:: ‘Notícias’
Boletim Eletrônico da Agência Câmara de Notícias
SEMANA DO BOMBEIRO
—
Para ver em tela cheia clique onde estão as 4 setinhas (lado direito).
Porto Sul é esperança de novas oportunidades no Sul da Bahia
“O Porto Sul é a certeza de meu filho terá as oportunidades que eu não tive por causa da crise do cacau”. Com essa frase, a estudante de Serviço Social em Ilhéus, Kaline Viana, de 27 anos, resume o sentimento de milhares de jovens de todo o Sul da Bahia. Grávida de cinco meses, a espera de um menino, Kaline acredita que seu primeiro filho vai nascer e crescer numa região com novas oportunidades, em que os jovens não precisem emigrar para outras regiões, ou mesmo outros estados, em busca de trabalho. “O Porto Sul é a chance de uma vida melhor e temos que nos capacitar para esse novo momento e nos inserir no mercado de trabalho”, afirma Kaline, que defende que as empresas que se instalarão no Sul da Bahia, além de valorizar a mão de obra local, adotem a política do 1º. Emprego para juventude.
Investimento de R$ 3,5 bilhões do Governo da Bahia, em parceria com a Bahia Mineração, o Porto Sul está em fase de licenciamento ambiental pelo Ibama. Obtida a licença ambiental, a previsão é de que as obras comecem ainda em 2012, com previsão de conclusão para 2014, juntamente com a Ferrovia Oeste Leste. Para Dino Rocha, diretor do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ilhéus, “temos que apoiar iniciativas que trazem desenvolvimento, como o Porto Sul, pela capacidade de atração de novos empreendimentos e geração de empregos. Não podemos depender apenas do setor público”. A Prefeitura de Ilhéus, com cerca de seis mil servidores entre concursados e cargos de confiança, é a maior empregadora da cidade. “O futuro de Ilhéus passa pelo Porto Sul”, afirma.
A presidenta do Sindicato dos Comerciários de Ilhéus, Crismélia Mali Moreira da Silva, diz que o setor emprega cerca de cinco mil pessoas, mas no período de baixa estação o número de demissões é elevado. “O Porto Sul será benéfico para o comércio, porque teremos um aquecimento da economia e movimento durante todo o ano”, diz Crismélia. Ela considera fundamental a realização de cursos de qualificação profissional entre comerciários e prestadores de serviço e revela que o sindicato pretende estabelecer parcerias com o Sesc. Senac e outras instituições, “capacitando e valorizando a mão de obra regional”.
EMPREGO, RENDA E QUALIDADE DE VIDA
Qualificação, inserção social e serviços públicos que atendam às novas demandas oriundas do Porto Sul e também da Ferrovia Oeste Leste. Essas são as prioridades definidas pelo Comitê de Entidades Sociais em Defesa de Ilhéus (Coeso).O coordenador do conselho, Aldicemiro Ferreira Duarte Luz, o Mirinho, ressalta que “o Porto Sul significa a possibilidade concreta de revitalizar a economia sulbaiana, combalida pela crise da lavoura de cacau, eu já dura duas décadas”. Mirinho explica que o Coeso tem atuado em parceria com o Governo da Bahia, responsável pelo porto público, e a Bamin, que vai operar um terminal privativo, no sentido de garantir que as pessoas que moram na área de influência do projeto sejam inseridas nos programas de qualificação, através do estabelecimentos de cotas para cada comunidade.
O Coeso também defende ainda a ação de políticas públicas que atendam essas comunidades nas áreas de saúde, educação, segurança, transporte e estrutura urbana, conciliando desenvolvimento com qualidade de vida. Mirinho faz um alerta para o fato que “haverá um considerável aumento na arrecadação e cabe à sociedade zelar para que os gestores sejam responsáveis e administrem os recursos em benefícios da população”.
Câmara de Ilhéus vota LDO e entra em recesso parlamentar
Cumprindo a Lei Orgânica do Município, após a votação da Lei de Diretrizes Orçamentais (LDO) a partir das 16h, a Câmara de Vereadores de Ilhéus entrará em recesso a partir desta quarta-feira dia 27. As primeiras sessões ordinárias do segundo semestre deste ano estão previstas para os dias 1º e 7 de agosto.
Segundo o presidente da Câmara de Ilhéus, vereador Edvaldo Nascimento (PSD), o primeiro semestre foi um período muito produtivo, com a realização de muitas sessões, no plenário da casa e a votação de matérias importantes para a vida dos ilheenses. “Foi um semestre de muito trabalho, não só para os vereadores, mas também para os servidores do parlamento”, afirmou o presidente.
Notícias Associação Médica Brasileira
Assembleia analisa propostas de mudança no estatuto da AMB
Em 15 de junho, aconteceu, no auditório da Associação Paulista de Medicina, assembleia extraordinária para discutir a reforma do estatuto da AMB. O documento em vigência foi revisto pela última vez em 2004. Os sócios tiveram até o dia 15 de abril para enviar sugestões, que foram compiladas e analisadas durante a assembleia. A primeira mudança aprovada diz respeito à inserção, no artigo 1º, de que a AMB congrega além de médicos, os acadêmicos de cursos de Medicina. Além disso, foi aprovada e regulamentada a criação do cargo de diretor de Assuntos Parlamentares, já ocupado pelo dr. José Luiz Mestrinho, conforme decisão da última Assembleia de Delegados. Outro item alterado diz respeito às atividades desempenhadas pelo diretor cultural e pelo diretor de Economia Médica, que agora passam a constar de forma mais detalhada.
AMB, APM e Cremesp repudiam intenção do MEC de criar mais milhares de vagas em cursos de Medicina
Em defesa da saúde dos cidadãos e da qualidade do exercício da medicina do Brasil, a Associação Médica Brasileira (AMB), a Associação Paulista de Medicina (APM) e o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), com o apoio das sociedades de especialidades médicas, vêm a publico posicionar-se radicalmente contrários à intenção do Ministério da Educação (MEC), ratificada no boletim Notícias do Dia, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, de criar mais 2.415 novas vagas em cursos médicos já existentes e em outros a serem criados desde agora até 2014. Veja a nota completa.
Abertura de novas vagas de Medicina, precisamos de qualidade e não de quantidade
O Estado de Alagoas tem nas universidades federal e estadual 130 vagas anuais para o vestibular de Medicina, com o agravante de ter deficiência na formação do médico. No aprendizado prático, faltam locais adequados para a formação do aluno nas cinco áreas prioritárias da saúde – saúde comunitária, clínica médica, clínica cirúrgica, obstetrícia e ginecologia, e pediatria. Leia o comunicado completo da AMB. Veja a posição da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas.
Presidente da AMB participa do lançamento do PL de iniciativa popular em SC
Em Santa Catarina, na noite do dia 19 de junho, dr. Florentino Cardoso, presidente da AMB, participou da solenidade de lançamento do PL de iniciativa popular que propõe investimento de no mínimo 10% da Receita Corrente Bruta da União na saúde pública. Entre os participantes da cerimônia: dr. Murilo Capella, vice-presidente Sul da AMB; dr. Aguinel José Bastian Junior, presidente da Associação Catarinense de Medicina; Dalmo Claro de Oliveira, secretário de Estado da Saúde; deputado Volnei Morastoni, presidente da Comissão da Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina; dr. Vicente Pacheco, presidente do Conselho Regional de Medicina; Alice Kuerten, presidente do Instituto Guga Kuerten e vice–presidente da APAE. O tenista Gustavo Kuerten também esteve presente para apoiar a coleta de assinaturas.
AMB lança curso de Capacitação na Prevenção e Tratamento do AVC
A AMB, em parceria com Academia Brasileira de Neurologia (ABN), Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares e Rede Brasil AVC, lançou o curso de Capacitação na Prevenção e Tratamento do AVC – Rede Básica, UPA, SAMU e Hospital durante cerimônia promovida em São Paulo, na noite de 20 de junho. Compuseram a mesa de abertura: dr. Florentino Cardoso, presidente da AMB; dra. Elza Tosta, presidente da ABN; dr. Rubens Gagliard, vice-presidente da ABN; dr. Jamary Oliveira Filho, presidente da Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares e José Eduardo Fogolin, coordenador-geral de Média e Alta Complexidade do Ministério da Saúde.
Comissão de Assuntos Políticos analisa novos projetos de lei
A Comissão de Assuntos Políticos analisou, na quarta-feira, dia 20, novos projetos de lei que tratam de assuntos relativos à saúde. Do total de 53 propostas, 6 serão acrescentadas à Agenda Parlamentar da Saúde Responsável para serem acompanhadas de perto. Dr. José Luiz Mestrinho, diretor de Assuntos Políticos da AMB, representou a entidade na reunião.
AMB participa do 5º Seminário do Sindhosp/ Fleury
Dr. Florentino Cardoso, presidente da AMB, participou do 5º Seminário Sindhosp/Fleury em 14 de junho. Na ocasião, Cardoso debateu os rumos da Agência Nacional de Saúde (ANS) para a sustentabilidade do sistema de saúde privado. Outro assunto discutido foi a Instrução Normativa 49 da ANS, que regulamenta forma e a periodicidade do reajuste dos contratos entre médicos e operadoras.
Congresso discute judicialização da saúde no Brasil
Em 14 de junho, dr. Jorge Machado Curi, 1º vice-presidente da AMB, representou a entidade no debate Judicialização da Saúde no Brasil realizado pelo Comitê da Saúde da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Comsaude/Fiesp). O encontro, que analisou a interferência do poder judiciário nas decisões médicas, foi coordenado por José Carlos Abrahão, presidente da Confederação Nacional de Saúde (CNS).
Acesse as aulas de Diretrizes disponíveis no site da AMB
Já podem ser acessadas as seguintes aulas de Diretrizes: Terapia Nutricional no diabetes mellitus; Fratura da Cabeça do Fêmur e Terapia Nutricional no Perioperatório. Para acessá-las clique aqui ou vá em www.amb.org.br, clique no logo EMC e depois em Aulas Diretrizes online.
Segunda viagem cultural da AMB terá cruzeiro marítimo pela América do Sul
A viagem cultural da AMB deste ano está prevista o mês de novembro: será um cruzeiro marítimo de sete noites pela América do Sul com partida e chegada no porto de Santos, e paradas nas cidades de Punta Del Leste e Montevidéu (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina). Para o evento estão previstas palestras culturais cuja programação ainda está sendo definida pela Diretoria Cultural. Clique aqui para ver o roteiro detalhado e os preços.
AMB promove curso e conferência sobre negociação com professor da Insead
A AMB promoverá o curso “Poder da Negociação – Como Conseguir o Efetivo Ganha-Ganha” ministrado por Horácio Falcão, professor da escola de negócios Insead (European Institute of Business Administration). As atividades serão em agosto nos dias: 13 e 14 em Fortaleza e 16 e 17 em São Paulo. Os principais objetivos do curso são: desenvolver competência de negociação por meio da metodologia diferenciada do Poder da Negociação e difundir o conceito de Ganha-Ganha. Mais Informações podem ser obtidas pelos e-mails: diretoria@amb.org.br ou daniela@manole.com.br ou no site da AMB.
OPOSIÇÕES UNIDAS EM URUÇUCA
Ontem, 25, reunidos na Câmara Municipal de Uruçuca, os partidos de oposição ao Prefeito Moacyr Batista de Souza Leite Júnior (PP) resolveram unir-se visando as próximas eleições municipais.
Estiveram presentes, representantes dos seguintes partidos: PT, o PC do B, PMDB, PSD, PSB, PDT, PR, PSC, PT do B, PSDB, PTN e o recém criado PPL. Na oportunidade ficou decidido que a representante do PT, Fernanda Silva será a pré-candidata a prefeita e o empresário Marcelo Dantas (PC do B) será o pré-candidato a vice no grupo, que tem além dos pré-candidatos, o ex-prefeito Dilson Argolo(o Dica), Marcos Vasconcelos, Egberto Pedroso, Antonio Carlos Buba, o ex-prefeito Osvaldo Barreto(Latão), Rodrigo de Paulino, vereadores Joselito Abreu, Irmão Duda, Renato e o presidente da Câmara Municipal Erivaldo Guimarães (Eri). A ratificação do já denominado Chapão será realizada em convenção, dia 29 de junho, no salão da Câmara Municipal.
—
Heraldo Santana
Uruçuca(BA)
PP e partidos coligados realizam convenção no aniversário de Ilhéus
O aniversário da cidade (28 de junho) é a data escolhida pela Coligação Por Amor a Ilhéus para a convenção partidária que homologará os nomes dos pré-candidatos a prefeito Jabes Ribeiro (PP) e vice-prefeito Cacá Colchões (PMDB). O evento será realizado no Clube Social de Ilhéus, das 9 às 17 horas, com ponto alto por volta das 15 horas, quando chegam os senadores, deputados federais, deputados estaduais, líderes políticos e comunitários convidados.
Durante todo o dia, o Clube Social receberá simpatizantes do ex-prefeito, ex-deputado federal e secretário do PP na Bahia, Jabes Ribeiro. Ao lado de Cacá e dirigentes dos partidos coligados, Jabes mostrará suas propostas para reconduzir Ilhéus ao desenvolvimento econômico e social.
Para Jabes, a data traduz bem o espírito que une o grande bloco partidário formado em apoio ao seu nome e de Cacá na disputa pela prefeitura de Ilhéus. “A partir de agora, as diferenças políticas são deixadas de lado; valendo acima de tudo o desejo coletivo de cuidar da nossa cidade. O que nos une é o amor por esta terra, tão maltratada nos últimos anos. É o nosso presente para Ilhéus”, assinala.
Boletim Eletrônico da Agência Câmara de Notícias
Manchetes do dia |
|||||||||||
|
|||||||||||
|
|||||||||||
TicoMia explode de alegria no São João de Ibicuí
A festa do TicoMia comemorou 25 anos de história, no último sábado, 23 de junho, em Ibicuí, numa explosão de alegria, comprovando que continua sendo um dos ícones do São João da Bahia. Com um público recorde, formado por baianos e de outros estados, o TicoMia festejou ao som das bandas Mastruz com Leite, Lordão, Aviões do Forró, César Menotti e Fabiano, Dorgival Dantas, e a dupla sertaneja João Bosco e Vinicius. Este ano, as homenagens foram para o centenário dos nordestinos Jorge Amado e Luiz Gonzaga, e para o cinquentenário da banda Lordão.

Alegria, muita animação e tranquilidade são características da festa do TicoMia, onde também há espaço para a irreverência de muitos participantes. O evento, organizado pelos produtores Sara e Lourival Dourado Filho, teve início com show de Mastruz com Leite, que há muitos anos participa da festa. Em seguida, a banda Lordão fez o chão da Fazenda El Dorado tremer cantando velhos e novos sucessos do grupo, que já iniciou as comemorações pelos seus 50 anos.
“Isto aqui sempre foi uma cidade forrozeira. Quando cheguei em 72 ao Lordão – já que tenho 40 anos de Ibicuí, o Lordão já tocava aqui no Clube. As pessoas da cidade faziam o São João tão tradicional, tão lindo, que as coisas foram crescendo e empolgando. O próprio TicoMia com 25 anos, a gente lembra daquele barracão, a gente aqui entronchando, tocando de duas da tarde às sete da noite. Hoje, tá aí na parceria com essas bandas lindas Aviões do Forró, que não deixa de vir; César Menotti, agora, que é fã; Mastruz com Leite, que é raiz; Dorgival, que é outro parceiro do xote; Ítalo & Renno e o Lordão, que é a banda do coração. É importante ver esse valor, assim, retribuído”, declarou Kocó, vocalista do Lordão, em meio à festa.
Colégio Status comemora festejos juninos
O São João foi comemorado de forma exemplar pelo colégio Status, em Ilhéus. A escola, dirigida pela dinâmica e competente Gildelina Reis, mobilizou professores e coordenadores do Status Júnior e Status Baby que, sob a supervisão da coordenadora Mara, transformaram o clube social em um palco para mais um evento cultural que primou pela qualidade, desenvolvendo uma atividade lúdica, recreativa e interdisciplinar.

O São João do colégio Status homenageou o centenário do cantor e compositor Luiz Gonzaga, que através de suas músicas deixou diversas lições para a geração atual, fato que o colégio Status aproveitou para exibir aos estudantes uma seqüência de atividades pedagógicas, desenvolvendo com as crianças noções de sustentabilidade, e criando valores éticos, além de demonstrar a importância das tradições culturais do nordeste brasileiro. Estudantes, pais e familiares elogiaram o São João do Status, que o correu no sábado, dia 16 de junho, no salão nobre do clube social.
Hans Schaeppi em: HOTELARIA E TURISMO

Hans Schaeppi
A escolha de Ilhéus como Cidade Baiana da Cultura em 2012 representa mito para o segmento do Turismo Cultural, mas necessita que, do fato se tire partido dessa escolha, divulgando nacional e internacionalmente o fato, para que os turistas venham comprovar se foi merecida a escolha. Neste ano, em que se comemora o Centenário de Jorge Amado, não há dúvidas de que terão muito a ver. Está programada para o mês de agosto, o “Festival Amar Amado” , com espetáculos, shows e exposições; e já estão acontecendo manifestações culturais, precedendo a data de aniversário do escritor, que será em agosto.
Mas, se Ilhéus desejar continuar com esse título nos próximos anos, há ainda muito a fazer. Ilhéus necessita de uma Biblioteca Pública, à altura do título; do Museu Regional do Cacau; e de uma cidade limpa, sem buracos, e com melhor iluminação. Isso também é Cultura!
O LANÇAMENTO DA “GABRIELA”
A festa de lançamento do remake da novela Gabriela, patrocinado pela rede Globo no Bar Vesúvio, agradou aos convidados que ficaram no interior do recinto, tendo direito a uísque, chopp, quibes e acarajés; mas não agradou muito ao público que ficou do lado de fora, esperando a chegada dos atores, principalmente a Gabriela e o Nacib. Tive a oportunidade de conversar com o neto de Jorge, que se lembrou de ter ficado no Ilhéus Praia com seu avô e Zélia, em uma das suas vindas a Ilhéus. Aproveitei para dar um abraço em Emanuelle Araujo, que faz uma das mulheres do Bataclan, e lembrei-lhe que há cerca de 20 anos, eu a entrevistei em particular, após um show no Bahia Othon emSalvador, onde ela era apenas uma cantora, e lhe previ uma carreira de sucesso.
FESTIVAL DO CHOCOLATE
PSOL realiza convenção e define candidato a prefeito em Ilhéus
Os convencionais aprovaram as candidaturas à Câmara Municipal, e chapa terá mais de 30 candidatos e candidatas disputando o pleito. A convenção aprovou também que o PSOL poderá firmar aliança com PSTU e PCB.
Em seu discurso, Jorge Luiz fez um balanço da pré-campanha e agradeceu a todos e todas que estão aderindo a esse projeto de resistência popular. Ele afirmou que o cenário político em Ilhéus está favorável à “Frente de Resistência Popular”, visto que as candidaturas da base aliada do governo Wagner e Newton Lima, perderam a credibilidade junto ao povo.

























































