WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


outubro 2016
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  






:: out/2016

Atletas baianos viajam para competições nacionais e internacionais com apoio da Sudesb

Eventos esportivos acontecem ainda neste mês de outubro, na Argentina (Pan-Americano de Hapkido) e em São Paulo (Copa Loterias Caixa de Futebol de 5)

Futebol_de_5

Futebol_de_5

Campeão mundial de Hapkido Championship 2015 nas modalidades luta e defesa pessoal, o atleta baiano Diego Reis está a caminho de Rosário, na Argentina, para disputar o Pan-Americano de Hapkido que acontece naquela cidade neste final de semana, 29 e 30 de outubro. Para a viagem até a Argentina, o atleta conta com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, que concedeu passagem aérea de ida e volta.

“As passagens disponibilizadas pela Sudesb tornaram viável a minha participação nessa competição. É um apoio fundamental para o meu deslocamento até a Argentina. Espero voltar com medalha e representar bem a Bahia e o Brasil!”, disse o atleta.

Segundo o diretor geral da Superintendência dos Desportos, Elias Dourado, a concessão de passagens é um dos muitos mecanismos adotados pelo órgão em apoio ao esporte. “É por meio deste instrumento que muitos atletas ranqueados garantem seu deslocamento para participar de competições esportivas realizadas fora do seu domicílio residencial”, destacou.

Futebol de 5 – Ainda neste mês de outubro, a Seleção de Futebol de 5 do Instituto de Cegos da Bahia viaja a São Paulo com o apoio da Sudesb. A Copa Loterias Caixa de Futebol de 5 começa na terça, 01 de novembro, e vai até o domingo (06). Ao todo foram cedidas 13 passagens aéreas de ida e volta.

A competição, realizada pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais, terá a participação do Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Além da doação das passagens, 11 jogadores do Instituto de Cegos da Bahia recebem o auxílio do Programa Bolsa Esporte, um outro mecanismo de apoio ao atleta garantido pela Sudesb, entre eles, Jefinho e Cássio Lopes, atuais medalhistas de ouro nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

 

Atividade em praça pública encerra programação do Outubro Rosa em Itabuna

A programação do Outubro Rosa, promovida pela Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Grupo de Apoio ao Paciente Oncológico (GAPO) e Irmãs Auxiliadoras chega ao final com um balanço positivo. O encerramento da programação está agendado para esta sexta-feira (28) na praça Olinto Leone, Centro de Itabuna, entre às 9 e 11 horas.

ITABUNA ROSA FINAL

ITABUNA ROSA FINAL

Segundo a coordenadora administrativa do GAPO Magnólia Oliveira, que também coordena a programação, a atividade desta sexta compreende a união de esforços de grupos e entidades de Itabuna que atuam na luta contra o câncer e em apoio a pacientes. O convite foi realizado para todos, e já está confirmado a participação do Grupo Câncer Fé e Amor, da Unidade de Quimioterapia e do próprio GAPO, além de parceiros e apoiadores. “Esperamos alcançar o público em geral, bem como garantir visibilidade aos assuntos que interessam à pessoa acometida pelo câncer”, definiu Magnólia.

Durante a ação na Olinto Leone, o Grupo Câncer, Fé e Amor promoverá uma Oficina de Customização de lenços doados pela comunidade a pacientes em tratamento, Oficina de Beleza e Autoestima, com voluntárias ensinando técnicas de maquiagem e de aplicação de lenços. Já o GAPO distribuirá lacinhos cor de rosa e panfletos de orientação, além da venda da camisa do Outubro Rosa e arrecadação de alimentos não perecíveis para a Casa de Apoio ao Paciente Oncológico. Ainda haverá aferição de Pressão Arterial, orientações com Nutricionistas e Enfermeiras Oncológicas.

Foco na informação

Durante o Outubro Rosa, todas as ações planejadas foram executadas com grande sucesso de público e participações, a exemplo do Ciclo de Palestras aberto à comunidade e realizado em duas edições, sendo a primeira no auditório da SCMI e o segundo no auditório da FTC. Nesta última, a médica Oncologista Clínica Dra. Carine Bispo ministrou palestra sobre Vida Saudável para prevenção ao Câncer, seguida da médica mastologista Dra. Marluce Rodrigues que falou sobre Prevenção e Combate ao Câncer de Mama. “O apoio da FTC, da imprensa, dos grupos, dos palestrantes foi fundamental para enchermos o auditório e espalhar um pouco mais da semente da mobilização social contra o câncer”, finalizou Magnólia.

Franceses virão à Bahia para implantação de cooperativa de vinhos na Chapada

Nesta quinta-feira (27), o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Jeandro Ribeiro, que integra a comitiva do governador na França, foi até a cidade de Bar de Seine para se encontrar com os representantes da cooperativa vinícola Les Ricey, parceira do Governo da Bahia e de produtores de uva para fabricação de vinhos em Morro do Chapéu, município da Chapada Diamantina. Já está prevista a vinda de uma comitiva de produtores da região de Les Ricey à Bahia, em janeiro de 2017, para iniciar a implantação de uma cooperativa na região, nos moldes da francesa.

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

“Conhecer o trabalho da Les Ricey foi uma experiência única. Eles mostraram para a comitiva como é possível produzir e agregar valor à produção de forma integrada, respeitando os interesses da cada cooperado”, comentou Jeandro Ribeiro.
Em março deste ano, foi assinado um novo acordo de cooperação técnica com a Les Riceys, com validade de dois anos. O acordo tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento de atividades vitivinícolas na região da Chapada, criando relações e trocas técnicas entre os participantes, além de identificar e arregimentar empresas interessadas em realizar investimentos na Bahia, com o suporte institucional e operacional do governo.
“Essa ideia de fazer um termo de cooperação é fantástica para a gente alavancar o processo de desenvolvimento do estado. A visita foi extraordinária para entendermos a possibilidade de fazermos cooperação”, contou Joelson Ferreira, agricultor familiar da Bahia, que também acompanhou a visita.
O Projeto de Avaliação Técnica e Econômica de Videiras Viníferas e de Culturas de Clima Temperado em Morro do Chapéu definiu a implementação de duas Unidades de Observação. Uma tem vinhedos experimentais a fim de avaliar o desempenho agronômico de videiras destinadas à produção de uvas para a elaboração de vinhos finos. A unidade foi instalada em 2011, com a escolha de dez variedades para o experimento das videiras: Pinot Noir, Cabernet Sauvignon, Petit Verdot, Tannat, Malbec, Merlot, Syrah, Sauvignon Blanc, Chardonnay e Muscat Petit Grain. O objetivo foi identificar o comportamento das variedades, as que melhor se adaptam às condições de solo e clima da região e resultam num melhor vinho.
De acordo com o experimento, as parreiras tiveram excelente desenvolvimento vegetativo, com destaque para as variedades Syrah e Sauvignon Blanc. As uvas colhidas no final de 2012 foram levadas para o Laboratório de Enologia da Embrapa Semiárido, onde foram processadas para a obtenção dos primeiros vinhos. O desempenho desse experimento tem chamado a atenção de técnicos e alguns grupos empresariais ligados à vitivinicultura. A outra Unidade de Observação é voltada às culturas de clima temperado como a macieira, pereira, pessegueiro, ameixeira, cerejeira e oliveira.

Ilhéus tem Mutirão de Cirurgias neste final de semana

O Município de Ilhéus é beneficiado com o Mutirão de Cirurgias, que acontece neste final de semana, dias 28 e 29 de outubro, na Praça Dom Eduardo, na avenida Soares Lopes, centro da cidade.  O evento conta com a presença das unidades móveis da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), que oportunizam a realização de cirurgias de vesícula, histerectomia, hérnia umbilical, hérnia inguinal e hérnia epigástrica. A iniciativa do Governo do Estado também contempla pacientes dos municípios vizinhos de Arataca, Canavieiras, Itacaré, Mascote, Santa Luzia, Una e Uruçuca.

Mutirão-de-Cirurgias_foto Eloi Correa_Secom Bahia

Mutirão-de-Cirurgias_foto Eloi Correa_Secom Bahia

O secretário de Saúde de Ilhéus, Antônio Ocké, explica que a campanha é resultado de várias reuniões realizadas em Salvador. Segundo ele, o governo ilheense ficou responsável por vários aspectos vinculados à infraestrutura do evento. “Nas reuniões ocorridas em Salvador, quando solicitamos que o Mutirão de Cirurgias viesse para a nossa cidade, nos comprometemos a garantir a segurança, a sinalização de trânsito e a instalação de sanitários químicos e de um toldo de apoio, com todos os móveis necessários”, informa.

Antônio Ocké chama atenção para o fato de que o cadastramento dos pacientes de Ilhéus ter sido realizado na própria sede da Secretaria de Saúde, localizada na Cidade Nova, e também nas unidades da rede municipal. Entre cirurgias e consultas pré-operatórias, o secretário estima que aproximadamente 400 pessoas devem ser atendidas pelas equipes médicas do Governo do Estado da Bahia.

Segundo a Sesab, para ser atendido, o paciente já deve ter a indicação médica para a cirurgia e o cadastro na secretaria de saúde do município de sua residência. É necessário, ainda, apresentar documento de identidade, cartão SUS e exames laboratoriais atuais. Os pacientes que farão cirurgia de vesícula precisam estar em jejum de oito horas e comparecer na unidade móvel no turno matutino.

No Blog do Gusmão

ESTUDANTES SE MANIFESTAM CONTRA AUMENTO SALARIAL

PARA POLÍTICOS DE ILHÉUS

Estudantes na Câmara de Vereadores de Ilhéus. Imagem: Ciro Zatele/Cidade Informe.

Projetos de lei podem aumentar em até 27,98% os salários dos vereadores, prefeito e vice-prefeito de Ilhéus. Nessa terça-feira (25), na Câmara de Vereadores, estudantes se manifestaram contra o reajuste.

O prefeito e o vice-prefeito eleitos de Ilhéus, Mário Alexandre (Marão – PSD) e José Nazal (Rede Sustentabilidade), posicionaram-se contra o aumento para o Executivo.

Por meio de um abaixo-assinado na internet, mais de mil pessoas também repudiaram o aumento salarial para os políticos de Ilhéus – veja aqui.

Atualmente o vereador de Ilhéus recebe R$ 10.021,00, além do mesmo valor para contratar assessores. Se os projetos forem aprovados, o salário dos parlamentares chegará a R$ 12.825,00. Já os vencimentos do prefeito e do vice subirão para R$20.487,50 e R$15.300,00.

http://www.blogdogusmao.com.br/v1/2016/10/26/estudantes-se-manifestam-contra-aumento-salarial-para-politicos-de-ilheus/

MPF em Ilhéus (BA) aciona Banco do Brasil e União para impedir transações bancárias indevidas com verbas federais repassadas a municípios

Objetivo da ação é assegurar que o dinheiro seja mantido em suas contas específicas e não seja transferido ou retirado ilegalmente, para evitar desvios e atos de improbidade

O Ministério Público Federal (MPF) em Ilhéus (BA) ajuizou duas ações civis públicas, com pedido liminar, contra o Banco do Brasil e a União para obrigar o Banco a impedir que verbas federais repassadas aos municípios abrangidos pelas Subseções Judiciárias de Ilhéus e de Itabuna (BA) sejam indevidamente retiradas ou transferidas para contas não autorizadas. O órgão requer, ainda, que a União, por ser a gestora financeira dos repasses, seja obrigada a fiscalizar os valores integrantes de seu patrimônio.

Segundo as ações, ajuizadas em 30 de setembro pelo procurador da República Tiago Modesto Rabelo, perante as Subseções Judiciárias de Ilhéus e Itabuna (BA), são inúmeros os casos de desvio ou apropriação de recursos públicos federais transferidos aos municípios por meio de convênio e outros instrumentos para aplicação em ações e programas específicos, a exemplo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O procurador explica que os desvios e apropriações são facilitados pelos saques “na boca do caixa” ou transferências irregulares para contas do município ou de destinatários não identificados, realizadas de forma ilícita por gestores municipais. São listadas nas ações dezenas de ações de improbidade ajuizadas pelo MPF em Ilhéus, além de relatórios de fiscalização da CGU (e de outros órgãos de controle) que comprovam a grande quantidade de casos em que essas transações bancárias indevidas resultam em prejuízo aos cofres públicos.

:: LEIA MAIS »

No GOTAS DE PAZ

Plantando e Colhendo

Tudo na vida é fruto do que plantamos, se nos esforçamos por algo colheremos os frutos valiosos da gratidão, mas se agirmos de forma a nos prejudicarmos ou a prejudicar alguém colheremos as dores inevitáveis das ações mal feitas.

Por isso a cada passo dado nossa colheita será inevitável, não há como passar pelo caminho da desonestidade, do egoísmo e do orgulho sem receber de volta a ingratidão, o desalento e a tristeza.

Somos todos agricultores da nossa vida, por isso a importância de refletirmos sempre sobre o que estamos proporcionando àqueles que encontramos pelo caminho, nada fica em vão aos olhos de Deus Ele tudo sabe tudo vê, se hoje fazemos algo fora das leis de Deus podemos não sentir neste exato momento as consequências, mas em algum momento seremos cobrados pelo erro cometido, injusto?… Não, apenas a vida seguindo o ciclo do certo e do errado, cabe a nós reconhecermos os pontos fracos que nos afligem e corrigi-los antes que sejamos cobrados através da dor.

“Tudo podemos fazer, mas nem tudo nos é lícito”, porque somos donos do livre arbítrio e temos toda responsabilidade sobre nossas ações.

E neste momento que a plantação está sendo feita, vejamos se estamos fazendo certo se estamos colocando o amor em tudo, se a caridade é uma constante ou se estamos nos utilizando da humildade para mais adiante não reclamarmos do tipo de colheita que estamos recebendo.

https://www.gotasdepaz.com.br/plantando-e-colhendo-3/

NOTA sobre a suspensão das atividades no Campus Ilhéus

O Instituto Federal da Bahia – Campus Ilhéus vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:

1. A decisão de suspender as atividades acadêmicas e administrativas na última segunda feira (24) foi tomada pela diretoria geral em decorrência da ocupação dos estudantes.

2. Conforme memorando nº 02/2016 emitido pelo movimento OcupaIF, os estudantes reuniram-se no dia 25 de outubro (terça) e definiram que, a partir desta data, será proibida a entrada de servidores no instituto, impossibilitando a realização das atividades acadêmicas e administrativas. Os colaboradores terceirizados que realizam os serviços de limpeza e manutenção e ainda pessoas autorizadas pelos estudantes do movimento, com a devida identificação na portaria, poderão entrar;

3. A Diretoria Geral negociou com o movimento que tanto o setor de compras quanto o financeiro irão funcionar em horários e dias predeterminados para executar os seus respectivos serviços, honrando os compromissos de pagamento, afim de evitar multas, juros e suspensão de serviços, bem como realizando atividades consideradas essenciais neste período.

4. O movimento informou que as atividades de educação física, visando a preparação para os jogos estudantis – JIFBA, estão liberadas e acontecendo normalmente, visto que não contam como dias letivos e não interferem nas atividades de ocupação;

5. A Diretoria Geral continua mantendo canal de diálogo aberto com os estudantes mobilizados, visando o retorno à normalidade das atividades deste Campus.

Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação (ASCOM)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA Campus Ilhéus

CORAL DA CEPLAC EM MAIS UM SHOW

PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE NAS DUAS SETINHAS.

Na França, Rui diz que Bahia quer ser referência no Brasil para produção de chocolate finos

O governador Rui Costa chegou nesta quarta-feira (26) a Paris. Seu primeiro compromisso foi um almoço com empresários da cadeia do cacau e do chocolate do Brasil que estão na capital francesa para participar do 22º Salon du Chocolat, maior evento do mundial do setor. Durante a reunião foram discutidas ações relacionadas ao desenvolvimento da cadeia. Em seguida, o governador Rui Costa participou de um encontro com representantes dos trades turísticos baiano e francês, na Embaixada do Brasil na França.

No encontro com os empresários da cadeia do cacau e do chocolate, Rui reforçou que é preciso agregar mais valor ao produto feito tanto por grandes cacauicultores como por agricultores familiares.

Turismo e chocolate

Na Embaixada brasileira, que vem dando suporte às ações do Governo da Bahia na França, o enfoque foi a divulgação do Destino Bahia, com destaque para a Costa do Cacau. Durante o evento, o governador concedeu uma entrevista à Rádio França Internacional (RFI). Os temas abordados foram os setores cacau e turismo, principais destaques da viagem de Rui.

Ele ressaltou que na Bahia, turismo e chocolate formam um casamento perfeito. “Falar de cacau na Bahia é falar da história, do processo de desenvolvimento e urbanização da região sul do nosso estado. Estamos aqui para apoiar esse produto tão importante para a economia baiana que já sustentou o estado e hoje se recupera. Nossa meta é verticalizar a cadeia produtiva do cacau, com produção de chocolate fino”, disse à emissora francesa.

Antes do encontro de Rui com o trade, o Governo do Estado promoveu, na Embaixada, uma capacitação para cerca de 40 operadoras francesas sobre as atrações do turismo na Bahia, em especial da Costa do Cacau. O objetivo é atrair um público cada vez maior de franceses que já formam um dos principais grupos turistas a visitar todos os anos o estado.

http://www.4shared.com/mp3/BlOhCAk1ba/RUI_CHOCOLATES_261016.html

Artigo Shi Mario sobre as pautas das ocupações

Talvez um dos erros que estão sendo cometidos nas ocupações e suas notas públicas é a ausência de detalhamento do impacto da PEC 241 na Saúde Pública e outros setores. Já existe algumas poucas notas dos trabalhadores do setor, porém ainda é muito pouco diante da gravidade da situação. A saúde é uma das maiores reclamações da população e restringir os argumentos aos impactos na educação talvez não demonstre o tamanho da gravidade da situação e o quanto ela vai impactar no dia-a-dia da população mais pobre e carente.
E em 20 anos, SUS pode deixar de receber mais de 400 bilhões de reais, com o crescimento e o envelhecimento da população, poderia trazer efeitos trágicos.
“trocando em miúdos”, muita gente vai morrer.
Ainda com respaldo na legislação implementada no governo anterior, o Orçamento da saúde ainda deve crescer em 2017 e será “congelado” em 2018 maior, a partir de 2019, a saúde começa a perder dinheiro, corrigido apenas pela inflação. Qualquer ganho de receita não será repassado à saúde conforme fomos alertados pelo Conselho Nacional de Saúde.
Segundo pesquisa do CNS: “até 2036, a mudança estabelecida pela PEC poderá fazer com que o SUS perca pouco mais de 430 bilhões de reais, projetando-se um crescimento do Produto Interno Bruto anual de 2% neste período e uma inflação de 4,5%. O valor da perda calculada por ele é próximo ao levantado por um estudo de dois pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que falam em 400 bilhões de reais.”.
A Associação Brasileira de Saúde Pública, criticou a PEC. Na carta eles denunciam o sucateamento do SUS, que é utilizado principalmente pela população de baixa renda que não tem plano de saúde.
Além da saúde, temos que contar o que a PEC fará nos outros setores, pois de acordo com o texto da proposta, o reajuste do salário mínimo só poderá ser feito com base na inflação – e não como era feito anteriormente comando a inflação ao valor proporcional ao crescimento do PIB. Isso afetará os salários que estão atrelados ao mínimo.

:: LEIA MAIS »

Ilhéus promove reunião para realizar mutirão de combate ao Aedes Aegypti

Com a participação de segmentos organizados da sociedade local, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Ilhéus promove uma reunião, na próxima segunda-feira, dia 31, a partir das 9 horas, na Loja Maçônica Regeneração Sul Baiano, situada na rua Antônio Lavigne de Lemos, centro histórico da cidade, com o objetivo de mobilizar a comunidade para um grande mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti. A ação comunitária está marcada para o próximo dia 12 de novembro.

Ilhéus promove reunião para realizar mutirão de combate ao Aedes Aegypti - foto Gidelzo Silva Secom Ilhéus

Ilhéus promove reunião para realizar mutirão de combate ao Aedes Aegypti – foto Gidelzo Silva Secom Ilhéus

O diretor de Vigilância à Saúde do Município, Antônio Firmo, informa que foram convidados para o evento, entre outros, representantes de hospitais, associações comunitárias, instituições de ensino, clubes de serviços e das Forças Armadas. “Além de um novo esforço de conscientização, no dia 12, também estaremos realizando um grande mutirão de limpeza em cerca de seis locais onde é maior a infestação do Aedes, mosquito transmissor, entre outras, da Dengue, Zica Vírus e Chikungunya, na cidade”, enfatiza.

Firmo chama atenção para o fato de que já se encontra concluído o processo licitatório que permitirá a aquisição do material necessário para a elaboração, em novembro, de um novo LIRA – Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti. “Além do mutirão do dia 12, esse Levantamento será fundamental para obtermos um mapeamento dos pontos da cidade com maior incidência do Aedes aegypti. Isso nos ajudará a identificar os criadouros e a situação atual de infestação no município”, comenta.

Segundo os especialistas, alguns cuidados devem ser tomados para fortalecer o combate ao Aedes aegypti. Entre eles, cobrir caixas d’água, cisternas, poços, evitando, também, o entupimento de calhas; vedar com cimento os cacos de vidro porventura colocados nos muros; não deixar pneus expostos ao tempo, jamais permitindo o acúmulo de água; usar cloro em piscinas, limpá-las com frequência e cobri-las quando não estiverem sendo usadas; limpar as bandejas externas de geladeiras e aparelhos de ar-condicionado; esvaziar garrafas, latas e baldes e guardá-los em locais fechados; lavar os pratos de vasos de plantas, colocando areia até a borda; e, por fim, evitar algumas plantas, como as bromélias, que acumulam água.





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia