O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, recebeu, em seu gabinete no Palácio Paranaguá, na tarde desta quinta-feira, 24, a visita do ministro dos Transportes Paulo Sérgio Passos, quando foram discutidos aspectos referentes à Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL) e a duplicação da BR 415 (Ilhéus-Itabuna). Do encontro, participaram ainda o presidente da Valec, Josias de Souza Sampaio, e dos secretários executivos do ministério, Miguel Masela, e do Programa de Aceleração do Crescimento, do Ministério do Planejamento, além dos secretários municipais de Desenvolvimento Issac Albagli, e do Planejamento, Joaquim Bastos.

Prefeito Jabes Ribeiro recebe o Ministro dos Transportes Paulo Sérgio Passos - Foto Alfredo FIlho - Secom-PMIlhéus

Prefeito Jabes Ribeiro recebe o Ministro dos Transportes Paulo Sérgio Passos – Foto Alfredo FIlho – Secom-PMIlhéus


Embora a visita tenha sido de cortesia, Jabes Ribeiro afirmou que a conversa com o ministro foi bastante proveitosa e que trouxe novas esperanças e perspectivas à região. “O importante é que podemos perceber o empenho do governo Federal e do ministério em agilizar os projetos desenvolvimentistas para a nossa região”,destacou o prefeito.

O ministro Sérgio Passos destacou que os estudos sobre a duplicação da BR 415 estão avançados. “Estamos trabalhando para criar condições de iniciarmos o mais rápido possível a duplicação da rodovia Ilhéus-Itabuna”, comentou. Com relação à FIOL, Passos disse que os quatro lotes devem estar concluídos em 2015. “Há fortes indicativos de que entregaremos esta obra no tempo previsto; já vencemos grandes obstáculos, como as desapropriações, questões ambientais e concluímos o projeto Executivo. Tudo isso permite acreditar que as obras vão andar em um ritmo mais acelerado”, atestou.

Antes da visita ao prefeito Jabes Ribeiro, Passos participou de uma reunião de trabalho na sede da Associação Comercial de Ilhéus, onde foi discutido com representantes das empresas da obra o andamento da FIOL.“A reunião foi bastante proveitosa, pudemos fazer uma avaliação da obra, discutir tendências e desafios e apontar os resultados obtidos até agora”, explicou o ministro dos Transportes.