:: ‘Notícias’
Blog Reinaldo Azevedo
Quando Lula e Jaques Wagner promoviam a baderna na Bahia. Ou: Práticas criminosas
Em julho de 2001, houve uma greve da Polícia Militar na Bahia, então governada pelo PFL. Eu dirigia o site e a revista Primeira Leitura. Critiquei severamente o movimento dos policiais nos termos de sempre nesses casos: “Gente armada não pode parar; quando um policial deixa de trabalhar, o bandido agradece, e o homem comum sofre”. Eu pensava isso sobre a greve da PM baiana em 2001 e penso o mesmo sobre a greve de 2012. Mas e Lula? E Jaques Wagner?
“‘A Polícia Militar pode fazer greve. Minha tese é de que todas as categorias de trabalhadores que são consideradas atividades essenciais só podem ser proibidas de fazer greve se tiverem também salário essencial. Se considero a atividade essencial, mas pago salário mixo, esse cidadão tem direito a fazer greve.”
Quem fala aí é Luiz Inácio Apedeuta da Silva, então pré-candidato à Presidência pelo PT. Seria eleito no ano seguinte para seu primeiro mandato. Naquela greve, sem o morticínio de agora, também houve arrastões, saques etc. Lula, dotado daquela mesma moral e responsabilidades maiúsculas de Eduardo Suplicy tinha o diagnóstico sobre o que estava em curso no Estado. Leiam:
“Acho que, no caso da Bahia, o próprio governo articulou os chamados arrastões para criar pânico na sociedade. Veja, o que o governo tentou vender? A impressão que passava era de que, se não houvesse policial na rua, todo o baiano era bandido. Não é verdade. Os arrastões na Bahia me lembraram os que ocorreram no Rio em 92, quando a Benedita (da Silva, petista e atual vice-governadora do Rio) foi para o segundo turno (nas eleições para a prefeitura). Você percebeu que na época terminaram as eleições e, com isso, acabaram os arrastões? Faz nove anos e nunca mais se falou isso”.
Quanta ligeireza!
Quanta irresponsabilidade!
Quanta vigarice política!
Mas isso não é tudo, não. Um dos grandes apoiadores da greve de 2001 foi o então deputado Jaques Wagner, hoje governador do Estado. Informava o Globo Online de ontem:
GREVE PM/BA: NOVAS INFORMAÇÕES
BOLETIM 05.02.12
Mais de 2.500 militares do Exército patrulham as ruas de Salvador
e de outras cidades da Bahia
Governador se reúne com cúpula da SSP
Tropa de Elite da PF chega à Bahia
Assembleia tem que ser desocupada até a meia noite deste domingo(5)
Primeiro mandado de prisão foi executado
Boletins informativos
Lançamento de Livro
Caros amigos,
Na sexta-feira – 10.02 – estarei aí em Ilhéus para o Lançamento, na Academia de Letras de Ilhéus, de um Livro sobre a Família – Alencar Araripe – escrito em parceria com Maria Helena Alencar.
O evento se dará às 19,00h. Conto com a presença dos amigos.
Cordialmente, o amigo,
Guarani Araripe.
Lançamento de Livro
UM BAIRRO FELIZ
C O N V I T E
Você, sua família e seus amigos são meus convidados para o lançamento do livro Ruas, Becos e Esquinas no dia 10.02.2012, sexta-feira, às 18:30 horas, na sede do Lions Club Ilhéus – Centro, na Rua Brigadeiro Eduardo Gomes, no Pontal, defronte ao Aeroporto.
GRACCHO MAIA
Mais um filho do glorioso bairro do Pontal a enaltecer a sua história.
Já tivemos o lançamento, em duas edições esgotadas, do livro PONTAL Ontem & Hoje, de outro grande pontalense José Rezende Mendonça.
Agora vem o nosso amigo Graccho Maia, filho do saudoso Davi Maia, fazendo a sua homenagem ao Pontal.
Esses dois ilustres pontalenses querem deixar registrada a grandiosa história de um bairro que é uma referência para a nossa querida cidade de São Jorge dos Ilhéus.
PARABÉNS Graccho por esta feliz iniciativa.
ZÉCARLOS JUNIOR
Hans Schaeppi em: TURISMO
MSC FANTASIA
O MSC Fantasia, o maior navio de cruzeiros já construído na Europa, nos dá esperanças de que o mesmo visite Ilhéus na temporada 2012/2013. O transatlântico, com um comprimento de 333 metros, tem 1.637 camarotes, sendo 1.258 com varanda; e capacidade para 4.100 passageiros. Possui 19 bares, 12 jacuzzi, piscinas, 5 restaurantes 14 elevadores, teatro e outras atrações. O transatlântico chegará ao Brasil em novembro de 2012, terminando sua temporada no país, em março de 2013. Sua parada em Ilhéus, vai depender muito da pressão do governo municipal junto ao Governador Jaques Wagner e à CODEBA para que se torne realidade. O calado mínimo de 9,30m exigido pela MSC, necessita urgentemente da prometida dragagem emergencial que voltará o Porto a ter os seus 10 metros, embora exista a promessa de uma dragagem maior para 12 metros. Além do calado, outras exigências de melhoramentos serão necessários para recebermos o maior navio da próxima temporada no Brasil. Além do governo municipal, todas as entidades ligadas ao turismo e ao comérciodeverão pressionar a Codeba para o cumprimento de sua promessa e obrigação.
MUSEU DO CACAU
Tropa de elite da Polícia Federal desembarca em Salvador
Por determinação do governo federal, 40 homens do Comando de Operações Táticas, a “tropa de elite”, da Polícia Federal (PF) desembarcaram, neste domingo (5), por volta do meio dia, na capital baiana para executar os mandados de prisão expedidos contra integrantes do movimento grevista da Polícia Militar. Os policiais federais especializados vieram de Brasília, numa aeronave própria da PF, que ficará à disposição para remoção dos detidos aos presídios federais. Além desses, outros 15 homens do Grupo de Pronta Intervenção da Polícia Federal na Bahia darão apoio às operações.
Ainda na tarde deste domingo (5), às 14 horas, militares das Forças Especiais do Exército e da Brigada de Paraquedistas desembarcam na Base Aérea de Salvador, para reforçar ainda mais a segurança no estado. Os militares federais estão contando ainda com a participação de homens da Polícia Militar e da Polícia Civil para garantir a ordem e a paz.
Mandado executado
O comandante da COPPA, major Nilton Machado, efetuou, na madrugada deste domingo, a prisão do policial militar Alvin Silva e o encaminhou para a Polícia do Exército. Alvin é acusado de formação de quadrilha e roubo de patrimônio público (viaturas). Além disso, o policial vai passar por um processo administrativo na própria corporação.
—
Secom – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia
Preso integrante de movimento grevista
Foi preso na madrugada deste domingo (5), Alvin dos Santos Silva, policial militar lotado na Companhia de Policiamento de Proteção Ambiental (COPPA). A prisão dele é em cumprimento a um dos 12 mandados de prisão expedidos para serem executados no estado da Bahia.
Alvin Silva é acusado de formação de quadrilha e roubo de patrimônio público (viaturas). O próprio comandante da COPPA, major Nilton Machado, foi quem efetuou a prisão e o encaminhou para a Polícia do Exército. Além dos crimes, o policial vai passar por um processo administrativo na própria corporação.
—
Secom – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia
Soldado Marco Prisco,: Wagner financiou greve em 2001
Quem ouve o soldado Marco Prisco, líder da greve da PM da Bahia, é assaltado por uma suspeita: o Jaques Wagner avesso a paralisações de policiais é uma invenção muito recente.
O grevista Prisco conta uma passagem de 2001. Então deputado, o atual governador baiano participou, junto com outros petistas, de um esquema montado para financiar uma greve da Polícia Militar.
Segundo o policial, até o Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia entrou na roda. Alugou e cedeu seis carros aos grevistas de 2001. Comandava o sindicato companheiro um amigo de Wagner.
Chama-se José Sérgio Gabrielli, agora na bica de transferir-se da presidência da Petrobras para uma secretaria da administração petista da Bahia.
Na greve de onze anos atrás, governava o Estado Cesar Borges. Hoje, é filiado ao PR. Mas nasceu para a política como cria do ex-morubixaba pefelê ACM, arquirival do petismo.
Moral da história: para desgastar governos alheios, os fins justificam os meio$. Moral dois: greve de PM no governo dos outros é refresco.
– Em tempo: Jaques Wagner concedeu entrevista neste sábado (4). No quinto dia da paralisação da PM, acusou os grevistas de promoverem um “banho de sangue .
VIVA A “DEMOCRACIA” !!!!
—
Menos de 10 minutos antes do governador da Bahia entrar em cadeia regional de televisão para condenar a ação dos grevistas, o repórter Valdeck Filho, do programa “Na Mira” da TV Aratu, filiada ao SBT, recebia um anúncio de demissão das mãos de um diretor da emissora na Bahia. O executivo da empresa não informou os motivos da demissão, mas falou que sentia por dar a notícia triste e que “em outra ocasião estaria com as portas abertas para retornar”. A notícia da sua demissão pegou o repórter de surpresa
Nos dias que se seguiram, o repórter continuou a cobrir o movimento de dentro, convivendo diariamente com os policiais grevistas na frente da Assembleia Legislativa da Bahia. A participação dele era considerada “subversiva” por alguns setores da comunicação do governo do Estado.
http://politicanews.com.br
—
No OBSERVADOR POLÍTICO
—
Colégio São Jorge dos Ilhéus
Diante da greve da Polícia Militar, o Colégio São Jorge dos Ilhéus, acatando orientação do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares da Bahia, suspende o retorno às aulas que seria, 2ª feira, dia 06, reagendando para o dia 08, 4ª feira. Durante todo o tempo, a nossa equipe estará a postos, para quaisquer esclarecimentos.
A direção.
Espetáculo “Pura comédia” foi transferido para os dias 9 e 10
A Cia Casa Aberta de Teatro (CCAT) informa que, devido à greve da polícia e seus transtornos, transferiu o espetáculo “Pura Comédia” para os dias 9 e 10 (quinta e sexta). O evento será no Teatro Municipal de Ilhéus, às 20h. Haverá também a gravação do primeiro DVD do grupo. O elenco da CCAT promete ao público uma noite de gargalhadas, e continua com a promessa: “Quem não rir, não paga!”
Esta é uma realização da CCAT Produções. Os ingressos já estão à venda na bilheteria do Teatro Municipal, por R$ 20,00 (meia R$ 10,00). Visite o site do grupo: http://www.ciacasaabertadeteatro.blogspot.com
























































