WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

SEMINÁRIO SOBRE SONHOS

VIII Olimpíada das APAES da Bahia

Expressão de Cidadania APAE: Uma cultura de Inclusão pelo Esporte na VIII Olimpíada

A VIII Olimpíada das APAES da Bahia, sediada em Ilhéus nesta ultima semana, foi exemplo de cidadania pela cultura de inclusão ao esporte, através da participação de mais de 300 apaeanos, de 15 cidades baianas, em várias modalidades.

Por Anna Karenina Vieira – 4085/BA

“Queremos uma igualdade que não reconheça as diferenças, e uma diferença que não reconheça as desigualdades. A diferença pede respeito, tolerância e muito amor. Anormal é quem não percebeu o significado da palavra amar. A diferença pede licença e pede caminho. Abra, e você verá aonde ela é capaz de chegar”, essa fala marcou um dos discursos de abertura da VIII Olimpíada das APAES da Bahia, de 14 a 17 de junho. A fanfarra dos Guerreiros da Bahia, do Colégio Paulo Américo, alargou caminho na Avenida Soares Lopes, em alto e bom som, da Praça Castro Alves ao Ginásio, abriu-se oficialmente o evento, para passarem os verdadeiros protagonistas, os apaenos. O Ginásio de Esportes Herval Soledade, em Ilhéus, 14, estava repleto de jovens, adultos, atletas, professores, agentes sociais, profissionais, representações da Polícia Militar, capoeiristas, todos juntos em prol desta realização.

“Estou muito feliz de estar aqui hoje, é muito bom participar desse evento”, garantiu o jovem Gilvanio Alves de Castro, da delegação de Guanambi. De acordo com o presidente da Federação das APAES da Bahia, Derval Freire, a maior importância do evento é a integração do pessoal motivada pela relação de confiança com os alunos, e acrescenta, “amor é a palavra que pode traduzir tudo o que eles fazem. É isso o que dá energia a essas crianças, amor a si próprio e ao outro, é o que podemos entender disso”. O Coordenador Técnico da APAE de Salvador, Silvio Santos, explica, “nós acreditamos na possibilidade de oferecer aos alunos com deficiência intelectual momentos de superação, de conquistas, prazer, envolvimento e de aconchego”.

A cantora Chica de Cidra cantou brilhantemente o Hino Nacional junto com o músico tecladista Dante Valadares, no tempo em que algumas falas trouxerem a tônica desse importante acontecimento social, tendo como mestre de cerimônia, Dr. Josevandro Nascimento. Para a Presidente da APAE de Ilhéus e organizadora, Socorro Pastor, “essa conquista mostra que ainda existe respeito pelo ser humano, respeito à diversidade e a diferença, apesar de que ainda existem muitas pessoas que ainda não têm a sensibilidade necessária para respeitar o outro. Na VIII Olimpíada das APAES vivenciamos juntos verdadeiros momentos de superação de limites, capacidade e garra”.

:: LEIA MAIS »

Professora Carmelita destaca importância e a força da agricultura familiar em Ilhéus


Por considerar que o pequeno produtor rural deve ter uma atenção especial do poder público e que os governos devem criar cada vez mais políticas de incentivos ao homem do campo, a pré-candidata a prefeita de Ilhéus pelo Partido dos Trabalhadores (PT) Professora Carmelita, elogiou a Feira da Agricultura Familiar de Ilhéus e Festa do Milho, um espaço montado na avenida Soares Lopes destinado à diversão, gastronomia e comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar do município. O evento, realizado no período de 13 a 17 de junho, foi promovido pela Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar do Sul da Bahia (Coofasulba).

Professora Carmelita fez questão de visitar todos os estandes, onde teve a oportunidade de ouvir os pequenos agricultores e discutir com ele pontos importantes que serão colocados no plano de governo de sua candidatura a prefeita de Ilhéus. Ela também conheceu os produtos feitos pelos agricultores de Ilhéus e região, adquiriu vários alimentos e destacou a qualidade de cada um dos produtos. Na avaliação da Professora Carmelita, são iniciativas como essas, de incentivo e valorização da agricultura familiar, que vão garantir maior renda, qualidade de vida e emprego para os pequenos agricultores. A pré-candidata a prefeita também participou da solenidade de assinatura de convênios que visam garantir ainda mais incentivos para os pequenos agricultores de Ilhéus e da região.

:: LEIA MAIS »

Câmara Municipal de Ilhéus

Vereador Dinho Gás reivindica ações do governo estadual na zona sul

Dinho e Otto Alencar

O Presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Edivaldo Nascimento (PSD), esteve em Salvador reunindo-se com algumas lideranças de órgãos da governadoria estadual. Na CONDER o vereador cobrou maior agilidade no andamento das obras do Alto Nossa Senhora, visto que as obras estão sendo realizadas próximo ao prazo de entrega, uma preocupação dos moradores que reivindicam o cumprimento do prazo de entrega dado pela empreiteira e a coordenadoria da CONDER.
Ainda na capital, Dinho Gás esteve no DERBA, e visitou o Secretário de Infraestrutura e vice-governador Otto Alencar (PSD) onde questionou junto aos seus diretores o inicio das obras da BR 251 que liga o município de Ilhéus a vizinha cidade de Buerarema, onde os moradores e agricultores daquela região estão se mobilizando para que seus produtos sejam escoados com mais facilidade, seus filhos cheguem à escola como prometido pela constituição e os trabalhadores tenham maior facilidade de deslocamento para seus trabalhos.
De acordo com Dinho Gás, outro ponto positivo de sua viagem á Salvador, foi o encontro com o secretário de saúde Drº Jorge Solla, na reunião foi debatida a implantação da UPA, a qual será construída na rodovia Ilhéus/Olivença. A área já foi escolhida e aguarda somente o avançar das licitações e o início das obras que vai beneficiar todos os moradores da zona sul de Ilhéus.


A assessoria de imprensa da CMI não informou o crédito para a foto.

Lançamento do livro DIREITO DA EXECUÇÃO PENAL do Professor José Ricardo Chagas

Contando com a presença de amigos, familiares, autoridades, professores e advogados, fora lançado na última sexta feira 15, na academia de Letras de Ilhéus, o livro DIREITO DA EXECUÇÃO PENAL: NOVA INTERPRETAÇÃO E NOVOS COMENTÁRIOS À LEI 7.210, do Professor de Direito José Ricardo Chagas, o qual vem a público agradecer a presença dos convidados e informar que o livro se encontra à venda nacionalmente nas melhores livrarias do ramo.


Em nossa região a obra pode ser adquirida em Ilhéus na Livraria Papirus e na Livraria A Nacional; em Itabuna no Shopping Jequitibá, na Livraria Nobel.
Pode também ser adquirido via internet, no endereço eletrônico:
http://vleditora.com.br/livrodetalhes-livroID_86.html ou em www.quiosquecultural.com.br

SALARIOS ATRASADOS- SINDSERV

EM VÉSPERAS DE SÃO JOÃO A PREFEITURA DE ITABUNA AINDA DEVE SALÁRIOS DO MÊS DE MAIO AOS SERVIDORES DA MEDIA E ALTA COMPLEXIDADE, EM REUNIÃO HOJE PELA MANHA NO SINDICATO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS – SINDSERV, OS TRABALHADORES DO DELIBERARAM PELA PARALISAÇÃO CASO O SALARIO NÃO ENTRE HOJE NA CONTA “AMANHA ESTAREMOS MOBILIZADOS NA FRENTE DO CREADH CASO O DESCASO DA ADMINISTRAÇÃO CONTINUE”, SERVIDORES DA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA, DST, HIPERDIA ALGUNS SERVIDORES DA ATENÇÃO BÁSICA E CONTRATADOS, TAMBÉM SE ENCONTRAM NA MESMA SITUAÇÃO

Lançamento de “Histórias Dispersas de Adonias Filho” em Itajuípe

Clique para AMPLIAR

A coletânea “Histórias Dispersas de Adonias Filho”, com prefácio, organização e notas de Cyro de Mattos, teve lançamento na Sede do Memorial Adonias Filho, em Itajuípe, no dia 08 de junho de 2012, às 19 horas. Compareceram ao evento a professora Silmara Oliveira, diretora do Memorial, Itália Santos Castro, secretária de Educação, os professores João Clímaco do Vale, Maria da Luz e Márcia Lima. o presidente da Associação dos Filhos e Amigos de Itajuípe, José Alberto Gomes, Neyde Adri, presidenta do Centro Espírita A Caminho da Luz, a ex-prefeita Gilka Badaró, Mariza Mattos, esposa do autor, a Defensora Pública Josefina Mattos, o agente cultural Leo Junquilho, o médico Jonga Lucas e outras pessoas da sociedade local.

“Histórias Dispersas de Adonias Filho” é uma publicação da Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz, com ilustrações belíssimas do desenhista Ângelo Roberto, nascido em Ibicaraí, e o projeto gráfico é de George Pellegrini. Nessa obra, o escritor Adonias Filho transmite sua paixão por uma humanidade feita de verdades fundamentais através da visão dramática, lírica e amorosa, que palpita em seus protagonistas, vivendo as ações das narrativas “O Brabo e Sua Índia”, “A Lição”, “A Volta”, “Nosso Bispo” e “Amor no Catete”. O livro apresenta ainda o estudo “Experiência de um romancista”, do Professor Emérito Doutor Fred Elisson, da Universidade do Texas, com tradução de Luiz Angélico, Professor Emérito da Universidade Federal da Bahia, e um valiosa pesquisa etnográfica mostrando momentos importantes da vida do consagrado escritor.

MAPA- PLANO DE SAÚDE – NEGADO MAIS UMA VEZ

COMUNICADO Nº. 023/2012
Salvador, 18 de junho de 2012.
ASSUNTO: Desconto do Plano de Saúde/Antecipação de Tutela (anexa).

Colega Fiscal.
O Juiz Federal da 20ª Vara/DF, Alexandre Vidigal de Oliveira, deferiu o pedido de antecipação de tutela para que o Ministério da Agricultura se abstenha de cobrar qualquer débito referente ao Plano de Saúde do MAPA do período de 1995 a 2002, na forma pretendida no Ofício nº 1094/CGAP/SPOA/SE/MAPA e no Acórdão TCU nº 2.656, bem como sejam restituídos os valores eventualmente descontados.
Ressalta-se, ainda, que o teor do aludido ofício não tem o condão de estabelecer a ampla defesa, muito menos o contraditório mínimo, eis que tal documento já determinara o desconto das parcelas em folha de pagamento.
Com base na decisão, a ANFFA Sindical ajuizou ação (25658-26.2012.4.01.3400) solicitando que a União se abstenha de cobrar qualquer débito referente ao Plano de Saúde do MAPA do período de 1995 a 2002, na forma pretendida no Ofício nº 1094/CGAP/SPOA/SE/MAPA e no Acórdão TCU nº 2.656, bem como sejam restituídos os valores eventualmente descontados.
Na ação, a ANFFA Sindical alega que seus filiados têm recebido avisos de notificação de débito referentes a parcelas de contribuição de plano de saúde que não foram lançadas, ou lançadas a menor referente ao período de 1995 a 2002.
Segundo o Ministério da Agricultura, a falta de lançamento ou lançamento a menor das parcelas do Plano de Saúde do Mapa decorreu de um erro do sistema utilizado no período de 1995 a 2002, o que denota a boa fé dos substituídos do Autor.
“O exercício do poder de autotutela que possui a Administração Pública para rever seus atos deve ser conjugado com o pressuposto de que, para a anulação do ato administrativo que tenha repercutido no campo de interesses individuais do servidor público, é necessária a instauração do devido processo legal”, destaca a peça jurídica.
DELEGACIA SINDICAL NA BAHIA

Cardiologista do Hospital do Coração ressalta importância da dieta equilibrada durante o inverno

Uma opção bastante saudável é a sopa, que pode ser servida com legumes, verduras, grãos e azeite

O inverno traz consigo além do frio, deliciosas receitas que podem aquecer o corpo, mas também proporcionar um aumento de peso e do colesterol ruim (LDL) devido ao consumo de alimentos bastante calóricos e gordurosos. Ter bom senso e moderação na seleção dos ingredientes é o primeiro passo para uma alimentação saudável, e o azeite extra-virgem pode ser um grande aliado para alterar de forma importante a qualidade nutricional dos pratos e oferecer mais saúde.

Mesmo com os deliciosos pratos do inverno, é importante manter uma dieta equilibrada com os nutrientes essenciais à saúde como carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas, minerais e água. As sopas são uma opção inteligente para espantar as baixas temperaturas e saciar a fome quando preparadas com uma variação de legumes, verduras, grãos e azeite extra-virgem. “Os legumes têm baixos índices de calorias, são ricos em fibras e facilitam a digestão. Já os grãos, possuem em sua composição nutricional, alta participação de gordura monoinsaturada, a chamada gordura boa, além de eletrólitos como zinco e selênio, que são importantes antioxidantes” afirma Daniel Magnoni, Cardiologista e Nutrólogo do HCor – Hospital do Coração, em São Paulo.

Estudos realizados em diversos lugares do mundo, inclusive o FDA – Food and Drug Administration – importante órgão do governo americano que regula os alimentos comprovaram os inúmeros benefícios do azeite como um alimento funcional que possui antioxidantes capazes de prevenir doenças cardíacas, câncer e também fortalecer o sistema imunológico. No caso do diabetes, a substituição de gordura saturada pelo azeite (gordura monoinsaturada) melhora a resistência à insulina e consequentemente diminui a glicose do diabético.

O hábito de uma alimentação rica em azeite, principalmente quando comparada a dietas fartas em gordura animal – fontes de gordura saturada – são capazes de reduzir o colesterol LDL (mau colesterol) e aumentar o HDL (bom colesterol), que protegem as artérias. Ao consumir o azeite estamos ingerindo 77% de gordura monoinsaturadas, 14% de saturadas e 9% de polinsaturadas, o que torna este óleo mais saudável em relação aos outros.

As sopas e caldos estão entre os alimentos mais usados no inverno e podem ser preparadas com porções muito hipocalóricas, mas com grande grau de saciedade. A redução da ingesta de calorias no período noturno promove uma importante redução da obesidade e menor incidência de diabetes.

Os benefícios das fibras na alimentação diária:
As fibras estão relacionadas com o bom funcionamento do intestino, reduzindo a incidência de câncer do intestino e a formação de hemorróidas. A combinação de dietas ricas em fibras e baixas em gordura saturada está relacionada com a longevidade. Por outro lado dietas pobres em fibras, ricas em gordura saturada e ricas em sódio, estão relacionadas a maior mortalidade por doença cardiovascular e câncer de intestino.

Bahia Pesca investe em aquicultura familiar no Sul da Bahia

A Bahia Pesca, ampliando o apoio a agricultura familiar, assinou no último sábado (16) convênio com a Coofasulba – Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar do Sul da Bahia. O objetivo é incluir os filhos de agricultores, prioritariamente oriundos de assentamentos, na produção, cultivo, agroindustrialização e comercialização da tilápia. A ação faz parte do programa de fortalecimento e geração de renda para as famílias da área de implantação do Porto Sul.
O presidente da Coofasulba, Erivaldo Alves de Souza ,diz que “muitos jovens abandonam o campo por falta de oportunidade, pela impossibilidade de alcançarem seu pleno desenvolvimento econômico através das atividades agrárias. Por isso, são necessárias iniciativas que contemplem o morador rural”.
O convênio no valor de aproximadamente R$ 1,8 milhão define que os recursos serão aplicados na construção de viveiros escavados, aquisição de tanques rede, redes de despesca, alevinos, ração, barcos de fibra, locação de veículos, combustível, capacitação e acompanhamento técnico durante dois anos.
O presidente da Bahia Pesca, empresa vinculada à Seagri, Isaac Albagli, destaca que a piscicultura vem crescendo em todo o mundo e o Brasil e a Bahia acompanham esta evolução. Ele explica que as ações da empresa priorizavam o semiárido com o aproveitamento de açudes, poços artesianos e o manancial hídrico da bacia do São Francisco. “Agora estamos investindo no Sul do Estado com a construção de viveiros escavados”, complementa.
A cooperativa vai utilizar, para o beneficiamento dos pescados, a Unidade de Beneficiamento de Pescado da Bahia Pesca em Camacan, que será reativada, e o Terminal Pesqueiro Público de Ilhéus. O projeto “Jovens Agricultores – Cultivando Pescado na Agricultura Familar” beneficia 400 pequenos produtores.

Azevedo oficializa candidatura com apoio do PMDB, PSDB, PTC, PSDC, PRTB,PSL, PMN e PTN

O prefeito de Itabuna, José Nilton Azevedo (DEM), dará início oficialmente nesta quinta-feira (21) à caminhada para renovar seu mandato no executivo municipal. A convenção do Partido Democratas, juntamente outras legendas, será realizada na sede da União dos Servidores Municipais de Itabuna (Usemi), com início dos trabalhos internos dos partidos às 9 horas e instalação da mesa solene às 15 horas.

A convenção contará com a presença de algumas das principais lideranças dos partidos aliados, a exemplo do diretor de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal, Geddel Vieira Lima, dos deputados federais ACM Neto (DEM) e Lúcio Vieira Lima (PMDB), dos deputados estaduais Pedro Tavares (PSL), Augusto Castro (PSDB) e Deraldo Damasceno (PSL), do senador José Agripino Maia, presidente nacional do DEM, do ex-governador Paulo Souto e do ex-deputado José Carlos Aleluia, entre outros.

Além do DEM, o PMDB, PRTB, PSL, PTC, PSDC e PMN também realizam no mesmo evento as suas convenções.  “As forças que vão se unir em torno do projeto da reeleição de Azevedo representam, juntas, o que há de mais expressivo no cenário político”, afirma a presidente do diretório municipal do DEM, Maria Alice Pereira.

Azevedo acredita que a aliança que se forma em torno do projeto da reeleição, que pode reunir mais de dez partidos, significa um reconhecimento do trabalho que tem sido feito em seu governo, principalmente com as obras de infraestrutura nos bairros periféricos.

“Itabuna se transformou em um canteiro de obras, que estão sendo realizadas porque o governo tem bons projetos e credibilidade para captar recursos”, salienta o prefeito, observando que esse perfil influencia na construção de um frente ampla de partidos.

Azevedo lembra que a aliança tem a participação de partidos da base de apoio do Governo Federal, a exemplo do PMDB, legenda do vice-presidente da República, Michel Temer. “Isso garante que Itabuna continuará sendo tratada com destaque pelo governo federal, com apoio a projetos que garantam o nosso desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da população”.

O presidente da comissão provisória do PMDB em Itabuna, o médico e ex-deputado Renato Costa, que será o candidato a vice-prefeito na majoritária, afirma que a decisão do partido de apoiar a reeleição teve muito a ver com o perfil de Azevedo. “Apoiamos Azevedo pelo homem que ele é, uma pessoa de bem, que a gente admira”, declarou o peemedebista.

HC alerta para lesões causadas por smartphones

O uso cada vez mais frequente de smartphones, telefones que se parecem com computadores, está provocando o aparecimento de novas lesões nas mãos de seus usuários, entre elas as conhecidas como “textingtendinitis”, mais comuns nos dedos polegares, informa o Instituto de Ortopedia de Traumatologia do Hospital das Clínicas.

Nos smartphones, mandar mensagens e responder e-mails são feitos na maioria das vezes com o uso do polegar, também o responsável por segurar o aparelho e, por conta disso, o dedo acaba enfrentando um ritmo maior do que o que foi feito para enfrentar, gerando as lesões, segundo a Secretaria de Estado da Saúde.

Um estudo canadense feito com 140 universitários mostrou que 84% apresentavam alguma dor. A mais relatada foi a do polegar. O uso do navegador de internet aumenta em 2,21 vezes as chances de desenvolver dor no polegar quando comparado com usuários de celular sem internet, segundo a Secretaria.

De acordo o ortopedista Mateus Saito, “para cada clique que o polegar realiza há um movimento de extensão que, após várias mensagens, acaba por causar microlesões no tendão extensor que se inflama”, explica. “A articulação da base do polegar também se inflama pelo excesso de atrito do movimento circular deste dedo”, completa.

Para evitar essas lesões e atenuar esses problemas causados nas mãos pela digitação excessiva nos celulares, o ortopedista dá algumas dicas. Além de evitar longos períodos digitando e fazer alongamentos periódicos, o ortopedista aconselha evitar digitar com a mesma mão que segura o celular, ou apoie o celular.

Se o envio da mensagem não for urgente, procurar usar o teclado do computador mas em caso de necessidade do uso excessivo destes aparelhos, procurar profissionais que orientem nos exercícios que fortaleçam as mãos. As inflamações causadas pelo uso dos smarthphones tendem a melhorar com o uso de bolsa de gelo e analgésicos, aconselha.

Agência Estado

No A TARDE ONLINE

http://atarde.uol.com.br/brasil/noticia.jsf?id=5846612&t=HC+alerta+para+lesoes+causadas+por+smartphones





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia