WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


outubro 2016
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  






:: out/2016

Mutirão de Cirurgias chega ao Sul da Bahia

O Mutirão de Cirurgias, iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), começará a atender no sul do estado na próxima segunda-feira (24). As consultas pré-operatórias serão realizadas nos dias 24, 25 e 26 de outubro em Itabuna, em unidades móveis instaladas no Centro Cultural Adonias Filho, e nos dias 28 e 29, em Ilhéus, na Praça Dom Eduardo. Durante o mutirão, serão feitas cirurgias de histerectomia, hérnia umbilical, hérnia inguinal, hérnia epigástrica e vesícula.
Mutirão de Cirurgia em IpiaúLocal: Hospital de IpiaúFoto: Elói Corrêa/GOVBA

Mutirão de Cirurgia em IpiaúLocal: Hospital de IpiaúFoto: Elói Corrêa/GOVBA

A expectativa é que sejam realizados 550 procedimentos. As cirurgias serão feitas a partir do dia 31 de outubro, no Hospital Calixto Midlej Filho (Santa Casa de Misericórdia) e no Hospital e Maternidade Ester Gomes.
Para ser atendido, o paciente já deve ter a indicação médica para a cirurgia e ter feito o cadastro na secretaria de saúde do município de residência. É necessário apresentar identidade, cartão do SUS e exames laboratoriais atuais. Para pacientes que farão cirurgia de vesícula, é preciso estar em jejum de 8 horas e comparecer na unidade móvel no turno matutino.
Em Ilhéus, as consultas estarão disponíveis para os moradores de Ilhéus, Arataca, Canavieiras, Itacaré, Mascote, Santa Luzia, Una e Uruçuca. Em Itabuna, o mutirão é destinado aos residentes em Almadina, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Camacan, Coaraci, Floresta Azul, Gongoji, Ibicarai, Ibirapitanga, Itabuna, Itaju do Colônia, Itajuipe, Itapé, Itapitanga, Jussari, Maraú, Pau Brasil, Santa Cruz da Vitória, São José da Vitória, Ubaitaba e Ubatã.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 071 4000.

 

CONTRAN PROÍBE MÚSICA QUE POSSA SER OUVIDA FORA DO CARRO

“Paredão” de som poderá render multa de 127 reais.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu na quarta-feira (19) proibir o uso de som automotivo para a audição de músicas em volume que possa ser ouvido fora do carro. A decisão não alcança o barulho de mensagens publicitárias. Infratores receberão multa de 127 reais e perderão cinco pontos na carteira.

Conforme a resolução nº 624, a infração não dependerá do volume e da frequência do som, basta que seja possível ouvi-lo do lado de fora do veículo. A medida não abrange os sinais sonoros emitidos pelo próprio carro.

A nova regra aguarda publicação no Diário Oficial da União para entrar em vigor.

Com informações do jornal Extra.

Do BLOG DO GUSMÃO

http://www.blogdogusmao.com.br/v1/2016/10/21/contran-proibe-musica-que-possa-ser-ouvida-fora-do-carro/

Polícia Rodoviária Federal retoma fiscalização da Lei 13.290/16

A partir desta quinta-feira (20), a Polícia Rodoviária Federal retoma a fiscalização da chamada “Lei dos Faróis” em rodovias federais. Os condutores que trafegarem com os faróis baixos apagados durante o dia serão autuados

A fiscalização será válida onde houver a sinalização definida no Código de Trânsito (alíneas “a” e “e” do item 1.3.1 do Anexo II do CTB – Placas de Identificação de Rodovias e Estradas Pan-Americanas e/ou as Placas de Identificação Quilométrica) indicando que o condutor estará trafegando, sem dúvida, em rodovia, valendo para os trechos urbanos e os rurais.

A PRF mapeará as rodovias federais e notificará o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – ­ DNIT – ou a Agência Nacional de Transportes Terrestres – ­ ANTT – sobre os trechos que necessitem da devida sinalização para que haja a sua adequação à determinação judicial.

O descumprimento da Lei resulta em multa de natureza média, cujo valor atual é de R$ 85,13. A partir de novembro de 2016, o valor da multa passará para R$ 130,16.

Ver e ser visto – Durante o primeiro mês de vigência da lei (8 de julho a 8 de agosto), a PRF registrou 117 acidentes do tipo colisão frontal durante o dia e em pistas simples, número 36% menor comparado aos 183 registrados no mesmo período de 2015. Nestes acidentes, 39 pessoas morreram e 67 ficaram gravemente feridas, números respectivamente 56% e 41% menores quando comparados ao mesmo período do ano passado, em que houve 88 óbitos e 113 feridos graves.

Os números também apontam redução de 34% nos atropelamentos. Foram 86 contra 131 no mesmo período do ano passado, considerando apenas os acidentes ocorridos durante o dia em rodovias federais. Nestes atropelamentos, houve queda no número de mortos – 10 óbitos em 2016 e 16 em 2015 – e de feridos graves – 43 feridos graves em 2016 e 63 em 2015.

No estado de São Paulo todas as delegacias da PRF estão orientadas a mapear seu trecho e avisar à superintendência da PRF os casos em que a sinalização não atenda à legislação, para que sejam tomadas as medidas necessárias.

A orientação é que, em caso de dúvida, o condutor procure manter os faróis acesos para evitar transtornos.

Associação Comercial de Ubatuba

Caminhada pela paz vai encerrar neste sábado a semana de segurança

A III Semana de Segurança de Ilhéus, promovida pela APPI/APLB-Sindicato, Polícia Militar e Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Grupamento de Bombeiros Militar, será encerrada na manhã deste sábado (22) com uma grande Caminhada Pela Paz pelas ruas do centro da cidade. A concentração será às 8 horas da manhã, na avenida Soares Lopes, em frente à 68ª Companhia Independente da Polícia Militar e deverá contar com a participação de alunos, pais e professores das escolas das redes pública e particular de Ilhéus. O evento, que faz parte do calendário letivo da rede municipal de ensino, servirá como culminância do projeto de combate à violência desenvolvido nas unidades escolares durante toda a semana.

Paz

Paz

A Caminhada pela Paz integra um conjunto de ações realizadas como parte da campanha “Ilhéus Sem Violência É bem Melhor”, que contou com a participação das escolas das redes pública e particular de Ilhéus. Durante esta semana foram realizados o passeio ciclístico, palestras e debates nas escolas sobre como combater a violência e o uso das drogas, além de um seminário sobre a violência. O presidente da APPI, Osman Nogueira Junior, explica que debater sobre a paz e combater a violência dentro e fora das unidades escolares são deveres e compromisso de todos, daí a importância da participação não somente das escolas públicas e particulares, como também de toda a sociedade civil nessa campanha.

Ainda como parte da campanha, também foi realizado um concurso de desenho com os alunos da educação infantil e ensino fundamental I e um concurso de redação com os alunos do ensino fundamental II e ensino médio, todos com temas ligados à paz e a segurança e contra o uso de drogas. A ideia foi envolver os alunos e orientar os estudantes para que possam dizer sim à vida e não às drogas e a violência. Os três melhores trabalhados de cada categoria serão conhecidos premiados logo após a caminhada pela paz, numa grande festa de confraternização entre as escolas que participaram da campanha.

Caminhada no Parque da Cidade comemora os 50 anos da Setre

Saudado como oportunidade de entretenimento e confraternização, o evento tem largada prevista às 7h30, neste sábado 22.

Caminhada Setre-PGE .Foto Guilherme Silva

Caminhada Setre-PGE .Foto Guilherme Silva

Uma caminhada pelo Parque da Cidade, neste sábado 22, vai celebrar os 50 anos da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) com grande participação dos servidores. Saudado como oportunidade de entretenimento e confraternização pelas coordenações de Desenvolvimento de Pessoas (CDP) e de Esportes (CE), o evento tem largada às 7h30.

A largada acontece da área verde do Parque da Cidade, próxima ao anfiteatro. O percurso será de 2,5 km. No desenrolar da atividade haverá ações intercaladas de exercícios físicos e dinâmicos orientados por profissionais de Educação Física.

A expectativa dos organizadores é que a caminhada dos 50 anos da Setre reúna mais de 100 pessoas, num clima de muita alegria e confraternização. Segundo a coordenadora da CDP, Ana Maltez, as caminhadas já fazem parte do universo dos servidores.

PROVOCAÇÃO

“O Clube de Caminhada Setre, que integra o programa + Saúde: Qualidade de Vida e Atividade Física” funciona desde 2008. O objetivo é provocar de forma positiva o servidor a deixar o estado de inércia e se exercitar com outros companheiros fora do local de trabalho”, observa.

Além da caminhada mensal, o programa + Saúde oferece aos servidores da Setre aulas de ginástica laboral diária; informativo com dicas de qualidade de vida (on-line); aulas de danças e campanhas de vacinação e palestras educativas.

“Nosso objetivo tem sido o de aumentar, cada vez mais, o número de participantes e trabalhar na melhoria do clima de trabalho de todos. Além disso, queremos despertar nos servidores o interesse pela prática da atividade física”, destaca Ana Maltez.

SENTIMENTO
Coordenador de Esporte da Setre, Wilton Brandão defende a importância dessas iniciativas, por agregar um sentimento de atenção ao corpo, partindo dos próprios servidores. “Caminhar, correr, praticar qualquer exercício de forma orientada, é fundamental na qualidade de vida das pessoas”, justifica.

O Clube de Caminhada Setre surgiu por iniciativa das coordenações de Desenvolvimento de Pessoas (CDP) e Esportes (CE). Em 2013, o programa + Saúde foi replicado para a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e, no ano seguinte, a instituição solicitou a incorporação da caminhada na sua programação.

No GOTAS DE PAZ

Quando o amanhã chegar

Quando o amanhã chegar terei a certeza de que tudo de melhor foi feito e que todas as lutas foram vencidas, porque hoje estou me esforçando tudo que posso para me tornar uma pessoa melhor.

Sei que a luta é árdua e que os obstáculos são muitos, mas me apego hoje no que posso fazer de melhor, doando todas as minhas forças para tornar-me melhor.

Todos os ensinamentos de hoje serão os instrumentos da minha vitória amanhã e nada pode me tirar o conhecimento adquirido na vida, pois ele é o único bem não material que carrego comigo e que jamais irei perdê-lo, por isso hoje vou atrás de tudo que posso aprender de bom e obter o maior conhecimento que posso, porque sei que quando o amanhã chegar vou poder multiplicar o que aprendi de bom hoje.

Não deixo nenhum dia passar em vão, todos os dias são lições para quando o amanhã chegar.

Nada pode nos tirar a sabedoria que adquirimos durante a caminhada, se hoje ainda estamos buscando quando o amanhã chegar teremos bagagem suficiente para poder ensinar, ajudar e amparar quem precise de nós.

Por isso caminhe firme no hoje aprenda, conheça tudo que puder e armazene tudo que possa, pois amanha todo esse aprendizado será experiencia de vida e com toda certeza terá a quem ensinar.

https://www.gotasdepaz.com.br/quando-o-amanha-chegar/

Secretaria da Educação do Estado lança projeto para fomentar o empreendedorismo estudantil 

A Secretaria da Educação do Estado lançou, nesta quinta-feira (20), como parte da 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC), em Salvador, a série de vídeos InovaBahia. O audiovisual visa fomentar a inovação, a tecnologia e o empreendedorismo entre os estudantes e a juventude baiana de um modo em geral.

Educação_Gov Ba

Educação_Gov Ba

A iniciativa apresenta profissionais e especialistas falando sobre questões relacionadas ao mercado das Startups (empresas de inovação), à economia criativa, à criação de aplicativos (Apps), a energias renováveis, a profissões do futuro e ao Movimento Maker (Faça você mesmo), entre outros.

A linguagem é fácil e lúdica, na perspectiva de facilitar o entendimento dos estudantes, estimulando-os a inovar e empreender, conforme explica o diretor e produtor dos vídeos, o vídeomaker Luiz Carrera. “O objetivo é apresentar aos jovens e estudantes da Bahia o que vem sendo feito no Estado em relação às três grandes áreas que formam o tripé base do desenvolvimento de qualquer país que queira se manter de forma competitiva para os próximos anos: Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo”, esclarece.

No primeiro vídeo do InovaBahia, estudiosos e profissionais das áreas de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo falam sobre o tema: “Tive uma ideia! Qual é o próximo passo?”. Eles dão dicas valiosas sobre o caminho a ser percorrido pelos empreendedores, a partir de uma ideia inicial para transformar o projeto em algo concreto.

Os vídeos serão disponibilizados nas redes sociais da Secretaria da Educação do Estado (Facebook, Twitter e Instragran) e serão transmitidos durante a programação da TVE Bahia. O InovaBahia conta com o apoio da TVE e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado.

Acesse o Inova Bahia no YouTube: https://youtu.be/u8M-dGNiLPk

Festival de Arte e Cultura Popular acontece nesta sexta-feira, em Ilhéus

A Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho recebe, nesta sexta-feira, 21, a partir das 16h, o Festival de Arte e Cultura Popular, com apresentações gratuitas de diversos artistas ilheenses. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), aprovado pelo Conselho Municipal de Cultura, e realizado com recursos oriundos do Fundo Municipal de Cultura.

Biblioteca Pública Municipal - Foto Roberto Santos.

Biblioteca Pública Municipal – Foto Roberto Santos.

Com uma programação especial para as crianças, o festival terá início às 16h, com a mostra interativa de grafitagem, em seguida será realizada a oficina de pintura em camisetas, ministrada por Dado Loko. “Vale lembrar que os participantes levem suas próprias camisetas”, ressaltou o artista. Às 17 horas, o público poderá conferir a mostra de cinema popular.

O Grupo de Capoeira Liberdade fará uma apresentação às 17h30min. Logo depois, às 18 horas, o Grupo de Dança do Terreiro Luando, Bloco Afro Iorubá e Ky Dance se apresentarão. Às 19h30min, o cantor Dinho Brown fará um pocket show com canções do seu novo álbum “Mandando Bem” e, para finalizar, às 20h, a animação ficará por conta do grupo Samba de Treita.

Para o secretário de Cultura Paulo Atto, o Festival de Arte e Cultura Popular, tem como objetivo reunir expoentes e artistas da cultura popular ilheense para uma mostra, gratuita, aberta ao público em geral. “A ideia é promover um evento, em que as pessoas possam prestigiar os artistas locais e conhecer mais de perto seus trabalhos. Desta forma, estimulamos ainda mais a produção artística da cidade e fomentamos a cultura ilheense”, destacou.

NOTÍCAS DA AVEP

NA 19ª RODADA TABOSA VENCEU SLAIBI; MARCONE, NILTON DO BB

No domingo, 16, pela manhã a 19ª rodada de “babas de praia” da Associação dos Veteranos de Esporte Praiano –AVEP resultou (Campo Grimaldo) na vitória da equipe do Capitão Tabosa sobre a do Capitão Slaibi pelo escore de 5 a 1. Gols de Luís Eduardo, Ralio, Crispa da Galera do Fla(2) e Paulo Melo para a vencedora, e Erisvan para a perdedora. No Campo Martial o quadro do Capitão Marconi venceu o do Capitão Nilton do BB por 4 a 1. Luís Mario, Marconi, Carlão e Luís Humberto fizeram os gols do de Marconi e Alan Dias do de Nilton do BB.

Os juízes das partidas foram Wilson Salviano (Campo Grimaldo) e Jodsom Silva Santos com atuações boas. Estes árbitros pertencem à Liga Ilheense de Futebol. Os atletas Abreu e Jatobá receberam Cartão Amarelo.

Como os observadores por motivo de força maior estavam ausentes, o Notícias só registrou o comentário de um participante que afirmara ter havido duas goleadas e que o volante Slaibi(Campo Grimaldo) e o meia Alan Dias(Campo Martial) queriam ao mesmo tempo cruzar e cabecear. Isso diz respeito no jargão do futebol ao atleta que prende demais a bola a ponto de prejudicar sua equipe. Ademais salientamos que nesta rodada as fotos –embora tenham sido tiradas– não chegaram para ser anexadas ao texto; por esta razão a rodada ficara sem ilustrações. Dissera um engraçadinho avepiano que elas se “queimaram”. Pô, em plena era digital, não; essa não cola!

Equipes no Campo Grimaldo

:: LEIA MAIS »

I Gincana estudantil da Apae promoveu criatividade e integração

A Apae de Ilhéus promoveu a I Gincana Estudantil Partidária, na Escola Flor do Cacau numa programação criativa para os 172 alunos, nos turnos da manhã e da tarde, nesta última semana. Por meio de sete equipes ao todo, os alunos participaram de competições de forma lúdica e saudável, no envolvimento também de professores, pais, funcionários, e a comunidade, que realizou doações.

APAE IOS GINCANA

APAE IOS GINCANA

A Gincana é “partidária” porque se desenvolveu na continuidade do projeto “Por Dentro das Eleições”, inserido no eixo temático de direitos e deveres. As duplas de alunos candidatos a prefeitos e vice-prefeitos na “cidade” Apae, foram os líderes de cada equipe da gincana. Na turma da manhã, a equipe verde foi a vencedora e a prefeita eleita foi a aluna Rosângela. Já na turma da tarde, a equipe campeã foi a equipe laranja, liderada pela aluna Roselândia, a mais bem votada nas eleições da cidade Apae, conquistando sua eleição como prefeita no turno da tarde.

“O desenvolvimento psicomotor e oralidade dos alunos, e também como pessoa, em relação aos ensinamentos de regras e limites, direitos e deveres, regras sociais e de relacionamento pessoal, o respeito ao outro, e sobre saber ganhar e saber perder, foram os ganhos dos alunos. Eles nos surpreenderam na dedicação e superação dos próprios limites nesta primeira gincana. Sem dúvidas, uma iniciativa inovadora e divertida da diretora Vitória”, afirmou a Coordenadora Pedagógica do Programa de Educação de Jovens e Adultos, Graciete Pinheiro.

“Essa iniciativa é uma conquista para nós da Apae e para a comunidade, porque além de ter sido custo zero, a instituição foi abraçada pelas pessoas que realizaram doações para oferecermos o melhor possível para os alunos da Apae de Ilhéus. Quero agradecer, além dos professores, pais e funcionários, à 69ª Cia da PM, na pessoa do Major Pinheiro e sua tropa, ao Acarajé Popular, de Vitória e Seu Jorge, Tania Hoisel, e a todos os doadores por tornarem possível o sentido social, que é participar e estarmos unidos à Apae de Ilhéus. Muito obrigada!”, agradeceu a Diretora Geral e Pedagógica, Vitória Penalva.

Ajude a Apae de Ilhéus a continuar cumprindo a sua missão. Seja doador e sócio contribuinte! Banco do Brasil Agência 0019-1 Cc 55308-5

No GOTAS DE PAZ

O poder de Deus

Quando acreditamos em Deus abrimos para nossa vida o caminho da fé, além de acreditarmos num Ser superior a nós, acreditamos que sua força nos move e nos conduz.

O poder de Deus une povos e crenças em um único objetivo, o amor e é desta forma que devemos conduzir a vida amando e respeitando a quem quer que seja.

Toda a força e soberania de Deus nos move à modificação interior por isso enviou entre nós Jesus que nos trouxe o amor incondicional e a caridade sem distinção, esta é a lição de casa para todos nós.

Crer é aceitar Deus dentro de nós e saber que algo muito maior cuida e ampara nossa vida.

Esse é o verdadeiro poder de Deus renascer a cada dia fortalecendo a fé, buscando sempre o aprimoramento de nossas virtudes e corrigindo nossos erros para nos tornarmos melhores e agradecidos por termos um Pai soberano e justo que tudo sabe e tudo vê porque Deus está dentro de nós.

https://www.gotasdepaz.com.br/o-poder-de-deus/

Supremo Conclave do Brasil

Rito Brasileiro de Maçons Livres Antigos e Aceitos

Abertura do v encontro nacional do rito brasileiro ao clima de teresina de Roberto Rabat Chame

PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE NAS DUAS SETINHAS.





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia