ESTAMOS PERDENDO O COMBATE?
Domingo, tempo nublado, as pessoas comprando flores, os restaurantes se preparando, todos com o intuito de curtir este dia dedicado às Mães.
Infelizmente não pude comemorar com minha eterna mãe, o nosso Deus lhe fez um convite irrecusável e ela aceitou como uma boa discípula.
Então sai por aí para olhar o centro da minha sofrida cidade.
Não poderia ter tido pior idéia, pois o que vi deixou-me muito assustado, LIXO para todos os lados, um verdadeiro vexame.
Será que estamos perdendo o combate para o lixo? A sua produção aumentou? A população tem participação no problema? Está carente de educação? A coleta não está sendo feita com regularidade? Os comerciantes não estão colaborando? O que realmente está acontecendo?
A verdade nua e crua é que o grave problema existe e já vem de longo tempo e o poder público ainda não encontrou uma maneira de amenizar este triste quadro.
Ao lado da delegacia de polícia o lixo já estava tomando meia pista; ao longo da Avenida Soares Lopes, a varrição foi feita, mas os sacos não foram recolhidos; no cemitério é aquele lixão já famoso; na Rua do Café idêntica situação; na Avenida Dois de Julho, Rua da Linha, o que se via era os montes de lixo.
Algo tem que ser feito, não tenho a menor dúvida, não é possível conviver com este caos que aumenta a cada dia.
Acredito que o setor da prefeitura responsável pela coleta de lixo deve fazer uma análise profunda do caso e adotar medidas urgentes.
A população tem sua culpa, claro que tem, principalmente quando não vê a presença da prefeitura nas ruas coletando, fiscalizando, proibindo, agindo com o rigor da lei, enfim, tomando atitudes que visem tornar a cidade mais aprazível e com menos lixo.
Se o centro da cidade estava desse jeito, imagine os nossos bairros, as periferias, lamentável sob todos os aspectos.
Tinha feito um pacto comigo mesmo de não emitir críticas ou cobranças ao atual alcaide, em vista principalmente do curto espaço de tempo da sua nova gestão à frente da cidade, mas estou começando a ficar inquieto com o que tenho visto, portanto, nada mais justo que comecemos a ver a cidade com os olhos de cidadão consciente e participativo.
A prefeitura não pode e nem deve pensar que está perdendo o combate contra o lixo, a reação tem que vir de imediato, é algo que incomoda qualquer gestão pública e complica o mandato do responsável pela sua administração.
LIXO: Limpou+arrumou+retirou = serviço completo.
ZÉCARLOSJUNIOR