WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

NOTA

Eleusa Santana

A ASBAC-Sindicato dos Peritos Criminalísticos do Estado da Bahia repudia a postura de inércia do governo da Bahia em negociar uma saída política e pacífica, para solucionar a crise estabelecida em nosso Estado devido à greve da Polícia Militar. A sociedade baiana se encontra refém do caos ora instalado, demonstrado através do vertiginoso aumento do número de homicídios ocorrido no período e dos prejuízos econômicos contabilizados pela paralisia da dinâmica social nas principais cidades de nosso Estado e pelo receio do cidadão de exercer seu direito de ir e vir pelo clima de insegurança que ameaça o maior bem jurídico: a vida.

Entendemos que existem exageros nas ações de alguns policiais em greve e que o governo deve sim, salvaguardar o Estado democrático de direito, identificando e punindo os casos de excessos praticados por policiais, ao rigor da lei, mas não podemos concordar com a posição do governo em dar uma conotação “marginal” ao movimento como saída para sua inabilidade política no tratamento das reivindicações dos servidores públicos, para a sua incapacidade de criar um canal de diálogo permanente, pois a prometida mesa de negociação permanente não se concretizou, e, de fato, as entidades de classe tem tido muita dificuldade de dialogar com este governo.

Avaliamos que esta “lentidão” do governo no tratamento dado ao movimento foi responsável pelo desfecho lamentável da greve. Solicitamos que o Poder Legislativo que outrora se fez representar por muitos de seus Deputados que tinham uma posição mais altiva na mediação deste tipo de crise entre governo e entidade de classe assuma o seu papel na defesa dos interesses da sociedade.

Salvador, 06 de fevereiro de 2012.

Eleusa Santana

Presidente do Sindicato dos Peritos Criminais da Bahia

Nota de esclarecimento

Preocupada com a segurança de sua comunidade acadêmica, a UNIME resolveu suspender suas aulas durante esta semana, enquanto perdurar a greve policial na Bahia. A instituição informa que as aulas serão retomadas no primeiro dia letivo posterior ao término da greve. Durante esse período, atividades internas como matrículas, rematrículas e atendimento geral ocorrerão normalmente, das 9h às 17h30.
Novo comunicado será enviado assim que houver data prevista para o início das aulas.

Nota de Esclarecimento


Dom Mauro Montagnoli, CSS, Bispo da Diocese de Ilhéus, para “o maior bem das almas”, vem a público esclarecer o que segue:

1. O senhor Nildemar Andrade Santos, RG 2482433 SSP/BA e CPF 182038175-72, está suspenso de todos os atos do poder de ordem e de regime e do exercício das funções inerentes ao ofício de padre, e se demitiu do seu estado clerical na nossa Igreja Católica Apostólica Romana, e está impedido de celebrar os sacramentos e os sacramentais.

2. Ele se filiou à Igreja Católica Apostólica de Comunhão Anglicana do Cone Sul da América, Diocese do Recife, que é uma dissidência da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, a legítima representante dos anglicanos no Brasil.

2. A Igreja Católica Apostólica de Comunhão Anglicana não é a mesma coisa que a Igreja Católica Apostólica Romana. Ela é um cisma, uma separação.

3. Cisma é a recusa de sujeição ao Sumo Pontífice, o Papa, ou de comunhão com os membros da Igreja a ele sujeitos, os bispos, de acordo com o cânon 751 do Código de Direito Canônico.

4. O cismático incorre em excomunhão latae sententiae, de acordo com o cânon 1364 § 1. Quem comete esse ato é excomungado, isto é, fica automaticamente fora da comunhão eclesial.

5. O senhor Nildemar Andrade Santos praticou o cisma. Ele está fora da comunhão com o Papa e o Bispo diocesano.

6. Quem o segue também incorre em excomunhão porque está abandonando a fé católica e aderindo a outra confissão religiosa.

7. Quem participa das celebrações promovidas pelo senhor Nildemar Andrade Santos está impedido de receber os sacramentos, ser padrinho ou madrinha de batismo, crisma e matrimônio, e de exercer qualquer ofício como ministro extraordinário da sagrada comunhão ou da palavra, coordenador ou coordenadora de associação religiosa, movimento ou pastoral na nossa Igreja Católica Apostólica Romana.

Jesus fala no evangelho que aquele que não der ouvidos à igreja, “seja tratado como se fosse um pagão ou publicano” (Mt 18,17). São Paulo na carta aos romanos diz: “Rogo-vos, irmãos, acautelai-vos dos que provocam dissensões e escândalos, contrariando o ensinamento que aprendestes; afastai-vos deles. Esses tais não servem a Cristo, nosso Senhor, mas ao próprio ventre. Com um palavreado bonito e lisonjeiro, enganam os simples” (Rm 16,17-18). E São João escreve: “Se alguém chega até vós trazendo outra doutrina que não esta, não o recebais em casa, nem o cumprimenteis. Pois quem o cumprimenta participa de suas obras más” (2Jo 10-11).

Esta nota seja lida em todas as paróquias e comunidades na diocese de Ilhéus e afixada na cúria diocesana e em todas as igrejas e capelas.
Ilhéus, 06 de fevereiro de 2012

                                                                  Dom Mauro Montagnoli CSS
                                                                    Bispo diocesano de Ilhéus


Espaço aberto para o citado – querendo – se manifestar.

Thalita Carauta, a Janete do Zorra, vem fazer graça com “A Favela” em Ilhéus.

A comediante Thalita Carauta estará em Ilhéus com o espetáculo “Favela”. A atriz nada mais é do que a intérprete da hilária e sedutora Janete, do programa Zorra Total da Rede Globo, que já conquistou os quatro cantos do país com os bordões “Ele tá me bulinando” e “Usando do meu corpinho sensual”, e em março irá presentear o público regional com duas apresentações.
A peça que tem direção do ator Rodrigo Sant´anna, que interpreta Valéria, melhor amiga da Janete Balbuína, já esteve em grandes cidades e é garantia de casa cheia por onde passa. Quem for ao Teatro Municipal nos próximos dias 03 e 04 de março, se deliciará com uma comédia na qual quatro personagens narram a história sobre uma festa oferecida pelo chefe da favela aos moradores. No palco, você vai conhecer Clarete, uma vendedora de calcinha barraqueira; Dona Sanatinha, uma pregadora suspeita; Fininho, o chefe da Favela e a sedutora Janete, a radialista que dá dicas de sedução. O espetáculo começa com a Favela acordando, como seria num dia qualquer, não fosse uma festa oferecida por Fininho que engrena a comédia para um desfecho inusitado das personagens.
Abrindo a temporada 2012 dos bons espetáculos de comédia em Ilhéus, “Favela” deve superar as expectativas, assim como a comédia Comício Gargalhada com o ator Rodrigo Sant’anna, que em dezembro no ano passado lotou o Centro de Convenções de Ilhéus com 1.500 pessoas presentes.
Esta será a primeira apresentação da Thalita Carauta na Bahia. A inocência e a auto estima elevada de Janete fizeram a atriz levar o prêmio Extra como melhor atriz em 2011. O ingresso iniciará no valor antecipado de R$40,00 e será vendido no Stand do Karioka, Tônus Esporte e Lazer e bilheteria do Teatro em Ilhéus, além do Bicho Festeiro em Itabuna. A produção local fica por conta da Faze Produtora.

QUE A SAÚDE SE DIFUNDA SOBRE A TERRA

Dom Mauro Montagnoli / Bispo diocesano de Ilhéus

Dom Mauro Montagnoli / Bispo diocesano de Ilhéus

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, promove a Campanha da Fraternidade, desde o ano de 1964, como um caminho de Evangelização para se viver intensamente o tempo da Quaresma. Este ano o tema da CF é: “Fraternidade e Saúde Pública” com o lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra” (cf. Eclo 38,8).
Com isso a Igreja Católica no Brasil visa sensibilizar toda a sociedade sobre a realidade dura de pessoas que não têm acesso à assistência de Saúde Pública condizente com suas necessidades e dignidade. Há um clamor por ações transformadoras.
A Igreja se propõe a iluminar a realidade da Saúde Pública e impulsionar os discípulos missionários de Jesus Cristo a serem consolo na doença, na dor e no sofrimento e, ao mesmo tempo, exigir dos governantes um atendimento digno e eficaz que os pobres têm direito. O assunto saúde é sempre muito reivindicado pela população porque o SUS (Sistema único de Saúde) tem a obrigação de atender a todos, indiscriminadamente. Infelizmente, na maioria dos municípios brasileiros não está conseguindo prestar os serviços básicos.
A Igreja Católica afirma que, para haver mudanças neste cenário, é imprescindível a participação efetiva das pessoas das comunidades nas instâncias colegiadas do SUS como os Conselhos Municipais e Conferências de Saúde, nas esferas dos governos municipais, estaduais e federal. Todo mundo tem que mobilizar e colaborar com as instâncias governamentais para que seja prestado um atendimento digno às pessoas que não têm acesso à assistência de saúde pública.
A CNBB insiste na necessidade de se estabelecer parcerias com a Defensoria Pública, Controladoria Geral da União, Advocacia Geral da União, Procon, Ministério Público, Fóruns de Justiça, para que sejam denunciadas as situações de irregularidades na condução dos serviços públicos.
Para acompanhar as ações da gestão pública e exigir a aplicação dos recursos com transparência, é necessário que a comunidade esteja informada e disposta a lutar por seus direitos.
A CF 2012 visa dar informações sobre a situação da Saúde Pública e, a partir da Palavra Deus, a Bíblica, refletir sobre o problema da dor e do sofrimento para “Que a Saúde se difunda sobre a terra”.

Dom Mauro Montagnoli
Bispo diocesano de Ilhéus

Conferência municipal vai debater em Ilhéus mecanismos de transparência e controle social

“A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública” é o tema central da I Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social que acontecerá na próxima quarta-feira (8), das 8 às 18 horas, no Barravento Praia Hotel, localizado no Malhado, Zona Norte de Ilhéus. O evento, que promove o encontro do Poder Público com a sociedade civil organizada, objetiva institucionalizar a participação da comunidade nas atividades de planejamento, gestão e controle de políticas públicas.
Segundo o secretário de Governo e presidente da Conferência, no evento serão discutidos diversos eixos temáticos como “a promoção da transparência pública e acesso à informação de dados públicos”, “mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão púbica”, “atuação dos conselhos de políticas públicas como instância de controle” e “diretrizes para a prevenção e combate à corrupção”. De acordo com Alisson Mendonça, a conferência municipal será um espaço público de debates e um mecanismo institucional de democracia participativa, onde cada segmento, cada membro da sociedade poderá propor, discutir, avaliar e conhecer mais sobre as ações, os investimentos e as intervenções do município no controle social.
Além de eleger seus delegados, a I Conferência Municipal de Ilhéus vai encaminhar até 20 propostas para a Conferência Estadual, que acontecerá em março deste ano em Salvador. O resultado do encontro de Ilhéus irá compor o Caderno de Propostas Estadual que subsidiará o debate na Etapa da Bahia. Por sua vez, esse conjunto de proposições integrará a etapa nacional, que acontecerá de 18 a 20 de maio, em Brasília.
Decreto – Para convocar a conferência, o prefeito Newton Lima assinou Decreto, onde assinala os objetivos do evento, como um controle social mais efetivo e democrático. Ainda de acordo com o Decreto, a presidência caberá ao secretário de Governo, Alisson Mendonça, a coordenação ficará a cargo do diretor Especial de Inclusão Social e Relações Comunitárias da Secretaria de Governo, Paulo Andrade Araújo, e o apoio logístico caberá ao Chefe de Gabinete do Prefeito, José Nazal Pacheco Soub.

ILHÉUS / Um corpo na Sapetinga

É na ponte do gás.
Ainda não removido porque o rabecão está em Uruçuca (segundo informações).
Existe – dependendo de confirmação, uma tatuagem com o nome Cláudio ou Cláudia – nas costas.
Aguardando mais informações.



Condema discute mais três licenciamentos ambientais

Reunido extraordinariamente no salão nobre do Palácio Paranaguá, o Conselho de Defesa do Meio Ambiente de Ilhéus (Condema) analisou a proposta de licenciamento ambiental da Pedreira Dois Irmãos; de um edifício residencial multifamiliar no loteamento Pérola do Mar; e um condomínio residencial no bairro São Francisco. No caso dos dois últimos, como se tratam de edificações de prédio na zona Sul da cidade, que não conta com o serviço de esgotamento sanitário, dentre as condicionantes aprovadas a principal é a inserção de Extração de Tratamento de Esgoto (ETE) com apresentação de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do profissional que executará a implantação da ETE.
No licenciamento da pedreira, foi exigida a realização de audiência pública, que ocorreu no salão nobre do Palácio Paranaguá, em novembro do ano passado, com efetiva participação popular. Após leitura do parecer técnico, na discussão do projeto foram aprovadas as condicionantes sugeridas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Câmara Técnica de Licenciamento do Condema, incluindo-se, ainda, a título de compensação ambiental pelos impactos decorrentes da extração de pedras, a manutenção da ponte que dá acesso ao empreendimento e promover a recuperação e manutenção da via de acesso ao Parque da Esperança, inclusive com construção de guarita.
De acordo com o Secretario de Meio Ambiente, Harildon Ferreira, foi dado mais um mais um passo na regularização da extração mineral, uma atividade que ao mesmo tempo gera significativo impacto ambiental, mas que e é muito importante para o desenvolvimento econômico do município. Ainda este ano, todos os empreendimentos autorizados pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) no território de Ilhéus estarão adequados à legislação vigente, o que deverá contribuir mais facilmente para coibir os areais irregulares que levam os recursos naturais sem pagar impostos, deixando apenas a degradação ambiental.

Programa de apoio às micro e pequenas empresas será lançado em Caetité

Giro Produtivo vai promover o crescimento e o incremento de negócios no município


Promover o desenvolvimento das micro e pequenas empresas de Caetité e região, preparando-as para suprir as demandas e aproveitar oportunidades de negócios que estão surgindo nas áreas de influência da Bahia Mineração, aumentar a competitividade desses negócios e a oferta econômica de bens e serviços de conveniência para a população. Estas são as principais metas do projeto Giro Produtivo, desenvolvido em parceria entre a Bahia Mineração e o Sebrae. O lançamento oficial do projeto será nesta quarta-feira (8 de fevereiro), às 15h, na Casa Anísio Teixeira, Praça da Catedral, 51 – Caetité.

Na oportunidade serão apresentadas as primeiras ações do Giro Produtivo – um diagnóstico de quase 600 negócios instalados no município, da oferta e demanda socioeconômica e a identificação de oportunidades. Os empresários também poderão conhecer melhor o projeto e a forma de adesão para receber todos os benefícios do Giro Produtivo, como capacitação empresarial, profissional e apoio ao crédito, entre outros.

Serviço

O QUÊ: Lançamento oficial do Projeto Giro Produtivo

QUANDO: Quarta-feira (8 de fevereiro), às 15h

ONDE: Casa Anísio Teixeira – Praça da Catedral, 51 – Caetité

NEGANDO

Comando da PM nega que tenha proposto anistia a grevistas

Comando da PM nega que tenha proposto anistia a grevistas

Foto: Tiago Melo/Bahia Notícias
O comandante geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, classificou como boato a informação de que teria feito uma proposta de anistia ao líder da ASPRA, Marcos Prisco. “Eles radicalizaram e impediram qualquer diálogo quando, sem cumprir os trâmites de uma negociação justa e legítima deflagraram greve de parte de policiais militares. As negociações estão sempre abertas com aquelas associações que já sentamos pra conversar e que mantém o diálogo conosco”, destacou Castro. No final do domingo (5), circularam especulações de que o comandante-geral da PM teria feito uma contraproposta aos grevistas na qual concordaria com a anistia de 11 das 12 pessoas contra as quais há mandados de prisão expedidos. “Não houve proposta de minha parte”, resumiu o coronel.

No BAHIA NOTÍCIAS

Privatização no ar

Embora atrasado, leilão de concessão de aeroportos começa a resolver explosão da demanda e pode fazer as tarifas decolarem junto

Depois de um longo tempo perdido na fila da ineficiência e da mistificação ideológica, o governo federal inicia amanhã, com um leilão na Bolsa de Valores de São Paulo, a privatização dos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília.

Juntos, os três recebem 30% dos passageiros e 57% das cargas do sistema aéreo. Outros aeroportos importantes, como Confins (MG) e Galeão (RJ), deverão entrar na segunda rodada de licitação.

O crescimento vertiginoso da aviação comercial dificilmente teria deixado de sobrecarregar os principais terminais do país, mesmo se a União tivesse reagido com mais agilidade à expansão de 118% nos últimos oito anos.

O Brasil passa por fenômeno semelhante ao que aconteceu nos EUA na década de 1950. Em 2011, pela primeira vez, as viagens de avião ultrapassaram as realizadas em ônibus interestaduais. Mas as passagens para voos com conexão são até 30% mais caras aqui.

Como governo federal, Infraero e Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) atravessaram esse período patinando em dificuldades financeiras, burocráticas e políticas, a situação tornou-se caótica.

:: LEIA MAIS »

EXÉRCITO CERCA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA PARA PF CUMPRIR MANDADOS DE PRISÃO CONTRA PMS GREVISTAS

Por volta das 6h desta segunda-feira (6), 600 homens do Exército começaram a fazer o isolamento do prédio da Assembleia Legislativa, no Centro Administrativo da Bahia, para que a Polícia Federal possa cumprir os 11 mandados de prisão contra policiais militares grevistas que ocupam a Casa Legislativa desde o último dia 31. Um mandado já foi cumprido na madrugada de sábado (4) para domingo (5). A Justiça já havia decretado a ilegalidade do movimento e expedido 12 mandados de prisão.

Além do Exército, homens da Caatinga e da Companhia de Operações Especiais da Polícia Militar estão nas proximidades da Assembleia. Segundo o tenente-coronel Cunha, responsável pela área de Comunicação do Exército, depois do isolamento da área, os mandados de prisão vão ser cumpridos.

Estão na região da Assembleia também o secretário da Segurança, Maurício Barbosa, o comandante-geral da PM, coronel Alfredo Castro, e o general G.Dias, comandante das forças de segurança na Bahia.

O pedido para a descoupação do prédio da Assembleia foi feito no domingo (5) à tarde pelo presidente da Casa, deputado Marcelo Nilo, ao general G.Dias. Nilo disse que “os trabalhos legislativos precisam voltar à normalidade e que a Assembleia não pode ser usada como abrigo para foragidos da Justiça.” O deputado falou ainda que o pedido partiu dele mesmo, e não do governador.

Sonora_Cel_Cunha – PORTA-VOZ DA SEXTA REGIÃO MILITAR





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia