:: ‘Notícias’
Mulheres lançam movimento de apoio à pré-candidatura de Professora Carmelita
Mulheres, todas elas lideranças políticas, religiosas, sindicais, educacionais e participantes de movimentos sociais, se reuniram na manhã desta quarta-feira (14), na Cruzada do Bem pelo Bem, para criar um movimento de apoio à pré-candidatura da Professora Carmelita (PT) para prefeita de Ilhéus. A idéia do movimento é mostrar os exemplos positivos das mulheres na administração pública e engajar cada vez mais pessoas comprometidas com a cidade e dispostas a eleger, pela primeira vez na história, uma mulher para conduzir os destinos de Ilhéus.
A presidenta do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores, Marilene Lapa, informou que Ilhéus terá uma oportunidade histórica de ter no seu comando, na sua administração a força e a garra de uma mulher. “O Brasil já experimentou o modelo vitorioso de ter uma mulher comandando os destinos desse país. Agora chegou a vez de Ilhéus mostrar que uma cidade de verdade se governa com força, com pulso e com a sensibilidade que só uma mulher pode ter”, realçou a presidenta. Marilene Lapa também falou dos avanços e dos espaços conquistados pela mulher ao longo desses anos e das experiências positivas das administrações femininas.
Ilhéus contra o trabalho infantil.
Lugar de criança é na escola.
D E N U N C I E !
Lançamento de “Histórias Dispersas de Adonias Filho” em Itajuípe
A coletânea “Histórias Dispersas de Adonias Filho”, com prefácio, notas e organização do escritor Cyro de Mattos, teve lançamento na Sede do Memorial Adonias Filho, em Itajuípe, no dia 08 de junho de 2012, às 19 horas. As dependências do Memorial Adonias Filho tornaram-se pequenas para abrigar o grande número de pessoas representativas da sociedade local, que ali compareceram para prestigiar o evento, e, entre elas, as professoras Silmara Oliveira e Maria da luz, a ex-prefeita Gilka Badaró, Dr. Jonga Lucas e Lali, filhos do saudoso médico humanitário Montival Lucas, e o designer George Pellegrini, autor do belíssimo projeto gráfico do livro. Presentes ao evento também a professora Mariza Mattos e a Defensora Pública Josefina Mattos, esposa e filha do autor Cyro de Mattos, respectivamente.
A coletânea é uma publicação da editora da Universidade Estadual de Santa Cruz, com capa e ilustrações do desenhista Ângelo Roberto. Nessa obra, o escritor Adonias Filho transmite sua paixão por uma humanidade feita de verdades fundamentais através da visão dramática, lírica e amorosa, que palpita em seus protagonistas, vivendo as ações das narrativas “O Brabo e Sua Índia”, “A Lição”, “A Volta”, “Nosso Bispo” e “Amor no Catete”. O livro apresenta ainda o estudo “Experiência de um romancista”, do Professor Emérito Doutor Fred Elisson, da Universidade do Texas, com tradução de Luiz Angélico, Professor Emérito da Universidade Federal da Bahia, e um valiosa pesquisa etnográfica mostrando momentos importantes da vida do consagrado escritor.
Feira da Agricultura Familiar promove encontro da gastronomia com a arte
Quem passar pela Avenida Soares Lopes, principal cartão-postal e cenário de grandes eventos de Ilhéus, no sul da Bahia, vai encontrar um pouco do ambiente e das delícias gastronômicas do meio rural na área urbana. É a Feira da Agricultura Familiar de Ilhéus e Festa do Milho, um espaço destinado à diversão, gastronomia e comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar do município. A programação começa nesta quarta-feira, 13, das 9h às 23h, e prossegue até o dia 17. O evento é promovido pela Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar do Sul da Bahia (Coofasulba) e conta com o apoio do Sebrae.
O evento integra o calendário junino da cidade e, além dos estandes para exposição de geleias, canjicas, milho, cacau, chocolate fino, licores e muitos outros itens, a feira também oferece a moradores e visitantes apresentação de quadrilhas, violeiros, repentistas e bandas regionais. O espaço, segundo o analista do Sebrae, Jefferson Lomanto, é também destinado a socializar informações entre os agricultores familiares, no sentido de melhorar, cada vez mais, a produção local.
A Coofasulba possui cera de 1,5 mil associados e é um dos mais bem sucedidos projetos da agricultura familiar da Bahia. Sempre com o apoio decisivo do Sebrae, o grupo já fabrica uma série de produtos industrializados como achocolatados, curau de milho e de chocolate, que abastecem escolas da rede estadual. As iniciativas movimentam cerca de R$ 5 milhões por ano, que vão desde a realização de cursos de Assistência Técnica Rural para os seus próprios associados, em parceria com o governo do Estado, até contratos com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). “Esses números revelam a importância estratégica desse segmento para a economia regional”, destaca o coordenador regional do Sebrae, Renato Lisboa.
Crescimento – Com a Conab, além de recursos liberados para uso de Capital de Giro, a Coofasulba comercializa produtos in natura como banana, mamão, melancia, abacaxi e quiabo, além de polpas de frutas. Agora, com um novo contrato de parceria firmado com o Governo da Bahia, a meta é ampliar a produção para abastecer as escolas dos municípios atendidos pelas Direc´s de Ilhéus, Itabuna, Feira de Santana e Vitória da Conquista. “Estamos crescendo de forma organizada. Podemos ir muito mais longe”, analisa o diretor da Coofasulba, Dero Farias.
COOFASULBA REALIZA FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR

Para entrar no clima de São João com tudo que tem direito, a Cooperativa da Agricultura Familiar do Sul da Bahia (Coofasulba) realiza a partir da próxima quarta-feira (13) mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar, na Avenida Soares Lopes, centro de Ilhéus.
A feira, realizada pela Coofasulba com o apoio dos governos federal e estadual, Ceplac, Conab e CAR, reunirá, durante cinco dias (de quarta a domingo), expositores e associações de trabalhadores que levarão desde bebidas e comidas típicas, até peças de artesanato, animais e o tradicional chocolate caseiro, produzido na região.
Para não deixar o público parado, o evento, que já está na quarta edição, contará com apresentações de bandas de forró durante todas as noites.
Para Dero Farias, coordenador da Coofasulba, o principal objetivo da feira é mostrar à comunidade as riquezas retiradas da zona rural de Ilhéus. Segundo ele, a cidade é basicamente rural, mas a população desconhece esse lado. “Essa é uma oportunidade de mostrar o que o interior do município é capaz de produzir”, afirmou.
De quarta-feira (13) até a sexta-feira (15), os estandes funcionarão a partir das 16h. No sábado (16) e domingo (17), a feira abrirá para visitação a partir das 10h.
Espetáculo teatral “Capitães do Morro” estreia nesta sexta em Ilhéus
Caminhos, sobrevivência, juventude, escolhas. “Capitães do Morro”, a trigésima montagem do diretor e dramaturgo Pawlo Cidade, estreia nesta sexta (15) e fica em cartaz até domingo (17), no Teatro Municipal de Ilhéus, sempre às 20 horas. A entrada custará R$ 20,00/R$ 10,00. A classificação é de 12 anos.
No palco, 14 atores se revezam e dão vida a jovens personagens contemporâneos da década de 80 e, depois já adultos, na década seguinte. A história contada é a de Binho, morador da Comunidade do Morro que cresce em um ambiente dominado pelo tráfico de drogas, sob o comando do traficante Cabeção. O garoto, após ter a mãe assassinada, enfrenta dilemas, passa por cima de suas convicções e acaba se envolvendo no tráfico de drogas.
Segundo Cidade, “a peça é um psicodrama, tão fortemente explorado na obra de Timochenco Webi (autor de ‘Palhaço’, ‘O longo caminho que vai de zero a ene’, entre outros) para explicar as idas e vindas da trama”. O diretor também explica que o outro ponto importante do espetáculo é o clímax, o desfecho. “Se alguém resolver assistir ao espetáculo três vezes seguidas, verá três finais diferentes. Nunca ninguém fez isso aqui. Na verdade, não tenho conhecimento disso na Bahia. E, por fim, foco a questão da escolha. Alerto para o fato de que todos nós temos escolhas. Você constrói seu próprio futuro, você escolhe todos os dias ‘matar ou morrer’. Claro que é uma força de expressão, mas esta questão é bem latente no texto”, afirma o diretor.
O elenco “Capitães do Morro” é composto por: Germano Lopes, Andréa Bandeira, Ruy Penalva, Val Kakau, Roma Góis, Maurício Lima, Beto Santana, Ricardo Rodrigues, Rafael Kau, Hilton Divino, Jorge Hatus, Léia Raquel, Laiane Vitória e Paula Cristina.
A equipe é formada também pela produtora Viviane Siqueira, pelo figurinista Justino Viana, pelo cenógrafo Jofferson Ferreira (Jó), assistente de direção Ciro Nonato, concepção de iluminação de Paulo Rosário, assessoria de imprensa de Tacila Mendes e fotografia de Julay e Tacila Mendes. A trilha sonora é originalmente composta por “D’Jesus.
O espetáculo foi selecionado na demanda espontânea do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura do Estado, Secretaria da Fazenda e Governo do Estado da Bahia. Tem como parceiros O Grupo Teatro Total, a Comunidade Tia Marita, a Imapel, Fundação Cultural de Ilhéus e Sindicato dos Bancários de Ilhéus. Após a estreia, a peça será apresentada no Projeto Escola no Teatro.
Toda a trajetória desta montagem está no site: http://www.capitaesdomorro.blogspot.com.br e no Facebook: www.facebook.com/CapitaesDoMorro.
Tacila Mendes
Boletim Eletrônico da Agência Câmara de Notícias
Trabalho debaterá unificação das polícias Civil e Militar
A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público realizará nesta quinta-feira (14) audiência pública sobre a unificação das polícias Civil e Militar.
O debate foi proposto pelo deputado Chico Lopes (PCdoB-CE). “As estatísticas dos órgãos de prevenção e repressão não param de revelar o crescimento contínuo da criminalidade no País. Convém lembrar como chegamos à situação atual – o fato de haver duas polícias: uma militar, encarregada do policiamento ostensivo, e outra civil, com atribuições de polícia investigativa”, disse ele.
“A proposta da unificação das polícias tem causado muita polêmica, e constantes debates estão sendo realizados entre os profissionais de segurança pública, agentes políticos e a sociedade em geral. Por isso, considero oportuna a realização desta audiência pública”, acrescentou.
Foram convidados:
– representantes dos ministérios da Justiça e da Defesa;
– o secretário de Segurança de São Bernardo do Campo (SP), Benedito Mariano, que é membro do Conselho de Gestores das Guardas Municipais;
– o presidente do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia, Ranolfo Vieira Jr.;
– o presidente do Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares, Nazareno Marcineiro.
A reunião será realizada às 10 horas, no Plenário 12.
Portadora de HIV Tem Direito a Transporte Gratuito
Segundo a defensora pública Luciana Barros Veloni, que atuou no caso, a portadora do vírus HIV e de hepatite C está numa categoria de deficiência especial — a de deficiência imunológica. “Embora existam medicamentos que possibilitem ao portador a manutenção de suas atividades sociais, a deficiência imunológica pode fazer com que o deficiente sofra algumas limitações, dificuldades e preconceitos muito semelhantes aos sofridos pelos deficientes físicos e mentais”, afirmou.
Dominguez, além de conceder a antecipação de tutela para que a prefeitura garanta o transporte municipal gratuito, estabeleceu multa no valor de R$ 500,00 por dia no caso de descumprimento. Com informações da Assessoria de Imprensa da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.
Sao Joao 2012 Ilheus
Rabat
Embora tardia foi confirmado Sao Joao 2012 de Ilheus no Parque de Exposição de Ilheus, entre os dia 23 a 27/06/2012, com parte da progamação patrocinada pela Bahiatursa, veja no link a seguir:
http://www.bahiatursa.ba.gov.
Atações contratadas para o Sao Joao de Ilheus 2012:
– Zambubahia; Balaio de Gato; Circuito Fechado; Choque Apimentado; Estaka Zero; Zelito Miranda e Ademario Coelho, alem de outras bandas locais. Havera tambem concurso de quadrilhas regional.
– A coordenação do evento estara a carga da Tmas Eventos.
sds – Eduardo Carvalho – Siri
GENTE NOSSA BRILHANDO

Manoel Carlos recebe a medalha do Almirante-de-Esquadra Marcus Vinicius Santos, no Grupamento de Fuzileiros Navais, em Brasília
O ilheense Manoel Carlos de Almeida Neto foi condecorado hoje com a Ordem do Mérito Naval durante as comemorações do dia 11 de junho, data magna da Marinha do Brasil, em memória à batalha naval do Riachuelo. A medalha foi conferida pela Presidenta da República e Grã-Mestra da Ordem do Mérito Naval, Dilma Rousseff que durante a cerimonia ressaltou a necessidade de reaparelhamento da Marinha e saudou os agraciados com “tão nobre comenda, que representa o reconhecimento pelo muito que já realizaram e pelo que ainda são capazes de fazer por essa exemplar Força e pelo Brasil”. Em março de 2012, enquanto Secretário-Geral do Tribunal Superior Eleitoral, Manoel Carlos viabilizou uma parceria do TSE com o Ministério da Defesa para a realização do alistamento militar e do alistamento eleitoral de forma cooperativa.
Escolas de Ilhéus já contam com oito unidades de atendimento multidisciplinar
A primeira unidade foi inaugurada semana passada, na Escola Municipal Heitor Dias. A nova sala, conforme explicou a diretora Jamile Maron, conta não somente com equipamentos que vão possibilitar uma integração maior dos estudantes, mas também com profissionais capacitados e qualificados para o trabalho de acompanhamento e orientações desses alunos portadores de necessidades especiais. No total, existe atualmente na Escola Heitor Dias 43 estudantes com necessidades especiais, que agora vão contar com um espaço próprio. Um dos alunos é Yuri Almeida, de sete anos, que possui problemas de locomoção e por isso não estudava. Com o novo espaço ele já está matriculado e vai receber uma atenção especial da equipe da nova sala multidisciplinar. Jamile Maron explicou que a sala está implantada dentro da Escola Heitor Dias, mas que é aberta para a comunidade.

























































