CAPA R2CPRESS 06 F
Prefeitura de Itabuna atende reivindicações dos moradores da Roça do Povo
NOTA
Renovação de Alvará pode ser feita até dia 8/02
Fundação Marimbeta reformará todas as suas unidades
Blitze educativas orientam mais de 1400 pessoas em três dias
Prefeitura determina regularização da coleta de lixo em Itabuna

***

Prefeitura de Itabuna atende reivindicações dos moradores da Roça do Povo

Atendendo a reinvindicação dos moradores da Roça do Povo, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Sedur, começou nesta quinta-feira, 31, os trabalhos de terraplanagem da localidade.
De acordo com os líderes do movimento, os moradores estão cansados, pois há anos, não conseguem a atenção do poder público municipal, e por esse motivo resolveram fechar a estrada, como forma de sensibilizar a atual administração sobre o descaso o qual estavam submetidos.
Em menos de 24 horas, a Sedur tomou as providências necessárias, enviando máquinas, fazendo a patrolagem, além da alocação de cascalho, maior exigência dos moradores, e compactação para que assim os ônibus e veículos de pequeno porte voltassem a circular.
Os moradores parabenizaram a eficiência do novo governo, que em pouco tempo, deu inicio as atividades, o que não acontecia no passado. “A outra gestão só deixou buracos, nós fizemos diversos protestos, e nunca resolveram, depois de uma semana apareciam aqui, e com muito custo passavam a máquina e só”, reclamou Jane Nascimento, de 27 anos. Mesma opinião tem Maria do Carmo Cruz, de 54 anos que foi contra o protesto, mas estava feliz com a atuação da prefeitura. “Melhorou bastante, a prefeitura está de parabéns, em pouco tempo já estão mostrando serviço”, enfatizou.
Carlos Pereira, 56 anos, comerciante da localidade, fez questão de dizer que foi a favor do protesto, mas não esperava ação tão rápida do Município, e lembrou que a antiga gestão não fez o que esta fez em 30 dias. “A antiga gestão passou quatro anos, e o pouco que fez, tínhamos que colaborar com diesel, e gorjeta, mas esta em menos de um mês já fez mais, e não precisamos colaborar com nada”, disse.
Para o Secretário de Desenvolvimento Urbano Marcos Monteiro, as manifestações são importantes, mas desde quando sejam pacíficas, e associou a rápida ação da secretaria a determinação do prefeito Claudevane Leite em atender os anseios da população de forma rápida e eficiente.

NOTA
Renovação de Alvará pode ser feita até dia 8/02

A Secretaria da Fazenda de Itabuna informa que em razão da greve de dois dias dos servidores, encerrada hoje, o prazo para requerer ou renovar o alvará de funcionamento foi prorrogado até o próximo dia 8 de fevereiro.

A Sefaz informa ainda que, também em função da greve, o setor de Tributos atenderá ao público nesta quinta e sexta-feira até 14 horas, excepcionalmente. Na segunda-feira, 4, a repartição volta a atender ao público no horário habitual entre 8 e 16 horas.

Fundação Marimbeta reformará todas as suas unidades

As cinco unidades da Fundação Marimbeta – Sítios da Integração da Criança e do Adolescente passarão por obras e serviços de reformas em sua estrutura física antes do inicio do ano letivo, programado para março. Segundo o presidente da entidade, José Teles da Silva Junior, uma primeira vistoria constatou diversos problemas que poderiam comprometer a segurança de alunos e funcionários.
Junior Teles destacou que entre os serviços a serem executados está a construção de cerca de proteção e reposição do telhado, principalmente na unidade V, localizado no Bairro de Nova Ferradas. Nos demais unidades serão realizados consertos nas instalações hidráulicas e elétrica e pintura nas partes internas e externa dos prédios.
O presidente da Fundação falou sobre a importância de reativar a unidade IV, na estrada Itabuna – Mutuns que está desativada desde julho de 2011. “É inadmissível que um trabalho social desta importância esteja abandonado, deixando de atender cerca de 300 crianças que vivem em situação de risco em bairros no entorno das unidades da Fundação”, lamentou Junior Teles
Junior Teles lembrou que uma das maiores preocupações do prefeito Vane é com a questão do social, principalmente envolvendo crianças e adolescentes, e por isso tem que ser priorizada. Na Fundação Marimbeta, além da continuidade dos projetos – que considera de excelente qualidade e de fundamental importância para inclusão social -, o presidente pretende ampliar o número de cursos com novas oficinas profissionalizantes.

Blitze educativas orientam mais de 1400 pessoas em três dias

Nada menos do que 720 notificações foram aplicadas a condutores de veículos e de motos, flagrados sem o cinto de segurança e capacetes sem viseira ou sem óculos de proteção durante a 1ª Blitz Educativa de Trânsito, que se encerra nesta sexta-feira, 1°, em Itabuna. Mais de 1400 pessoas foram abordadas em apenas três dias da blitz que está sendo realizada pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito (Setran).
De acordo com balanço parcial da Settran, a maior parte das notificações foi para os motoristas que trafegavam sem cinto de segurança. Motoristas e motociclistas notificados pelos agentes foram orientados a participar de encontro educativo programado para os dias 4, 5 e 6, no Sest/Senat. O não comparecimento em qualquer um dos turnos transformará a ação educativa em punição.
A blitz educativa teve início na segunda-feira passada, já tendo sido realizada no centro da cidade, nas avenidas Juracy Magalhães (Bairro de Fátima) e José Soares Pinheiro, Bairro Califórnia e nesta sexta-feira, 1°, na Avenida Princesa Isabel, no São Caetano. Entre os objetivos visa orientar os condutores sobre a importância do uso de equipamentos de segurança “para um trânsito tranqüilo e a própria segurança de todos”, conforme frisou o secretário de Transporte e Trânsito de Itabuna, Clodovil Moreira Soares, além de estabelecer maior interação do poder público com a população.
O secretário lembra que é obrigação do poder público orientar, fiscalizar e garantir a segurança no trânsito e da comunidade, e assegurar, por meio de campanhas educativas, que as leis do trânsito sejam cumpridas, sob o risco de punição para os infratores, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro.
Clodovil Soares adiantou que as ações educativas promovidas pela Settran culminarão com uma discussão mais ampla sobre o trânsito de Itabuna durante o 1º. Fórum de Transporte e Trânsito que será realizado no mês de março, que terá como tema “Mobilidade Urbana e Qualidade de Vida” e será aberto à população.

Prefeitura determina regularização da coleta de lixo em Itabuna

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano – Sedur, determinou à empresa Marquise a regularização da coleta de lixo domiciliar na zona urbana até a noite desta quinta-feira. A empresa deixou de fazer o trabalho durante esta quinta-feira, com prejuízo para a população e obrigando a prefeitura a fazer o serviço emergencialmente, com caçambas e pá carregadeira, que recolheram grande quantidade de lixo acumulado em praças. avenidas e ruas centrais da cidade.
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Marcos Monteiro, lamentou a falta de parceria da Marquise e questionou a justificativa utilizada para suspender a coleta, alegando falta de espaço para descarga do lixo pelos compactadores, causada, segundo a empresa, pela retirada de um trator da Prefeitura utilizado no manejo do material depositado diariamente no lixão. Marcos Monteiro disse que o equipamento foi retirado por pouco tempo para atender uma emergência, mas retornou ao lixão às 5 horas da manhã, sem comprometer a rotina dos serviços.
Hoje o secretário reuniu-se com o gerente da Marquise, Wagner Pinheiro, e com o supervisor de operações Paulo Jorge de Souza, quando reiterou a determinação de regularização da coleta e cobrou mais interação da empresa com a Prefeitura e mais cuidado com a cidade. Marcos Monteiro disse que um fiscal vai acompanhar o trabalho diário de abertura de espaços e compactação no lixão para que os serviços de coleta domiciliar não tenham descontinuidade.

______________________________
Prefeitura Municipal de Itabuna
Departamento de Comunicação Social
Fotos: Gabriel de Oliveira e Pedro Augusto