WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

PARA ENCERRAR A GREVE:

As Associações da Polícia Militar da Bahia abaixo nominadas, buscando mediar uma solução pacífica e democrática, junto ao governo do estado, em função da paralisação de policiais militares, vêm informar à sociedade baiana que, em reunião ocorrida nesta manhã, com o Secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, o Comandante Geral da PMBA, Cel PM Alfredo Castro, além de outras autoridades representativas do governo, apresentou uma pauta de reivindicações contemplando os anseios da categoria relativos à reposição salarial, sendo que de imediato pleiteia:

1) a regulamentação da Gratificação de Atividade Policial, nível V

2) a anistia administrativa para todos policiais militares participantes deste movimento, como contrapartida para o imediato retorno das atividades normais da Polícia Militar restabelecendo assim a paz e a tranqüilidade pública no nosso Estado.

3) As outras reivindicações, das quais algumas delas fazem parte do processo de negociação que já vinha sendo desencadeado junto ao Comando Geral da PMBA, são:

4) Aplicação do percentual de 14,13% referente ao reajuste do salário mínimo, a todo grau hierárquico da Polícia Militar;

5) Regulamentação do adicional de titulação; -Valorização do soldo através da transferência de pecúnia da GAP;

6) Efetiva isonomia com a Polícia Civil, conforme preceitua o Art. 47 da Constituição do Estado da Bahia;

7) Aumento do percentual do CET e implantação do RTI para Oficiais e Praças;

8- Extensão do percentual de CET para os praças lotados nas Unidades Administrativas;

9) Correção do cálculo de pagamento de hora-extra; -Regulamentação e implantação do pagamento do adicional de periculosidade e insalubridade;

10) Extensão da possibilidade de aquisição de casa própria pelo plano Conder para todos os policiais militares, inclusive os da reserva remunerada;

11) Revisão do valor do auxilio alimentação para valores compatíveis com a realidade fática da necessidade;

12) Pagamento da URV;

13) Pagamento da diferença das GAPs;

14) Ajuste do valor do anuênio;

15) Regularização da legislação sobre o adicional noturno;

16) Criação de um plano de carreira para os Praças;

17) Revogação da cassação de proventos; -Exigência de nível superior para acesso à Corporação e de Curso de Direito para a Oficialidade;

18) Manutenção da Mesa Permanente de Negociações, envolvendo os representantes das Associações de Oficiais e Praças;

19) Reajuste linear de 17,28% retroativo a abril de 2007;

20) Atualização do valor do Honorário de Ensino;

21) Reestruturação no Plano de Carreira;

22) Regime Próprio de Previdência, na forma que dispõe a Constituição Federal;

23) Implantação do Subsídio, conforme prevê o § 4º do art. 39 da Carta Magna do País; Solicitamos aos companheiros que encaminhem com urgência às respectivas Associações as demandas que não foram contempladas neste informativo, a fim de serem incorporadas ao processo de negociação.

Salvador (BA), 03 de fevereiro de 2012.

Associação dos Oficiais da Polícia Militar da Bahia – Força Invicta Associação dos Praças da Polícia Militar da Bahia – APPM Associação dos Subtenentes, Sargentos e Oficiais da Polícia Militar da Bahia – ABSSO de Salvador, Itaberaba e Ilhéus Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar da Bahia de Itaberaba

CIPE-Cacaueira recupera viatura recolhida por grevistas

 

POLÍCIA MILITAR DA BAHIA

COMANDO DE POLICIAMENTO ESPECIALIZADO

  COMPANHIA INDEPENDENTE DE POLICIAMENTO ESPECIALIZADO – CACAUEIRA

SEÇÃO DE RELAÇÕES PÚBLICAS

        RELEASE Nº 003/2011

 03fev12

CIPE-Cacaueira recupera viatura recolhida por grevistas

 

Hoje, 03fev12, por volta das 18h, uma guarnição da CIPE-Cacaueira durante ronda na cidade de Ilhéus, foi cercada por um grupo de policiais militares grevistas e familiares, em torno de 400 pessoas incluindo mulheres e crianças, revoltosos com a saída das guarnições que realizavam o policiamento das cidades de Itabuna e Ilhéus, sendo que, buscando evitar confronto com possíveis baixas fatais, foram obrigados a deixar que os manifestantes recolhessem a viatura utilizada para o pátio do 2º Batalhão/Ilhéus. Duas horas após o fato, o veículo foi recuperado por guarnições da CIPE, sob comando do Maj PM Rivas, na sede do movimento grevista.

Polícia Militar Bahia

POLÍCIA MILITAR DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

PM apreende carga de carvão ilegal

Um caminhão com 600 sacas de carvão ilegal foi apreendido na noite de quinta-feira (2), pela Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA) Lençóis, próximo ao entroncamento da cidade de Wagner, na BR-242.

A carga tinha sido fabricada a partir de madeira nativa, extraída sem autorização ambiental, portanto, com ausência do Documento de Origem Florestal (DOF). Nivaldo Joaquim do Nascimento, condutor do veículo, foi preso. A guarnição da CIPPA interceptou a carga após receber denúncia anônima. O condutor e o caminhão foram apresentados na Delegacia do município de Lençóis.

Nota à Imprensa n° 26 – Salvador, 3 de fevereiro de 2012.


Atentaram para o nome da cidade?
rsrsrsrsrsrsrs

Governador Jaques Wagner faz pronunciamento em rede estadual de rádio e TV

Na noite desta sexta-feira (3), o governador Jaques Wagner fez um pronunciamento em rede estadual de rádio e TV para apresentar as providências que o Governo da Bahia adotou e está dando continuidade para conter os atos de vandalismo que se espalharam pelo estado, a partir da ação de uma associação não reconhecida de policiais militares.

Entre as medidas adotadas, reforçam a segurança pública estadual 2.350 militares do Exército, Marinha e Aeronáutica. Neste sábado (4), se somarão a este contingente mais 600 homens. Wagner também conclamou todos os profissionais da Policia Militar a retomarem a normalidade dos seus trabalhos.

O governador afirmou que as famílias baianas podem ficar tranquilas. “Estamos tomando todas as providências para garantir a segurança dos nossos cidadãos”. Segundo Wagner, o governo agiu imediatamente e com todo rigor “para conter as ações de um grupo de policiais que, usando métodos condenáveis e difundindo o medo na população, chegou a causar desordem em alguns pontos do nosso estado”. Ele disse que não aceita que “um pequeno grupo, de forma irresponsável, cometa atos de desordem para assustar a população”.

Clique aqui e confira a íntegra do pronunciamento do governador

De acordo com o governador, a partir de uma solicitação direta à presidenta Dilma Rousseff desembarcaram na Bahia, na quinta-feira (3), os primeiros contingentes da Força Nacional de Segurança que, juntamente com as Forças Armadas, já estão nas ruas para garantir a paz. “Não esperava outra atitude da nossa presidenta Dilma, defensora da democracia como eu”. Wagner disse que não se pode conviver com o movimento decretado ilegal pela Justiça baiana e que 12 mandatos de prisão foram emitidos.

Sobre as negociações com as associações que têm legitimidade para representar a corporação, o Wagner afirmou que o Governo sempre esteve aberto para o diálogo. “Foi com democracia que garantimos conquistas importantes como o aumento real do salário, investimos na compra de quase três mil viaturas e mais de 9 mil homens foram incorporados ao efetivo policial”.

O governador enfatizou ainda que os gestores estaduais, ele inclusive, têm a consciência de que é preciso melhorar as condições de trabalho das polícias. “Vamos seguir em frente trabalhando com muita determinação para garantir a segurança pública e a tranquilidade do povo baiano”. Para o governador, “a PM do estado da Bahia, centenária milícia de bravos e defensora da paz, não pode se transformar num instrumento de intimidação e desordem”.

Alexandre Santana

Coordenação de Rádio – SECOM-BA

BIZU DE PRAÇA

Oposição sairá unida em Uruçuca

Um café da manhã para homenagear o produtor e empresário Marcelo Dantas foi o pano de fundo para celebrar a união das oposições em Uruçuca, no Sul da Bahia. Os cinco pré-candidatos reafirmaram a disposição de se unir em chapa única com vistas às eleições de outubro. São eles a atual vice-prefeita Fernanda Silva (PT), Marcos Vasconcelos (PMDB), Antônio Carlos, o Buba (DEM), Egberto Pedroso (PDT) e Marcelo Dantas (PCdoB).
O critério para definir o candidato sairá de uma pesquisa realizada pelos pré-candidatos em junho. O vencedor contará com o apoio do ex-prefeito Dilson Argolo, o Dica, que governou a cidade por três vezes, em todas elas batendo o atual prefeito Moacir Leite nas urnas.
Presente ao ato, o ex-prefeito Dilson Argolo considera positiva a união das oposições em Uruçuca e assegura que dará o seu apoio. “Vamos sair unidos em 2012. O atual prefeito faz uma das piores gestões de toda a história de Uruçuca. Tudo o que tem na cidade foi eu que fiz. Em três anos ele não realizou uma obra com recursos próprios. Não vai ser difícil dizer isso para a população”, disse.
“E mais, vamos relembrar seus processos no TCU. Perguntar como se deu a riqueza inexplicável de seu motorista. E por que um empresário de Ilhéus despacha como se prefeito fosse. É por tudo isso que ele tem uma rejeição estratosférica”, completou.
O empresário Marcelo Dantas (PCdoB), radicado na cidade há mais de 20 anos, disse que vai respeitar o acordo e vem trabalhando para fortalecer o projeto. “Teremos o que apresentar à população. Uruçuca precisa de investimentos para crescer e melhorar a vida de seus moradores. Faremos uma campanha de linha propositiva sem baixar o nível como deseja o nosso adversário”, disse.
Marcelo Dantas conta com o apoio do seu partido o PCdoB, por meio da deputada Federal Alice Portugal e da regional de Itabuna, além do deputado estadual petista Rosemberg Pinto.

Juerana promove Festival de Comida de Boteco

Evento será neste sábado, na comunidade da zona norte de Ilhéus

A Vila Juerana promove nesta sábado, 4, a partir das 10 horas, o 2º Festival de Comida de Boteco. O evento reúne o melhor da gastronomia regional, além de boa música e um torneio de futebol amador. A estrutura terá 11 barracas padronizadas, com pratos diferenciados, e contará com um esquema especial de segurança para assegurar a tranquilidade do público. A Juerana fica no quilômetro 10 da rodovia Ilhéus – Itacaré.

Estão programados para o festival apresentações de MPB, chorinho e a participação da banda Benner Show. Nesta segunda edição, o evento terá novo formato e um cardápio de frutos do mar, salgados diversos, caldos, casquinho de siri, tapioca recheada, entre outros.

O festival é uma ação do Projeto Transformar, fruto de parceria do Instituto Aliança com a Bahia Mineração (Bamin), cujo objetivo é fortalecer as comunidades para a geração de renda. A primeira edição aconteceu em dezembro de 2010, precedida por uma capacitação em culinária de boteco e culminando num concurso entre os 31 participantes do treinamento.

Como forma de incentivo, as barracas e peças de divulgação personalizadas do Festival serão doadas aos participantes do grupo da Vila Juerana. Com esse apoio, a expectativa é de que os novos empreendedores da vila consolidem o festival dentro do calendário de eventos de Ilhéus.

Ilhéus / “O GOVERNADOR JAQUES WAGNER É UM INSENSÍVEL!”.

Os peliciais tentaram várias vezes definir com o governador da Bahia, Jaques Wagner, prazo para os devidos acertos com a categoria. O governador, segundo as entidades representativas dos policiais, fez pouco caso dos pleitos. A categoria, mobilizada, decidiu pela greve. Assim que a greve foi anunciada um taxista conhecido como CHICO DA PRAÇA foi assassinado. Os taxistas desencadearam uma manifestação que fechou o centro da cidade. Nas palavras de ordem todas as cobranças estão direcionadas para o governador. As palavras são duras como a dor da familia e dos companheiros de trabalho.
As categorias (policiais e taxistas) prometem mais manifestações…
O governador está, politicamente, em situação bastante delicada.

INFORMAÇÃO SOBRE A GREVE DA PMBA

Representantes sindicais da Polícia Militar da Bahia decidiram decretar início de greve após assembleia realizada na tarde desta terça-feira (31), no Ginásio dos Bancários, localizado nos Aflitos, em Salvador. Por volta das 19h, um grupo de policiais manifestantes ocupou a Assembleia Legislativa, no Centro Administrativo da Bahia. O presidente da Casa, Marcelo Nilo, afirmou que se dirige ao local para administrar a situação.
A assessoria da PM-BA diz que a corporação trabalha normalmente. A Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) informou que não tem conhecimento oficial da decisão, mas que uma reunião entre o comando da PM e o secretário Maurício Barbosa está marcada para esta noite. Segundo a Associação dos Cabos e Soldados da PM-BA, existem nove entidades que congregam policiais militares e que a decisão de parar está sendo liderada pela Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra).
De acordo com o sargento Fabio Britto, diretor jurídico da Aspra, os participantes da assembleia decidiram por unanimidade pela paralisação. Os dirigentes da entidade pretendem negociar com o vice-governador Otto Alencar no CAB, já que Jaques Wagner está em Cuba com a presidente Dilma Rousseff. “Só sairemos de lá [CAB] após conversa com o vice governador. Se não, iremos morar no CAB. Infelizmente Salvador vai ficar à mercê. Já liguei para os meus familiares não saírem de casa. A adesão é total. População está à deriva mesmo”, disse ao G1. Ele afirma ainda que a reivindicação exige o cumprimento do pagamento da Gratificação por Atividade de Polícia (GAP) IV e V, que iriam compor a remuneração dos policiais, chamada de soldo, além de regulamentação do pagamento de auxílio acidente, periculosidade e insalubridade.
Atualmente, explica o sargento, eles ganham o salário base, equivalente ao preço do mínimo, e a GAP III, que somam mensalmente cerca de R$ 2.300 ao salário bruto. “Também pedimos o cumprimento das leis 12.505 e da 12.191, sancionada por Dilma e Lula, respectivamente, que falam sobre a anistia aos policiais punidos que lutaram por melhorias salariais entre 1997 e 2001 e que não estão sendo cumpridas pelo governo do estado”, comenta.
Uma agente de polícia, que prefere não se identificar, diz que espera o aval do sindicato para acatar a mobilização. “O governador sabia da assembleia, mas foi para Cuba, sinal de que não se importa em ter a cidade vazia”, afirma.

Fonte: Site do ASPRA / Ilhéus

ILHÉUS NO CENÁRIO NACIONAL


É motivo de festa para todos os Ilheenses o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por um Laboratório da nossa cidade.
Esse reconhecimento é o resultado de muito trabalho, dedicação, seriedade e empenho de toda a equipe comandada por essa figura mais do que querida da nossa boa terra e que, a bem da verdade, vive o seu laboratório com doação plena.
Ao querido Dr Maltez,
Receba os meus sinceros parabéns e transmita para a sua dedicada equipe, um abraço de alguém que, a exemplo de tantos outros ilheenses, vibram quando a nossa CIDADE DE ILHÉUS desponta no CENÁRIO NACIONAL.
Esse CERTIFICADO DE EXCELÊNCIA LABORATORIAL, na categoria PLATINA que você e equipe merecidamente conquistaram reforça a nossa esperança de que com trabalho, muito trabalho os resultados/frutos são colhidos aqui e alhures.
Grande abraço do amigo que testemunha (um tempão, já) a metodologia de trabalho e o atendimento humano que aí merece todo o destaque e é por isso, também, que torna o LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS DR MALTEZ um referencial.

Com votos de mais sucesso,
Rabat.

UESC recebe acervo do Museu do Cacau

Após sete anos de intensas reivindicações, a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) recebe o acervo do Museu Regional do Cacau localizado em Ilhéus. O convênio que permite a transferência do patrimônio do acervo e do prédio do extinto ICB (Instituto de Cacau da Bahia) para a UESC foi assinado ontem, dia 30, pelo reitor Antonio Joaquim Bastos da Silva, na sede da secretaria de Agricultura do Estado da Bahia, em Salvador.

Na oportunidade, o reitor da UESC apresentou um plano de trabalho para recuperação e posterior reativação do Museu, o que permitirá a volta do equipamento à exposição pública. Nesse sentido, será iniciada imediatamente a obra de reforma e substituição do telhado, do auditório, pintura e recuperação das obras de arte e mobiliário ainda existentes. O trabalho será coordenado por uma comissão formada pelos professores Janete Ruiz Macedo, André Rosa Ribeiro e Neurivaldo José de Guzzi Filho.

:: LEIA MAIS »

Bahia Pesca prorroga prazo para inscrições de concurso

O prazo para as inscrições do I Concurso de Fotografia Bahia Pesca & Mar, com o tema “Bahia: um olhar para a pesca e o mar” que seria encerrado hoje (31) foi prorrogado para o dia 14 de fevereiro.
O concurso é promovido pela Bahia Pesca, empresa vinculada à Seagri, e podem participar fotógrafos profissionais ou amadores. Segundo a comissão organizadora, “mais de cem pessoas já se inscreveram superando as nossas expectativas. Porém, atendendo a pedidos,decidimos adiar o prazo.”
Cada participante poderá concorrer com até dez fotografias no formato 20 x 30 cm, P/B e/ou coloridas. Os trabalhos serão avaliados e o primeiro colocado ganhará três mil reais, o segundo um mil e quinhentos e o terceiro 500 reais. Além disso,os vencedores terão seus trabalhos expostos na Fenagro e AquaPescaBrasil. Mais informações e inscrições no site www.concursobahiapesca.com.br
Marival Guedes-Assessor de comunicação da Bahia Pesca





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia