WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Governo dá reajuste salarial aos agentes comunitários de saúde

A prefeitura de Ilhéus concede uma série de melhorias salariais aos agentes comunitários de saúde. Os benefícios foram definidos em reunião envolvendo o prefeito Newton Lima, o secretario da Saúde, Ronaldo Lavigne, o diretor-administrativo da Secretaria da Saúde, Eduardo Melquiades, o secretário da Administração do Município, Mozart Aragão, e representantes do sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Sindicato dos Agentes de Endemias.

Na pauta, foram debatidas questões como o reajuste salarial, adicional de insalubridade e carga horária de trabalho. Durante o encontrou, foi concedido um adicional de 20% de insalubridade sobre o salário base dos agentes comunitários de saúde. Também ficou definido o reajuste salarial de 6.5%, a título de reposição, e mais 2% de ganho real para a categoria. A concessão dos benefícios contou com a participação dos recursos repassados para auxílio financeiro específico realizado pelo Ministério da Saúde.

Na mesma reunião, ficou acertado, em caráter experimental, a mudança da carga horária de trabalho dos agentes de saúde para um turno ininterrupto de 6 horas. Segundo representantes da categoria, esse formato tem se mostrada mais produtivo para o trabalho de campo. Após a fase experimental, a gestão da Saúde irá definir se a medida foi eficaz, para torná-la definitiva.

Fundo disponibiliza R$ 1,7 mi para projetos de Patrimônio, Arquitetura e Museus

Os editais da Secretaria de Cultura de “Museus” e “Patrimônio, Arquitetura e Urbanismo” oferecem apoio financeiro do Fundo de Cultura do Estado para projetos que visem a salvaguarda de bens culturais baianos.

Interessados em desenvolver projetos voltados para a salvaguarda de bens culturais baianos têm até o próximo dia 15 (junho, 2012) para inscrever suas propostas nos editais setoriais de ‘Patrimônio, Arquitetura e Urbanismo’ e de ‘Museus’ – ambos sob a coordenação do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), autarquia da Secretaria de Cultura do Estado (Secult/BA). As setoriais fazem parte do conjunto de Editais lançados pela Secult/BA no último dia 15 (maio, 2012) e juntas dispõem de R$ 1,7 milhão oriundos do Fundo de Cultura do Estado para apoio a projetos.

Neste ano, cada um dos editais, sem categorias pré-estabelecidas, abarca todas as propostas dos segmentos, o que proporciona mais liberdade de proposição e possibilita maior diversificação dos perfis. Na setorial de ‘Patrimônio, Arquitetura e Urbanismo’, o foco está em amparar propostas culturais nas áreas de patrimônio cultural, sítios arqueológicos, arquitetura e urbanismo, que tenham como objetivo a preservação, salvaguarda, restauração, valorização, pesquisa, inventário, difusão, dinamização, formação e educação patrimonial.

:: LEIA MAIS »

“Jonas não tem autonomia para determinar com quais partidos da base o PT ilheense terá que fazer aliança”, afirma Carmelita

Professora Carmelita no encontro com pré candidatos a vereador

Professora Carmelita no encontro com pré candidatos a vereador
A Pré candidata a prefeita, Professora Carmelita, disse nesta segunda-feira (04), pela manhã, que não há a mínima possibilidade de o Partido dos Trabalhadores desistir da candidatura própria em Ilhéus e que o presidente estadual do partido, Jonas Paulo, não tem autonomia para determinar com quais partidos da base o PT ilheense terá que fazer aliança. De acordo com a pré candidata esta decisão cabe ao diretório municipal, respeitando as diretrizes nacionais do partido.

“Fizemos tudo dentro da legalidade. Quem decidiu por esta condição foi nosso diretório municipal, inclusive com o testemunho de pessoas enviadas pelo presidente do PT. Portanto, decidimos e não abriremos mão disso”, afirmou. A declaração é uma resposta à entrevista concedida neste final de semana por Jonas Paulo, ao jornal A Tarde, de Salvador, quando falou da possibilidade de o partido dele abrir mão da disputa em cidades como Juazeiro e Ilhéus, para apoiar outros candidatos. “Trata-se de uma infeliz declaração”, disse Carmelita.

Professora Carmelita garantiu que a partir de agora o compromisso do PT de Ilhéus deixa de ser com Jonas Paulo e passa a ser com os militantes, com os partidos que já integram a aliança e como o povo de Ilhéus. “Nós vamos até o final”, afirmou. “Se a nossa candidatura não for bem aceita quem vai ter que dizer isso é o povo de Ilhéus. Não é o presidente do partido”, completou a pré candidata. Carmelita disse que o seu partido tem conversado com todos os demais partidos da base aliada, inclusive o PMDB, que apesar de ter problemas de relacionamento com o governador Jaques Wagner, é da base nacional. “O PT sabe que estamos conversando. Não estamos escondendo isso de ninguém”,garantiu.

Logo cedo, pelas redes sociais, a professora Carmelita ironizou a tentativa de aliança que o presidente estadual do PT tenta impor à sua candidatura. “Se tem gente arrotando arrogância e dizendo que já ganhou, por que então impedir que o adversário concorra e perca? É porque uma eleição não se ganha assim. E as pesquisas indicam. A maior parte da população ainda não sabe em quem vai votar. O que sabe mesmo é que em um candidato aí, não votam nunca mais”.

Encontro – Neste final de semana, Professora Carmelita intensificou a pré campanha e se reuniu com pré candidatos a vereador pelo PT, PPS e PV. O encontro serviu para debater os rumos da campanha e a tática eleitoral que será adotada nas próximas semanas. Os pré candidatos a vereador também receberam orientações jurídicas.

Agrissênior Notícias – Nº 382 – 5 de Junho de 2012

Nota Pública

Em 2008, fui eleito vereador de Ilhéus pelo Partido Progressista. Obtive 1.364 votos, tendo como base principal do meu eleitorado as comunidades de Inema, Pimenteira e Banco Central. Fiel ao partido, que na cidade é comandado pelo ex-prefeito Jabes Ribeiro, conduzi o meu trabalho atendendo as orientações da sigla e me posicionando como oposição ao atual governo municipal.
Mas um mandato de qualidade não se constrói com perseguição ou mesquinhez. É preciso alicerçá-lo com ações políticas que resultem, efetivamente, na melhoria da qualidade de vida da população. A verdade é que apesar das inúmeras promessas feitas pelo senhor Jabes Ribeiro de que através de importantes setores do governo estadual comandados pelo PP os benefícios chegariam à minha região, não obtivemos nenhum sucesso em nossas reivindicações.
Mesmo assim, em 2010, durante a eleição para deputados estadual e federal, mantivemos a nossa postura de fidelidade ao PP apoiando, a pedido do próprio Jabes, depois da sua desistência, nomes de pouco ou nenhum serviço prestado a Ilhéus, acreditando que, a partir daquela eleição, os pedidos da minha comunidade – nada absurdos – viriam a se tornar realidade. À época, Inema reivindicava a pavimentação à paralelos da Avenida Ezequiel Amâncio. A região de Inema, Pimenteira e Banco Central lutava pela recuperação de uma viatura velha estacionada no pátio da Ciretran de Ilhéus para atender a população destas comunidades.
Foi neste período que percebi que enquanto me deparava com promessas antigas e não-cumpridas do ex-prefeito Jabes Ribeiro, o governo municipal, mesmo eu estando na oposição, dava respeitabilidade ao meu mandato, ouvindo os reclames da comunidade que represento e se colocando à disposição para resolver alguns destes problemas. Foi assim que ganhamos a reforma do estádio de Inema, a implantação da coleta seletiva do lixo, o Programa de Combate ao Trabalho Infantil (Peti), a reforma do posto policial, pavimentação da rua que dá acesso ao cemitério, da avenida Ezequiel Amâncio, das Travessas 15 de novembro e José Antônio de Brito.
Minha lealdade é, sobretudo, com o povo que me elegeu e acreditou na minha forma de trabalhar. 75 por cento dos votos que conquistei foram nestas comunidades. Em Inema, dos 940 votos válidos depositados nas urnas, 705 acreditaram no meu nome. Faço política sem fugir dos meus eleitores nem dos meus princípios. Tenho uma história de poder olhá-los cara a cara e usar da sinceridade para dizê-los “sim” ou “não”. Com o não cumprimento das promessas feitas pelo PP e pelo ex-prefeito Jabes Ribeiro, comecei a enxergar um novo modelo de ser fazer política, comandado pelo governo municipal, com respeito às discordâncias, de lealdade independentemente das nossas posições e princípios, de palavra que mereça credibilidade e aplauso.
Satisfeito com o resultado desta parceria, em setembro de 2011, pedi desfiliação do PP e me filiei ao Partido dos Trabalhadores. Medida suficiente para que o PP ingressasse na Justiça reivindicando o meu mandato e me acusando de infidelidade partidária. Numa primeira fase do inquérito, algumas testemunhas foram ouvidas em Ilhéus e o processo foi enviado a Salvador. Na última semana, uma decisão do juiz-relator acatou o pedido do PP.
Isso não significa dizer que perdi o mandato por infidelidade partidária. A decisão cabe recurso e o Partido dos Trabalhadores está tomando todas as medidas cabíveis para garantir o meu direito de cumprir a missão que o povo me outorgou. Apesar da turma dos boatos, já conhecida por todos nós, espalhar pelos quatro cantos da cidade de que a cadeira da Câmara de Vereadores não me pertence mais, gostaria de dizer ao povo de Ilhéus que permanecerei, sim, no exercício do meu mandato. E, agora, com a cabeça erguida, convicto de que nem eu nem minha comunidade estamos sendo mais enganados por políticos que só pensam no seu próprio umbigo.
A parceria que mantenho com a Prefeitura é uma vitória da minha comunidade.
Política séria se faz assim.
Com palavra, lealdade com os companheiros e compromisso com o povo.

Valmir Freitas
Vereador PT
Ilhéus

Audiências públicas do Porto Sul em seis cidades reúnem 4.600 pessoas

Obras serão iniciadas após licenciamento ambiental

Barro Preto, no Sul da Bahia, encerrou a série de audiências públicas promovidas pelo Ibama e Governo da Bahia para a apresentação do relatório de impacto ambiental e do projeto do Porto Sul, empreendimento de R$ 3,4 bilhões, que terá um porto público e um terminal privativo operado pela Bahia Mineração. Além da audiência pública realizada em outubro de 2011 em Ilhéus, com a participação de 3.780 pessoas, durante a semana aconteceram audiências também em Uruçuca, Itacaré, Itabuna, Coaraci e Itajuipe.
Ao todo, as audiências públicas nas seis cidades tiveram a participação de 4.600 pessoas, que somando-se a Ilhéus chega-se a um total de 8.400 inscritos. “Esse nível de participação demonstra o envolvimento da comunidade e a transparência com que o Governo da Bahia está conduzindo todo o processo de implantação do Porto Sul, com o máximo respeito à questão ambiental e às pessoas inseridas na área do empreendimento”, afirma Eracy Lafuente, coordenador de infra-estrutura da Casa Civil do Governo da Bahia.
Lafuente destaca ainda que “após a obtenção da licença ambiental, o Governo da Bahia vai agilizar o início das obras, já que esse empreendimento é considerado prioritário dentro da política de criação de novos pólos de desenvolvimento que criará condições para que o Sul da Bahia viva um novo ciclo econômico”.
O presidente da Bamin – Bahia Mineração, José Francisco Viveiros, afirmou que o saldo das audiências públicas é positivo. “O processo de licenciamento passa por estas audiências, que servem para responder as dúvidas sobre o nosso projeto. Fico feliz em deixar a população devidamente esclarecida”, disse, para, em seguida, concluir: “Tenho certeza de que a licença sairá pelas inúmeras manifestações de apoio que recebemos nestas audiências públicas. E que os próximos passos para a obtenção deste processo sejam dados com velocidade maior para que a gente possa começar este investimento ainda este ano”.
O superintendente do Ibama na Bahia, Célio Costa Pinto, fez uma avaliação positiva das audiências. ”A participação popular foi extremamente positiva. Conseguimos chamar a atenção para a importância do licenciamentos ambiental e foram apresentadas sugestões que contribuirão com a nossa equipe técnica na elaboração do relatório final”.
A licença ambiental concedida pelo Ibama antecede a licença de funcionamento, que permitirá o inicio das obras do Porto Sul.
O PORTO SUL
O Porto Sul, associado a Ferrovia Oeste Leste (Fiol) representa a oportunidade de dotar a Bahia com uma grande estrutura logística. São projetos que integrarão a Bahia e o Brasil, criando um novo eixo de desenvolvimento sustentável, estimulando o turismo, negócios, empregos e ativos ambientais. Para o interior, e a chance de viabilizar novas políticas públicas para a região Sul do estado.
O complexo logístico Porto Sul-Ferrovia Oeste Leste faz com que a grande área do centro-oeste brasileiro (Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Tocantins) diminua sua distância para um porto de cerca de 300 quilômetros.
Com a operação através do Porto Sul, um porto que permite navios de calado de até 20 metros de profundidade, que permite atracação de navios de alta capacidade e desempenho de transporte, os custos de transporte para os produtores serão reduzidos significativamente. Isso ampliara a competitividade do produto baiano no exterior.
No oitavo ano de operação a previsão e de que o porto movimentara 66 milhões de toneladas/ano de soja, milho, algodão, minério, etanol e fertilizantes.


DT

Homem mata avós a facadas após ter pedido de dinheiro negado em Ilhéus

Tiago Santana dos Santos confessou o crime durante o depoimento prestado na 1ª Delegacia de Ilhéus

Um homem de 31 anos matou os avós a facadas na madrugada deste sábado (2), na cidade de lhéus, no Sul da Bahia, depois que o casal de idosos negou dinheiro que seria utilizado pelo neto para a compra de crack.

De acordo com informações do delegado Fábio Simões, plantonista da 1ª Delegacia de Ilhéus, Tiago Santana dos Santos Andrade confessou o crime durante o depoimento na unidade policial. Ele disse que pediu o dinheiro para a avó por volta das 2h na casa onde os idosos moravam e, ao ter o pedido negado por Vanda Santana dos Santos, de 78 anos, atingiu a avó com diversas facadas pelas costas na sala do apartamento.

Em seguida, Tiago teria ido ao quarto do avô, onde o mesmo dormia, e esfaqueou José Albérico dos Santos, de 80 anos, até a morte. Após o homicídio, o jovem ainda roubou R$ 50 reais que estavam no bolso da vítima.

O suspeito, que é usuário de crack há 11 anos, só foi preso cerca de uma hora após o crime, quando voltou ao apartamento onde morava com os avós, no Centro de Ilhéus, e encontrou a polícia, que havia sido acionada por vizinhos.

Tiago Santana está preso na 7ª Coordenadoria de Polícia do Interior, em Ilhéus, à disposição da Justiça. Os corpos dos idosos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica de Itabuna para perícia.


CORREIO DA BAHIA
http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/homem-mata-avos-a-facadas-apos-ter-pedido-de-dinheiro-negado-em-ilheus/
* Com informações da repórter Lorena Caliman

Maria Regina Canhos Vicentin em: As pequenas coisas da vida

Outro dia estava pensando como a vida não teria graça alguma sem pequenas coisas que costumam recheá-la de alegria. Reparei também que tais coisas ou situações costumam ser simples e, às vezes, até mesmo corriqueiras, mas nos afetam de forma imediata e tão espontaneamente que nos deixamos envolver por elas. É o caso de um aniversário em família, por exemplo. Mobiliza várias pessoas, sugerindo a compra de presentes e preparativos para uma data que tem tudo para ser especial. Motivo de se estar juntos, contar piadas, rever parentes, encontrar pessoas queridas, fazer novas amizades… Tudo regado com alguns aperitivos, pratos gostosos e bolo de festa. Fiquei pensando também quantos aniversários existem ao longo do ano e, consequentemente, quantos motivos para se comemorar. É um namoro que se inicia; uma festa de casamento; um batizado; um feriado esperado há tanto tempo; a inauguração de um local público; a estreia de um filme; uma peça de teatro; a apresentação de uma orquestra; uma exposição de pinturas e tantas outras coisas que vão dando colorido ao nosso dia a dia.

:: LEIA MAIS »

O DESTERRO DOS MORTOS

O DESTERRO DOS MORTOS

LIVRO SELECIONADO PARA O VESTIBULAR DA UNEB
Autor: Aleilton Fonseca    |     Editora: Via Litterarum

 

Compre através do site: www.quiosquecultural.com.br
Maiores quantidades: vendas@vleditora.com.br
Contato: 73-4141-0748
Contato do autor: aleilton50@gmail.com | 71-8876-1519

 

Capa

SINOPSE

O desterro dos mortos constitui-se de um conjunto de 12 contos escritos numa linguagem simples e elegante, com uma profusão de vivências e experiências experimentadas por personagens emblemáticos do cotidiano. As histórias são surpreendentes, cheias de humanidade e busca de compreensão do outro. E os narradores estão sempre empenhados em desvendar e compreender as vicissitudes da existência humana.

Em cada conto, o leitor se depara com situações em que as personagens enfrentam os confrontos e os dilemas da vida – a aceitação, o amor, a dor, a finitude, a compaixão. A morte aparece não apenas como perda e dor, mas como experiência profundamente humana, rica em significados e sabedoria. Os narradores trazem à tona as diversas questões que envolvem as relações interpessoais, entre amigos e familiares, em que a reflexão sobre as pessoas e os seus afetos transformam-se em conhecimentos e experiências para a compreensão do mundo e da vida.

O livro é todo vazado em uma prosa simples, atraente, poética, que narra os fatos com a leveza, detalhes e uma enorme solidariedade para com as personagens e o leitor. A morte marca as narrativas e instiga o leitor a pensar na existência humana e na importância de tentar compreender e aceitar as diferenças no convívio com as pessoas próximas e com os semelhantes.

APRESENTAÇÃO

CONTOS DE INTENSA HUMANIDADE

:: LEIA MAIS »

BARRO PRETO FECHA SÉRIE DE SEIS AUDIENCIAS PÚBLICAS DO PORTO SUL

Está sendo realizada neste sábado (2), em Barro Preto, a ultima das seis audiências públicas promovidas pelo Ibama e Governo da Bahia para apresentação do relatório de impacto ambiental e do projeto do Porto Sul. Durante a semana, foram promovidas audiências em Uruçuca, Itacaré, Itabuna, Coaraci e Itajuipe. Ao todo, os seis encontros reuniram 4.600 pessoas, que somando-se à audiência realizada em outubro de 2011 em Ilhéus, chega-se a um total de 8.400 inscritos.

“Esse nível de participação demonstra o envolvimento da comunidade e a transparência com que o Governo da Bahia está conduzindo todo o processo de implantação do Porto Sul, com o máximo respeito à questão ambiental e às pessoas inseridas na área do empreendimento”, afirma Eracy Lafuente, coordenador de infra-estrutura da Casa Civil do Governo da Bahia.

O Governo da Bahia e a Bahia Mineração, parceira no empreendimento, iniciarão as obras após a concessão da licença ambiental pelo Ibama.


DT

Itajuipe defende Porto Sul para reduzir dependência de empregos no setor público

Clique para AMPLIAR.

Itajuipe, cidade de 23 mil habitantes no Sul da Bahia, sediou, nesta sexta-feira (dia 1º), a quinta das seis audiências públicas promovidas pelo Ibama e pelo Governo da Bahia para a apresentação do relatório da impacto ambiental e do projeto Porto Sul. O encontro, realizado no Clube Kamoá, reuniu cerca de 400 pessoas, que puderam conhecer detalhes do empreendimento que terá um porto público e um terminal privativo, com investimentos de 3,4 bilhões.
O município, que já foi um dos maiores produtores de cacau do Estado, hoje depende dos empregos gerados pela prefeitura e por uma fábrica de calçados esportivos. O prefeito do município Marcos Dantas defendeu o empreendimento. Para ele, o porto e a ferrovia será um importante vetor de desenvolvimento regional.
“ O investimento traz uma nova perspectiva para a região do sul do estado”, ressaltou o prefeito. Ele solicitou a inclusão do município na área de influência direta do porto. A presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Sonia Maria Dias Ramos, também defende a inclusão da cidade como área de influencia direta e diz que o Porto Sul “é importante para que sejam criadas novas o oportunidades de geração de emprego e renda”.
“O Porto Sul vai significar um novo vetor de desenvolvimento para Itajuipe e a nossa região, evitando que os nossos jovens se formem e tenham que migrar para outras regiões”, afirma o administrador de empresas Alex Gonzaga.
Para a assistente de advocacia Haylley Mylley Almeida Lima, “as pessoas contrárias ao Porto Sul não estão levando em conta as necessidades da nossa região, que precisa atrair novos empreendimentos”. Mylley, que mora em Itajuipe e trabalha em Itabuna, diz que “a realização de cursos de capacitação vão qualificar as pessoas para as empresas que se instalarão nos municípios com a implantação do Porto Sul e da Ferrovia Oeste Leste”.

Amanhã, Barro Preto fecha a série de seis encontros, coordenados pelo Ibama. As cinco audiências realizadas em Uruçuca, Itacaré, Itabuna e Coaraci reuniram cerca de 5000 pessoas.

Capoeiragem da primeira Sexta do mês

Idealizado pelo Grupo de capoeira Bangalô, o projeto Capoeiragem da Primeira Sexta do Mês, foi inaugurado no clube da Av. Itabuna neste 1º de Junho com presença dos grupos Mucumbo, Tribo Unida, Negra Raiz, Raça, Barro Vermelho Aguia Dourada e o Mvimento Feminino de Capoeira, com os respectivos mestres Virgílio, Marquinhos Tabaco, Rafael Gomes, Gué, Segurança e Claudívia. O Grupo de Estudos e Ação pela Negralidade foi representado pelo professor Morcegão, enquanto que o MNU (Movimento Negro Unificado) o foi pelo seu Coordenador Geral Edson Vieira elogiando a iniciativa do Bangalô considerando que “encontros assim, fortalecem os laços de companheirismo entre os capoeiristas”. Lembrou também que “lá, no começo, ainda nas senzalas, o espírito de fraternidade entre as diversas etnias fortaleceu a resistência do povo negro”.





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia