WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2017
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  






:: jun/2017

Agrissênior Notícias – Nº 623 – 06 de junho de 2017

PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE NAS DUAS SETINHAS.

Ilhéus adquire cinco veículos automotores para reduzir gastos com aluguéis de carros

A Prefeitura de Ilhéus adquiriu cinco veículos automotores zero quilometro para uso exclusivo de secretarias, como forma de reduzir o número de carros alugados pelo município. A medida faz parte do programa de contenção de despesas implantado pela atual gestão que visa equilibrar a receita e despesas das contas públicas, conforme orientação do prefeito Mário Alexandre. Segundo levantamento do governo, o custo de um carro alugado é bem maior que um novo da frota oficial.

Novos carros são integrados à frota oficial do município – Secom Clodoaldo Ribeiro 

Mário Alexandre destacou ainda que foi adotada esta necessidade para haja transparência com os gastos das receitas municipais. Ressaltou que algumas das principais secretarias irão utilizar um veículo automotor para exercer ações essenciais de trabalho, sempre com o auxílio de motorista que faz parte do quadro funcional da prefeitura. Todos os carros já estão plotados com a logomarca do governo para que possam ser identificados pela população caso ocorra o seu uso fora do expediente de trabalho.

Secretaria Municipal da Saúde

Nota à Imprensa

Com a prorrogação da Campanha de Vacinação contra Influenza, até dia 09 de junho, equipes da Secretaria Municipal da Saúde visitarão, na próxima semana, algumas localidades que não apresentaram bons resultados, até o momento, na campanha.

Abaixo, a programação:

Segunda: Rio do Braço (continuação) e Tibina;

Terça: Assentamento D. Onça e Dois Irmãos e proximidades

Quarta: Inema e Búzios

Quinta: Ramais de Banco Central e do Banco do Pedro

Sexta: Ramais de Castelo Novo e Sapucaeira

Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA)

NOTA para a IMPRENSA:

Em função da greve de vigilantes na Bahia e para garantir a segurança de acervos artísticos e do público frequentador, a Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA) comunica que alguns museus estaduais sob administração do IPAC estarão fechados neste final de semana:

Fechados

Salvador:

  • Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM (Avenida Contorno)
  • Palácio da Aclamação (Campo Grande)
  • Museu de Arte da Bahia – MAB (Corredor da Vitória)
  • Centro Cultural Solar Ferrão (Pelourinho)
  • Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica (Pelourinho)
  •        Museu Tempostal (Pelourinho)

Santo Amaro:

  • Museu Recolhimento dos Humildes

Candeias:

  • Museu do Recôncavo Wanderley Pinho

Cabaceiras do Paraguaçu:

  • Parque Histórico Castro Alves

Somente a área externa do Palacete das Artes, no bairro da Graça, será aberta para a realização do evento “Paraguassu – Feira de Impressos”, entre hoje (2) e domingo (4), com segurança privada, reunindo mais de 60 expositores, editores independentes, coletivos e editoras de várias partes do Brasil e do exterior.

Já o MAB vai exibir o documentário “Acesso à Zona de Perigo”, às 15h de domingo (4), com direção de Eddie Gregoor e Peter Casaer e duração de 70 minutos, dentro da programação do evento “Conexões – Salvador conectada com a ajuda humanitária”, da ONG Médicos Sem Fronteiras (MSF-Brasil).

MPF realiza audiência pública sobre impactos ambientais da Usina de Pedra do Cavalo (ATUALIZADA)

Evento será realizado no “Mercado do Cajá”, em Maragogipe (BA), na próxima quinta-feira, em 8 de junho

Debater os impactos socioambientais da operação da Usina Hidroelétrica de Pedra do Cavalo, bem como as medidas necessárias para minimizar tais impactos. Esta é a intenção do Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA), que realizará na próxima quinta-feira, em 8 de junho, a partir das 9h, audiência pública no Mercado Municipal Alexandre Alves Peixoto, conhecido como Mercado do Cajá, em Maragogipe (BA).

A usina, operada pelo Grupo Votorantim, está localizada em localidade próxima* da área de proteção ambiental da Reserva Extrativista Marinha Baía do Iguape, nos municípios baianos de Cachoeira e São Félix. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela reserva, o empreendimento está em atividade, mas encontra-se com a licença de operação vencida desde fevereiro de 2009. O procedimento de licenciamento depende de aval do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) – órgão estadual – que, por sua vez, em função da existência da reserva na região, precisa de liberação do ICMBio, órgão federal vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.

O instituto manifesta-se contrário à renovação da licença, argumentando a falta de estudos específicos que analisem os impactos ambientais do empreendimento sobre a reserva, da ausência de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e de seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (Rima), entre outras questões. A situação foi alvo de Recomendação do MPF ao Inema, em junho do ano passado (veja mais aqui), pedindo que fosse determinada a suspensão das atividades da usina, mas ela segue operando.

:: LEIA MAIS »

Convocados do Partiu Estágio devem se apresentar ao posto de trabalho até a próxima terça-feira

O prazo de dez dias úteis para os estudantes convocados pelo Programa Partiu Estágio, do Governo do Estado, se apresentar no local de trabalho termina na próxima terça-feira (6). Os universitários, matriculados em instituições particulares, estaduais ou federais, que já completaram pelo menos 50% da graduação têm a oportunidade de colocar em prática tudo o que aprenderam na teoria, estagiando na administração pública estadual. Os estágios terão duração de um ano, sem possibilidade de prorrogação.

“O Partiu Estágio abre as portas para o estudante. A vivência no setor público é muito ampla. O universitário passa a ter uma visão mais abrangente em cunho profissional e social”, afirma o diretor de Valorização e Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria da Administração do Estado (Saeb) e coordenador do programa, Alberto Queiroz. A lista de convocados e mais informações estão disponíveis no site da Saeb (www.saeb.ba.gov.br).

Ao todo, 2.410 estudantes foram convocados, sendo 1.331 matriculados em universidades particulares, 627 estaduais e 452 federais, sendo que 91,37 % dos selecionados cursaram o nível médio em escolas públicas, e 76,3% são cadastrados no CadÚnico. Os estagiários receberão bolsa-auxílio no valor de R$ 455 mensais e transporte, além de adquirirem experiência na área em que estuda. O pagamento das bolsas será feito diretamente ao próprio estudante, em conta bancária. O investimento total do Governo do Estado na iniciativa é de R$ 18 milhões anuais.

Aos 34 anos, Abigail Moreno foi uma das convocadas do Partiu Estágio. A estudante de Fonoaudiologia não perdeu tempo e já apresentou a documentação exigida pelo programa no Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba), em Salvador, onde vai começar a estagiar. “O Partiu Estágio aproxima a gente do nosso objetivo. É uma excelente oportunidade de conhecer a fundo a área que a gente estuda. O maior impacto na nossa vida vai ser no futuro, quando chegarmos familiarizados com a área e uma bagagem de conhecimentos. Sem dúvida, vai ser um grande diferencial”.

Confira lista de documentos necessários para a contratação

• Comprovante de residência
• Original e cópia da carteira de identidade (RG)
• Original e cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF)
• Original e cópia de Carteira de Identidade do representante legal, ou do Termo
de Guarda expedida por autoridade judicial, se for o caso
• Declaração da instituição de ensino informando o semestre letivo, o turno de
estudo, o curso de formação e sua natureza presencial
• Comprovante de matrícula e frequência na instituição de ensino
• Declaração própria de que não exerce atividade remunerada em órgão público
• Original e cópia do Título de Eleitor, se for o caso
• Original e cópia do Certificado de Reservista, se for o caso
• Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
• Comprovação de inscrição no CadÚnico, se for o caso
• Histórico escolar do Ensino Médio
• Declaração da escola em que cursou o ensino médio, como bolsista integral, se
for o caso
• E-mail convocatório emitido pelo sistema

Alfredo Amorim da Silveira

Saúde e educação de Ilhéus pactuam PSE

As secretarias de Saúde e de Educação de Ilhéus estão pactuando o Programa Saúde nas Escolas (PSE), uma iniciativa do governo federal que, em uma primeira etapa, beneficiará mil estudantes de 39 unidades escolares do município e de uma unidade do estado.

Técnicos da Saúde e da Educação estão integrados ao programa intersetorial – Secom

A secretária de Educação, Eliane Oliveira, afirma que o critério de escolha das escolas beneficiadas coube ao próprio governo federal, levando em consideração a área de abrangência da Estratégia Saúde da Família (Ministério da Saúde).

“A proposta é tornar possível o exercício de criação de núcleos e ligações entre os equipamentos públicos da saúde e da educação, como escolas, centros de saúde, áreas de lazer como praças e ginásios esportivos”, exemplifica a secretária de Saúde, Elizângela Oliveira.

O PSE visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos jovens. A iniciativa leva agendas de Educação e Saúde como projetos didáticos nas Escolas da rede. Considerado uma política intersetorial, o programa foi instituído pelo MEC em 2007.

Para alcançar os objetivos propostos, o PSE foi constituído por cinco componentes:avaliação das condições de saúde das crianças, adolescentes e jovens que estão na escola pública;promoção da saúde e de atividades de prevenção;educação permanente e capacitação dos profissionais da educação e da saúde e de jovens;monitoramento e avaliação da saúde dos estudantes;e monitoramento e avaliação do programa.

No GOTAS DE PAZ

FAMÍLIA, LUGAR DE PERDÃO

Não existe família perfeita. Não temos pais perfeitos, não somos perfeitos, não nos casamos com uma pessoa perfeita nem temos filhos perfeitos. Temos queixas uns dos outros. Decepcionamos uns aos outros. Por isso, não há casamento saudável nem família saudável sem o exercício do perdão. O perdão é vital para nossa saúde emocional e sobrevivência espiritual. Sem perdão a família se torna uma arena de conflitos e um reduto de mágoas.
Sem perdão a família adoece. O perdão é a assepsia da alma, a faxina da mente e a alforria do coração. Quem não perdoa não tem paz na alma nem comunhão com Deus. A mágoa é um veneno que intoxica e mata. Guardar mágoa no coração é um gesto autodestrutivo. É autofagia. Quem não perdoa adoece física, emocional e espiritualmente.
E por isso que a família precisa ser lugar de vida e não de morte; território de cura e não de adoecimento; palco de perdão e não de culpa. O perdão traz alegria onde a mágoa produziu tristeza; cura, onde a mágoa causou doença.

www.gotasdepaz.com.br

Algumas do Dia

Economia cresce e põe fim à recessão histórica

Depois de dois anos da maior recessão da história, a economia brasileira ganhou fôlego diante das reformas econômicas e o País voltou a crescer. No primeiro trimestre de 2017, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1% em comparação ao trimestre imediatamente anterior. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram divulgados nesta quinta-feira (1°). No primeiro trimestre de 2017, o resultado para o PIB foi influenciado principalmente pelo resultado do setor agrícola. O desempenho veio acima do esperado em uma demonstração da melhora dos indicadores econômicos em meio a um cenário de queda nos juros e na inflação.

LEIA MAIS

Inscrições no Sisu terminam nesta quinta-feira (1)

O prazo de inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) termina nesta quinta-feira (1º). Ao todo, serão ofertadas 51.913 vagas em 1.462 cursos de 63 instituições de ensino, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais. A inscrição deve ser feita pela internet, no site do programa. Para isso, o candidato precisa apenas do número de inscrição e senha cadastrados no Exame do Ensino Médio (Enem) de 2016. Também hoje os estudantes têm acesso ao último cálculo da nota de corte.

LEIA MAIS

Prazo de adesão ao Programa Seguro-Emprego é prorrogado para dezembro de 2017

O plenário do Senado Federal aprovou a Medida Provisória 761/2016, que prorroga o prazo de adesão ao Programa Seguro-Emprego (PSE) de dezembro de 2016 para dezembro de 2017. A MP determina também que a previsão de extinção do programa passará de 2017 para dezembro de 2018. O PSE é destinado às empresas em dificuldade econômico-financeira e permite a redução de salários e de jornada de trabalho dos funcionários. A medida permite que as empresas, por meio do PSE, reduzam em até 30% os salários e a jornada. Além disso, é possível a contratação de idosos, estagiários, pessoas com deficiência e ex-presidiários.

LEIA MAIS

Aplicativo vai ampliar o acesso da população às informações de saúde

O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira (1º) o aplicativo e-Saúde, novo canal de comunicação entre o Ministério da Saúde e o cidadão. A ferramenta estará disponível nos próximos dias, nos principais sistemas operacionais do mercado, Apple iOS e Google Android, e poderá ser acessada por tablets e smartphones. O aplicativo foi criado pelo Departamento de Informática do SUS (Datasus) e oferece informações em saúde de uso pessoal e restrito a cada cidadão brasileiro, como o acesso aos dados do cartão nacional de saúde, lista de medicamentos retirados nas unidades de saúde, acompanhamento do cartão de vacinação, lista de exames realizados, além de outras informações.

LEIA MAIS

Governo lança campanha para reduzir número de crianças em abrigos

Até 2018, o governo federal pretende zerar o número de crianças entre 0 e 6 anos que vivem em abrigos. A meta é atender mais de nove mil crianças que vivem nessas unidades por meio do programa Família Acolhedora serviço que proporciona o atendimento em ambiente familiar. A campanha Família Acolhedora ajudará estados e municípios a informar e sensibilizar a sociedade sobre a importância do acolhimento familiar no desenvolvimento de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por medida protetiva.

LEIA MAIS

Promessa de leilão em 2017 é alento para setor eólico

A promessa de que haverá um leilão de reserva, ainda este ano, foi comemorada, porém vista com cautela, pela diretora de Apoio à Empreendimentos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Laís Maciel, que participa do 6º Encontro de Negócios da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), em São Paulo. O anúncio foi feito pelo secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia (MME), Eduardo Azevedo.

“O leilão é fundamental para a manutenção da indústria eólica, em especial a baiana, que se consolidou como o principal polo nacional na fabricação de componentes”, afirma Laís. No setor, as opiniões ainda são comedidas: aguarda-se que a promessa vire realidade.

O leilão futuro pode vir acompanhado de uma novidade: prevê a contratação de três produtos, com entrega em três, quatro e cinco anos. “Essa medida assegura que as fábricas tenham demanda constante e possam fazer uma programação da sua produção”, explica a diretora.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner, se ocorrerem, os leilões aliviarão o mercado eólico. Segundo ele, a não realização de leilão coloca em risco a manutenção da indústria eólica no Brasil todo. “Nossa meta agora é assegurar nossa capacidade de escoamento para que possamos participar do leilão com projetos de energia também. Vamos continuar fazendo gestões junto ao MME e à ONS [Operador Nacional do Sistema Elétrico] para assegurar margens de escoamento, assim novos parques poderão ser instalados e continuaremos a interiorizar o investimento no estado”, comenta.

Nadadores baianos batem recordes de medalhas no Torneio Nordeste disputado no RN

No último final de semana (26 e 27), nove atletas baianos conquistaram 46 medalhas no Torneio Nordeste de Clubes – Troféu Sergio Silva, disputado na cidade de Natal (RN), Rio Grande do Norte. Os atletas recebem o apoio do Bolsa Esporte e FazAtleta – ambos do governo estadual, por meio da Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb) e da Secretaria do Trabalho e Esporte (Setre) – que oferecem suporte financeiro para o treinamento e da participação dos atletas em competições regionais, nacionais e internacionais.

Medalhas atletas bolsa esporte

A competição foi disputada nas categorias infantil, juvenil, júnior e sênior. O atleta Théo Esteves foi o recordista de medalhas na prova. O nadador levou nove, sendo que oito de ouro e uma de prata, além de quebrar três recordes: 100m livres; 50m e 100m, borboleta. Com oito medalhas de ouro, Izacc Júnior, e com cinco medalhas, sendo duas de ouro, uma de prata e duas de bronze, Enzo Esteves, formam o trio que recebem apoio financeiro, por meio do FazAtleta.

Outros destaques da competição foram: Thiago Cavalcante, com oito medalhas de ouro e quatro recordes; Bárbara Gonzaga (6) ouro; João Carlos Barros (3) ouro e (2) prata; Rafael de Carvalho (2) ouro e (2) prata; Windson Texeira (2) ouro (1) prata e Bruneli Cardoso (2) bronzes. O seis atletas recebem, por meio da Sudesb, o Bolsa Esporte.

Bolsa Esporte – A Lei 11.363/2009, que institui o Programa Estadual para Apoio à Prática do Esporte – Bolsa Esporte estabelece um benefício de R$380,00 a R$ 2 mil mensais para atletas e paratletas baianos radicados no Estado, desde a iniciação esportiva até o alto rendimento. O benefício é concedido pelo prazo de um ano e renovável por igual período.

FazAtleta – O FazAtleta beneficia diretamente atletas, equipes e eventos que se enquadram na categoria esporte amador olímpico e paralímpico, e prevê que os patrocinadores (contribuintes do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS) tenham abatimento fiscal de 80% do valor total do projeto esportivo.





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia