:: ‘Notícias’
Final de semana ensolarado e sem chuvas na maior parte do Estado
A massa de ar quente e seco que já atua há várias semanas sobre o Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, continua intensa durante este final de semana, reduzindo a nebulosidade e, consequentemente, as chuvas em grande parte dessas Regiões.
Na Bahia, a influência dessa massa de ar é mais evidente na faixa centro-oeste e norte do Estado, onde se mantêm o céu claro, as maiores temperaturas (com máximas de até 36°C) e os menores índices de umidade do ar (com valores podendo chegar aos 30% no meio da tarde).
Por outro lado, na faixa centro-leste do Estado são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico, que deverão manter o céu parcialmente nublado a claro com chuvas fracas e isoladas, sendo estas mais frequentes nas áreas mais próximas ao litoral (que inclui a cidade de Salvador e região metropolitana). Nessa região do Estado, as temperaturas deverão variar entre mínimas de 14°C (na Chapada Diamantina e Sudoeste) e máximas de 33°C (no Recôncavo e Nordeste).
Maré
Entre os dias 05 (sexta-feira) e 07 (domingo) de outubro, a altura máxima da maré deverá atingir valores de 1,4 a 2,0 metros em torno das 07h00min e das 19h00min. Já as alturas mínimas deverão ser registradas em torno de 01h00min e das 13h00min, com valores variando de 0,5 a 1,0 metro. As ondas deverão ter agitação de moderada a fraca, com altura máxima podendo chegar a 2,0 metros.
Índice de Radiação Ultravioleta (IUV’s)
Os Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs) previstos para o período de 05 a 07 de outubro deverão variar de 12 a 14, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) fazem parte da categoria Extrema. Com isso, cuidados como evitar exposição prolongada à radiação solar, principalmente nos horários das 10 às 16 horas, o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves são essenciais para minimizar danos à saúde, sobretudo a pele e aos olhos.

A eleição do SAMBA, depois das URNAS
Neste domingo, 7 de outubro, o Clube do Samba reunirá, em Ilhéus, músicos e sambistas numa tarde regada pelo ritmo mais cadenciado da música popular brasileira. Confira a seguir mais informações sobre o samba em Ilhéus e no Brasil.
Por Anna Karenina 4085/BA maorilevejunto@gmail.com
O Clube do Samba é uma casa de confraria formada no ano de 2007, em homenagem ao ilustre sambista ilheense, Joãozinho Alfaiate (in memoriam) por uma geração ativa e conceituada de sambistas, intérpretes, compositores e instrumentistas, que se reúnem para fazer música elevada de alta qualidade sonora. Presidido pelo percussionista Jorge Ivan Rodriguez, filho do homenageado e casado com Agda Silva, o Clube é também composto pelos músicos Délio Santiago, Herval Lemos, Sérgio Nogueira, Gil Lucas, Priscila Benevides, Irmão, Djalma, Cláudio Vieira, Luana e Lito Vieira.
Um pouco de História
Natural de Ilhéus e nascido em 8 de março de 1929, Joãozinho era músico de rua e costumava tocar bolero e samba nos bares da cidade, geralmente no Bar de Treita da Avenida Itabuna, no Bar Capixabinha do bairro da Conquista e na Maré Mansa, da Cachoeira do Roça. Casou-se com Lélia Rodriguez Araújo, e, junto com seus contemporâneos, formou um grupo de seresta marcando a história do samba na cidade.
A “Velha Guarda” pode ser lembrada em Ilhéus por nomes de músicos como os de Seu Gordura (in memoriam), considerado o mestre de todos os cantores, e Odraude, personalidade que vivenciou a época em que o bolero, a seresta e o samba se misturavam nas cantorias e salões da década de 1950 em diante. Assim acontecia o samba mesclado com outros ritmos nos bailes dançantes no antigo “Berro D’água”, onde é hoje Hotel Opaba, no Pontal, em Ilhéus. Ligado nas manifestações culturais da cidade, Odraude é uma personalidade formidável e distinta que guarda, em suas lembranças existentes, relatos que marcaram época, assim como hoje guardam os músicos Mão Branca e Antônio Muniz, contemporâneos de Joãozinho Alfaiate, ao lado de Clovis Farias e Assis.
Pano pra manga
Prefeitura Municipal de Ilhéus
Jorge Luiz: reta final e agenda cheia
O entusiasmo toma conta dos eleitores com a presença do “sangue novo”, como é chamado Jorge Luiz, onde quer que ele chegue. Mesmo faltando poucos dias para a eleição, Jorge não para: agenda é cheia, o telefone toca com pedidos de visitas a grupos que querem conhecer de perto o próximo prefeito de Ilhéus. Na contramão de todas as pesquisas divulgadas até agora, cada vez mais o eleitorado do candidato do PSOL aumenta. Seus banners são expostos com satisfação nas portas das casas de seus fiéis eleitores. “Ah, eles estão dizendo que estão na frente, é? Não sei como! Ninguém quer mais esses aí não! Mas então, a gente vai na porta dos vizinhos para fazer mais e mais campanha para você, Jorge. Não podemos deixar entrar na prefeitura nem o passado nem o povo que vai continuar tudo como está”, afirmou dona Idalina Conceição, moradora das Mangueiras.
Ontem (04), o dia começou cedo. Jorge subiu o Alto do Coqueiro onde morou por muito tempo na adolescência. Filho do morro, Jorge consolidou inúmeros votos e recebeu abraços e apoios e seus antigos vizinhos. À tarde, entre os compromissos, estava a visita ao Hotel Canabrava, a convite do empresário Ednei Espírito Santo. Na ocasião, Jorge Luiz e o Coronel Batista conversaram sobre empreendimentos para a cidade na área de turismo e se comprometeram a dar a atenção necessária para os empreendedores que tenham projetos que trarão crescimento para Ilhéus. Também dialogou com operários que estavam em obra no hotel e com vários funcionários.
À noite, atendendo às solicitações de eleitores, Jorge Luiz e Coronel Batista visitaram igrejas no Savóia e Nelson Costa, depois seguiram para a Tapera, onde um grupo de moradores o esperava. Mais uma vez, os eleitores ficaram com olhos brilhantes de esperança: estavam diante de alguém como eles, com vontade e capacidade para escrever uma nova história para Ilhéus.
Ascom
Jabes encerra campanha com grande carreata neste sábado
Milhares de veículos já estão confirmados para a grande carreata de encerramento da campanha vitoriosa de Jabes Ribeiro (11), o candidato que lidera todas as pesquisas de opinião em Ilhéus, neste sábado, 6, às 15 horas. A carreata do candidato do PP percorrerá toda a cidade, saindo do bairro Nossa Senhora da Vitória, na zona sul, seguindo para centro, em direção aos bairros da zona norte, terminando na Praça Santa Rita, na Conquista.
A mais nova pesquisa divulgada em Ilhéus quinta-feira, 4, pela rádio Conquista FM, mostra Jabes com 57,9% das intenções de voto no quesito estimulado, uma vantagem de 33 pontos percentuais sobre a candidata do PT, vereadora Carmelita, que aparece com 24,6%. Jorge Luis tem 8,4%, indecisos somam 5,4% e brancos e nulos 3,7%. O levantamento foi feito pela SIST-Sistema Compasso de Consultoria e Pesquisa, de 29.09 a 01.10, com 700 entrevistados, com margem de erro de 4,5% e registrada no TSE com o protocolo número 395/2012.
Atenciosamente,
Assessoria de Imprensa
Coligação Por Amor a Ilhéus
Cuidados Paliativos
O que são Cuidados Paliativos?
O alívio do sofrimento, a compaixão pelo doente e seus familiares, o controle impecável dos sintomas e da dor, a busca pela autonomia e pela manutenção de uma vida ativa enquanto ela durar: esses são alguns dos princípios dos Cuidados Paliativos que, finalmente, começam a ser reconhecidos em todas as esferas da sociedade brasileira.
Os Cuidados Paliativos foram definidos pela Organização Mundial de Saúde em 2002 como uma abordagem ou tratamento que melhora a qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças que ameacem a continuidade da vida. Para tanto, é necessário avaliar e controlar de forma impecável não somente a dor, mas, todos os sintomas de natureza física, social, emocional e espiritual.
O tratamento em Cuidados Paliativos deve reunir as habilidades de uma equipe multiprofissional para ajudar o paciente a adaptar-se às mudanças de vida impostas pela doença, e promover a reflexão necessária para o enfrentamento desta condição de ameaça à vida para pacientes e familiares.
Para este trabalho ser realizado é necessário uma equipe mínima, composta por: um médico, uma enfermeira, uma psicóloga, uma assistente social e pelo menos um profissional da área da reabilitação (a ser definido conforme a necessidade do paciente). Todos devidamente treinados na filosofia e prática da paliação.
A Organização Mundial de Saúde desenhou um modelo de intervenção em Cuidados Paliativos onde as ações paliativas têm início já no momento do diagnóstico e o cuidado paliativo se desenvolve de forma conjunta com as terapêuticas capazes de modificar o curso da doença. A paliação ganha expressão e importância para o doente à medida que o tratamento modificador da doença (em busca da cura) perde sua efetividade. Na fase final da vida, os Cuidados Paliativos são imperiosos e perduram no período do luto, de forma individualizada.
As ações incluem medidas terapêuticas para o controle dos sintomas físicos, intervenções psicoterapêuticas e apoio espiritual ao paciente do diagnóstico ao óbito. Para os familiares, as ações se dividem entre apoio social e espiritual e intervenções psicoterapêuticas do diagnóstico ao período do luto. Um programa adequado inclui ainda medidas de sustentação espiritual e de psicoterapia para os profissionais da equipe, além de educação continuada.
A condição ideal para o desenvolvimento de um atendimento satisfatório deve compreender uma rede de ações composta por consultas ambulatoriais, assistência domiciliar e internação em unidade de média complexidade, destinada ao controle de ocorrências clínicas e aos cuidados de final de vida.
Informações sobre a definição de Cuidados Paliativos pela Organização Mundial da Saúde estão no link: http://tinyurl.com/5228js
História dos Cuidados Paliativos
Casa dos Artistas
Comunidade da Lagoa Encantada assiste musical e Teodorico vai às ruas
A Casa dos Artistas estará movimentada nesta sexta-feira (05). Às 14 horas, moradores da Lagoa Encantada assistirão o musical Lendas da Lagoa Encantada, inspirado nas histórias de sua comunidade. A sessão será fechada para os convidados e acontece novamente neste sábado (06). Às 18 horas de hoje, Teodorico Majestade faz sua última apresentação antes das eleições. Ele não pedirá votos, e sim consciência dos eleitores ao ir às urnas. A comédia Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito acontece na porta do espaço cultural.A apresentação especial de Lendas da Lagoa Encantada para os moradores do povoado faz parte do projeto que proporcionou a montagem do espetáculo. A Cia. Boi da Cara Preta é patrocinada pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, através do Edital Manoel Lopes Pontes – Apoio à montagem de espetáculos de teatro no Estado da Bahia.
A Cia. Boi da Cara Preta já realizou duas sessões fechadas na última semana. Além do ingresso gratuito, a comunidade ainda tem transporte garantido pelo grupo. “Eu gostei de ver as histórias contadas por minha avó ganhando vida”, disse a jovem Maria Virgínia Soares Neta, moradora da Lagoa Encantada.
Já a apresentação de Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito tentará repetir o sucesso de público da última semana. No dia 28, cerca de 200 pessoas pararam na porta da Casa dos Artistas para ver a comédia do Teatro Popular de Ilhéus. Foi montada estrutura de luz e som para que o público não perdesse os elementos cênicos da peça. Antes da apresentação, foi exibido um vídeo sobre o projeto de circulação da montagem por 22 assentamentos, realizado entre maio e agosto deste ano.
A ética do resultado
* por Tom Coelho
“Fins éticos exigem meios éticos.” (Marilena Chauí)
A geração Y possivelmente nunca ouviu falar de Gérson de Oliveira Nunes, jogador de futebol que integrou a equipe campeã mundial em 1970. Seu nome ficou eternizado quando, em 1976, protagonizou uma propaganda de cigarros na qual, após desfilar os diferenciais do produto, proclamava: “Gosto de levar vantagem em tudo, certo? Leve vantagem você também”. Assim nasceu a “lei de Gérson”, amplamente estudada por sociólogos e antropólogos, utilizada para designar a natureza utilitarista do brasileiro.
A estabilidade econômica advinda com o sucesso do Plano Real (1994), associada às políticas de transferência de renda da última década, conduziram-nos ao mercado de consumo. Experimentamos com uma defasagem de 50 anos o que norte-americanos vivenciaram em meados do século passado. O controle da inflação e a expansão do crédito fizeram-nos descobrir o prazer de comprar. E isso modificou nossos padrões éticos.
Em ano de eleições esta constatação é cristalina. Não importam os escândalos e desmandos de governos, em todos os seus níveis, revelados pela imprensa. Pouco importa a biografia dos candidatos. Torna-se insignificante a história dos partidos e os conchavos entre as legendas. A sociedade está anestesiada, porque foi entorpecida pela ética do resultado.
Nas escolas privadas, estudantes deixaram de ser aprendizes para se tornarem clientes. Assim, pagam uma mensalidade como quem compra um diploma em suaves prestações, exigindo não a qualidade de ensino, mas sim as facilidades para serem aprovados. Vale a pretensa inclusão no mercado de trabalho.
Girando no Grupo TerraLuz
Apostila do Curso de Espiritismo e Evangelho
Centro Espírita Amor e Caridade – Goiânia – GO – 1997
http://artigosespiritas.
wordpress.com/2012/09/11/ justica-da-reencarnacao/
Em que se fundamenta?
Segundo os Espíritos codificadores, na resposta da questão 171 de “O Livro dos Espíritos”, a doutrina reencarnacionista se fundamenta na própria Justiça Divina.
Na análise do conteúdo desta resposta, verificamos que se não fosse a oportunidade reencarnatória, Deus estaria privado de um de seus atributos: a justiça, e conseqüentemente já não seria Deus.
Para facilitar o nosso raciocínio, citamos a seguir um texto em que Kardec disserta sobre a lógica da pluralidade das existências:
Se não há reencarnação, só há, evidentemente, uma existência corporal. Se a nossa atual existência corpórea é única, a alma de cada homem foi criada por ocasião do seu nascimento, a menos que se admita a anterioridade da alma, caso em que caberia perguntar o que era ela antes do nascimento, e se o estado em que se achava não constituía uma existência sob forma qualquer. Não há meio termo: ou a alma existia, ou não existia antes do corpo. Se existia, qual a sua situação? Tinha ou não consciência de si mesma? Se não o tinha, é quase como se não existisse. Se tinha individualidade, era progressiva ou estacionária? Num e noutro caso, a que grau chegara ao tomar o corpo? Admitindo, de acordo com a crença vulgar, que a alma nasce com o corpo, ou, o que vem a ser o mesmo, que antes de encarnar, só dispõe de faculdades negativas perguntamos:
1º) Porque mostra a alma aptidões tão diversas e independentes das idéias que a educação lhe fez adquirir?






























































