WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

A CONSTRUÇÃO DA PAZ – 7ª JORNESPE

No CEPE – Centro Espirita Porto da Esperança, localizado à Avenida Princesa Isabel, nº 1.298, em Ilhéus – Bahia, terá inicio hoje às 20h, mais um maravilhoso acontecimento em busca da construção da paz. Aproveitamos esse importante meio de comunicação para convidar a todos os ilheenses, informando que a entrada é franca. O período se estenderá de 09 a 12 de fevereiro de 2012, obedecendo ao seguinte roteiro:
Dia 09/02 – Quinta – 20h – Fazei de mim instrumento de Tua Paz

Palestrante:

Ary Quadros Teixeira – de Itabuna
Dia 10/02 – Sexta-  20h – Convivência humana e espírita: Opção pela paz
(possibilidade e conquista)
Palestrante: Ileana Azevedo de Matos – de Ilhéus
Dia 11/02 – Sábado – 15h – O Ser e a serenidade – Lindomar Coutinho –de Ilhéus
16h – Escolhas erradas: traumas e reencontros
Pedro Camilo – de Salvador
17h – Intervalo de 30 minutos
17h30min às 20h30min – Paz na Família
Nahon e Grupo Musical – de Salvador
Dia 12/02 – Domingo -14h30min – A Paz… caminho para um novo tempo
Nahon Castro – de Salvador
15h30min – Reencontro e superação das aflições
Ary Quadros Teixeira – de Itabuna
16h30min – Intervalo de 30 minutos
17h – A Paz do mundo e a paz do Cristo
Pedro Camilo – de Salvador
18h – Intervalo de 20 minutos
18:20 – Reflexões sobre a paz (padrões mentais e    harmonia)

Lindomar Coutinho – de Ilhéus

Iniciada segunda fase da Elaboração do plano de recuperação da Mata Atlântica

“Pensar o futuro” foi a frase de ordem durante a abertura dos trabalhos referentes à segunda fase da elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica em Ilhéus. O evento foi aberto na manhã desta quinta-feira (9) no auditório da Justiça Federal, centro da cidade, onde representantes de diversas associações, sindicatos, Organizações Não-governamentais, assentamentos, institutos e demais instituições ligadas ao meio ambiente estão reunidas até esta sexta-feira (10) com o objetivo de definir as ações que integrarão o plano.
Na primeira etapa, realizada em dezembro do ano passado, os participantes tiveram acesso a atual situação da mata atlântica situada no município. Ilhéus foi escolhido como primeiro município da Bahia a iniciar a elaboração do plano, atendendo a uma exigência legal prevista na Lei da Mata Atlântica, de 2006. O projeto para a construção do plano foi proposto pelo Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá), e no Brasil, poucos municípios já iniciaram essa atividade.
O representante do Gambá, Renato Cunha, elogiou a disposição da prefeitura e do Conselho Municipal e afirmou que “o plano servirá como instrumento de fomento para nortear as ações voltadas para a conservação e preservação do meio ambiente”. Na abertura das atividades, o secretário municipal de Meio Ambiente, Harildon Machado, explicou que “para o governo municipal é importante sistematizar as informações visando nortear as ações que serão desenvolvidas a médio e longo prazo”.

:: LEIA MAIS »

De 4 a 12 de agosto, Centenário Amado reunirá em Ilhéus muita música, cinema, literatura e dramaturgia

Uma grande programação está sendo elaborada pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), para comemorar o centenário de nascimento do escritor Jorge Amado. O ponto alto das homenagens, que ocorrerá no período de 4 a 12 de agosto, será o Festival “Amar Amado”, evento que vai reunir muita música, cinema, literatura e dramaturgia. O projeto conceitual do centenário, que está sendo lembrado no Brasil e em várias partes do mundo, inclui ainda a revitalização do Quarteirão Jorge Amado e a restauração do Casarão Jorge Amado.
Nesta última terça-feira (7), o prefeito Newton Lima recebeu, em seu gabinete, o neto do escritor, João Jorge Amado, que, recentemente, aceitou o convite da Fundação Cultural para elaborar a programação visual do centenário. Antes do encontro, acompanhado pelo presidente da Fundaci, Maurício Corso, e por membros de sua equipe de trabalho, João Jorge visitou alguns dos espaços que deverão ser utilizados pelo projeto. “Fico extremamente sensibilizado pelo carinho que esta cidade continua demonstrando com meu avô. O centenário de nascimento de Jorge Amado será lembrado durante o Carnaval de Salvador, no desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro e, até, no Carnaval de Nice, na França. Mas, as homenagens prestadas por Ilhéus têm um significado especial”, afirmou. Segundo Maurício Corso, o Centenário Amado está sendo elaborado pela Fundaci, em parceria com a Família Amado e com a Maná Produções, empresa paulista responsável pela captação de recursos para a implementação de parte do projeto.

:: LEIA MAIS »

Os assaltos em Ilhéus continuam em alta

Por volta das 11horas dessa manha, o representante da Sky do centro de Ilhéus, que fica no início da Rua do Café – EDSAT foi assaltado. Dois meliantes, empunhando armas, renderam os funcionários e fizeram à limpa subtraindo notebooks, celulares, equipamentos eletrônicos e dinheiro. Depois, fugiram a pé pelas vias que dão acesso ao Alto do Ceará, onde dizem que, pegaram uma moto que os aguardavam para a fuga e evadiram-se.
Em busca de informação, fomos ao local e nos disseram que o proprietário estava na fila da delegacia aguardando sua vez para registrar a ocorrência. Embora seu estabelecimento estivesse fechado, nos foi informado por uma pessoa que não quis se identificar, que o pessoal da Sky estava muito apreensivo, porque logo cedo pela manhã, bandidos armados renderam pessoas que iam para o trabalho, na esquina da Rua do Café, e roubaram-lhes bolsas, jóias, celulares e dinheiro. E que também, ontem pela tarde, bandidos armados entraram na recepção da Maternidade Santa Helena – anexo do Hospital São José, que fica na Ladeira da Vitória e roubaram bolsas, celulares, jóias e dinheiro de gestantes, recepcionistas e acompanhantes causando muito terror às vitimas.
A força nacional foi acionada e de imediato saiu em perseguição aos bandidos.
Esperamos que nessa reunião que houve com a prefeitura, as autoridades municipais tenham ofertado aos soldados da FNS um mapa de Ilhéus, principalmente dos morros, particularmente do Alto do Ceará, contendo informações da existência das várias vias, atalhos, becos, escadarias e caminhos que facilitam a fuga dos meliantes infratores nesse bairro.

P.O./R2

Hoje e amanhã tem “Pura comédia” no Teatro Municipal de Ilhéus

A Cia Casa Aberta de Teatro (CCAT) estreia o espetáculo “Pura Comédia” hoje e amanhã (9 e 10), no Teatro Municipal de Ilhéus, às 20h. A peça será gravada e vai virar DVD. Essa é uma das metas do grupo, que este ano vai atuar também por meio do audiovisual. O elenco da CCAT promete ao público uma noite de gargalhadas, como diz o slogan: “Quem não rir, não paga!”

Devido à greve da PM, a peça, que seria na semana passada, foi transferida. Deste modo, a CCAT informa que quem adquiriu ingressos para o dia 3 de fevereiro deverá utiizá-lo HOJE e quem comprou para o dia 4 deve utilizá-lo amanhã (10).
O espetáculo

O espetáculo é formado por sete esquetes que fazem inteligentes críticas à sociedade, além de revelar um humor escondido em várias situações do cotidiano.

O texto de “Pura Comédia” é assinado por Guimarães Neto, que é também diretor do espetáculo. O palco é dividido entre quatro atores: Ruy Penalva (prêmio de melhor ator no Festival Firmino Rocha, em 2010), Maurício Lima, Lucas Santana e Germano Lopes. O elenco se desdobra em mais de 10 personagens, levando a platéia a uma verdadeira “humorragia”.

Esta é uma realização da CCAT Produções. A equipe produção deste espetáculo é composta também por Eriksson Bastos, Fabiane Ribeiro, Aloísio Soares Lopes, Tacila Mendes, Alexandre Bulhões e Ana Lee.  Os ingressos estão à venda por R$ 20,00 (meia R$ 10,00), na bilheteria do Teatro Municipal e no stand do Karioka. Visite o site do grupo: http://www.ciacasaabertadeteatro.blogspot.com

Saúde mantêm repasses e afirma que responsabilidade sobre pagamento de funcionários é da Santa Casa

O secretário municipal da Saúde, Alexandre Simões, informou na manhã desta quinta-feira (9), que os repasses realizados pela Prefeitura de Ilhéus à Santa Casa de Misericórdia – mantenedora do Hospital São José e da Maternidade Santa Helena – continuam sendo realizados normalmente. Segundo explicou o diretor do Departamento de Auditoria, Controle, Avaliação e Regulação do SUS, Leonardo Albuquerque, diferentes tipos de repasse são realizados a instituição, de acordo com os critérios estabelecidos pelo SUS e a legislação municipal.

Dentre os recursos oriundos do Ministério da Saúde e creditados na conta do Fundo Municipal de Saúde, alguns deles são repassados mensalmente à Santa Casa. Esses incentivos somaram em 2011 R$ 883 mil. Outros recursos transferidos são oriundos de repasses municipais, a exemplo do convênio estabelecido para auxiliar financeiramente a instituição e garantir o funcionamento do pronto-socorro e UTI (Unidade de Terapia intensiva). Em 2011, o montante referente a esse repasse foi de R$ 471 mil, e se trata-se, portanto, de valores repassados a fundo perdido.

:: LEIA MAIS »

CARNAVAL NO ABRIGO SÃO VICENTE DE PAULO

ABRIGO & CARNAVELHINHO – 2012

A Associação dos Pré-Idosos do Sul da Bahia sob a coordenação da Sra. Maria José Rodrigues (nossa querida Zézé da 3ª. Idade) e o animado grupo de músicos e cantores de José Carlos dos Santos (Zé Pretinho) patrocinarão O CARNAVELHINHOS – 2012, no Abrigo São Vicente de Paulo de Ilhéus, no dia 17 de fevereiro, das 15:00 às 18:00 horas no salão do Abrigo, onde nossos idosos estarão relembrando tempo idos, alegres, festivos, animados. Participação especial dos idosos da instituição, funcionários e diretoria.

O convite estende-se a todos os voluntários, imprensa e empresas diversificadas, enfim toda comunidade ilheense. A Presidente agradece em nome de toda a diretoria a iniciativa de humanidade e carinho para com cidadãos que muito já fizeram em prol do nosso país.

Marileide Souza
Presidente

Coletiva no Palácio Paranaguá : “SEGURANÇA PÚBLICA MUNICIPAL”

Eu, pelado, para a cirurgia que não aconteceu.

Estava na janela quando Guy apontou na esquina da rua do Café no maior pique. Curioso, esperei ele chegar ‘de baixo’ da janela e mandei: pra onde vai nesse pique todo? No que ele respondeu: coletiva agora no palácio Paranaguá. Perguntei: teve convite? E ele: não, me ligaram agora e eu já estou atrasado. Pronto. Foi o suficiente para imaginar milhões de coisas prestes a serem colocadas à disposição dos nossos colegas. Fiquei aqui me roendo de curiosidade porque não fui convidado, me senti excluído, relegado ao último plano do seleto grupo de comunicadores mas, segurei a minha onda porque mais cedo ou mais tarde eu ficaria sabendo das coisas relacionadas com essa coletiva em, digamos assim, edição extraordinária. Para ser urgentíssima, “a toque de caixa”, a ‘agunia’ aumentou mais ainda porque não estaria lá, no olho do furacão para tomar conhecimento desse furdunço todo. Segurança Pública Municipal, assunto quente, assunto para, pelo menos, 3 dias seguidos de postagens …

Fiquei imaginando como seria debater um assunto desses, tão palpitante, em função desse movimento grevista que já está ganhando o País… Fiquei idealizando Newton tenso, cercado de autoridades, Barreto com aquele colete da SWAT e em cada bolso uma arma, gás de pimenta, arma de choque, caneta que dispara bala 22, Nazal suando, Bahia pensando na próxima (…), Pedro da guarda se de frente parecendo uma garrafa de Passport se de lado General Berilo nos 7 de setembros passados, todos os olhares cravados na mesa, o pessoal da força nacional com um mapa maior do que a cidade perguntando onde é o BB suco que tem abatimento/desconto para militares, onde é o ponto do ônibus do paredão, enfim, uma loucura naquele ambiente que tem sido palco de grandes decisões e eu torcendo para Maurício Maron ter levado o seu ‘tablete’ (que é mais avançado do que aquele que ainda vai ser lançado e com o triplo de recursos) por que ele mandaria uma tripla EXCLUSIVA e eu ia acompanhando em tempo Real, Santander, Bradesco, Hsbc e etc, Jamerson já catalogando as coisas, ouvidos atentos nos arredores, enfim, do jeito que qualquer coletiva, em clima de guerra, exige. Tentei ligar pra Vila mas deu caixa. Ele tem uma premonição da zorra. O sempre simpático Vila, com larga experiência, diz o que vai acontecer antes de acontecer. O pessoal do gabinete fica invocado com isso… e nada de notícias de lá.

Esse panavueiro todo acontecendo na minha cabeça, os minutos ‘vuando’ e nada de chegar notícias de lá. Já estava pra falar com Álvaro pra ele deixar uma ambulância aqui na porta porque meu coração poderia não agüentar. Nisso eu lembrei novamente da Força e da situação emergencial e a associação foi imediata: é preciso unir forças para vencer, com segurança, todas as ameaças e, fatos outros serem coibidos. Por ser EMERGENCIAL cabe contratações sem licitações, via Bahia, mas nesse caso seria sem Bahia e sim com Juraci. Ora, a força precisará de guias para, por exemplo: tiroteio no Rombudo, Jamaica, Coréia, Vidigal, Amparo e Legião. Achar essas localidades no mapa não é tarefa fácil e ai entraria, de maneira terceirizada, a GUARDA NOTURNA DE JURACI porque os cabras são bons, não dormem um segundo e são acesos. Algo do tipo: atenção força! Dois moradores de rua estenderam papelão e vão dormir na porta da loja tal. Câmbio! Aguardo instruções. Atenção força! Aqui em Julio Bagana o pau da ‘cumeno’. Subiram pela Tapera e estão descendo pelo fundo do terreiro de Pai Tonho. Câmbio!!!!! Força! Bala pra todo lado aqui nas Malvinas. Os que atiraram estão nas imediações de Jatium na primeira sentada do Basílio… corre que ocês pega. Os do Malhado, via rádio, mandariam: passaram agora pelo fundo de tia Edinha em direção a rua do sossego. Se vocês forem pela frente vão pegar eles perto de “foem mecânico”

:: LEIA MAIS »

DO G1 BAHIA

Fontes do governo creem em queda de general

Ontem, o Gal. Dias recebeu um bolo de presente dos grevistas (Lúcio Távora | 8.2.12 | Ag. A TARDE)

Três fontes ligadas ao governo estadual dão como certa a saída do comandante da 6ª Região Militar, general Gonçalves Dias, que se confraternizou com PMs grevistas no dia de seu aniversário, após receber um bolo de presente. Um congressista baiano disse que a atitude causou constrangimento às Forças Armadas e tirou a autoridade do comandante das tropas que policiam Salvador. Outras duas pessoas ligadas ao governo admitem que ele deixará o posto, mas que ainda não recebeu comunicação oficial. O general perdeu a confiança de seus superiores. O Comando Militar do Nordeste, sediado em Recife, já estaria escolhendo o novo comandante.

Deputados baianos reconhecem ações do Estado para encerrar paralisação da PM

Uma comissão, formada por 12 deputados federais e a senadora Lídice da Mata, esteve na Governadoria na tarde desta quarta-feira (8) para apoiar a posição do governador Jaques Wagner em relação às negociações para o fim da paralisação parcial de policiais militares.

O deputado federal Nelson Pelegrino disse que a comissão de parlamentares tem ciência do esforço que o Estado faz para atender as reivindicações da PM. “Reconhecemos o esforço do Governo do da Bahia na busca da valorização profissional e salarial da Polícia Militar. Nos últimos quatro anos, por exemplo, os praças obtiveram ganho real em seus salários e foram adquiridos novos equipamentos, como coletes, armamentos, e viaturas. Foram contratados ainda mais oito mil policiais”.


SECOM/BAHIA/RÁDIO

Deputada Ângela Sousa acompanha retomada das obras do Conder no Nossa Senhora da Vitória

Deputada Angela ao lado de membros da Conder e lideranças do bairro

Uma das primeiras reivindicações da Deputada Ângela Sousa ao governo do Estado da Bahia, no ano em que assumiu o seu primeiro mandato na Assembléia Legislativa em 2007, a conclusão da segunda etapa dos serviços de urbanização do Nossa Senhora da Vitória, terá as suas obras reiniciadas nos próximos dias. Inicialmente serão construídas cento e doze casas, cento e trinta e sete passarão por melhorias e reformas em suas estruturas, além da construção de vinte e sete unidades de sanitários. Em uma visita realizada nesta quarta-feira (08) ao bairro, Ângela Sousa em companhia dos técnicos da Conder e de lideranças locais, reviu o cronograma de execução das obras que incluem, ainda, os serviços de drenagem e pavimentação das Ruas Novo Horizonte, Bela Vista e Rua do Engenho, além da recuperação do acesso ao alto. O recurso alocado será na ordem de sete milhões e trezentos mil reais e o prazo para conclusão das obras será de dezoito meses.

O Nossa Senhora da Vitória é um dos bairros mais populosos de Ilhéus, e aprovou o esforço da deputada no sentido de interceder por aquelas medidas. “Foi uma luta de toda comunidade, mas o apoio da Deputada Ângela Sousa e do Presidente da Câmara de Ilhéus, Dinho Gás, foram fundamentais para realização desse sonho.Declarou Amil, o Presidente da Associação de Moradores do Nossa Senhora da Vitória A.

A deputada ao lado da população comemorou o resultado do início das obras. “A retomada das obras de urbanização do Nossa Senhora das Vitória, é um desejo antigo daquela comunidade sofrida e já nos foi assegurado pelo Governador Jaques Wagner. Declarou, também, que continuará na luta pela terceira etapa daquele projeto. “A parte baixa precisará sofrer mais algumas intervenções e continuaremos cobrando do estado uma maior brevidade nesse sentido. Finalizou”.


AI/DEP.





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia