WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Reconhecida emergência em novos municípios da Bahia e Rio Grande do Sul

Brasília – A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional reconheceu situação de emergência em razão de estiagem em mais 21 cidades baianas e 10 gaúchas, segundo portaria publicada na edição desta segunda-feira (18/06) do Diário Oficial da União.

Na Bahia foi reconhecida emergência nos municípios de Água Fria, Aramari, Bom Jesus da Lapa, Caraíbas, Coração de Maria, Inhambupe, Ipecaetá, Itapicuru, Itatim, Jacobina, Malhada, Nova Canaã, Palmeiras, Piripá, Ribeirão do Largo, São Félix do Coribe, São José do Jacuípe, Sítio do Mato, Sobradinho, Souto Soares e Utinga.

No Rio Grande do Sul os novos reconhecimentos relacionam as cidades de Barracão, Bom Jesus, Lagoa Vermelha, Muitos Capões, Pinhal da Serra, Rosário do Sul, Santa Tereza, São Jorge, Vacaria e Vila Flores.

A lista completa dos municípios brasileiros com situação de emergência reconhecida pela Sedec você confere aqui.

Veja também: Bolsa Estiagem e Garantia-Safra serão pagos na segunda-feira

Professora Carmelita se encontra com diversos ministros evangélicos de Ilhéus

Professora Carmelita, ao lado do pastor Gilmar Bomfim e do presidente da Associação dos Ministros Evangélicos de Ilhéus (Amei), José Roberto Cerqueira dos Santos. / CLIQUE PARA APLIAR.

A pré-candidata a prefeita de Ilhéus pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Professora Carmelita, se reuniu com ministros evangélicos das mais diversas congregações da cidade para discutir sobre a participação e organização na Marcha Para Jesus, que acontecerá no próximo dia 30 de junho, a partir das 15 horas, na avenida Soares Lopes. Durante o encontro, realizado na Igreja Metodista Wesleyana, no bairro do Malhado, o presidente da Associação dos Ministros Evangélicos de Ilhéus (Amei), José Roberto Cerqueira dos Santos, apresentou detalhes do evento que pretende reunir cerca de 10 mil pessoas para louvar a Jesus Cristo.

Para a Professora Carmelita, a Marcha para Jesus já é considerada como um marco na história da cidade, pois todos os anos reúne milhares de pessoas para pregar o evangelho e bendizer o nome do senhor. “É um grande momento de fé e oração, onde todos juntos, unidos num só coro, vamos agradecer ao senhor por tantas maravilhas e pedir que ele derrame suas bênçãos sobre a nossa cidade”, disse ela. O pastor Gilmar Bomfim destacou a importância do evento como um momento de louvor e de transformação de vidas. Ele informou também que as igrejas de Ilhéus e cidades circunvizinhas podem aderir ao evento reservando momentos de oração em seus cultos regulares até o período da Marcha para Jesus, bem como participando dos locais já agendados até a data do movimento.

De acordo com a organização da Marcha para Jesus, o ponto de encontro será na igreja catedral, com saída do estacionamento da praça Dom Eduardo. Em seguida o grupo vai até a Concha Acústica, onde haverá uma programação especial, contando com apresentação de bandas locais, orações, clamores, atos proféticos, ministração da palavra, encerrando com o show do cantor Pierre Onassis e Banda.

Para este ano, em uma ação inédita, a Marcha para Jesus de Ilhéus preparou a campanha de oração “Eu oro por Ilhéus”. A proposta é incentivar os ilheenses a interceder pela cidade. Os intercessores já estão se reunindo nos cultos ou em grupos, em diferentes horários, nas igrejas que já aderiram à ação. A segurança, a diminuição do índice de criminalidade, as famílias e as autoridades do município, são alguns dos alvos de oração. A organização ressalta que a ação pode ser feita por todos que desejam buscar e gerar as bênçãos de Deus para a cidade de Ilhéus.

Salvador Antiga. Retrato de uma época!


Para ver em tela cheia clique em fullscreen (onde estão as 4 setinhas).

COLO COLO É O CAMPEÃO SÊNIOR DA AABB

O Colo Colo foi o grande campeão na categoria SÊNIOR na AABB/ILHÉUS (versão 2012). Ricardo Hafner, do Colo Colo, foi o grande artilheiro do certame com 32 gols.
O time azul e amarelo venceu, na partida final, o ETC e Tal pelo placar de 4 x 1.
Depois da partida a festa de “BEBERICAÇÃO” foi no salão do clube.

Veja alguma FOTOS by GARCIA FOTO clicando AQUI e depois na seta para AVANÇAR.

União Geral dos Trabalhadores fecha apoio a Jabes Ribeiro

Clique para AMPLIAR.

Em reunião neste sábado (16), líderes de entidades filiadas à União Geral dos Trabalhadores (UGT) decidiram oficializar o apoio à pré-candidatura de Jabes Ribeiro (PP) a prefeito de Ilhéus. A decisão foi manifestada por 40 representantes de dez entidades sindicais, por unanimidade.
Participaram da reunião da UGT membros dos Sindicatos dos Padeiros, Trabalhadores da Movimentação de Mercadorias, Rodoviários, Condutores de Cargas Próprias, Agentes de Trânsito, Aposentados, Federação dos Comerciários do Estado da Bahia, Polo Sindical Sul dos Trabalhadores Rurais da Bahia e Conselho das Entidades do Movimento Afro.
Segundo o presidente da UGT em Ilhéus, Magno Lavigne, a decisão leva em conta o fato de que Jabes Ribeiro é hoje o nome com maior chance “de derrotar o projeto representado pelo atual governo”. O sindicalista afirma que as entidades ligadas à UGT demonstram a disposição de atuar de maneira decisiva no processo político e opinam pela necessidade de mudar o modelo que está à frente da gestão municipal.
Lavigne reconhece que boa parte das lideranças da UGT, como ele próprio, é ligada ao PSD, partido que chegou a ter uma pré-candidata à Prefeitura de Ilhéus, mas ele salienta que a pré-candidatura foi reitrada. “De qualquer forma, a posição da UGT não está vinculada à questão partidária, mas sim ao interesse dos trabalhadores”, diz o sindicalista.
O pré-candidato Jabes Ribeiro, ex-prefeito de Ilhéus por três mandatos e atual secretário geral do PP na Bahia, frisa que o apoio dos trabalhadores representa muito para o seu projeto. “Queremos fazer um governo de participação, no qual os trabalhadores certamente irão exercer um papel importante”, destaca Ribeiro.

Rio+20 é Nós!

 Por Paulo Paiva – Jornalista / Sul da Bahia
Estocolmo – 1972, pela primeira vez os líderes mundiais se reúnem para discutir o Meio Ambiente, o novo termo para designar o paraíso e o inferno na terra, que com as mãos, o ser humano molda. O que chama todos é a necessidade de combater à poluição, e uma reflexão profunda sobre o modelo de desenvolvimento.
Rio de Janeiro – 1992, o Brasil é o primeiro país do mundo a assinar o Tratado do Clima, e nasce o conceito de desenvolvimento sustentável, a nova guia que substitui, integra ou representa outras expressões, como democracia, justiça social e conservação ambiental, e ilumina uma nova compreensão da realidade.
Rio de Janeiro – 2012, a terceira conferência, agora, da economia verde. Ficam duas questões: Como resolver o descompasso entre as necessidades existentes, e o sistema político de decisão? E qual é a velocidade em que essas mudanças precisam ocorrer? Para que essa conferência possa valer o que vale, precisa ser +40, e honrar as aspirações de 62 em Estocolmo, e de 92 no Rio, e avançar realmente mais, que a Rio+5, Rio+10 (Josannesburgo – Africa do Sul – 2002) e Rio+15. Entender o que, de fato, representa uma conferência mundial de meio ambiente é um bom começo, ainda que ela tenha menos importância na mídia, que a crise econômica, e os escândulos de corrupção, aqui mesmo, no Brasil.
Gente do mundo todo está sintonizada com essa conferência, virtualmente, sem ir ao Rio. Uma coisa já sabemos. Que a conferência da ONU, ela própria, enquanto entidade, pelo seu significado de união dos povos, e salvaguarda das riquezas da terra; pela sua capacidade de atrair a pluralidade, e a convergência do pensamento global, ajuda o Brasil, passo a passo, a hastear uma bandeira, maior do que a si promete. Uma bandeira maior que nós -planetária; que está sendo hasteada aqui, não por acaso, mas por ser esse país, um “gigante pela própria natureza” – mais água da humanidade, que todos os outros países. Não por dádiva, ou talvez sim, aqui se encontram os piores exemplos de terra de poucos ricos e muitos pobres.
A política global, que toma decisões sobre a vida, precisa estar em sintonia com a natureza, e essa natureza é inclusiva de liberdade, diversidade, e unidade no extra e ordinário ser humano. Os recursos plenos da civilização global, essência do bem maior do conhecimento e da razão, obtido por intensa luta, e grande dor da humanidade, durante a história do século XX, precisa servir de luz para o futuro próximo, que se apresenta no século XXI, como cobrador de dívidas passadas, e saldador de um caminho prolongado de paz e prosperidade.

Leia completo no Acorda Meu Povo

Agrissênior Notícias – Nº 384 – 19 de junho de 2012

Secretário nacional de Justiça ataca conservadorismo do Poder Judiciário, durante palestra sobre justiça de transição

Ao abrir, na noite de quinta-feira, 14, o seminário Direito à Verdade, Informação, Memória e Cidadania, em São Paulo, o secretário nacional de Justiça, Paulo Abrão criticou duramente o Poder Judiciário. Na avaliação do advogado, que também preside a Comissão de Anistia, enquanto o Legislativo e o Executivo se empenham em levar adiante tarefas destinadas a facilitar o processo de justiça de transição, o Judiciário se omite.

Indiretamente, ele se referia a duas questões: a aceitação pelo Supremo Tribunal Federal (STF), da Lei da Anistia de 1979; e a recusa sistemática de juízes a pedidos feitos pelo Ministério Público Federal (MPF) para processar agentes de Estado envolvidos com violações de direitos humanos no regime militar. O Judiciário tem uma dívida política com a sociedade brasileira, segundo Abrão, por sua atuação na ditadura.

“Onde estavam os juízes quando ocorriam prisões arbitrárias? Quem foram os juízes que negaram habeas corpus aos presos políticos criminalizados pela ditadura? A acusação e o enquadramento na LSN dos perseguidos políticos eram feitas por promotores civis, não militares. Esse poder também tem que promover um acerto de contas com a sociedade”, afirmou.

Abrão conclamou a sociedade a se mobilizar pela revisão da Lei da Anistia de 1979 e disse que a Comissão da Verdade não será o último passo na justiça de transição. Na avaliação dele, o resultado do trabalho iniciado agora para esclarecer fatos ocorridos na ditadura vai estimular ações judiciais contra agentes de Estado.

Ao final de sua longa exposição, no auditório Franco Montoro, na Assembleia, o secretário foi aplaudido de pé. O seminário, que se prolonga pelo fim de semana, é promovido com o apoio da Comissão Estadual da Verdade, presidida pelo deputado Adriano Diogo.

A seguir, alguns dos principais trechos da palestra do titular da Secretaria Nacional de Justiça, que é subordinada ao Ministério da Justiça.

AÇÕES JUDICIAIS. “A Comissão da Verdade não veio para botar uma pedra em cima da história. Muito pelo contrário. A Comissão da Verdade poderá gerar novos efeitos no campo da reparação, novas memórias e, quem sabe, potencializar os mecanismos de Justiça. Ninguém poderá impedir que o Ministério Público Federal, no exercício de suas funções, tenha acesso à documentação produzida pela comissão para ingressar com ações.”

CULTURA DO SILÊNCIO.

:: LEIA MAIS »

PT se dividiu em dois, apura ÉPOCA

SÁBADO, 16 DE JUNHO DE 2012 – Reportagem da revista ÉPOCA desta semana apurou que o PT se dividiu entre a turma de Lula e a turma de Dilma. Segundo a publicação, os julgamentos do mensalão, as acusações contra a Delta na CPI do Cachoeira e as eleições municipais dividiram o partido.

Pelo lado de Lula estariam os acusados no processo do mensalão, como José Dirceu e José Genoíno. Ao lado da presidente, atuariam os ministros petistas, como Aloizio Mercadante e Gleisi Hoffman.

Um indício da divisão, apontado pela reportagem, foi o desconforto de Lula com a atitude do governo federal que deixou a CPI do Cachoeira quebrar os sigilos da empreiteira Delta, construtora líder em obras e negócios do programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

De acordo com a revista, a partir de agosto, quando o Supremo Tribunal Federal começar a julgar o mensalão, essa divisão ficará mais clara. Diferente do ex-presidente Lula, Dilma pretende se manter afastada do processo e cogita só aparecer nas campanhas de candidatos petistas no segundo turno, depois do fim do julgamento.

Outro fato que apontaria um racha no partido foi a atitude da senadora Marta Suplicy que enfrentou Lula depois que ele escolheu o ex-ministro da educação Fernando Haddad para disputar a prefeitura de São Paulo.

Segundo apurou ÉPOCA, Lula não chegou a reclamar diretamente com Dilma, mas revelou a auxiliares e parlamentares de sua confiança que não estava confortável com a situação. “A relação entre Lula e Dilma não chegou a azedar, mas deu uma esfriada”, afirmou um deles.

A revista ÉPOCA chega às bancas neste sábado (16/06).

“Jogo até de graça”


Bento.

Boletim Eletrônico da Agência Câmara de Notícias

Manchetes do dia

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

AGROPECUÁRIA

ASSISTÊNCIA SOCIAL

CIDADES

CONSUMIDOR

EDUCAÇÃO E CULTURA

POLÍTICA

HAROLD CONFIRMA MINICURSOS NO IV FESTIVAL INTERNACIONAL DO CHOCOLATE.

O IV Festival Internacional do Chocolate da Bahia em parceria com a empresa produtora de chocolate Harold, uma das maiores do mundo neste segmento, trará a Ilhéus minicursos com aulas expositivas e experimentais sobre técnicas de manuseio do chocolate. As oficinas da Harold foram um verdadeiro sucesso de público na terceira edição do festival em 2011 e retornam este ano com muitas novidades para o público ilheense. Os minicursos acontecerão no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães no período de 28 de junho a 02 de julho como parte da programação do Festival.


O chocolatier André Bispo, da Harald, será o responsável por ministrar ao público durante os três dias de curso diferentes temáticas, entre elas preparação de tortas clássicas e finas, tendo chocolate como ingrediente base do passo a passo, com os mais variados exemplos de montagens, recheios, coberturas e decorações. André traz ainda o processo de fabricação de bombons e trufas de forma artesanal, utilizando moldagem e modelagem especiais e inovadoras, além de aula especialmente dedicada às sobremesas mais elaboradas.

De acordo com informações divulgadas pela organização do evento, as aulas demonstrarão técnicas para decorar e melhorar a apresentação visual dos bombons, trufas, tortas e sobremesas, bem como inúmeros processos de pintura e textura. Além disso, revelarão os segredos de derretimento e temperagem, simulações de erros e acertos do chocolate, conservação dos produtos acabados e utilização de todas as temperaturas indicadas. Haverá também orientação profissional sobre a utilização de ferramentas e utensílios adequados para um melhor resultado profissional.

A Harald é uma das maiores empresas do mundo com uma produção de chocolate equivalente a mais de 90 mil toneladas por ano. Ela é líder em coberturas e a segunda empresa de chocolates do mercado, atuando ainda em vários outros segmentos. Composta por um quadro de 500 colaboradores, ela exporta para mais de 30 países, com destaque para os Estados Unidos, toda a América Latina, México e diversos países do Oriente Médio.
Os interessados em participar dos minicursos de culinária especializada em chocolate já podem se inscrever pelo site www.festivaldochocolate.com, onde está disponível a ficha para o preenchimento de dados. Com vagas limitadas as inscrições custam R$60,00 para 03 dias de minicurso, com direito à meia-entrada para estudantes e para pessoas ligadas às associações e institutos do setor.





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia