a Brasil Gás, Petrobrás, Tiro de Guerra, Telemar (OI), Receita Federal, tem suas ações ligadas com liberações de maior importância na cidade de Itabuna. O Moinho instalado próximo ao Porto foi bom enquanto durou, tomou doril e sumiu!

Aproximam-se as eleições e resta pedir aos nossos eleitores que tirem suas conclusões. Vejam que na verdade, não é que inexistam esses Órgãos em nossa cidade, mas muitas coisas são resolvidas na vizinha cidade, até existem comentários com um ar de gozação, que são serviços muito bem organizados. Isso nos foi dito por um ilheense revoltado, dizendo até que no futuro teme a possibilidade da triste surpresa de acontecer: “Ilhéus – Distrito de Itabuna”, tudo em face das coisas que estão desaparecendo daqui.

Se tudo isso está acontecendo, o que podemos fazer para saber quais foram os autores dessas nefastas maldades e quais políticos que provocaram esses estranhos acontecimentos? Cabem a todos os munícipes que gozam de direitos e deveres, aqueles que gostam de Ilhéus e querem o surgimento de uma mudança radical nas ações sociais e políticas, escolherem seus representantes não olhando partidos políticos. Só poderá acontecer fazendo uma escolha digna, esperando ver a sua cidade mudar de caminho e viver nova realidade.

Tem políticos caçando votos, com uma turma subindo e descendo morros, vão se instalar empencados em palanques com os dedinhos em forma “V”; vão prometer nos programas gratuitos da rede de TV tudo que puder para enganar mais uma vez; nas entrevistas das rádios locais estão à disposição de todos, continuarão distribuindo anúncio escrito em matérias muitas vezes pagas de jornais, espalhando propagandas impressas, seja lá qual for para dizer que seus projetos tiveram enormes repercussões no desenvolvimento da nossa cidade, e se continuar no poder vai continuar trabalhando!

Vemos eleitores muito desanimados, se culpam e atribuem a responsabilidade pela situação da comunidade em que vive e seu País, ao próprio eleitor que não sabe escolher seus representantes: “A culpa é nossa (do povo). Cada cachorro tem o osso que merece”. Pensem nisso!

Eduardo Afonso – 73 8844-9147 – Ilhéus-Bahia