Mais Setenta para Ruy Ajallah do Carmo Póvoas
por Guilherme Albagli
Entre os preciosos presentes que Ilhéus concedeu a Itabuna, por certo está o Prof. Ruy do Carmo Póvoas, filho de tradicional família do Pontal de São João, jovem que muito cedo, ainda, assume o seu papel de homem sábio, sério, devotado ao estudo da língua lusitana e das tradições afro-brasileiras.Preocupadas com o nível do português dos seus filhos, algumas mães de calouros do IME, nos meados dos anos de 1960, mandaram seus filhos às aulas particulares do jovem e renomado professor já conhecido como “uma sumidade”. Participei desta turma e, embora não me recorde bem dos conteúdos ensinados, lembro-me da sua coleção de recortes de notícias e artigos de jornais e revistas sobre o candomblé. Ficou, então, realmente surpreendido em ver um adolescente da outra banda do rio saber a diferença entre Xangô, Oxóssi, Ogum e Exú.
Embora seríssimo e solene na sua postura professoral, o jovem mestre mostrava uma mentalidade aberta, em certo sentido: um dia, sua mãe, muito aflita pois uma agregada dera uma escapulida noturna para cumprir aquele primeiro mandamento, o filho retrucou: “Ora, minha mãe, ela é mulher e tem o direito de namorar…” A mãe do futuro sacerdote afro já o ouvia e o acatava, como fazem hoje as muitas ialorixás do seu terreiro grapiúna.
Livros, artigos, cursos, revistas, palestras, canções e conselhos veiculam o seu amplo e enfocado saber.
Homem sábio e santo, sem aqueles genes que trazem à alma humana a maldade que quarteia a face, com rugas e musculatura tensa, aos setenta anos a expressão do Mestre Ruy é lisa como a de um querubim moreno que harmoniza, numa bôa, o Espírito e a Razão.
Mais setenta, Mestre!






















































Querido e inesquecível amigo e grande colega dos tempos do I.M.E.
Belíssima homenagem prestada a um dos grandes educadores não só de Ilhéus mas de toda nossa região.
Tive a honra de ter sido seu aluno aí em Ilhéus na década de Setenta e assim, “pegando o seu gancho”, desejo ao meu inesquecível Mestre Rui, muitas felicidades, saúde, paz e que Deus o proteja sempre, em tempo que agradeço o muito que você fez por minha formação profissional e também, naquele tempo, a formação pessoal que também recebíamos nos bancos da escola.
Beijo grande querido Mestre e fique com Deus.
Parabéns centenas de vezes é o que lhe desejo de coração.
Do amigo e eterno aluno
José Rabat Chame
Vitória da Conquista – Bahia
email: jose.rabat@hotmail.com