WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Diocese de Ilhéus – 99 anos de Existencia

Um pouco de História da Diocese!!!
Em Janeiro de 1913 o arcebispo de Salvador comunicou oficialmente a notícia da criação da diocese de Ilhéus, conforme registro feito por Silva Campos:
“Tendo sido elevado à categoria de freguesia o curato de São José de Itabuna, e achando-se concluída a respectiva igreja matriz, quiseram os paroquianos que a solenidade da benção do novo templo e da leitura da portaria arquiepiscopal da dita elevação fossem presididas pelo próprio prelado diocesano, D. Jerônimo Tomé da Silva que, acedendo ao convite, ali se achou na manhã de 23 ficando edificada a população com as cerimônias inéditas que testemunhou. De volta para a capital, encontrava-se o arcebispo a 28 em Ilhéus, e aí, nessa data, nomeou uma comissão para angariar óbolos destinados à formação do patrimônio do bispado de Ilhéus, cuja criação pleiteava, composta do cônego vigário José Evaristo de Gois Bittencourt, coronéis Antônio Pessoa, Misael Tavares, Ramiro Ildefonso de Araújo Castro e Domingos Adami de Sá, e doutores João Mangabeira e José Júlio de Brito”.[1]
Em 20 de outubro de 1913 o papa Pio X, mediante a bula Majus animarum bonum (Para o maior bem das almas) criou as Dioceses de Barra, Caetité e Ilhéus, desmembradas da Arquidiocese de São Salvador da Bahia.
ERECTIO DIOECESUM (in Acta Apostolicae Sedis, 1913, p. 548-549)
Ssmus D. N. Pius PP. X successivis sacrae Congregationis Consistorialis decretis: 20 octobris 1913. – Amplissimum territorium dioecesis Ssmi. Salvatoris de Bahia in Brasiliana republica, rogante ipso archiepiscopo, in quatuor partes divisit, creatis tribus dioesibus Barrensi, Caetitenti et Ilheosensi.
Dioecesi praeterea Ilheosensi paroecias vulgo Ilhéos, Olivença, Canavieiras, Belmonte, Santa Cruz, Porto Seguro, Villa Verde, Tramoso, Nossa Senhora de Lourdes do Angelim, Prado, Alcobaça, Caravellas, Villa-Viçosa, S. José de Porto Alegre, Itabuna, Barra do Rio de Contas, Marahú, Barcellos, Camamu, Igrapiuna, Santarém, Nova Boipeba, Boipeba Velha, Cayrú, Taperoá, Serapuhy, Guerem, et Valença.
EREÇÃO DE DIOCESES (nas Atas da Sé Apostólica, 1913, p. 548-549)
Nosso Santíssimo Senhor o Papa Pio X por decreto da sagrada Congregação Consistorial:

CONVITE À ATIL: II Encontro Estadual de Cooperativas Baianas

Prezados,

Estaremos com um estande no II Encontro Estadual de Cooperativas Bahias, que ocorrerá no Hotel Fiesta em Salvador.
Colocamo-nos à disposição – sem qualquer contrapartida – daqueles que quiserem divulgar sua empresa com panfletos e\ou imagem em TV, a qual utilizaremos no local para mostrar nossa agencia cooperativa de turismo, Ilhéus e a Costa do Cacau.
Sairemos no voo desta próxima quarta feira à tarde.
Para que entendam melhor o evento e sua programação, encaminho abaixo o link sobre a iniciativa da OCEB.

Cordiais saudações cooperativistas!

Grande sucesso


Hans Schaeppi em: Coluna HOTELARIA E TURISMO

por Hans  Schaeppi

 

Hans Schaeppi

Hans Schaeppi

RESPONSABILIDADE

      O próximo Prefeito de Ilhéus, que deverá tomar posse no dia 1º de janeiro de 2013, terá pela frente, por um lado, a grande oportunidade de gerir uma cidade durante um período  previsto para ser o mais áureo das últimas décadas para toda uma Região.

Para esse período, estão previstas algumas das obras mais importantes do país, como o Complexo Intermodal Porto Sul, que inclui a Ferrovia Oeste-Leste, já  iniciada; o terminal privativo da Bamin para exportação de minério de ferro; o Porto Sul propriamente dito, para embarque de soja, milho, algodão, carvão, etanol, fertilizantes e outros, com capacidade de exportação de 100 milhões de toneladas/ano; o Aeroporto Internacional; e a Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Uma empresa chinesa, a Biogold já demonstra o interesse de implantar uma siderúrgica próxima ao Porto Sul.

Além dessas importantes obras, estão previstas a construção da segunda ponte Ilhéus-Pontal, o Pavilhão de Feiras e Exposições anexo ao Centro de Convenções; a duplicação da rodovia Ilhéus-Itabuna; o “contorno de Ilhéus”, já licitado pelo Derba; e o acesso asfaltado à Lagoa Encantada, que dará aos turistas mais uma opção de visita; e um melhor acesso aos cidadãos.

E DAÌ?

       Daí, é que nada das obras acima, envolve gastos da Prefeitura, mas, ao contrário, lhe trará recursos, através de impostos e taxas gerados por essas obras. Daí, que o novo gestor terá condições de melhor cuidar da cidade, do dever de casa, da educação, e da saúde do povo. Terá condições de recuperar as calçadas, para melhor circulação dos pedestres. Melhorar a iluminação, e repavimentar as ruas da cidade, para melhor uso de cidadãos e turistas..

Resumindo: será uma época de ouro, mas de grande responsabilidade para o novo gestor…

CRUZEIROS MARÍTIMOS

:: LEIA MAIS »

O fim da contribuição de servidores inativos

Um dos pontos mais polêmicos da reforma da Previdência de 2003 foi a cobrança de contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas do serviço público, tema que fora incluído na PEC 40/2003 por exigência dos governadores e prefeitos, que condicionavam o apoio à reforma do governo federal à inclusão desse item.

A contribuição dos inativos, como é do conhecimento público, foi um dos itens da reforma da Previdência que mais teve resistência por parte dos parlamentares, exatamente porque feria direito adquirido e criava uma nova contribuição sem nenhuma contrapartida, já que os aposentados e pensionistas já haviam contribuído para fazer jus ao benefício de aposentadoria ou pensão.

Com o julgamento da Ação Penal 470 no Supremo Tribunal Federal (STF), surgem indícios de que não foi apenas a pressão política dos governadores e prefeitos que interferiu na aprovação da matéria, cuja deliberação coincidiu com o período de votação dos deputados que são réus nessa ação penal, mas também teria existido apoio financeiro a parlamentares de alguns partidos da base de sustentação do governo.

Assim, se prevalecer a tendência do STF de punir parlamentares denunciados no âmbito da Ação Penal 470 por suposta venda de seus votos para aprovar matéria de interesse do Poder Executivo no período em que foi votada a PEC da reforma da Previdência que instituiu a contribuição dos inativos, faria todo o sentido a ampliação do movimento pela revogação dessa contribuição, tanto em face da injustiça da cobrança, quanto em função da eventual ilegitimidade de sua instituição.

Considerando que a PEC 555/2006, que põe fim à contribuição dos inativos, já foi aprovada na Comissão Especial da Câmara e aguarda inclusão na pauta do plenário para votação em dois turnos, os servidores devem empreender um grande movimento por sua aprovação, especialmente se for confirmada a tendência do STF de punir parlamentares da época por suposta venda de votos.

Se o movimento pela revogação da cobrança já era legítimo, porque em matéria previdenciária não existe benefício sem fonte de custeio, assim como não deve haver contribuição sem benefício, agora, com esse entendimento do STF, surge mais um argumento em favor da mobilização, que certamente será intensificada, se confirmada a tendência de julgamento da Ação Penal 470.

Portanto, os aposentados e pensionistas do serviço público devem ficar atentos ao resultado do julgamento da Ação Penal 470, para cobrar dos parlamentares a imediata revogação dessa cobrança, mediante a aprovação da PEC 555/2006, caso seja confirmado o entendimento do STF.

A Diretoria
Fonte: DIAP

Rezende
http://servidorpblicofederal.blogspot.com.br/2012/10/o-fim-da-contribuicao-de-servidores.html

I Encontro de Corais Grapiúnas será dia 26, no Teatro Municipal de Ilhéus

Clique para AMPLIAR.

Um evento pioneiro na região será realizado no próximo dia 26, às 19 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus: o I Encantar – Encontro de Corais Grapiúnas. Sete corais de Ilhéus e Itabuna se apresentam em um único dia, mostrando a versatilidade de seus estilos e repertórios. O ingresso custará R$ 10,00/R$ 5,00 mais um quilo de alimento não perecível, que será doado para a Instituição de Acolhimento Feminino Renascer e para a Casa Lar Reconstruindo o Futuro.

Os corais que irão se apresentar são: Coral Dom Eduardo (Ilhéus); Coral da Uesc (Ilhéus); Coral da Ceplac (Ilhéus); Madrigal CantaVox (Itabuna); Coral Unati (Itabuna); Coral Clave de Sol (Itabuna) e Coral da Santa Casa de Itabuna.

Além da apresentação, o projeto oferece também o workshop “Canto Coral e Regência”, ministrado pelo maestro Luiz Moreira (UFBA), gratuito para os coristas e demais interessados da área musical. O workshop será realizado também no dia 26, das 8h às 13h, na Fundação Cultural de Ilhéus. As vagas são limitadas e, para se inscrever, entre em contato pelo vejoarte@gmail.com

O I Encantar tem o objetivo de estimular, desenvolver e aprimorar a prática do canto coral, mostrar e conscientizar as comunidades sobre sua importância social, educativa e cultural, e promover o intercâmbio entre os maestros, regentes, presidentes, coordenadores, professores e coralistas das cidades de Ilhéus e Itabuna.

O idealizador do Encantar, o maestro Antônio Melo, afirma que: “a idéia é fortalecer esse tipo de movimento, tão socialmente positivo, e que traz em si diversas vertentes musicais em cada um dos corais, como: canto afro, renascentista, sacros e populares. O movimento de canto coral tem potencialidades tanto dentro de instituições, empresas, igrejas, como na sociedade em geral. São essas iniciativas que serão estimuladas com a realização deste projeto”.

A produtora executiva do projeto, Tacila Mendes, declarou: “O evento é pioneiro em termos de integração dos corais grapiúnas, sendo importante para promoção, fortalecimento e valorização da arte coral regional”.

A realização do evento é da Vejo Arte Soluções Culturais e da Ativa Ideia Produção Cultural e Comunicação. Este projeto é apoiado através da 2ª Chamada do edital Calendário das Artes 2012, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA). Mais informações, basta acessar: facebook.com/IEncantarGrapiuna


Ascom: Tacila Mendes / MTB-6795

Marli Gonçalves em: Jornalista, sim. Querem encarar?

Epa, epa, que não estamos gostando nadica de nada desses arroubos juvenis que estão acometendo os líderes petistas agora condenados pelos magistrados da mais Alta Corte de um país; por um acaso, o nosso país. Vamos discutir quem é “urubu”, “torturador”, ou se “jornalista bom é jornalista morto”?

Antes, até para saber onde estamos pisando de verdade, os riscos que corremos, precisaria fazer uma pergunta a esses líderes petistas que um dia respeitamos – eu respeitei – mas que jogam sem dó suas próprias histórias no lixo, alterados, com seus olhos cheios de sangue e ódio: como é que vocês pretendem reagir? Como vão fazer cumprir a ordem dada pelo subchefe Zé Dirceu, o número 2? Vão continuar pagando alguns outros jornalistas treinados para mandar, jogá-los uns contra os outros, até que realmente ocorra um confronto pessoal? E quanto à Justiça? Como é que se “reage” à maior instância da democracia? Podemos saber?

Dito isso, sou da paz. Não tenho lado, que esse tempo já foi. Só tenho questões, muitas. Mania de jornalista, entende?

Assim, antes que amigos ainda ligados ao PT – sim, os tenho – reajam, abro logo outro flanco, o mais rápido possível. Para dar um cascudo também no tal coronel tucano que andou tentando intimidar um repórter da Folha, pelo que consta. Aproveito para perguntar ao governador Alckmin qual teria sido o “crime” presenciado pelo atual secretário de Segurança, que é mantido no posto acima de tudo e de todos? Como assim processar o Fabio Pannunzio pela emissão de opiniões dele, no blog dele, pessoal, sem patrão, coisa de horas vagas?

:: LEIA MAIS »

Maria Regina Canhos Vicentin em: O bebê nasceu!

Que bom, o bebê nasceu! Agora uma nova etapa se inicia na vida de vocês. Pode ser que não seja o primeiro, mas mesmo não sendo, ele é uma pessoa singular e, dessa forma, terá reações completamente diversas da primeira experiência. Se for o primeiro então, tudo é novidade. Desde o chorinho até as noites em claro, o cansaço, a preocupação, os denguinhos e cuidados, os mimos excessivos e o desejo de mostrar pra todo mundo que vocês acabam de ter um bebê. Aproveitem pra curtir essa fase ao máximo, pois ela passa rápido demais. Quando vocês se “ligarem” de fato, o bebê já estará grandinho e não será mais possível vivenciar a amamentação, o colinho, as primeiras palavras e passinhos. Tudo isso já estará fazendo parte do passado e não voltará mais, a menos que vocês realizem nova “encomenda” e reiniciem tudo com outro bebê.

Não se sintam excessivamente preocupados. No fundo no fundo, seu bebê precisa inicialmente apenas comer, dormir, ser devidamente higienizado e acolhido com amor. Isso não é tão difícil assim visto que, muito provavelmente, vocês o amam tanto que se desincumbirão de tais tarefas com facilidade, além de poder dividi-las com terceiros: avós, tios, vizinhos… Sempre encontramos alguém para dar uma mãozinha quando realmente necessitamos. O que cansa mais é a preocupação, a noção errada de que nosso bebê não irá sobreviver se não estivermos vinte e quatro horas olhando para ele e verificando sua respiração. Isso sim é estressante e efetivamente deixa os pais em frangalhos. Aceitem meu conselho: não se preocupem demasiadamente com seu bebê. Quando ele estiver descansando, aproveitem para descansar também. Vocês irão precisar estar descansados para quando o bebê acordar e solicitar atenção.

:: LEIA MAIS »

Agrissênior Notícias – Nº 401 – 16 de outubro de 2012


Para ver em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (lado direito).

O Menino Monteiro Lobato

por Cyro de Mattos

O primeiro livro que li de Monteiro Lobato foi Reinações de Narizinh o. Quem me emprestou o  livro foi o amigo Duda, o filho de seu Zeca Freire, dono da farmácia na avenida do  comércio. O pai de  meu amigo tinha uma biblioteca bem sortida de autores brasileiros.  Como acontecera com o primeiro livro, li   As Caçadas de Pedrinho sem conseguir  tirar os olhos das cenas vivas e interessantes. Vibrei com as aventuras de Pedrinho, que saiu vitorioso na caçada de uma onça, como também no ataque de outros animais ao sítio de Dona Benta.

Aí não parei mais. Fui conhecendo, aos poucos, um mundo maravilhoso feito de um sem-fim de cenas vividas por personagens que habitavam um território feito de aventuras e mágicos sonhos. Cada livro que lia de Monteiro Lobato ficava pensando como era que cabia tanto caso na imaginação  de uma pessoa.

Das memórias de Emília, que ela resolveu contar ditando-as ao Visconde de Sabugosa, não esquecia  o episódio da visita das crianças inglesas ao sítio de Dona Benta, trazidas pelo velho almirante Brown.  Da Geografia de Dona Benta, em vez de eu estudar geografia nos livros de aula, viajei  com os novos amigos no navio “O Terror dos Mares” e saí pelo mundo  afora, fazendo paradas  em portos de países distantes onde conhecia gente diferente e via coisas notáveis  como nunca tinha visto.

A Chave doTamanho, Os Doze Trabalhos de Hércules, Histórias de Tia Nastácia, Serões de Dona Benta, D. Quixote das Crianças, O Poço do Visconde. Fui conhecendo através desses livros histórias fascinantes  do mundo, que só Monteiro Lobato sabia inventar e gostava de contar. Percebia a cada livro lido que ele  contava numa língua que gente grande e pequena falavam aqui na terra.  As histórias iam se compondo ora  como se elas tivessem na minha imaginação, ora como se desenrolassem bem diante de meus olhos.

De livro em livro, cheguei à conclusão de  que o amigo Monteiro Lobato  resolveu morar no meu coração por um  motivo  simples: o seu de gente grande nunca deixou de ser criança.

*Cyro de Mattos é escritor e poeta. Premiado no Brasil e exterior.

Boletim Eletrônico da Agência Câmara de Notícias

Manchetes do dia

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

CONSUMIDOR

DIREITO E JUSTIÇA

POLÍTICA

SAÚDE

68ª CIPM PRENDE QUADRILHA ACUSADA DE ROUBOS NA AV. SOARES LOPES

POLÍCIA MILITAR DA BAHIA

COMANDO DE POLICIAMENTO REGIONAL SUL

68ª COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR

 68ª CIPM PRENDE QUADRILHA ACUSADA DE ROUBOS NA AV. SOARES LOPES

 No dia 11/10/2012, por volta das 12h00min, policiais militares da 68ª CIPM, tomaram conhecimento de um roubo, ocorrido na Avenida Soares Lopes, onde a vítima, a turista Paulista GISELE SAMPAIO SANTOS, teve seu celular SANSUNG subtraído por marginais montados em duas bicicletas. Os policiais realizaram buscas na Avenida Itabuna nas proximidades da 6ª DIRES, onde alcançou o grupo identificado pela vítima. Com os acusados: PAULO HENRIQUE XAVIER RIBEIRO, 18 anos, e os menores B. S. N, 17 anos e L. L. B. 17 anos, fora apreendido 02 bicicletas, sendo as cores preta e marrom, ambas sem marca e numeração e 03celulares de marcas diversas. Os envolvidos foram apresentados ao plantão da DELTUR para providências.

68º CIPM – SOARES LOPES





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia