WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Polícias garantem que Ilhéus não vive clima de anormalidade

Representantes da Força Nacional, do Exército Brasileiro, da Polícia Civil e da Guarda Municipal concederam na tarde desta quarta-feira (8), no Salão Nobre do Palácio Paranaguá, uma entrevista coletiva à imprensa regional onde fizeram um diagnóstico da segurança em Ilhéus durante esse período da greve da Polícia Militar na Bahia e as estratégias para continuar garantindo a tranquilidade na cidade durante o período da paralisação. Todos os segmentos foram unânimes em afirmar que Ilhéus não vive num clima de insegurança e as ocorrências registradas nos últimos dias estão dentro da normalidade.

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, demonstrou sua preocupação com a sensação de insegurança que a cidade atravessa, provocado, sobretudo por segmentos que atuam lançando boatos de arrastões e assaltos, mas reafirmou que o trabalho conjunto da Força Nacional, do Exército, da Polícia Civil e da Guarda Municipal tem conseguido reverter o quadro, garantindo o funcionamento do comércio e o oferecimento de serviços essenciais como a saúde e os demais serviços públicos.

O representante da Polícia Civil, delegado Jamal Amad, informou que não há situação de pânico na cidade e os crimes registrados em Ilhéus nesse período de greve dos policiais militares não são alarmantes. Ele informou também que a Polícia Civil vem trabalhando normalmente para garantir a segurança da cidade, atendendo os casos emergenciais através do telefone 197. O problema, segundo ele, é a sensação de insegurança causada pelos boatos espalhados por setores interessados em tirar dividendos dessa situação.

O representante do Exército Brasileiro, Major Carlos Henrique Tosin, disse que tanto a 18ª Circunscrição do Serviço Militar (CSM) quanto a Força Nacional estão com homens nas ruas para garantir a segurança da cidade. Somente a CSM colocou nas ruas cerca de 70 homens, que se revezam durante 24 horas. Já o capitão Celso, da Força Nacional, não revelou seu efetivo, mas garantiu que tem sido suficiente para o patrulhamento da cidade. E se houver necessidade de reforço, em poucas horas mais policiais seriam deslocados para a cidade.

Já a Guarda Civil Municipal continuará nos mais diversos pontos da cidade para proteger o patrimônio público e assegurar o pleno funcionamento de serviços essenciais, como os postos de saúde, escolas e coleta regular de lixo. A Polícia Militar também tem atuado na garantia da segurança do presídio Ariston Cardoso e do Hospital Geral Luiz Viana Filho. O objetivo dessa entrevista coletiva, conforme explicou o prefeito Newton Lima, foi o de convocar a imprensa para mostrar as ações que estão sendo implementadas na cidade para garantir a segurança e transmitir para os ilheenses a sensação de tranquilidade, buscando assim o retorno da normalidade dos mais diversos serviços.

CONDER inicia 2ª etapa de obras no Nossa Senhora da Vitória

Equipe Conder - (Foto: Alfredo Filho)

O vereador Edvaldo Nascimento, popular Dinho Gás, continua lutando por melhorias e benefícios para a comunidade do Bairro Nossa Senhora da Vitoria, após inúmeras tentativas junto ao governo, a ordem de serviço foi assinada e as obras serão iniciadas ainda neste mês, as ruas Novo Horizonte, Bela Vista, Rio do Engenho e parte do Alto N. Srª Vitoria, receberam serviços de melhorias, bem como, retirada de famílias de áreas de riscos, sendo remanejadas para uma localidade segura e que tenha dignidade, qualidade e melhores acessos a serviços básicos, como água encanada e iluminação pública.

O representante da CONDER, engenheiro Mario Magnavita, informou a empresa QUALI foi a vencedora da licitação e que a mesma será responsável pelos serviços de vilages, recuperação de casas e construção de outras. Os moradores não escondiam a sua alegria e falavam da grande conquista de seu líder o vereador Dinho Gás, o qual falava com muita alegria que seu desejo é de conseguir muito mais para a sua comunidade e que sabe o quanto é difícil, mas que, sua luta, empenho e sonho de ver seu bairro sendo contemplado com melhorias em diversas áreas começa a ser realizado, “é hora de comemorar, mas, sei que muito ainda necessita ser feito.” Vale apena lembrar que a Câmara de Vereadores de Ilhéus estará reiniciando seus trabalhos na próxima semana, o presidente do Poder Legislativo Ilheense lembra que a casa do povo estará sempre de braços abertos para receber a toda comunidade de Ilhéus.

7ª JORNESPE do Centro Espírita PORTO DA ESPERANÇA.

7ª JORNESPE do Centro Espírita PORTO DA ESPERANÇA.

TEMA: A CONSTRUÇÃO DA PAZ

DATA: 09 a 12 de fevereiro 2012.

LOCAL: Av. Princesa Isabel, 1298.
Ilhéus-BA – ENTRADA FRANCA

Clique para AMPLIAR.

Grupo PEC 270

Hoje será a votação em segundo turno da PEC 270, cuja transmissão será feita pela TV Câmara. Ocorre que o player usado na página da câmara impede muitos navegadores de conseguirem fazer a conexão, como ocorreu no primeiro turno, onde alguns colegas deixaram de assistir devido a isso. Pensando nisso o nosso site www.pec270.net que utiliza um player diferente no seu código-fonte, já está transmitindo a TV Câmara ao vivo. Foi testado os três maiores navegadores – Firefox, Internet Explore e Google Chrome – e todos eles deram certo. Mas, se mesmo assim você não conseguir a conexão, proceda da seguinte forma:

1 – abra seu navegador.

2 – copie e cole na barra de endereço de seu navegador esta linha de transmissão mms://stream.camara.gov.br/tvcamara1t200

3 – dependendo do seu navegador, pode aparecer uma mensagem informando que para executar essa transmissão, precisará de um aplicativo externo [player de vídeo] que, geralmente, por padrão é o Windows Media Player.

4 – ao confirmar a transmissão, o player de vídeo Windows Media Player será aberto em seu computador e começa a transmitir a TV Câmara.

Obs.: será necessário ter instalado em seu computado um player de vídeo, geralmento o solicitado é o Windows Media Player.

Saúde realiza planejamento estratégico para reajuste financeiro

Alexandre Simões

A Secretaria da Saúde de Ilhéus tem envidado esforços nos últimos meses para a realização do seu reajuste financeiro. Para isto, vem sendo realizado reuniões de planejamento administrativo, com uma renovação nos quadros da pasta, além do controle rigoroso de gastos, com objetivo de sanar dívidas pendentes e manter os pagamentos dos servidores em dia.

Segundo o secretário da Saúde, Alexandre Simões, esse esforço para reorganização financeira já possui reflexos, convertidos em melhorias para a área de saúde. Dentro da programação do pagamento de dívidas, já foram sanados os débitos referentes a material de limpeza, fornecimento de água e de alimentação para os funcionários do pronto atendimento 24 horas do Teotônio Vilela.

Além disso, foi regularizado o abastecimento de materiais odontológicos e insumos para postos de saúde, e já está sendo trabalhada a normalização dos pagamentos de medicamentos. O departamento administrativo informa, ainda, que cinco carros, entre eles uma ambulância social, já foram enviados para manutenção. Em breve eles serão disponibilizados para uso, sendo que a ambulância já estará à disposição da população no período de Carnaval.

A programação para pagamentos de salários também já está sendo realizada. A previsão do departamento financeiro é quitar, ainda nesta quinta-feira (9), 80% da folha de pagamento, o equivalente a 1.450 funcionários. De acordo com as informações, a quitação total do pagamento seja efetuada ainda na sexta-feira (10), o que equivale a mais 166 funcionários. Alexandre Simões salientou que o planejamento estratégico deverá continuar durante todo ano, até que se restabeleça o equilíbrio total da pasta de saúde.

Bairro de São Sebastião festeja Nossa Senhora de Lourdes

Com o tema “Por uma Igreja em estado permanente de missão”, a comunidade do bairro de São Sebastião iniciou na última quinta-feira (2) as homenagens à sua padroeira, Nossa Senhora de Lourdes. Além de novena, que segue até o dia 11, sempre às 19 horas, na igreja que leva o nome da santa, a festividade conta com noite de ofertas de alimentos não perecíveis que serão doados às entidades assistenciais, participação de corais e grupos religiosos de outras comunidades de Ilhéus e barracas para a venda de guloseimas.
Nesta quarta-feira (8) a novena apresentou o tema “Uma igreja missionária vai ao encontro dos afastados, anuncia a justiça e favorece a vida” e prestou homenagem aos grupos da “melhor idade”. O Coral Dom Eduardo foi o convidado da noite, em que o açúcar foi o alimento. Já na quinta-feira (9) o tema a ser debatido entre a comunidade é “O mundo tem sede e fome da Palavra de Deus e precisa escutar a voz de Cristo entre outras vozes”. A oitava noite de louvor terá ministros e ministérios como homenageados e a Legião de Maria como convidada. A oferta do dia é carne seca.
“Maria, Mãe e Serva, modelo dos discípulos missionários” é o tema da novena na sexta-feira (10), noite em que todos os devotos e amigos de Nossa Senhora de Lourdes serão homenageados. A última noite antes do ponto alto das homenagens à santa terá como convidado o grupo Mãe Rainha e o leite em pó como alimento a ser doado. No sábado (11), data dedicada à santa, a programação será iniciada à meia-noite com alvorada de fogos. Á tarde, a partir das 17 horas, a caminhada de fé, que percorrerá as principais ruas do bairro, será encerrada com missa solene na igreja N. S. de Lourdes, às 19 horas, presidida pelo bispo Diocesano de Ilhéus, Dom Mauro Montagnoli.

Entidades ligadas ao Carnaval enviam Carta aberta ao Governador Jaques Wagner


No BLOG DO MARROM

Assalto na Rua Tiradentes – Centro de Ilhéus

No inicio dessa manha de quarta-feira, o comerciante ourives, Sr Jessé, foi surpreendido por assaltantes em sua lojinha que fica na Rua Tiradentes. O lojista contou que eles desceram de um veículo e se aproximaram dele quando arrumava a vitrine, repentinamente, renderam-no, anunciando que era um assalto e depois, com uma arma apontada para ele, conduziram-no para o fundo da loja. Enquanto isso, com o cabo da arma, eles quebraram suas vitrines e recolheram sua preciosa mercadoria em sacolas, depois entraram no veículo e fugiram rapidamente. O comerciante contou que foi tudo muito rápido, mas apesar do pânico que sentiu deu para perceber a agitação das pessoas que passavam no momento quando viram os vidros serem quebrados.



O comerciante estima que seu prejuízo possa ser de pelo menos R$5mil reais em mercadoria e dinheiro, já que eles levaram quase todo mostruário das vitrines, inclusive jóias de clientes que ele havia consertado.

Academia de Letras de Ilhéus


A Academia de Letras de Ilhéus e os escritores Guarani Valença de Araripe e Maria Helena Alencar, convidam para o lançamento do livro “BRADOS RETUMBANTES DE UMA VIDA, Trajetória de Pedro Jaime, o Primogênito de Tristão Gonçalves de Alencar Araripe”, que será realizado nesta sexta-feira, dia 10 de fevereiro, às 19 horas, no auditório da Academia, à rua Antonio Lavigne de Lemos, 39, Centro.

Todos estão convidados.

Termina sem acordo reunião entre associações da PM e governo

Arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, também participou do encontro

Terminou sem acordo a reunião entre associações da Polícia Militar e representantes do governo estadual realizada nesta terça-feira (7). O encontro começou às 10h, na residência episcopal do arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, e terminou por volta de 17h.

O governador Jaques Wagner disse, na manhã desta terça-feira (7), acreditar que esta reunião poderia ser o fim do greve parcial de PMs. “Iniciamos um processo de negociação. Nós fizemos uma proposta que eu considero bastante razoável e é com base nisso que estou fazendo essa aposta”, explicou o governador.

O que teria impedido o fim da greve foi a data de pagamento da Gratificação por Atividade Policial (GAP) IV. As associações queriam que o pagamento fosse realizado em 2012, mas o governador diz que só pode começar a pagar a GAP IV a partir de 2013.

Segundo a TV Bahia, na reunião, houve avanço em três pontos. Ficou decidido que os 12 PMs que tiveram a prisão decretada não irão para presídios federais, aqueles que participaram da greve de forma pacífica não serão punidos, e os policiais que cometeram atos de vandalismo durante a paralisação responderão a processos administrativos.

Agora, as associações vão apresentar à categoria as propostas discutidas na reunião. A Associação de Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia (Aspra), que decretou greve por tempo indeterminado em assembleia no último dia 31, não participou da reunião.

Além de Dom Murido Krieger, participaram da reunião o secretário da Casa Civil, Rui Costa, o presidente da OAB da Bahia, Saul Quadros, o secretário da Administração do Estado, Manoel Vitório, o comandante geral da PM, coronel Alfredo Castro, e representantes de cinco associações ligadas à PM.

Impasse
“Nós, ao longo de cinco anos, concedemos 30% de aumento real. E eu tenho limite na folha. As negociações são em torno desse valor, da chamada GAP IV, e eventualmente até da GAP V, mas evidentemente isso terá que ser partilhado ao longo de 2013, 2014 e até 2015. Se for para pagar alguma coisa imediatamente agora, não há menor espaço, porque eu não tenho espaço fiscal para fazê-lo”, afirmou o governador.

Os grevistas recusam a proposta de reajuste oferecida pelo governo de 6,5% reatroativo ao mês de janeiro. Além do aumento salarial, a categoria reivindica o pagamento da GAP IV e V, e a regulamentação do pagamento de auxílio acidente, insalubridade e periculosidade.

Os grevistas também pedem anistia administrativa e revogação das prisões dos 12 líderes do movimento.


Tropas do Exército mantém cordão de isolamento em torno do prédio da Assembleia

Assembleia cercada
Cerca de 600 homens do Exército e 40 agentes do Comando de Operações Táticas (COT) cercam a Assembleia Legislativa desde a manhã de segunda-feira (6) para cumprir os 11 mandados de prisão contra policiais e bombeiros que estão acampados no prédio. Um policial militar foi baleado no confronto.

Nesta terça-feira, o general da 6ª Região Militar permitiu a entrega de alimentos e material de higiene para os policiais militares que estão acampados no prédio da Assembleia Legislativa. Segundo oficial de Comunicação, Mário Cunha, a entrega de alimentos foi permitida por conta do avanço das negociações para o fim da greve.

Por volta das 10h, soldados do Exército que fazem o cordão de isolamento em torno do prédio da Assembleia permitiram que manifestantes jogassem sacolas com alimentos, papel higiênico e água.

Três policiais militares que estavam acampados deixaram o prédio, um deles saiu da Assembleia ainda na madrugada. Antes da saída dos PMs, soldados do Exército checaram se havia pedido de prisão expedido em nome deles.


Da Redação
CORREIO DA BAHIA

Governo propõe GAP IV e GAP V e não punição dos PMs que participam pacificamente da paralisação

A implantação escalonada da Gratificação por Atividade Policial GAP IV, a partir de novembro de 2012, de forma que todo o efetivo da Polícia Militar seja promovido até 2015 à GAP V, principal reivindicação da categoria, foi a proposta apresentada nesta terça-feira (7) pelo Governo do Estado aos policiais militares. A GAP IV terá sua implantação concluída em 2013. Um processo de transição será implantado, em 2014, com a aplicação de uma escala intermediária equivalente à metade da diferença entre a GAP IV e a GAP V e, em novembro de 2015, todos chegarão à GAP V.

Todo o efetivo da PM terá avanços na GAP, seguindo o mesmo cronograma. Além disso, está assegurado o reajuste de 6,5%, retroativo a janeiro de 2012. Essas propostas irão assegurar ganhos escalonados no período, que chegarão a 38,89% para soldados e a 37,11% para sargentos, graduações que correspondem aos maiores contingentes da tropa. A proposta é centrada no objetivo principal de estabelecer uma política de mobilidade no avanço entre os níveis da GAP até chegar ao quinto e último nível da gratificação criada em 1997. Também está inserida na proposta uma medida de valorização do soldo com a incorporação de R$ 41,00 da GAP III.

O Governo do Estado também resolveu desconsiderar, pela via legal, como infração administrativa disciplinar as situações que envolvam, exclusivamente, a paralisação pacífica do serviço durante o período do movimento.


Secom – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia

COMUNICADO

A Direção do Colégio São Jorge dos Ilhéus, diante da situação indefinida da greve da PM, informa à comunidade que o início das aulas ocorrerá quando a greve terminar.
A equipe permanecerá na escola para quaisquer esclarecimentos.





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia