Curso habilitação naval

Curso habilitação naval

Cerca de 35 pescadores de Itapuã, Rio Vermelho e Itapagipe aprenderão a navegar com mais segurança na Baía de Todos os Santos. Será iniciado a partir de segunda-feira (13), o “curso de habilitação naval para pescadores” que a Bahia Pesca (empresa vinculada à Secretaria da Agricultura) realizará na Capitania dos Portos (bairro do Comércio). Segurança no mar, navegação, primeiros socorros, combate a incêndio e trânsito marítimo são alguns dos tópicos abordados nas aulas.

A capacitação, com carga horária de 80h, será ministrada pela Capitania dos Portos. Ao final do curso, no dia 22 de junho, os pescadores aprovados receberão seus certificados de conclusão e a carteira de habilitação, documento que certifica que o pescador como capacitado para a condução de embarcações pesqueiras.
 “Com os conhecimentos adquiridos durante as aulas, os pescadores poderão navegar com mais segurança e aumentar sua produtividade, além de ter mais autonomia para realizar suas atividades”, afirma o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior.
“O nosso papel também é capacitar quem vive da pesca e aqüicultura,  garantindo o acesso a novas técnicas e contribuindo dessa forma para o aumento da renda e promoção de melhorias na qualidade de vida dos pescadores. Este trabalho faz parte de um conjunto de ações que temos desenvolvido em parceria com a Bahia Pesca, no sentido de fomentarmos a cadeia de pesca e aqüicultura, com o objetivo de tornarmos o Estado auto-suficiente na produção de pescado”, declarou o secretário da Agricultura, Vítor Bonfim.
Várias técnicas de ensino são utilizadas durante a capacitação, como exposição oral, dinâmicas de grupo e aulas práticas. Os módulos são divididos em marinharia (estrutura das embarcações, cabos e nós, primeiros socorros, procedimentos em emergência), sobrevivência, regras de manobra, noções de navegação e estabilidade, combate a incêndio, operações com motores e prevenção da poluição.