CAPA
Prefeito Vane comemora o inicio das obras da barragem do Colônia
Vane decreta situação de emergência em Itabuna
Vane garante respeito e valorização da Guarda Municipal
Vane quer melhores condições para os ambulantes da Praça Adami

***

Prefeito Vane comemora o inicio das obras da barragem do Colônia

O prefeito de Itabuna, Claudevane Moreira Leite (Vane do Renascer), comemora a visita do governador Jaques Wagner às 10 horas de terça-feira, 8, no Centro de Cultura Adonias Filho, para assinar a Ordem de Serviço de construção da barragem do Rio Colônia. A obra será executada em prazo máximo de 18 meses pela Construtora Andrade Galvão, a um custo previsto de R$ 70,9 milhões para resolver o problema abastecimento de água do município pelos próximos 50 anos.
A principal obra de saneamento do Governo do Estado vai regular o fluxo de água nos períodos de cheias do rio diminuindo riscos de alagamento e diluir a poluição do Rio Cachoeira. Além disso, vai praticamente dobrar a capacidade de captação e distribuição de água em Itabuna para até 1.500 litros por segundo.
A barragem do Rio Colônia vai alagar área 1.621 hectares nos municípios de Itapé e Itaju do Colônia e armazenar até 62 milhões 670 mil litros de água, equivalentes a 62..670 de metros cúbicos. A vazão será de 1.405 litros por segundo, segundo o projeto do governo baiano, que será executado com recursos do Governo Federal.
Atualmente, a água que abastece Itabuna é captada no Rio Almada, Distrito de Rio do Braço, Ilhéus. Outra parte da cidade é suprida com água captada do Rio Cachoeira, por meio da estação de bombeamento em Nova Ferradas.

Vane decreta situação de emergência em Itabuna

Diante do caos em diversos setores da administração municipal de Itabuna, o prefeito Claudevane Moreira Leite, (Vane do Renascer) decretou situação de emergência por um período de 90 dias. No decreto, de número 10.081, considera a necessidade de manter os serviços essenciais funcionando, como a limpeza pública, a iluminação e setores da Educação e da Saúde, com destaque para esta última, onde a emergência está mais revelada.
Em entrevista ao apresentador Tom Ribeiro, do programa Alerta Total (TV Cabrália), o prefeito de Itabuna lamentou o estado em que encontrou o Hospital de Base e as unidades básicas de saúde. Muitos postos de saúde foram fechados há meses para reforma e outros vinham funcionando sem oferecer as mínimas condições, com ar condicionado danificado, mesas e cadeiras quebradas.
No maior hospital público do sul da Bahia a realidade não era diferente. Faltava tudo: gaze, esparadrapo, forro de cama, medicamentos básicos, papel higiênico, receituários e até móveis. Foram encontradas camas e cadeiras quebradas e armários danificados e diversos equipamentos sem condição de uso. Também foi notada a ausência de um grande número de profissionais, principalmente médicos e assistentes.

Remédios

Vane destacou que um levantamento realizado mostrou que as condições de funcionamento do Hospital de Base eram precárias. “Foi encontrada uma situação muito ruim, preocupante. Por isso, decretamos a emergência, para poder comprar medicamentos e material hospitalar com urgência, caso contrário, estaríamos colocando em risco a vida de centenas de vidas”,
Foi verificado também que o governo anterior fechou unidades de saúde para reforma, mas não ofereceu outro local para que a população buscasse atendimento básico. “Esse tipo de coisa não vai mais ocorrer. Os moradores, principalmente, os mais necessitados, não podem ser penalizados de tal maneira”, assegurou o prefeito de Itabuna.

Vane garante respeito e valorização da Guarda Municipal

Havia expectativa sobre como seriam os serviços da Guarda Civil Municipal no novo governo. Sensível à questão, o prefeito de Itabuna, Claudevane Moreira Leite (Vane do Renascer), reuniu-se esta semana com os guardas municipais e garantiu que os servidores serão respeitados, e acabou sendo muito aplaudido.

Vane lembrou queintenção é criar uma Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transporte. “Queremos valorizar a Guarda não só na questão salarial, mas equipá-la e dar condições de trabalho, porque nós queremos uma Guarda operante na cidade tanto na área patrimonial quanto na área preventiva. Quero uma Guarda que faça prevenção, que esteja no centro da cidade e nos conjuntos habitacionais Minha Casa Minha Vida”, disse repetindo tema de sua campanha.

O prefeito pediu união entre os integrantes da Guarda, afirmando que uma regra foi firmada com o secretariado: “Além de ser uma equipe, um time, temos que ser uma família. Quando existe união, as melhorias acontecem em todas as áreas”, lembrou Vane, que determinou estudos à Secretaria de Administração para melhorar as condições de trabalho e promover incentivos à Guarda, além de avaliar a instalação de serviço de vídeomonitoramento como forma de prevenir a violência.

Segundo o prefeito, 60% dos roubos que acontecem em Itabuna são no centro da cidade, tendo as mulheres como as maiores vítimas, já que falta o trabalho de prevenção. “Nós temos que atuar forte. Quero que vocês sejam a Guarda que Itabuna precisa nas escolas e nos módulos, preparada para falar sobre drogas e fazer a prevenção”, explicou Vane, ressalvando que, embora a Guarda Municipal não possa fazer policiamento e patrulhas ostensivas, a presença dela nos locais públicos além de inibir a ação dos bandidos vai oferecer mais tranquilidade à população. Na reunião com a Guarda Municipal, ocorrida no segundo dia de governo, na Vila Olímpica, Vane estava acompanhado da secretária de Administração, Mariana Alcântara, e dos vereadores César Brandão, Jairo Araújo, Glebão e Valéria Moraes.

Vane quer melhores condições para os ambulantes da Praça Adami

Assegurar aos trabalhadores do comércio informal um espaço digno onde possam atuar com um mínimo possível de segurança e conforto. Este foi o assunto de uma reunião do prefeito de Itabuna, Claudevane Leite (Vane do Renascer) com os representantes da Associação dos Camelôs da Praça Adami e Transversais, na quinta-feira (3). Além de tratar da situação da categoria, o encontro iniciou a discussão do projeto para realocação das barracas.
A iniciativa de reunir os ambulantes logo nos primeiros dias do governo reflete a preocupação social do prefeito Vane, que leva em consideração as reclamações da população e da visível situação dos comerciantes que já mudaram para mais de cinco lugares em gestões passadas.
De acordo com Márcio da Silva, presidente da Associação, os comerciantes ocupam a praça não por falta de opção, mas por falta de gestão e boa vontade para que se fizesse alguma coisa pelo comércio informal de Itabuna. “Hoje o prefeito deu boas idéias e eu vou levar as propostas aos camelôs para chegarmos a uma definição” disse. Márcio ressaltou que os ambulantes demonstram interesse em sair da Praça, visto que não há uma estrutura adequada e dividem o espaço com as vagas para estacionamento de veículos. “A reunião foi produtiva, a proposta do prefeito foi muito boa e se for viável para todos, a gente vai aceitar” declarou o presidente.
O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, José Humberto Ramos Martins avaliou como bastante positivo o encontro com os camelôs. “Eles saíram satisfeitos com a proposta que o prefeito apresentou. Tendo em vista que, além de priorizar melhores condições de trabalho para a categoria, faz parte das políticas públicas que serão postas em prática por esse governo, visando a geração de emprego e renda para a população”, disse.
O secretário adiantou que, além de determinar a alocação dos ambulantes em um ambiente digno, o prefeito Vane do Renascer garantiu apoio logístico, facilitação na busca de crédito e qualificação. Martins lembrou que somente os associados cadastrados serão contemplados nos novos projetos, que serão anunciados futuramente. José Humberto apontou como fator preponderante para a consolidação de tais projetos a união e organização da categoria.
____________________________________

Prefeitura de Itabuna
Departamento de Comunicação Social
Fotos by Pedro Augusto e Gabriel de Oliveira