:: ‘Notícias’
Câmara Municipal de Ilhéus
Sessão Especial discutiu assassinato de moradora do assentamento Frei Vantui
A cerca de 80 dias, Genilce Pereira dos Santos foi assassinada no assentamento Frei Vantui no município de Ilhéus. Desde então os moradores da localidade passam por situações de pavor e pânico, o que mais chama atenção é que até o presente momento não se tem conhecimento de quem é o assassino e nem quais os motivos que o motivaram a cometer tal ato. Por isso, foi realizada na Câmara na tarde desta quarta-feira (10), uma sessão especial para que as devidas providências sejam tomadas.
Durante a sessão foi visível o descontentamento dos vereadores e da comunidade do Frei Vantui, a sociedade e parte da imprensa local se fez presente. Já as autoridades públicas como, policia e representantes da justiça não compareceram ao plenário legislativo.
A senhora Maisa Fontana, moradora do assentamento, lamentou a ausência das autoridades. “O delegado e coordenador da 7ª COORPIN, o comandante da 70ª companhia de policia militar e a promotora Karina Cherubini não compareceram e assim não podemos obter algumas respostas”, afirmou. Ainda segundo Fontana, existe um descaso com a vítima em virtude do andamento das investigações e espera que uma nova sessão seja marcada contando com a presença das autoridades municipais.
O vereador Reynaldo Oliveira (Zé Neguinho), afirmou que os distritos de Ilhéus são desassistidos pelas autoridades e que inúmeros casos de violência têm ocorrido e a ausência policial é notória. “Já passamos da hora de dar uma nova fase a Ilhéus no que diz respeito a segurança”, disse o parlamentar.
O presidente do Poder Legislativo de Ilhéus, vereador Edivaldo Nascimento, popular Dinho Gás, lembrou em seu discurso que a Câmara de Ilhéus é um local de debates e que era lamentável a ausência das autoridades. “Não podemos falar pelos ausentes, deixo o parlamento ilheense aberto para uma nova sessão especial que venha esclarecer os desejos dos moradores do Frei Vantui”, finalizou.
Prefeitura Municipal de Ilhéus
Faculdade de Ilhéus
ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL
O Curso de Nutrição da Faculdade de Ilhéus em conjunto à Associação dos Moradores do Bairro Hernani Sá, localizado no município de Ilhéus Bahia estarão realizando ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL individualizado a todos os moradores do município a partir do dia 03 de agosto de 2012.
O presente trabalho objetiva atender a comunidade do bairro e adjacências a fim de identificar o perfil nutricional e propor estratégias de intervenção para melhorar a qualidade de vida, através de hábitos mais saudáveis da população assistida.
O acompanhamento nutricional envolve:
- Avaliação nutricional individualizada – com aparelhos específicos – adipômetros, balanças digitais e bioimpedância;
- Verificação da porcentagem de gordura, massa muscular, hidratação e ossos.
- Diagnóstico clínico nutricional – antropometria, exames laboratoriais
- Terapêutica nutricional para todas as doenças.
- Acompanhamento quinzenal e mensal.
- AGENDAMENTO PRÉVIO
ADRIANA CRUZ LOPES
Coordenadora do Curso de Nutrição
Faculdade de Ilhéus – CESUPI
ACADÊMICOS DO CURSO DE NUTRIÇÃO
Enviada por Odailson Lelis Aranha
Jabes pede ao governador recapeamento imediato das principais ruas de Ilhéus
O prefeito eleito de Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP), teve a primeira audiência com o governador Jaques Wagner na tarde de quarta-feira, 10, em Salvador. O encontro institucional girou em torno de temas importantes para o município. O governador garantiu apoio total aos projetos de infraestrutura do plano de governo de Jabes e anunciou a liberação de recursos para o recapeamento imediato das principais ruas da cidade.
Jabes considera o recapeamento de fundamental importância para o turismo de Ilhéus. “Não podemos esperar para fazer isso em janeiro, quando assumirmos o governo; até lá, a cidade deve estar pronta para receber os milhares de visitantes que escolhem suas praias como destino de férias”, enfatiza o prefeito eleito. A construção da nova ponte do Pontal e a duplicação da rodovia BA-415 (Ilhéus-Itabuna) também foram discutidos na audiência, além de questões ligadas à saúde e educação no município.
—
Vera Rabelo
Boletim Eletrônico da Agência Câmara de Notícias
68ª CIPM APREENDE DROGAS NO ALTO DA GAMBOA/ILHÉUS
POLÍCIA MILITAR DA BAHIA
COMANDO DE POLICIAMENTO REGIONAL SUL
68ª COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR
68ª CIPM APREENDE DROGAS NO ALTO DA GAMBOA/ILHÉUS
No dia 10/10/2012, por volta das 14h00min, policiais militares da 68ª CIPM, realizaram incursão na Rua São José, Alto da Gamboa, onde o indivíduo MARCOS PAULO PEREIRA NASCIMENTO, 38 anos, “vulgo ice kis” foi vítima de vários disparos de arma de fogo, não resistido vindo a óbito. Os tiros foram desferidos por 02 elementos desconhecidos a bordo de uma moto, sendo perseguidos, porém conseguiram fugir. Na operação foi apreendido em poder da vítima: 200gr de cocaína, 85 gr. de crack, 23 papelotes de maconha pesando 80gr, 80gr de mistura para cocaína, 01 balança de precisão, 01 celular e R$ 112,00 em espécie. Todo material apreendido foi apresentado ao plantão da 7ª COORPIN para providências.
TPI fará da Biblioteca Pública espaço multicultural de Ilhéus
O Teatro Popular de Ilhéus (TPI) aguarda a liberação do prédio da Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho pela Prefeitura para transformá-la em espaço multicultural. O grupo pretende agregar ao local atividades de teatro, cinema, música, dança e debates, além de cursos e oficinas artísticas. “Nosso projeto é que a biblioteca coexista harmonicamente com as demais atividades, inclusive com isolamento acústico”, adiantou o diretor do TPI, Romualdo Lisboa.
O grupo ilheense quer seguir exemplos de sucesso como da Biblioteca Central dos Barris, que agrega o Espaço Xisto Bahia, em Salvador, e do Centro de Cultural São Paulo, que reúne cinema, música, literatura, dança e demais manifestações artísticas. O prédio histórico onde também funcionou do antigo Grupo Escolar General Osório deverá passar por adaptações arquitetônicas. O projeto será conduzido pelo arquiteto Carl Von Hauenschild, que traz em seu currículo obras importantes, como as reformas dos teatros Castro Alves e Vila Velha, na capital baiana.
O ator ilheense Fábio Lago, que é destaque no cinema internacional e na televisão, comemorou ao saber do convênio entre o governo municipal e o Teatro Popular de Ilhéus para ocupação e dinamização da Biblioteca Pública. “Os ilheenses precisam abrir a cabeça para ver o novo. O grupo faz um trabalho sério e importante para a cultura regional. Biblioteca e teatro juntos podem conviver tranquilamente. Será a união do conhecimento e da arte”, declarou o artista que iniciou sua carreira junto a vários atores do TPI.
A bibliotecária e membro da Academia de Letras de Ilhéus, Eliane Sabóia, também aprovou a futura ocupação do prédio histórico pelo grupo teatral. “O Teatro Popular de Ilhéus tem feito um trabalho muito bom ao longo desses anos no cenário cultural”, afirmou. Ela ainda sugeriu que, quando a Biblioteca voltar ao prédio, seja ocupado o andar térreo. “Cada metro cúbico de livros pesa cerca de 800 quilos, o que sobrecarrega a estrutura de madeira do piso. E pessoas com deficiência poderão ter acesso facilitado ao acervo”, complementou a professora.
O prédio da Biblioteca Pública está fechado desde fevereiro de 2011, devido a problemas estruturais. O acervo de quase 35 mil livros está disponível em um imóvel alugado pelo governo municipal. A Prefeitura está finalizando a reforma do espaço, que voltará a funcionar como biblioteca, agregado às demais atividades promovidas pelo TPI. O plano de trabalho para os próximos três anos prevê mais de seis mil horas de cursos e oficinas e exibição de 144 filmes. Também serão realizados 32 debates, 90 curtas-metragens, 18 encontros com escritores regionais e mais de 200 espetáculos de teatro, música e dança.
A ocupação do antigo General Osório pelo Teatro Popular de Ilhéus foi sinalizada através da assinatura do Protocolo de Intenções junto ao Governo Municipal, que prevê o termo de permissão de uso do espaço pelos artistas por 20 anos. Com isso, o local continua pertencendo ao município, contudo, será gerenciado pelo grupo cultural, que ficará responsável pela guarda e manutenção do acervo da Biblioteca, pagamento de energia elétrica, água, telefone e funcionários.
A direção do TPI observa que o oferecimento de ocupação do prédio histórico foi sugestão do governo municipal e que, antes de transferirem sua sede para o local, irão consultar o candidato a prefeito eleito. “Caso o próximo gestor não tenha interesse em manter o convênio, nosso grupo buscará um novo espaço, já que, os proprietários da Casa dos Artistas, onde estamos instalados há 10 anos, não renovaram o contrato de aluguel e solicitaram a desocupação do imóvel até o final deste mês”, ressalta Lisboa.
Prefeitura Municipal de Ilhéus
Nota de falecimento – José Salomão
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima decretou, nesta quarta-feira (10) luto oficial de três dias pelo falecimento do servidor José Eduardo Santana Salomão, de 66 anos, aposentado pelo Banco do Brasil e ex-secretário de Saúde do município de Ilhéus.
Ele faleceu nesta terça-feira, vítima de um Acidente vascular cerebral (AVC) e o velório está sendo realizado no saguão da Loja Maçônica Regeneração Sul-Baiana, centro.O enterro está marcado para as 14 horas no Cemitério da Vitória.
José Eduardo Salomão, além de secretário de Saúde, também ocupou cargos nas secretarias de Governo e Ações Estratégicas, Fazenda e Planejamento.
Juiz rubro-negro ironiza queda de rivais em ganho de causa a vascaíno
O torcedor vascaíno Elizeu Passos Caldas deu entrada em um pedido de danos morais na Justiça contra uma empresa de TV por assinatura. O motivo? A interrupção dos serviços de transmissão no meio de um jogo do Vasco pelo Campeonato Brasileiro por conta de falta de documentação. Ele foi beneficiado com a decisão do juiz André Luiz Nicolitt, que deu como sentença o pagamento de dois mil reais ao assinante. Apesar da decisão favorável, ele teve de escutar piadinhas.
Rubro-negro, o magistrado deferiu o pedido, mas afirmou que o dano é menor porque o Vasco já esteve na Série B. Se fosse flamenguista, receberia mais.
– Não é possível comparar a frustração de não poder ver um jogo de times que já frequentaram a segunda ou terceira divisão com aqueles que nunca estiveram nestes submundos. Exemplificando, se fosse o Fluminense, por ter jogado a terceira (divisão), valor ínfimo, o Vasco e Botafogo, por terem jogado a segundona, um pouco maior, já o glorioso Clube Regatas do Flamengo, que jamais frequentou ou frequentará tais submundos, o dano seria expressivo – disse na sentença, publicada na revista “Veja”.
Sentença de juiz faz piada com Vasco, Botafogo e Fluminense (Foto: Reprodução)
Para André Luiz Nicolitt, o magistrado é dotado de informalidade. Ele explicou que fez apenas uma brincadeira pelo fato de que o advogado era Fluminense e o autor da ação queria ver jogos do Vasco, mas garantiu isenção caso precise julgar algum flamenguista.
– Não tem relação com a causa em si. Foi uma pontada de humor – garantiu ao jornal “Extra”.
—
No NOTÍCIAS DO FLAMENGO enviada por DUDU PITA.
Cursos
Abertas matrículas para os cursos de Técnico em Manutenção e Suporte de Informática, e Técnico em Comércio, na modalidade ProEJA. São cursos com duração de 2 anos e meio, em módulos de seis meses, no período noturno.
Também, estão abertas matrículas, na modalidade Subsequente (quem já concluiu o Ensino Médio), para os cursos Técnico em Manutenção e Suporte de Informática, e Técnico em Biocombustíveis, para os que já contemplados com o Sorteio Eletrônico (www.educacao.ba.gov.br).
Maiores informações: (73) 3231-3221 / 3231/7114
ceamev@hotmail.com
FACULDADE DE ILHÉUS PROMOVE REVISÃO GRATUITA PARA O ENEM
Com o objetivo de contribuir com a democratização da política de acesso ao ensino superior, a Faculdade de Ilhéus promove neste mês, aulas gratuitas de revisão das disciplinas que compõem o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2012, que será aplicado pelo Ministério da Educação (MEC), nos próximos dias 3 e 4 de novembro, em todo o país. As inscrições já estão abertas aos interessados até a quinta-feira, dia 11 de outubro, na sede da Faculdade, localizada na zona sul da cidade, no horário das 8 às 20 horas.
O curso de revisão será realizado nos dias 16, 17, 18 e 22 de outubro de 2012, no horário das 18h30min às 22 horas. Segundo o diretor da Faculdade de Ilhéus, professor Almir Milanesi, as aulas serão ministradas por professores experientes e renomados nas seguintes disciplinas: português, literatura, redação, matemática, química, física, geografia, história e biologia. Estão sendo disponibilizadas 450 vagas.
Podem participar estudantes concluintes do ensino médio das redes pública e particular do município, e outros que já concluíram essa fase de ensino. O ENEM passou a ser exame classificatório para o acesso ao ensino superior na maioria das universidades públicas federais, além de ser determinante também para a pontuação no Prouni – Programa Universidade Para Todos, do governo federal, que facilita o acesso ao ensino superior nas instituições privadas.
Jabes reassume secretaria geral do PP e organiza a transição em Ilhéus
O prefeito eleito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, reassume nesta terça-feira, 10, a secretaria geral do Partido Progressista (PP) baiano, em Salvador, onde passará a semana reorganizando o partido após as eleições municipais. O PP elegeu 52 prefeitos na Bahia, seis deles em grandes polos econômicos e sociais do estado – Ilhéus, Barreiras, Luiz Eduardo Magalhães, Guanambi, Jequié e Lauro de Freitas.
Na quarta-feira, 11, Jabes participa da reunião do conselho político da base aliada do governador, e na sexta-feira retorna a Ilhéus para iniciar a transição governamental no Palácio Paranaguá. “Espero que o prefeito Newton Lima facilite este trabalho, pois precisamos conhecer a realidade das finanças públicas e da estrutura administrativa”. Durante toda a campanha, Jabes expressou sua preocupação com a difícil situação da Prefeitura, principalmente nas áreas da Saúde, Educação, Limpeza Pública, Turismo, Cultura e Administração.
—
Vera Rabêlo



























































