WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Ângela Sousa quer acelerar projeto de urbanização da 2ª etapa do bairro Nossa Senhora da Vitória

A deputada estadual Ângela Sousa, do PSD, vice-presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, juntamente com os membros do colegiado, receberam o Diretor de Obras Estruturantes de Mobilidade Urbana da Conder, Jessé Motta de Carvalho Filho.

O objetivo da reunião foi esclarecer aos parlamentares as mudanças dos projetos da Via Expressa, considerada pelo Governo do Estado, como a maior obra viária dos últimos 30 anos em Salvador e a construção de uma das principais avenidas de Feira de Santana.

A Via Expressa é um projeto do Programa de Aceleração do Crescimento (PSC) na área de infraestrutura e logística de Salvador. A nova via irá criar um novo acesso ligando a BR-324 ao Porto de Salvador, para o escoamento da produção baiana, além de melhorar o tráfego de veículos na área central da cidade. De acordo com o diretor da Conder, a companhia conta com investimentos da ordem de 381 milhões, resultante de parceria com o Departamento de Infraestrutura de Transportes (DNIT), e de mais de 41 milhões, advindos da contrapartida do Governo do Estado. Jessé Mota também apresentou aos deputados a programação inicial das obras, as modificações necessárias e a previsão do projeto.

Na oportunidade, Ângela, sempre antenada com os anseios da sociedade ilheense, questionou ao diretor da Conder sobre as obras de urbanização da 2º etapa do bairro Nossa Senhora da Vitória, em Ilhéus. A deputada ressaltou que as obras do Nossa Senhora da Vitória tem apresentado um ritmo de evolução lento, muito distante do ritmo necessário para acelerar o projeto de urbanização do local, fato que gera sofrimento para a população. “Essa obra é um antigo anseio dos moradores e uma promessa do nosso Governador Wagner, que prometeu mudar a realidade daquele local”, afirmou Ângela Sousa.

A deputada, que na atualidade é bem avaliada pelos moradores da zona sul de Ilhéus e vem se destacando na luta pela ampliação da infraestrutura do município, pediu ao Diretor da Conder, Jessé Carvalho, uma audiência na sede da companhia para tratar exclusivamente sobre o projeto e implementação das obras do bairro Nossa Senhora da Vitória. Atendida em sua solicitação, Ângela reafirmou o seu compromisso em continuar se esforçando para melhorar a qualidade de vida do povo ilheense.

Curso com Nelson Nakamura em ilhéus

A casa do pescador traz até Ilhéus, NELSON NAKAMURA, referencia na pesca esportiva do Brasil, vem pela primeira vez na Bahia ministrar um curso de arremesso com iscas artificiais, com turmas nos dias 16 e 17 de junho, no Hotel Tororomba na rodovia Ilhéus Una, é uma boa oportunidade para os amantes da pesca esportiva, Nelson Nakamura estará na próxima sexta feira 15/06 a partir das 16:00 na CASA DO PESCADOR para conhecer e dar dicas aos amigos pescadores, o convite esta feito, maiores informações no telefone 73 3634-5692 / 8811-6416 e na casa do pescador em ilhéus. 

.

C O N V I T E / José Ricardo Chagas

CARTA ABERTA AOS ASSOCIADOS

Caros Associados

Não deixem de comparecer no dia 21/06/2012, quinta-feira, ao auditório do CEPEC, para uma nova Eleição para o Conselho de Administração da COOPEC.

O presente manifesto tem como objetivo informar aos associados sobre as infrações cometidas pelo Conselho de Administração e as providencias tomadas pelos membros da CHAPA “A COOPEC É NOSSA”, para que tais atitudes não mais ocorram em nossa cooperativa.

Quem estava no auditório do CEPEC, na AGO ocorrida em 29/03/2012, presenciou a forma como a assembleia foi conduzida, sem nenhuma observação aos princípios cooperativistas, em total descumprimento do Estatuto Social e da lei 5764/71.

Em vão, chamamos a atenção da Diretoria para a forma de votação, que pelo fato de duas chapas estarem inscritas, obrigatoriamente, a votação teria que ser por escrutínio secreto.

Denunciamos ao Banco Central os fatos ocorridos e o mesmo determinou nova Assembleia Geral Ordinária.

Em cooperativa, o associado deve ser estimulado a participar das assembleias para expressar suas vontades e anseios através de propostas que serão submetidas à apreciação dos demais associados. A proposta que melhor representar os interesses dos presentes será a vencedora, e deverá ser seguida pela DIRETORIA e demais associados.

À semelhança da prestação de contas, a eleição deve ser conduzida por associados presentes na assembleia e fiscalizada pelo Conselho Fiscal.

A eleição transcorreu sem que os membros das chapas pudessem apresentar suas ideias e fossem submetidas aos questionamentos dos associados. O tempo que foi concedido para cada chapa foi de apenas 3 minutos.

O destino de nossa cooperativa está em nossas mãos.

Vote na chapa “A COOPEC É NOSSA”


E.A.

Boletim Eletrônico da Agência Câmara de Notícias

Manchetes do dia

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

COMUNICAÇÃO

CONSUMIDOR

Após ganhar Prêmio Educador Nota 10, professor da Região Nordeste comemora reconhecimento e valorização do seu trabalho

As inscrições para a edição de 2012 do Prêmio ficam abertas de 08 de junho a 08 de julho. O processo de inscrição é simples e fácil e está detalhado no site: www.premiovc.org.br

São Paulo, 14 de junho de 2012 – A Fundação Victor Civita realiza há 15 anos o Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 e com ele vem mudando a vida de professores por todo o Brasil. Com Luis Carlos Batista Rodrigues, da cidade de Teresina, no Piauí, não foi diferente!

O professor desenvolveu um trabalho intitulado “O comércio na organização do espaço teresinense“, que lhe rendeu o prêmio na edição de 2011. Ciente de que muitas vezes os livros didáticos simplificam e generalizam os aspectos relacionados a certas localidades, como a Região Nordeste, o professor criou situações de pesquisa planejadas e direcionadas para ampliar o repertório da turma. Instigados a refletir sobre a realidade local, os alunos investigaram como o comércio foi fundamental para a mudança da capital Oeiras para Teresina.

Por meio da leitura de textos, análises de mapas e fotos, observação de marcas do tempo na paisagem e entrevistas, os alunos fizeram registros que culminaram na produção de um documentário em vídeo, que depois foi compartilhado com outras escolas da rede municipal de Teresina.

Segundo Luis, ganhar o prêmio foi fundamental no processo de compreensão da importância da Geografia como uma matéria que vai além de decorar conteúdos e a comunidade escolar passou a ver seu trabalho com um olhar diferente. “Colegas e estudantes valorizaram a disciplina que ensino, assim como a direção da escola, pois o prêmio também colocou a instituição em evidência“, celebra.

Se inscrever é muito fácil, basta seguir as orientações do site, ser objetivo nos detalhes do projeto, organizar e guardar as produções dos alunos. Registros por fotos e/ou vídeos também ajudam a comprovar a experiência.

Dividido nas categorias Professor Nota 10 e Gestor Nota 10, o Prêmio tem como objetivo identificar, valorizar e divulgar experiências educativas de qualidade, planejadas e executadas por professores, diretores escolares, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais em escolas de ensino regular.

Os dez professores vencedores e o gestor vencedor recebem como prêmio R$ 15 mil reais, cada um, e a escola onde o gestor atua recebe R$ 10 mil reais. Durante a cerimônia de premiação um júri indica, entre os 10 professores premiados, o professor que será o Educador do Ano de 2012, que além do título e do prêmio em dinheiro, ganha também um curso de pós-graduação em instituição de sua escolha.

Inscrição:

:: LEIA MAIS »

Região cacaueira será destaque na Conferência Rio+20

Um projeto piloto aplicado na zona rural de Barro Preto, no sul da Bahia, desenvolvido pela CEPLAC – Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, tem apresentado uma nova forma de produzir cacau através das variáveis econômica, social e ambiental e será apresentado, como modelo, na Conferência Mundial das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável (Rio+20), no próximo dia 19.

O projeto piloto intitulado: “Conservação Produtiva da Região Cacaueira da Bahia”, é o resultado da atividade técnica de conservação dos remanescentes florestais, conforme legislação ambiental, propondo ao mesmo tempo a inclusão social e a sensibilização dos produtores rurais e foi apresentado, em um dia de campo, no último dia 11, para a imprensa regional.

Para o superintendente da Ceplac na Bahia, Juvenal Maynart, esse é um momento importante para a região. “Isso abre caminho para que num futuro próximo, sejam adotadas políticas públicas de estado para o cultivo, com crédito e incentivos” diz.

:: LEIA MAIS »

População ilheense fiscalizou as contas do Legislativo

O prazo para fiscalização das contas da Câmara de Vereadores de Ilhéus se encerrou. O período faz parte da “Campanha Quem não deve não teme” que teve início em 2005 com o apoio de diversas ONG’s. Qualquer cidadão brasileiro tem o direito de examinar as contas do legislativo, bem como a Câmara de Vereadores vem durante a sua atual gestão justificando seus gastos perante a população.
Durante o período de mais de 60 dias, as contas do exercício de 2011 da Câmara de Vereadores esteve disponíveis para fiscalização, a população ilheense compareceu e pode verificar como foi gasto o dinheiro destinado ao legislativo no ano passado.
A promotora do Ministério Público, Dra. Karina Cherubin também esteve presente na Casa Legislativa para exercer seu direito de cidadã e também fiscalizar as contas. A realização anual da Campanha Quem não deve não teme é um estímulo à participação das pessoas, que cada vez mais se apresentam e contribuem para construção de uma sociedade mais justa.
A Constituição Federal determina que as contas públicas sem disponibilizadas para fiscalização, e mais uma vez a Câmara de Vereadores contribuiu e informou a população ilheense sobre o período. “Muitas pessoas não sabem que tem o direito de fiscalizar, por isso é necessário que essa Campanha seja amplamente divulgada, para que a população possa comparecer e observar como está sendo gasto o dinheiro público”, finalizou o presidente do legislativo, vereador Dinho Gás.

Primeira veia feita com células-tronco é usada em criança

Médicos na Suécia substituíram um vaso sanguíneo bloqueado em uma menina de dez anos usando a primeira veia criada em laboratório a partir de células-tronco da própria paciente.

A operação, relatada na versão on-line da revista médica “The Lancet” nesta quinta (14), marca o avanço na busca de novas formas para fabricar partes do corpo.

A técnica pode abrir as portas para enxertos feitos com células-tronco que podem, por exemplo, ser usados em cirurgias para revascularizar o coração ou em pacientes que precisam de hemodiálise mas não têm vasos adequados.

A equipe sueca agora diz que está trabalhando com uma empresa para comercializar a técnica.

“Acredito que em um futuro próximo vamos conseguir transplantar veias e artérias em larga escala”, afirmou Suchitra Sumitran-Holgersson, professora de biologia de transplantes na Universidade de Gothenburg e membro do grupo que realizou a operação na menina, em março de 2011.

A vantagem de usar tecido criado a partir das células do próprio paciente é que não há risco de rejeição. Assim, também não há necessidade de usar remédios imunossupressores para combater a rejeição pelo resto da vida, como é comum em transplantes.

EVOLUÇÃO

:: LEIA MAIS »

Abertas as inscrições para Aquapescabrasil 2012

O maior evento de pesca e aquicultura do Brasil, realizado pelo Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) em parceria com Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura, vai reunir em Salvador nos dias 07, 08 e 09 de novembro os maiores nomes dos setores. As inscrições para exposição de produtos e serviços, apresentação de trabalhos ou visitação já estão disponíveis no site www.aquapescabrasil.com.br.

Composta por dois setores para exposição de produtos e serviços da cadeia produtiva da pesca e aquicultura, a feira irá contar também com espaço para palestras, debates nacionais e internacionais e workshops gastronômicos focados no incentivo ao consumo de pescados.

Voltado para fornecedores, transportadores, acadêmicos, prestadores de serviço, governo, cooperativas e profissionais do ramo em geral, a terceira edição terá capacidade para receber mais de dez mil pessoas ligadas aos setores da pesca e da aqüicultura, sendo que as palestras estão estruturadas para receber dois mil participantes.

Durante os debates e mesas redondas, serão discutidas questões como sustentabilidade, comércio de peixe, novas tecnologias de aquicultura, linhas de financiamento, produtos e serviços. Além das palestras e conferências nacionais e internacionais, o encontro conta ainda com apresentação de trabalhos técnico-científicos sobre pesca artesanal, pesca industrial, aquicultura de água doce, maricultura e tecnologia do pescado.

Edições anteriores

:: LEIA MAIS »

Arraiá do Abrigo São Vicente de Paulo

Em parceria com o Lions Norte, Centro, Pontal, Solar Toldos e Prefeitura Municipal de Ilhéus, estaremos promovendo no dia 15/06/2012 das 18 às 24 hs, nosso tradicional São João com som ao vivo, sorteio de balaios, comidas e bebidas típicas em prol dos nossos idosos.
Participe conosco desse animado forró! O ingresso no valor simbólico de R$ 5,00 será revertido para várias instuições de caridade.
Agracedemos a presença de todos.
Marileide Souza
Presidente

Defendendo os limtes de Ilhéus

O projeto de lei que atualiza os limites intermunicipais do Território Litoral Sul foi protocolado perante a Mesa Diretora da ALBA no último dia 6 de junho, sob o nº 18.849/2012 e encontra-se na Comissão de Justiça para que seja analisado e emitido parecer. A informação acaba de chegar através da Sra. Carmélia, assessora do Deputado Peu Tavares.
Estamos acompanhando e iremos atualizando as informações sobre o andamento.


Nazal via face.





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia