WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

“São João nos Bairros” será encerrado em Ilhéus no próximo domingo em Olivença

O “São João nos Bairros”, projeto que vem sendo realizado em Ilhéus com grande sucesso, será encerrado no próximo domingo (17), na Estância Hidromineral de Olivença, localizada a cerca de 16 quilômetros do centro da cidade. Desenvolvido pela TV Santa Cruz, em parceria com a Prefeitura, o projeto já aconteceu no Teotônio Vilela, no Malhado e no Hernani Sá. A proposta da iniciativa, que também beneficia o município de Itabuna, é resgatar a força das festas populares, preservando a cultura nordestina.
O “São João nos Bairros”, que este ano homenageia o escritor Jorge Amado e o cantor Luiz Gonzaga, surgiu no ano passado com o objetivo de enriquecer ainda mais o calendário de eventos populares da região. No último evento ocorrido na cidade (3 de junho), a praça Nourival Cardoso, no Hernani Sá, recebeu um público de cerca de 6 mil pessoas. A exemplo dessa localidade, o “São João nos Bairros” de Olivença também deverá contar com palco, banheiros químicos e sistema de iluminação, além do trabalho da Polícia Militar, da Guarda Municipal e dos agentes de trânsito da Prefeitura de Ilhéus.
Além de bandas regionais, que trazem o irresistível forró pé de serra, o “São João nos Bairros” conta com várias outras atrações. Entre elas, a apresentação de academias de dança, a montagem de peças teatrais, o desfile de quadrilhas juninas, o tradicional casamento na roça, o Concurso da Rainha do Milho, o funcionamento de espaços de jogos e diversas outras brincadeiras típicas.
Tradições – O “São João nos Bairros” é divulgado pela TV Santa Cruz, afiliada da Rede Globo, por meio de chamadas de público, que informam a programação do evento, as principais atrações e alguns aspectos da estrutura. “Com esta iniciativa, e em parceria com as prefeituras de Ilhéus e Itabuna, a ideia é resgatar as tradições folclóricas da nossa Terra, enriquecendo o nosso calendário festivo”, afirma o diretor-executivo da Santa Cruz, Estácio Gonzaga.

Médico mostra o que fazer em acidentes domésticos

Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Clínica Médica

www.clinicamedicaonline.com.br

Médico explica primeiros socorros em acidentes em casa

O Dr. Abrão José Cury Jr., vice-presidente da Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, explica os primeiros procedimentos em acidentes em casa, até chegar o socorro médico, ou se deslocar a um pronto-socorro.

Choques – Se a pessoa estiver presa à corrente elétrica, como uma tomada, desconecte a pessoa com cuidado, usando um isolante, como uma madeira, que pode ser um cabo de vassoura. Depois coloque a pessoa deitada e com pescoço estirado. Finalmente, chame o socorro médico, como SAMU ou Corpo de Bombeiros.

Queimadura – Lave a área queimada com água limpa e fresca. Se tiver roupa no local, corte e tire. Não coloque substâncias, como pasta de dente, porque podem piorar a situação, contaminando o local. Leve a pessoa para o pronto-socorro.

Cortes – Não assopre o local do corte porque pode contaminá-lo. Comprima o local com um pano limpo. Se o sangramento for grande, faça um torniquete acima do corte. Limpe com água limpa e fresca, não coloque nenhuma substância em cima e leve o acidentado ao pronto-socorro.

Fratura – Evite mexer e locomover a pessoa, o movimento pode piorar a fratura. O melhor é chamar o socorro médico. Na fratura do braço, posicione a pessoa de forma a sentir o mínimo de dor possível e a leve ao pronto-socorro.

Parada cardiorrespiratória – Nos casos em que uma pessoa parece não ter sinais de respiração e batimento cardíaco, só se deve fazer massagem cardíaca se tiver sido previamente orientado e treinado. Caso contrário, chame o socorro médico.

“O melhor sempre é a prevenção”, destaca o médico que completa:

1.     Oriente as crianças a não brincarem perto de redes de alta tensão.

2.     Evite tapetes que escorreguem.

3.     Instale corrimãos nas escadas.

4.     Coloque barras de apoio no banheiro, em especial, para que os idosos se apoiem.

5.     Use protetores nas tomadas.

6.     Deixe os cabos da panela sempre virados para a parte interna do fogão.

7.     Não deixe no caminho objetos que podem provocar tropeções e acidentes.

8.     Seja cuidadoso.

Ilhéus concorre ao Título de Cidade Baiana da Cultura

Será anunciado na próxima quarta-feira (13), às 17 horas, em Maragojipe, cidade sede que agora se despede do título, o nome do município ganhador do Concurso Cidade Baiana da Cultura 2012. Criado desde 2010 pela Expo Eventos, o concurso tem o objetivo de valorizar, promover e preservar as riquezas culturais e históricas, bem como a diversidade e a identidade cultural dos baianos.

Nas edições anteriores, as cidades de Rio de Contas e Maragojipe foram as contempladas e receberam todo o suporte para realização e divulgação das festas tradicionais locais. Em 2012, dos 417 município baianos, as cidades finalistas, em ordem alfabética, são: Alagoinhas, Cachoeira, Caculé, Conceição do Coité, Ilhéus, Irará, Jacobina e Santo Amaro, representando sete dos vinte e seis Territórios de Identidade da Bahia.

Para o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, a expectativa é grande, pois foram meses de preparação. “Fizemos a nossa lição de casa da melhor maneira possível, encaminhamos um kit cultural completo, com todos os eventos, grupos artísticos e manifestações culturais do município. Esperamos que a Comissão Julgadora leve em conta o capricho e cuidado que tivemos na elaboração do material”, afirma Maurício Corso.

Neste ano em que se celebra o centenário de nascimento de Jorge Amado, baianos e turistas revisitam o patrimônio histórico, artístico, cultural e ambiental da região de Ilhéus e se reconhecem na música, na culinária, na dança, nas artes plásticas, cênicas, nos sotaques e nas mais diversas manifestações culturais locais. Acreditamos que isto faz da Princesinha do Sul uma forte candidata ao título de Cidade Baiana da Cultura, o que certamente fortalecerá ainda mais o nosso turismo e as expressões artísticas e culturais da nossa amada Ilhéus. Agora é esperar e torcer!

Agrissênior Notícias – Nº 383 – 12 de Junho de 2012

Adiamento Lançamento do Livro

Informamos o adiamento do lançamento do livro “Os Peixes e os Frutos do Mar à Mesa” de autoria de Antônio Olímpio Rhem da Silva em razão de a gráfica não ter tido condição de entregar os livros a tempo.

Informaremos em breve a nova data do lançamento.

Entrevista / Augusto Júnior

Graduando em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Pedagogo, Professor e Policial Militar, Augusto júnior se tornou uma das figuras mais polêmicas e importantes desse primeiro semestre de 2012. Um dos líderes e articuladores da greve da PM, deflagrada em 31 de Janeiro, esta figura cativante, inteligente e intrigante abre o jogo!

Com EXCLUSIVIDADE, conta um pouco da sua vida, dos motivos que originaram a greve e principalmente, fatos que a mídia escondeu. Vale a pena conferir a entrevista!!!!

 

 1 – Fale da sua origem.

Augusto júnior

Nasci e me criei na Rua Alto do Paquetá, no Bairro da Conquista onde moro até hoje. Meu pai é “trapicheiro”, arrumador (pessoa que carrega sacos de cacau na cabeça), minha mãe lavadeira do Hospital São José. Tenho duas irmãs de sangue e mais uma de criação. Sempre fomos pobres. Lembro-me que quando era criança saia com mainha antes do sol nascer para pegar ficha de consulta médica e não compreendia porque tinha que sair tão cedo para conseguir ser atendido. Muitas vezes ficava revoltado porque não conseguíamos haja vista algumas pessoas dormirem na fila e como as senhas eram limitadas, ficávamos sem a nossa consulta. Outra coisa que me revoltava era quando queria que mainha comprasse algo e ela (coitada), não tinha dinheiro para tal e eu ficava muito chateado e achava que ela não dava porque não queria. Hoje tenho dois filhos e às vezes me sinto como minha mãe se sentiu por muitas vezes, nem sempre posso dar as coisas para eles, principalmente para a mais velha que pede, especialmente agora que ESTOU ENTRANDO NO QUARTO MÊS SEM SALÁRIO, cortado pelo governo. Apesar de uma série de dificuldades, tive uma infância muito feliz. Vivi a minha vida com bastante intensidade na infância, adolescência e agora na juventude.

2- Sua militância começou depois que você ingressou na PM?

Não. Minha militância é de longa data. Nunca gostei de injustiça, sou uma pessoa muito tranquila, por isso as pessoas se surpreenderam comigo no movimento da PM. Eu sempre militei no movimento estudantil, quem foi contemporâneo meu na escola sabe que sempre fui líder de sala, fiz parte de direção de grêmio estudantil. Fui o primeiro de toda a minha família a passar em um vestibular, passei no meu primeiro vestibular na UESC para Pedagogia e quando cheguei ao curso, observei que não tínhamos Movimento Estudantil e junto com grandes amigos, que tenho muito respeito até hoje, fundamos o Diretório Acadêmico de Pedagogia Litza Câmara. Dois anos depois fui reeleito. Quando sai do curso, o D.A acabou. No mesmo ano em que fui reeleito para o D.A. ingressei em uma chapa para concorrer à eleição do DCE e saímos vitoriosos. Fui diretor do DCE por uma gestão, uma época em que o Movimento Estudantil na UESC era muito ativo. Fechamos várias vezes a pista em protesto pelos seguidos aumentos da passagem e pela melhoria no transporte público, fizemos uma luta histórica pelo voto paritário para a escolha do reitor, iniciamos as discussões em torno das cotas na UESC, e hoje ao olhar para trás vejo que as lutas que travamos deram resultados, isso nos faz sentir realizados como seres políticos. Ainda nesse período fui membro da Executiva Estadual de Pedagogia, representando os estudantes em vários Seminários Fóruns e Encontros, fui delegado em dois Congressos da UNE, em um deles ocorrido em Goiânia os estudantes da Bahia tiveram papel fundamental na articulação política, participei da Bienal de Cultura e Arte da UNE e do CLAE – Congresso Latino Americano de Estudantes, ocorrido em São Paulo, no qual fizemos várias manifestações em defesa da Educação Pública, Laica, de Qualidade e Referenciada. Naquela oportunidade fechamos a Av. Paulista por uns minutos para chamar atenção para o sucateamento da educação pública com fins privatista.

Já licenciado em Pedagogia, Pós-graduado em Educação e agora Acadêmico de Direito, insatisfeito com a nossa representatividade da PM, fundamos a ASPRA – Bahia, Regional Ilhéus juntamente com alguns amigos (as) e Marco Prisco um revolucionário e visionário que tenho o prazer de chamar de amigo. No início, poucos acreditaram nessa entidade, pois estavam desiludidos com associações. À medida que tempo foi passando, a ASPRA mostrou-se ser diferente e foi se consolidando como uma entidade forte. Essa confiança de toda a categoria foi coroada com o movimento ocorrido no mês de fevereiro, que da nossa parte, foi pacífico e ordeiro, mesmo que a mídia articulada com o Governo do Estado tenha tentando induzir a população ao erro para que pensassem que éramos um bando de arruaceiros. Devido á força das redes sociais a população tinha acesso ao que era verdade em meio a todo aquele jogo sujo do Governo e por isso ficou em grande parte do nosso lado.

3- Como estudante, professor e soldado da PM, qual a sua visão em relação as politicas sociais implantadas para melhoria da qualidade de vida e dos serviços públicos na Bahia?

:: LEIA MAIS »

Fabio Barreto em liberdade

Ao que parece e se se confirmar a informação recebida na tarde de hoje a DELTUR/SALVADOR colocou Fabio Barreto em liberdade.
Ainda Segundo comentários nos bastidores da polícia a delegada de Ilhéus, encarregada da apuração/investigação, não representou pela prisão dele. Por isso, tecnicamente, não poderia permanecer preso.
Mais detalhes estão sendo apurados.

MARINHA DO BRASIL

MARINHA DO BRASIL

DELEGACIA DA CAPITANIA DOS PORTOS EM ILHÉUS

 NOTA PARA DIVULGAÇÃO NA IMPRENSA

 Em comemoração ao 147º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha, a Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus realizará os seguintes eventos:

– Exposição na Praça Dom Eduardo, em frente a Catedral de São Sebastião, no centro da cidade de Ilhéus, dia 09 de junho de 2012 (Sábado), das 09 às 14hs, onde serão apresentadas embarcações e viaturas militares, banners e distribuídos informativos e folders a respeito da Batalha Naval do Riachuelo;

– Exposição no Shopping Center Jequitibá, em Itabuna, dia 10 de junho de 2012 (Domingo) no período de 14 ás 20hs, onde serão exibidas embarcação e viatura militar utilizados em Inspeção Naval, banners, vídeos sobre a Marinha do Brasil e distribuídos  informativos e folders a respeito da Batalha Naval do Riachuelo e sobre como ingressar na Marinha;

 

Batalha Naval do Riachuelo

A Batalha Naval do Riachuelo, ou simplesmente Batalha do Riachuelo, travou-se a 11 de Junho de 1865 às margens do rio Riachuelo, um afluente do rio Paraguai, na província de Corrientes, na Argentina.

É considerada pelos historiadores militares como uma das mais importantes batalhas da  Tríplice Aliança.

O cenário

:: LEIA MAIS »

Sessão especial de “A Bela e a Fera” estréia com sucesso de público

A grande estréia do aguardado espetáculo musical A Bela e a Fera aconteceu com sucesso na noite da última quinta-feira (07), em uma sessão especial no Centro de Convenções de Ilhéus. O público lotou o auditório e ficou extasiado com os diversos efeitos especiais e vídeos em 3D. O encanto da noite ficou por conta da interpretação de músicas inéditas e animadas performances, que contaram com atores extremamente profissionais. Para a construção desta atmosfera mágica a produção envolve cerca de 40 personagens vestidos nos mais de 180 figurinos, elaborados com muita beleza e criatividade.

Acima de tudo, foi uma noite de solidariedade. A apresentação especial foi feita para diversas instituições e organizações que trabalham com menores carentes no município de Ilhéus. Crianças de diversas idades beneficiadas por programas como o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Creche Renascer e entre outras, puderam ter uma noite de muita alegria.

A assistente social, Márcia Menezes, também saiu encantada com a apresentação da noite. “A peça é extremamente cativante e envolve não só as crianças como também os adultos que estão na platéia. É sensacional!”, afirmou a mãe da pequena Liliane de 9 anos. A expectativa agora está voltada para as apresentações que ocorrerão neste final de semana, nos dias 09 e 10 de junho, para o público de Ilhéus e de cidades vizinhas.

O espetáculo é inspirado no musical da Broadway, dirigido pelo italiano Billy Bond, um dos principais diretores de musicais em cartaz no país, e chega a Ilhéus após uma temporada de apresentações pelo Brasil, onde foi sucesso de público e crítica. Além das imagens em 3D, há movimentos de cenário controlados por computador, iluminação muito potente, som digital e outros recursos de ilusionismo que deixam o espetáculo ainda mais rico.

Os ingressos para as sessões de sábado e domingo do espetáculo “A Bela e a Fera” poderão ser encontrados no Stand do Karioka, loja Mulekada (Ilhéus), Bicho Festeiro, Central de Ingressos (Itabuna) e Encantur (Ilhéus e Itabuna). Os preços praticados são R$40 (meia), R$80 (inteira) e R$100 (área vip). A superprodução é assinada pela MVU Eventos, uma empresa do grupo M21.

 

Ângela Sousa quer mais segurança no transito

A deputada estadual Ângela Sousa, do PSD, declarou que pretende, na condição de vice-presidente da comissão de infraestrutura, desenvolvimento econômico e turismo, lutar por mais segurança no transito da Bahia. Ângela ouviu o superintendente da concessionária VIA BAHIA, que administra as BR’s 116 Sul e 324, e o questionou sobre a lentidão provocada pelos pedágios implantados pela concessionária. A deputada ressaltou ainda que o aumento do número de veículos nas estradas federais também contribui para o estrangulamento do transito, e que é preciso priorizar a segurança da população.
Ângela questionou quais as ações que serão implementadas pela empresa, visando solucionar ou diminuir esses problemas, visto que o ano passado foi registrado um enorme congestionamento na BR 324 (sentido interior – capital) e um percurso que o motorista faz em uma ou uma hora e meia, foi preciso ficar mais de oito horas para completar cerca de 130 km (de Feira de Santana para Salvador).
A parlamentar lembrou a proximidade dos festejos juninos, e enfatizou que, durante a realização dos festejos juninos do ano passado, diversos acidentes foram registrados, além de ter ocorrido registro de lentidão durante esses festejos. Ângela Sousa afirmou, na oportunidade, que não medirá esforços para garantir, além de segurança, maior mobilidade para a população no transito. A deputada do PSD vem ganhando cada vez mais notoriedade em função das ações que vem realizando em favor da população, e tem afirmado que cumprir a agenda da sociedade é essencial para que o parlamento esteja em sintonia com os anseios do povo.

COOPEC

VAMOS ABRAÇAR O GRUPO ESCOLAR GENERAL OSÓRIO

Dia 28 de junho às 10 horas da manhã, vamos dar um abraço no GRUPO ESCOLAR GENERAL OSÓRIO, para mostrarmos ao nosso Prefeito a nossa insatisfação por ele nada fazer para recuperar aquele prédio centenário e para mostrar ao nosso Governador a nossa insatisfação pela forma com que ele vem tratando os professores. Vamos todos DIA 28.06 às 10 horas na Porta do Grupo Escolar General Osório.

Carlos da Silva Mascarenhas
carlos.consultic@gmail.com





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia