Após iniciar regularização da coleta de lixo, mutirão inclui novos serviços

CAPA

Iniciado na manhã de quarta-feira (2), com a regularização do sistema de coleta domiciliar de lixo, trabalho que já beneficia cerca de 80% da cidade, o mutirão emergencial deflagrado pela Prefeitura Municipal passa agora a incluir outros serviços. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Isaac Albagli, neste primeiro momento, os esforços encontram-se concentrados nas áreas centrais de Ilhéus e incluem varrição, capinagem, roçagem, retirada de entulhos e raspagem e pintura de meios-fios.

Com a participação de servidores públicos e trabalhadores contratados em regime emergencial, o mutirão de serviços prioriza os eixos principais da cidade (cerca de 57 quilômetros de vias), englobando praças, jardins e rótulas. Segundo Isaac Albagli, em linhas gerais, a proposta do governo municipal é remover, de forma emergencial, os detritos acumulados em vários pontos da cidade com o objetivo de recuperar a sensação de bem estar da população e dos turistas que visitam o município na alta estação.

Apesar do volume de serviços ser muito grande, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano afirma que a população já está sentindo os primeiros efeitos positivos da intervenção. Para o pleno cumprimento dos objetivos iniciais traçados pelo governo municipal, Isaac Albagli solicita mais uma vez o apoio e a compreensão de ilheenses e visitantes. “A exemplo do que vem repetindo o prefeito Jabes Ribeiro, a parceria com a população e com os segmentos organizados é fundamental para que nós, unidos, recoloquemos a nossa cidade no lugar em que ela merece”.

Outra parceria importante destacada por Isaac Albagli, visando a execução do mutirão de serviços, é o apoio de empresas privadas, como, por exemplo, a Bahia Mineração (Bamin), que está participando, cedendo caçambas e carregadeiras. O secretário informa ainda que, já durante o mutirão, previsto para durar 30 dias, as equipes municipais ficarão encarregadas pelo trabalho de manutenção dos locais beneficiados e pela identificação de pontos eventualmente não atingidos.

Conscientização – Uma campanha que visa à conscientização ambiental, com o conseqüente fortalecimento da parceria com a sociedade civil, é outra proposta anunciada pelo secretário de Desenvolvimento Urbano. Segundo Isaac, em breve serão divulgados os horários de coleta, com o objetivo de que o lixo não fique exposto nas vias públicas por muito tempo. Outra medida importante será a efetivação da coleta seletiva, que deverá ocorrer após a conclusão dos estudos preparatórios.


Secretaria de Comunicação Social
Fotos Gidelzo Silva