WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Encontro reúne partidos que apóiam pré-candidaturas de Jabes e Cacá em Ilhéus

Clique para AMPLIAR.

Os partidos coligados em torno da pré-candidatura de Jabes (PP) para prefeito e Cacá Colchões (PMDB) para vice-prefeito reuniram-se pela primeira vez em Ilhéus, na noite de quinta-feira (22.06), na sede do Sindicato dos Bancários, para consolidar a aliança e definir os rumos da campanha eleitoral. Participaram do encontro 15 partidos que apóiam o pacto político.

Jabes considerou a reunião um passo decisivo para fortalecer a coligação partidária. “Até agora, os encontros tinham ocorrido de forma individual com cada grupo interessado na aliança, mas a partir desta reunião as decisões serão conjuntas e afinadas com nossos compromissos com a cidade e com as correntes partidárias”, ressalva. Os encontros ocorrerão quinzenalmente, até as eleições, em outubro.

Para Cacá, a reunião intensificou sua decisão de compor a coligação que mais se identifica com sua missão política. “Tenho certeza de que este grupo é forte e comprometido. Estou feliz por fazer parte desta aliança e disposto a corresponder à confiança dos nossos parceiros políticos”, assinala.

Um dos temas mais importantes da noite foi a convenção do PP e partidos coligados que será realizada no próximo dia 28 de junho, no Clube Social, das 9 às 17 horas, com a presença de lideranças políticos dos partidos coligados, deputados estaduais e federais, senadores e militantes.

Maria Regina Canhos Vicentin em: Vamos acordar!

Ando sem tempo para escrever, pois as atividades do judiciário estão realmente sugando toda a minha energia e disposição. Não me queixo do tipo de trabalho, mas das condições que amargamos, com pouquíssimo pessoal. Hoje entendo porque a maioria das pessoas que lá se encontram espera ansiosamente pela aposentadoria. Às vezes, o inferno pode não ser tão longe quanto muitos imaginam. A propósito, mencionando o inferno, queria ressaltar que a cada dia me convenço mais que alguns tinham razão quando diziam que os homens se servem de Deus e não servem a Deus. É impressionante! Testemunho dia a dia que muitos dão ao Senhor a roupagem que lhes parece melhor. A quem convém é um Deus castigador ou Pai misericordioso ou uma Fonte inesgotável de riquezas e bênçãos. Há quem pense que Deus seja um negociador ou um camaleão que troca de princípios dependendo dos fiéis que deseja arrebanhar. Percebo com pesar que, hoje em dia, cada qual cria a religião de seu interesse, e isso já começa no título que se dá à igreja. Encontramos todas as denominações possíveis e imagináveis. Temos um Deus realmente eclético e popular.

Enquanto isso, cada qual vai fazendo o que bem entende, pois, em última instância, Deus sempre perdoa. Continua a exploração do pobre pelo afortunado, a dominação do fraco pelo forte, o massacre de milhares de inocentes pela ganância de alguns. Vejo que o tempo passa e pouca coisa muda, porque o ser humano resiste a uma transformação essencial. A sede de poder e a ambição desmedida continuam a guiar os passos da maioria das pessoas. Se quem está embaixo tem a chance de se elevar, pronto, começa tudo de novo. Quem antes era tiranizado agora tiraniza, num evidente circulo vicioso. Isso acontece porque ainda estamos dormindo. Não acordamos para a realidade da existência, segundo a qual as obras espirituais são superiores às materiais, ainda que estas sejam mais visíveis e palpáveis.

:: LEIA MAIS »

APREENSÃO DE VEÍCULO QUE TRANSPORTAVA MADEIRA ILEGAL EM UNA E REGIÃO

Clique para AMPLIAR.

No dia 22/06/2012, sob determinação da Drª Marcia Cristina Rezende, Delegada de Polícia, uma equipe da Delegacia de Proteção Ambiental – DPA (Ilhéus/BA), deslocou até a zona rural entre os Municípios de Una e Santa Luzia para coibir o corte e o transporte de madeira da mata atlântica.

Por volta das 17:00 horas, foi encontrado um caminhão amarelo, JOE 6865, GM/Chevrolet D60, conduzido por Rodrigo Santana Reis, carregado de madeira, o qual estava saindo da região de Lençois, distrito de Una e deslocando até o Município de Santa Luzia.

O motorista informou que a carga de madeira pertence a uma pessoa conhecida por Mario e/ou Marinho, em Santa Luzia e são das espécies Vinhático, Massaranduba, Jequitiba, entre outras.

Segundo investigações, as madeiras estão saindo da zona rual dos municípios de Una,  Santa Luzia, Canavieiras e Mascote, em caminhões velhos e em poucas cargas para evitar um prejuízo maior se forem apreendidos. Logo em seguida, são beneficiadas e transportadas ilegalmente para os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais em cargas misturadas com madeiras legalizadas e/ou misturadas em outras cargas, como coco, piaçava, esterco, etc….dificultando a fiscalização.

A fiscalização nessa região é bastante complicada por causa da quantidade de estradas vicinais e a proximidade com a BR 101, além disso, a área é muito grande e pobre, o que facilita a contratação de mão de obra barata e evita as denúncias aos órgãos de fiscalização ambiental.

Denuncias e informações sobre crimes ambientais podem ser feitas através do telefone (73) 3234-8147, dpailheus@hotmail.com ou na Delegacia, loclaizada na Rua Rotary, 261, Cidade Nova, Ilhéus/BA.

ASCOM – DPA (Ilhéus – Bahia)

Detento vira empresário com ajuda de Núcleo de Advocacia Voluntária

Núcleo de Advocacia Voluntária do Maranhão

Detento vira empresário com ajuda de Núcleo de Advocacia Voluntária

O trabalho dos Núcleos de Advocacia Voluntária, criados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para prestar assistência jurídica gratuita a detentos carentes e seus familiares, tem escrito histórias de superação, sucesso e solidariedade. O Núcleo do Estado do Maranhão, por exemplo, o primeiro do país, já atendeu cerca de 5.900 apenados e hoje comemora resultados importantes, como o de Francisco de Sousa Vieira, de 34 anos. Após ficar preso em mais de 20 penitenciárias, participar de várias rebeliões e tentativas de fuga, ele converteu-se ao evangelismo, deixou o crime e hoje é empresário em São Luís/MA.

“Eu queria mudar de vida, mas não tinha condições de pagar um advogado pra ver a minha situação, até que eu recorri ao Núcleo de Advocacia Voluntária”, conta Francisco, que abriu uma loja de recarga de cartuchos e tonners e de locação de impressoras em parceria com outro detento que também foi assistido pelo Núcleo de Advocacia Voluntária.

A advogada Marilene Aranha Carneiro Silveira, chefe da coordenadoria Especial de Acompanhamento aos Encarcerados da Corregedoria-Geral de Justiça do Estado do Maranhão, à qual o Núcleo está subordinado, explica como o acompanhamento da execução penal de Francisco e de outros detentos os ajudou a mudar de vida. Segundo ela, esse trabalho agiliza a tramitação dos processos judiciais, dá ao interno condições de planejar sua reinserção à sociedade e, o mais importante, recupera sua autoestima.

:: LEIA MAIS »

Mosaico Baiano de hoje terá matérias especiais em Ilhéus

Durante o dia 14 de junho, dia do lançamento de “Gabriela”, a equipe do Mosaico Baiano com o apresentador  Alessandro Timbó, coordenação de Produção de Liv Castro e Direção de Fábio Vaz,  fez uma série de gravações em Ilhéus para o programa que será exibido amanhã, 23 de junho, num “Especial de São João”.

alt

 

Além das bandas Lordão e Xote Apimentado, que fizeram uma apresentação especial para o programa na Praça Dom Eduardo, a  família Amado, presente em Ilhéus através de seus netos e bisnetos participou da gravação do programa num animado bate-papo na Casa de Jorge Amado.

alt

O Mosaico Baiano especial com foco em Ilhéus vai ao ar logo após o Jornal Hoje. Se você é ilheense de nascimento ou de coração… não perca!

Fotos: Acervo de Maria João Amado.

Agrissênior Notícias – Nº 385 – 26 de junho 2012

PSDC anuncia apoio a candidatura de Carmelita

O PSDC é o oitavo partido a anunciar aliança com a Professora Carmelita, pré-candidata do PT à prefeita de Ilhéus. O anúncio foi feito no final da tarde desta sexta-feira (22) pelo presidente estadual da sigla, Antônio Albino. Com o anúncio, o PSDC passa a integrar o arco de alianças que já conta com o PT, PPS, PV, PSD, PMN, PT do B e PSC. Durante o anúncio também estiveram presentes aos representantes locais da sigla, Wellington Lima (presidente) e Vera Lúcia Damasceno (vice).


Por enquanto, Professora Carmelita reúne em torno de sua candidatura, cerca de 150 candidatos a vereador e 10 dos 13 atuais vereadores da Câmara Municipal de Ilhéus. A chapa majoritária terá como vice, o médico Mário Alexandre (PSD). Com esta aliança municipal, o Partido dos Trabalhadores confirma o quadro político a nível estadual que tem na cabeça de chapa o governador Jaques Wagner, do PT, e como vice Otto Alencar, do PSD.

ANIVERSÁRIO

TicoMia homenageia Jorge Amado, Luiz Gonzaga e banda Lordão

TicoMia 2011 (Foto Geraldo Borges) / Clique para AMPLIAR.

Com uma expectativa de público recorde, o TicoMia, que completa 25 anos, acontece neste sábado, dia 23 de junho, em Ibicuí, com homenagem aos nordestinos Jorge Amado e Luiz Gonzaga, cujos centenários de nascimento são comemorados em 2012, e ao Lordão, um dos ícones da festa. Para animar as doze horas de forró na fazenda El Dorado, subirão ao palco as bandas Aviões do Forró, Mastruz com Leite, Lordão, Dorgival Dantas, e as duplas sertanejas João Bosco e Vinicius, César Menotti e Fabiano e Ítalo e Reno.

Este ano, um dos palcos recebe o nome do escritor Jorge Amado e o outro do forrozeiro Luiz Gonzaga, duas das maiores expressões da cultura nordestina. A Banda Lordão, que há 20 anos é uma das atrações do TicoMia, inicia as comemorações pelo seu cinqüentenário durante a festa. O promotor Lourival Dourado Filho, o Douradinho, fundador do TicoMia, disse que as comemorações pelos 25 anos do evento serão divididas com essas justas homenagens.

“O grande marco do TicoMia é a preservação do gênero forró como ritmo da festa de São João. De dois anos pra cá, incluímos o ritmo sertanejo, que está ligado às raízes nordestinas. Essa identidade fortalece a tradição e o destino de Ibicuí como capital do São João baiano. Há 50 anos, a comunidade local se envolve de corpo e alma com os festejos juninos, acolhendo os visitantes de forma carinhosa, e o TicoMia veio para apimentar ainda mais a festa”, afirma Douradinho.

:: LEIA MAIS »

Partidos e lideranças anunciam apoio à candidatura da Professora Carmelita

Sete partidos políticos, 136 candidatos a vereador e diversas lideranças comunitárias e políticas regionais, estaduais e nacionais anunciaram na tarde desta quinta-feira (21), em entrevista coletiva no Ilhéus Praia Hotel, a aliança que resultará no apoio à Professora Carmelita (PT) para prefeita de Ilhéus. Além de sete partidos políticos, 10 dos 13 atuais vereadores da Câmara Municipal de Ilhéus já confirmaram adesão à pré-candidatura e a expectativa é de que nos próximos dias novas lideranças se juntem à frente que terá a chapa majoritária composta pela Professora Carmelita, tendo como vice o médico Mário Alexandre (PSD). Com esta aliança municipal, o Partido dos Trabalhadores confirma o quadro político a nível estadual que tem na cabeça de chapa o governador Jaques Wagner, do PT, e como vice Otto Alencar, do PSD.


Na lista de partidos que já confirmaram o apoio à pré-candidatura da Professora Carmelita estão o PT, PPS, PV, PSD, PMN, PT do B e PSC. Presentes ao evento, o deputado federal Josias Gomes e a deputada estadual Ângela Sousa, anunciaram o apoio de dezenas de deputados estaduais e federais à candidatura petista em Ilhéus. A pré-candidatura conta ainda com o apoio de milhares de lideranças comunitárias, sindicais, religiosas e artísticas que já estão realizando encontros e movimentos em defesa de um projeto concreto para a cidade, com ligação direta com os governos estadual e federal e com o diferencial de oferecer à cidade a oportunidade de ter uma mulher conduzindo os destinos do município.
:: LEIA MAIS »

MARINHA DO BRASIL

            MARINHA DO BRASIL

DELEGACIA DA CAPITANIA DOS PORTOS EM ILHÉUS

 NOTA PARA DIVULGAÇÃO NA IMPRENSA

 Em comemoração ao 147º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha, a Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus realizou diversos eventos no período de 06 a 16JUN, a seguir relacionados:

– Exposição na Praça Dom Eduardo, em frente a Catedral de São Sebastião, no centro da cidade de Ilhéus;

– Exposição no Shopping Center Jequitibá, em Itabuna;

– Um torneio de Futebol de Salão no Clube Social de Ilhéus; e

– Cerimônia militar na Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus com promoções de militares e entrega de diploma e medalha.

As homenagens foram encerradas com a entrega da Medalha Mérito Militar de ouro, que representa 30 anos de serviço na ativa, para o Segundo-Tenente CARLOS ALBERTO VIEIRA FIGUEIREDO, falecido em serviço na Estação Antártica Comandante Ferraz, em 25FEV2012. Na ocasião, a Medalha e o Diploma foram recebidos pela Sra. NILZA COSTA FIGUEIREDO, viúva do homenageado, em Vitória da Conquista/BA, no dia 16JUN, das mãos do Capitão-de-Corveta ALEXSANDRE TEIXEIRA DE VASCONCELOS, titular da Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus.

Terminais pesqueiros de Salvador e Ilhéus já estão em fase de conclusão

“Os dois terminais pesqueiros públicos, em Salvador e Ilhéus, já estão em fase de conclusão demandando investimentos de R$ 10 milhões cada um. Também foi iniciado o processo de licitação do projeto executivo do terceiro terminal que será construído em Alcobaça”, declarou o presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, representando o governador Jaques Wagner durante sessão especial da Assembléia Legislativa da Bahia em homenagem ao Dia do Pescador, comemorado em 29 de junho.

Os três terminais estão localizados em pontos estratégicos e distribuídos numa equidistância que permite atender pescadores de todo o Estado. Albagli explica que o de Salvador, voltado para a pesca artesanal, abrange o Recôncavo e região Norte até Valença; Ilhéus atenderá Valença até Canavieiras além da pesca oceânica de grande porte; e Alcobaça vai beneficiar o extremo Sul, onde tem a maior quantidade de  embarcações da Bahia.

O presidente falou sobre outras ações, dentre elas, a capacitação destinada à tripulação de quatro barcos para pesca oceânica. As embarcações, primeiras que a Bahia terá desse tipo, estão sendo construídas em Alagoas a partir de convênio entre Ministério da Pesca, governo do Estado, e cooperativas de pescadores de Camaçari e Itacaré. Os barcos podem pescar atuns, mecas, dourados, tubarões, cavalas e permanecer até 20 dias em alto mar.

Com relação às marisqueiras, ele disse que a empresa promove oficinas de saúde, além da distribuição de EPIs-Equipamentos de Proteção Individual e Kits para o beneficiamento dos mariscos.

A sessão foi proposta pelo deputado estadual Marcelino Galo (PT), com o objetivo de debater as ações do setor e ampliar as discussões em relação à criação do Conselho Estadual de Pesca. Participaram representantes de colônias de pescadores, associações, sindicatos e parceiros do setor.

 





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia