WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Operação contra pedofilia prende suspeito em Salvador

Há seis meses a Policia Federal monitora redes privadas de compartilhamento de arquivos na internet

Mariana Mendes e Agência Estado

Polícia Federal | Reprodução
Há seis meses a Policia Federal monitora redes privadas de compartilhamento de arquivos na internet

Uma pessoa foi presa em flagrante em Salvador pela Operação DirtyNet da Polícia Federal (PF), no final da manhã desta quinta-feira, 28, sob suspeita de envolvimento com a quadrilha que compartilhava material de pornografia infantil na internet.

Segundo a PF, a prisão ocorreu em cumprimento de um dos três mandados de busca e apreensão na capital baiana. Durante a investigação, agentes encontraram fotos, vídeos, entre outros materiais, que mostram o envolvimento do suspeito com a quadrilha. No total, 18 pessoas já foram presas na operação.

Durante coletiva de imprensa na Superintendência da Polícia Federal no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, [ouça na íntegra áudio 1 e áudio 2 – arquivo WAV], a delegada Diana Calazans Mann, chefe da Delegacia de Defesa Institucional da PF do RS, declarou que considera repugnante a ação da quadrinha e os materiais apreendidos. “Dentro da minha experiência é o que eu já vi de pior”, disse.

Ela contou que a quadrinha atua em um esquema de rede fechada, em que para um membro novo fazer parte é necessário que seja convidado por um integrante.

Ao todo, serão cumpridos 50 mandados de busca e apreensão e 15 mandados de prisão na Bahia e em outros 10 Estados – Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Ceará, Pernambuco, Maranhão, Rio Grande do Norte e no Distrito Federal. Computadores e arquivos contendo cenas de exploração sexual e pedofilia são alvo da operação.

:: LEIA MAIS »

Lions Clube Ilhéus Centro empossa nova presidente

O Lions Clube Ilhéus-Centro, o mais antigo clube de serviços da cidade, realizou na noite da última quarta-feira, 27, a assembleia de posse da nova presidente, Rosângela Farias e da Diretoria que conduzirá os trabalhos do clube até junho de 2013. Rosângela foi empossada pelo até então presidente do Lions Ilhéus-Centro, José Vital Dourado, ambos com extensa carreira e história na área de educação de Ilhéus.

Posse nova presidente Rosângela Farias ao lado do esposo Jorge Farias e do antigo presidente José Vital Dourado com esposa Kátia Dourado

A sede do clube, localizada no bairro do Pontal, ficou pequena para a quantidade de pessoas presentes à cerimônia de posse. Dentre as autoridades presentes, destacam-se os presidentes dos demais clubes de Lions de Ilhéus, como George Nobre, do Lions Ilhéus Pontal e Maria José Rodrigues dos Santos, do Lions Ilhéus Norte, além de Ivone Gouveia Montenegro, do Lions Itabuna Grapiúna. Além deles, também participaram da solenidade o presidente da Divisão LA-2 D1, José Carlos Tavares, o PDG, Guido Paternostro, o comandante da 18ª CSM de Ilhéus, Antonio Borges e o sub-comandante da Capitania dos Portos de Ilhéus, Anderson Ferreira.

Antes de empossar a nova presidente, o companheiro José Vital Dourado fez um balanço de sua gestão, mostrando através de um vídeo, uma síntese de tudo o que foi feito, como por exemplo, campanha de arrecadação de alimentos e agasalhos, doação de cestas básicas para as famílias de tuberculosos, feiras e eventos em prol do Abrigo São Vicente de Paulo, doação de alimentos e roupas para diversas entidades beneficentes da cidade, como abrigo de crianças e idosos, casas de recuperação de usuários de droga, caminhada da primavera, e muitas outras ações em prol dos mais carentes, que é a marca do Lions Clube.

A nova presidente, Rosângela Farias, que também tem uma história de serviços prestados aos carentes, reiterou a importância da união dos membros do clube, e do trabalho conjunto com os demais clubes de Lions de Ilhéus, para que os resultados sejam realmente superados a cada ano, e que muitas pessoas possam ser assistidas pelo clube de serviços, cumprindo sua proposta.

Ela lembrou que o Lions já conta com 46 mil clubes em 207 países de todo o mundo e é considerada a maior organização de clubes de serviços do mundo. “Nossos sócios não medem esforços para ajudar as comunidades que mais precisam. Não olhamos gênero, raça e faixa etária, nossa proposta é servir bem, e servir sempre, por isso, conseguimos manter nosso clube forte e atuante”, afirmou Rosângela Farias. Ela empossou sua nova Diretoria e pediu o apoio de todos para que o clube continue executando ações concretas e relevantes e que novas ideias sejam discutidas para melhorar sempre os resultados.

Você é LINDA !!!!!

Boletim Eletrônico da Agência Câmara de Notícias

Manchetes do dia

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

CIDADES

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

CONSUMIDOR

Concurso de Chocolate Gourmet dará sabor especial ao Festival do Chocolate

A partir da noite dessa quinta-feira (28) até o próximo dia 2, será realizado o 4º Festival Internacional do Chocolate, no Centro de Convenções de Ilhéus. Dentro do Festival, será promovido o Concurso de Cacau Fino e Chocolate Gourmet, o primeiro dos três certames que irão aferir a qualidade das amêndoas de cacau fino produzidas em diferentes regiões da Bahia e do Brasil – os outros dois serão o Salon du Chocolat, em Salvador (4 a 8 de julho) e Feira Internacional do Chocolate, em São Paulo (4 a 7 de julho).

Na verdade, tudo já está preparado e, depois de cumpridas todas as etapas, da classificação das amêndoas ao fabrico do chocolate, chegou a hora da melhor parte: a degustação. Mas, aos chocólatras de plantão, muita calma nessa hora. A “árdua tarefa” é missão de poucos, destinada apenas aos especialistas, aos chocolatiers.

Esses poucos privilegiados – o número varia de acordo com o concurso – são ligados às indústrias chocolateiras de diversos países e já estão chegando a Ilhéus, vindos de diversas partes do Brasil e do mundo. O resultado do Concurso de Cacau Fino e Chocolate Gourmet está previsto para o último dia do Festival, no feriado do 2 de Julho.

 

Provas

Vanildo Bispo -Tecnico Agricola e classificador de cacau

Neyde Alice Pereira

Aos técnicos da Ceplac coube a tarefa de classificar as amostras de amêndoas, que foram recebidas até o dia 30 de maio. O trabalho envolveu um grupo de especialistas que se desdobrou em provas de corte, verificação de características físico-químicas e testes sensoriais – que incluíam até a prova degustativa da amêndoa in natura.

Os chocolatiers pegam só o filé, por assim dizer, mas suas impressões sobre os produtos podem resultar em ganhos para os produtores e para o país. “Um dos objetivos desses concursos é justamente estimular a produção de tipos especiais de cacau em todos os estados produtores”, afirma a pesquisadora Neyde Alice Pereira, responsável pelo fabrico de chocolate e pelo concurso na Ceplac.

Participam do consurso produtores da Bahia, Espírito Santo, Rondônia e Pará. Ao todo foram classificadas 16 amostras, que já se transformaram em chocolate. Os resultados da classificação das amêndoas são mantidos em segredo, assim como as amostras de chocolate, objetos do desejo de muita gente. Todas à espera dos especialistas, únicos que poderão, na noite de segunda-feira (2), levá-las ao céu. Primeiro, o céu da boca, ao estímulo das papilas. Depois, quem sabe, o dos bons negócios para seus produtores.

OPUS DEI

BOLETIM
27 de junho de 2012
Estátua de São Josemaria é instalada na Catedral da Sé (São Paulo). Canção Nova produz vídeo sobre Centro Educacional da Pedreira. Homília do Prelado na Missa de São Josemaria. Fotos e lembranças biográficas do Prelado.

O OPUS DEI NO BRASIL

No dia 26 de junho a Igreja celebra a festa de São Josemaria Escrivá. Para comemorar essa data, há Missas em diversas cidades brasileiras. [+]

A rede de televisão Canção Nova produziu uma reportagem sobre o Centro Educacional da Pedreira. [+]

No sábado, dia 23 de junho, foi celebrada, na Catedral metropolitana de São Paulo, uma Missa solene em honra de São Josemaria Escrivá, com a participação de milhares de fiéis. Presidiu à concelebração D. Milton Kenan, bispo auxiliar de São Paulo. No fim da Missa, procedeu à bênção de uma imagem em bronze de São Josemaria, recém-instalada numa capela lateral da catedral.
Na mensagem que D. Odilo Scherer, Cardeal de São Paulo, enviou para essa solenidade, frisava a vinculação de São Josemaria com a arquidiocese paulistana, evocando as semanas em que esteve em São Paulo, em 1974, realizando um intenso trabalho evangelizador. [+]

DO PRELADO

D. Javier Echevarría celebrou a Missa na festa de São Josemaria em Roma. O trabalho e a confiança em Deus foram os temas centrais da homilia. [+]

D. Javier Echevarría celebrou no passado dia 14 de Junho o seu aniversário. Nasceu em Madri, em 1932. Conheceu S. Josemaria em 1948. E desde 1994 é o seu sucessor à frente do Opus Dei. Apresentamos algumas fotografas e lembranças biográficas.[+]

Empresas apresentam projetos de 400 milhões de reais para o setor da pesca e aqüicultura na Bahia

O presidente da Bahia Pesca Isaac Albagli se reuniu hoje (27) em Brasília com o ministro da pesca e aqüicultura, Marcelo Crivella, e o presidente do BNDES-Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Luciano Coutinho.
No encontro, Albagli apresentou três propostas de financiamentos para empreendimentos de grande porte no setor da pesca e aqüicultura, já que a Bahia Pesca é a catalizadora que contribui para estes investimentos.
O primeiro, no valor de 300 milhões de reais, do Grupo Leardini,de Santa Catarina, é voltado para a pesca oceânica e à criação do peixe panga em cativeiro. Também inclui a construção de um frigorífico de grande porte e um centro de distribuição de pescado.
Outro projeto é do grupo português PescaNova que pretende instalar uma empresa para a criação de tilápia no município de Glória. O investimento é avaliado em 95 milhões de reais. Já o grupo Graciosa tem um projeto para a produção e beneficiamento de ostra. Nesta iniciativa, com previsão de investimento de 15 milhões de reais, serão envolvidos os pequenos produtores com base no denominado “Sistema de Integração”.
O presidente da Bahia Pesca, empresa vinculada à Seagri, explica que “o crescimento da Bahia neste setor, 52% nos últimos cinco anos, aliado a sua enorme costa marítima vem despertando o interesse dos grandes grupos, em investir no estado.”
Ele esclarece que a prioridade do governo é a pesca artesanal e a aquicultura familiar, “mas ao lado destas atividades, podemos investir na pesca oceânica e em grandes projetos, inclusive em parceria com os pequenos pescadores e aquicultores.


Marival Guedes-Assessoria de Comunicação da Bahia Pesca

Abraço de gêmeos motiva agressão e morte

Rodrigo Meneses

Luciano da Matta | Ag. A TARDE

Adan, Douglas e Adriano foram autuados por homicídio e formação de quadrilha

Adan, Douglas e Adriano foram autuados por homicídio e formação de quadrilha

José Leonardo da Silva, 22 anos, não imaginava que o gesto inocente de caminhar abraçado com seu irmão gêmeo, José Leandro, despertaria a ira de outros homens. Os gêmeos foram espancados por cerca de oito pessoas na madrugada do último domingo (24) quando voltavam do Camaforró, em Camaçari (Grande Salvador).  Leonardo morreu no local ao receber várias pedradas na cabeça, enquanto Leandro foi levado ao Hospital Geral de Camaçari com um afundamento na face, mas já recebeu alta.

Os agressores, que não tinham passagem na polícia, foram presos no mesmo dia do crime e estão custodiados na 18ª Delegacia (Camaçari). Segundo a delegada da 18ª DT, Maria Tereza Santos Silva, trata-se de um crime de homofobia. “Pensaram que eles fossem um casal homossexual. Os agressores e as vítimas não se conheciam e não tiveram nenhuma briga anterior, por isso acho que a motivação seja a homofobia”, explica.

A delegada relata que o grupo desceu de um micro-ônibus ao ver os gêmeos abraçados e iniciou as agressões. “Eles alegaram que acharam que era um homem e uma mulher brigando”, conta Maria Tereza. Após as investigações, ela indiciou três das sete pessoas conduzidas para a delegacia. Douglas dos Santos Estrela, 19; Adriano Santos Lopes da Silva, 21; e Adan Jorge Araújo Benevides, 22; foram autuados em flagrante por homicídio qualificado (por motivo fútil) e formação de quadrilha. Diogo dos Santos Estrela, irmão de Douglas, está foragido.

Covardia e brutalidade

:: LEIA MAIS »

Propaganda eleitoral antecipada gera mais de 60 ações em seis meses na Bahia

Até o dia 6 de julho, candidatos, coligados de partidos políticos e a população em geral estão proibidos de fazer propaganda em prol de candidato, legenda ou coligação para a sucessão municipal de 2012, de acordo com a determinação da lei eleitoral. Apesar da proibição, 65 ações foram movidas desde janeiro deste ano, com denúncias sobre a antecipação da propaganda em Salvador e em cidades do interior do Estado.

Os processos tramitam em cidades que vão do norte a sul da Bahia, como Juazeiro, Intanhém, Caetité, Feira de Santana, Maragojipe, Candeias, Itabuna e Salvador, dentre outras. As ações também têm como partes, nomes conhecidos, a exemplo do radialista e pré-candidato à prefeitura de Salvador, Mário Kertsz, e do deputado federal João Leão; além de legendas como o DEM e o PT.

O uso de outdoors e adesivos para fazer publicidade de candidato ou partido foi um  dos maiores causadores das reclamações na justiça eleitoral. Do total de processos em trâmite no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o uso de outdoors e adesivos foram responsáveis pela proposição de 19 e 18 ações, respectivamente, na Bahia. Somente Itabuna, no sul do Estado, concentra 10 ações na justiça pelo uso indevido de adesivos fora do período autorizado pela legislação.

:: LEIA MAIS »

Receita Federal alerta sobre fraudes pelos Correios

A Receita Federal do Brasil adverte que não envia cartas solicitando ou intimando aos contribuintes a regularizarem dados cadastrais.

Todos os anos, principalmente durante o período que antecede a entrega de declarações, surgem vários tipos de denúncias onde falsários fazem se passar por servidores da Receita Federal para tentar extrair dados fiscais, bancários ou de outra natureza que venham expor a vida privada dos cidadãos.

Este ano muitos contribuintes denunciaram que receberam, via correio, uma carta igual a esta:

Esta carta é falsa! Os contribuintes que precisarem fazer alterações, regularizações e consultas cadastrais, devem utilizar o site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br), através do portal chamado e-CAC, o Centro Virtual de Atendimento da Receita, onde os serviços são utilizados apenas pelo contribuinte ou seus procuradores. Para utilizar o e-CAC, é necessário gerar um código de acesso ou possuir um certificado digital.

Caso o contribuinte não consiga utilizar os serviços virtuais, ele deve procurar uma Central de Atendimento ao Contribuinte nas unidades da Receita Federal. Somente dessas duas maneiras são feitas as alterações ou regularizações cadastrais no banco de dados da Receita Federal do Brasil.

Convenção vai confirmar candidatura de Professora Carmelita em Ilhéus

Professora Carmelita

O Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido da Social Democracia (PSD) estarão realizando suas convenções municipais nesta sexta-feira (29), às 18 horas, no Boca Du Mar, para homologar as candidaturas da Professora Carmelita para prefeita de Ilhéus e Mário Alexandre como vice. Também estarão realizando suas convenções municipais nesta sexta-feira os PPS, PV, PSD, PMN, PT do B e PRTB, que vão confirmar o apoio à candidatura de Professora Carmelita para prefeita.

O encontro também vai homologar as candidaturas dos vereadores que estarão disputarão as 19 vagas da próxima legislatura da Câmara de Ilhéus. Até o momento mais de 150 pré-candidatos a vereadores já manifestaram o apoio à candidatura da Professora Carmelita para prefeita de Ilhéus. A expectativa é de que nos próximos dias mais partidos políticos, lideranças comunitárias e pré-candidatos a vereador anunciem o apoio à candidatura petista. Para o encontro estão sendo esperados deputados estaduais, federais, representantes estaduais dos partidos políticos, lideranças comunitárias, sindicais e a comunidade de um modo geral que estarão marchando com a candidatura da Professora Carmelita.

:: LEIA MAIS »

Após Rio+20, Ceplac propõe retomar a autossuficiência do Brasil em cacau

A participação da Ceplac na Rio+20 (terça-feira, 19), foi avaliada como altamente positiva por quem esteve presente no auditório da Embrapa Solos, no Jardim Botânico. Os cases da cabruca e da Conservação Produtiva despertaram a atenção das principais organizações e personalidades ligadas à difusão dos sistemas agroflorestais no Brasil, assim como de autoridades do Ministério da Agricultura. Após o sucesso na conferência, o objetivo agora é emplacar um projeto que visa devolver ao Brasil a condição de autossuficiência em cacau, superando a necessidade de importação de matéria-prima da planta moageira instalada no país.

Juvenal: “há uma sinergia em torno do desenvolvimento da região”

Hoje, a indústria moageira trabalha com déficit de cerca de 40 mil toneladas de cacau, e é obrigada a importar amêndoas de outros países produtores, como os da África, por exemplo. A autossuficiência trará, entre outras vantagens, a diminuição do risco de introdução de novas doenças na lavoura regional. “Aprovado o projeto, que apresentaremos ao Mapa após o festejo do Dia Internacional do Cacau (que este ano foi transferido para o dia 15 de julho), a proposta é retomar a autossuficiência em três anos – o que sigifica duas safras”, afirma o superintendente da Ceplac na Bahia, Juvenal Maynart.

A autossuficiência também vai garantir que não só o produtor volte a ter o cacau como um negócio rentável, como também beneficiará toda a cadeia produtiva. “O conjunto da sociedade também será beneficiado com uma atividade que voltará a ser economicamente viável, mas também ambientalmente correta e socialmente justa, remunerando dignamente o trabalhador, observando seus direitos sociais e trabalhistas, além de dar ao produtor a condição de viver com dignidade de seu negócio”.

Ceplac fortalecida

O superintendente chama a atenção ainda para o fato de 2012 ser o ano internacional do cooperativismo, fato que reveste a Ceplac de uma importância ainda maior no contexto da sustentabilidade econômica, social e ambiental da agricultura brasileira. “Durante a Rio+20 ficou demonstrada a importância estratégica da cacauicultura baiana na construção de uma sociedade sem fome e sem miséria, a partir de uma cultura sustentável, como o cacau-cabruca”, lembra Juvenal Maynart.

A referência é ao documento que o Governo encaminhou para a ONU, como parte da contribuição brasileira para que o planeta alcance os objetivos da sustentabilidade, denominado “Contribuição da Agropecuária Brasileira na Construção de uma Sociedade Sem Fome e Sem Miséria e de uma Economia Sustentável”. “A cabruca é uma das 10 principais premissas da agricultura brasileira para se chegar a esses resultados”, analisa Juvenal Maynart.

Sinergia

Além do fortalecimento institucional, fruto de resultados apresentados pelo projeto Barro Preto – avaliados antes da Rio+20 por observadores do Mapa – a Ceplac se fortalece também junto à comunidade regional e aos produtores, uma vez que apresenta uma proposta de recuperação do poder produtivo da região cacaueira. “Há uma sinergia em torno do desenvolvimento da região com base na agricultura sustentável”, observa Juvenal Maynart.

Ele observa que nssa semana, por exemplo, foi divulgada a informação de que o Plano Plurianual (PPA) baiano prevê investimentos de R$ 7 bilhões até 2015 em programas relacionados à sustentabilidade ambiental. “Ora, nosso projeto de Conservação Produtiva trata essencialmente de sustentabilidade ambiental, com forte vocação para o cooperativismo e para a agricultura familiar”.


Jornalista da Sueba – Superintendência da Ceplac na Bahia
Domingos Matos
Assessoria de Comunicação da Ceplac





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia