:: ‘Notícias’
Exército, Guarda Municipal e Polícia Civil garantem segurança em Ilhéus
A Força Nacional do Exército Brasileiro, a Polícia Civil e a Guarda Municipal vão continuar em Ilhéus garantindo a segurança dos ilheenses e turistas durante o período em que permanecer a greve da Polícia Militar na Bahia. A confirmação aconteceu na tarde de desta terça-feira (7), durante reunião no Palácio Paranaguá, convocada pelo prefeito Newton Lima para discutir a segurança na cidade. O prefeito reconheceu os prejuízos que a greve causou na cidade, sobretudo nos setores do comércio e do turismo, mas afirmou que o trabalho conjuntos das polícias assegurou o clima de normalidade, o funcionamento pleno do comércio e dos mais diversos setores.
O coordenador da Força Nacional, tenente coronel Antônio Ferreira Borges, informou que nesse período de greve não se registrou na cidade maiores incidentes com relação a segurança. O problema, segundo ele, é a sensação de insegurança causada pelos boatos espalhados por setores interessados em tirar dividendos dessa situação. Segundo ele, a sensação de insegurança em Ilhéus em sido mais fictícia do que real. Na avaliação do juiz de direito Antônio Faiçal Júnior, esses segmentos causadores da onda de boataria cometem crimes contra a segurança pública e devem ser identificados para que possam responder pelas infrações.
O coordenador da 7ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coopin), delegado Irineu Andrade, também reafirmou que Ilhéus não tem registrado a onda de crimes como alguns segmentos estão propagando e garantiu que a Polícia Civil continua atuando normalmente, atendendo pela central 197, garantindo a segurança dos ilheenses e turistas. Já a Guarda Civil Municipal continuará nos mais diversos pontos da cidade para proteger o patrimônio público e assegurar o pleno funcionamento de serviços essenciais, como os postos de saúde, escolas e coleta regular de lixo. Já a Polícia Militar tem atuado na garantia da segurança do presídio Ariston Cardoso e do Hospital Geral Luiz Viana Filho.
O representando do Exército Brasileiro também informou que acaba de chegar à cidade uma tropa da Marinha do Brasil para se juntar à Força Nacional, à Guarda Municipal e à Polícia Civil para garantir a segurança em Ilhéus. A ideia é afastar a onda de boatos que acabou causando o pânico na cidade.
Como resultado desse trabalho de transmitir aos ilheenses a sensação de segurança e garantir o retorno da normalidade dos mais diversos serviços, a equipe coordenada pelo prefeito Newton Lima estará concedendo uma entrevista coletiva à imprensa regional nesta quarta-feira (8), às 15 horas, no Salão Nobre do Palácio Paranaguá, para apresentar os resultados dos trabalhos das polícias nesse período e a estratégia de segurança caso haja o prolongamento da paralisação dos policiais militares.
Preso mais um líder do movimento grevista
A Polícia Federal prendeu, na tarde desta terça-feira (7), o sargento Elias Alves de Santana, dirigente da Aspol e um dos líderes do movimento de amotinados. Ele é o segundo a ser preso da lista dos 12 mandados de prisão solicitados à Justiça pelo Ministério Público Estadual.
Na madrugada de domingo passado (5), o soldado Alvin dos Santos Silva, lotado na Companhia de Policiamento de Proteção Ambiental (COPPA), foi preso pelo comandante da COPPA, major Nilton Machado, e encaminhado para a Polícia do Exército.
A prisão preventiva foi decretada pela juíza Janete Fadul. Todos são acusados de formação de quadrilha e roubo de patrimônio público (viaturas). Além dos crimes, os policiais vão passar por um processo administrativo na própria corporação.
—
Secom – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia
Governo atende maior reivindicação dos policiais: GAP IV E GAP V
A implantação da Gratificação de Atividade Policial (GAP) IV e da V, maior reivindicação dos policiais, acaba de ser atendida pelo governo. Um cronograma de ascensão na escala da GAP a partir de 2012, de forma que todo o efetivo da PM seja promovido até 2015 à GAP V, é a proposta do governo para fechar a negociação com as entidades representativas da Polícia Militar. Além disso, está assegurado o reajuste de 6,5%, retroativo a janeiro de 2012.
“Nós, ao longo de cinco anos, concedemos 30% de aumento real. E eu tenho limite na folha. As negociações são em torno desse valor, da chamada GAP 4, e eventualmente até da GAP 5, mas evidentemente isso terá que ser partilhado até 2015″, afirmou o governador. “Meu esforço está sendo esse, muito grande, fazendo propostas consistentes para que a gente possa terminar esse movimento”, concluiu Wagner.
—
Secom – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia
Exército libera entrega de água e alimento a PMs acampados na Assembleia
Soldados do Exército permitiram que manifestantes jogassem sacolas com alimentos, papel higiênico e água
O general da 6ª Região Militar permitiu a entrega de alimentos e material de higiene para os policiais militares que estão acampados no prédio da Assembleia Legislativa. Segundo oficial de Comunicação, Mário Cunha, a entrega de alimentos foi permitida por conta do avanço das negociações para o fim da greve.
Por volta das 10h, soldados do Exército que fazem o cordão de isolamento em torno do prédio da Assembleia permitiram que manifestantes jogassem sacolas com alimentos, papel higiênico e água.
Três policiais militares que estavam acampados deixaram o prédio, um deles saiu da Assembleia ainda na madrugada. Antes da saída dos PMs, soldados do Exército checaram se havia pedido de prisão expedido em nome deles. Doze mandados de prisão foram expedidos contra PMs envolvidos na greve. Apenas um foi cumprido no último domingo (5).

Tropas do Exército mantém cordão de isolamento em torno do prédio da Assembleia
Wagner fala em acordo
O governador Jaques Wagner disse acreditar que a greve da Polícia Militar na Bahia deve ser encerrada nesta terça-feira (7). Segundo ele, as negociações se estenderam até a madrugada de hoje e uma reunião marcada para esta manhã pode selar o fim do imbróglio. O único impasse para o fim da greve é sobre a anista aos PMs acampados na Assembleia Legislativa da Bahia.
Com a proximidade do carnaval, o governador disse, em entrevista à TV Globo, que tem interesse em resolver o impasse o mais rápido possível. “Não tenho ímpeto de punir os que participaram pacificamente da greve, mas os que participaram de atos contra os cidadãos serão processados”, afirmou. O governador se referiu aos policiais que tomaram ônibus e viaturas.
Wagner reiterou a participação de PMs na onda de crimes na Bahia. O número de homicídios já passou de 100 em Salvador e Região Metropolitana. Sobre o pagamento de gratificações, um dos pedidos dos PMs, o governador admitiu a possibilidade de incorporar o benefício ao soldo dos policiais.
“Nós, ao longo de cinco anos, concedemos 30% de aumento real. E eu tenho limite na folha. As negociações são em torno desse valor, da chamada GAP 4, e eventualmente até da GAP 5, mas evidentemente isso terá que ser partilhado ao longo de 2013, 2014 e até 2015. Se for para pagar alguma coisa imediatamente agora, não há menor espaço, porque eu não tenho espaço fiscal para fazê-lo”, afirmou o governador.
Crianças e mulheres deixam CAB
:: LEIA MAIS »
SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E TRABALHO
PRONATEC
Pragrama Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Cursos Gratuitos com ± 3 meses de duração
Eletricista Industrial Predial de Baixa Tensão 300hs Inicio 5 de março 2012
Mecânico de Manutenção em Maquinas Industrial 300hs Inicio 26 de março de 2012
Carpinteiro de Obras 240hs Inicio 26 de março de 2012
Local do curso: SENAI (Rodovia Ilhéus-Uruçuca Km 3)
Local de Inscrição: CRAs e CREAs e Secretaria de Assistência Social e Trabalho
Inicio das Inscrições dia 17 de Janeiro a 27 de Fevereiro no horário das 8:00 as 14:00horas
A inscrição não implicará em perda de qualquer Beneficio (bolsa família)
Idade de 18 a 59 anos Escolaridade exigida Fundamental Incompleto Turno matutino
Maiores informações: 3634-1975/ 3634-6697
Comida de Boteco vira marca da Vila Juerana
Evento atraiu centenas de pessoas à comunidade da zona norte de Ilhéus
O 2º Festival de Comida de Boteco da Vila Juerana, que teve sua segunda edição realizada no sábado (4), mostrou ser um evento já identificado com a comunidade do litoral norte ilheense. Centenas de pessoas, de Ilhéus e outras cidades do sul da Bahia, participaram do festival, no qual foi servido o melhor da culinária da região e incentivada a cultura do empreendedorismo.O Festival de Comida de Boteco é fruto de uma semente que foi plantada no ano de 2010 pelo Projeto Transformar, desenvolvido em parceria entre o Instituto Aliança e a Bahia Mineração (Bamin). A intenção era identificar um negócio que pudesse ser tocado pelos próprios moradores, permitindo-lhes um meio de aumentar sua renda. Na primeira edição, 31 pessoas da comunidade participaram de um curso de gastronomia, do qual nasceu uma competição para a escolha do melhor prato.
São esses mesmos moradores que continuam acreditando em seu próprio trabalho e na capacidade de produzir e crescer. Neste sábado, distribuídos em 11 barracas padronizadas, os participantes apresentaram um rol de iguarias, como frutos do mar, casquinha de siri e aratu, caldos, tapioca recheada e sarapatel, numa mistura de sabores que agradou o público.“Todos estão muito animados, o festival foi um sucesso e, a partir de agora, se torna uma marca da Vila Juerana”, comemorava ao final do evento a comerciante Anita Alves de Souza, uma das participantes. Entre os responsáveis pela preparação dos quitutes, a satisfação por ter conseguido em um dia mais do que em um mês inteiro de trabalho.
A ideia é que os moradores utilizem as barracas, recebidas em doação, não apenas durante o Festival de Comida de Boteco, mas em outros períodos, principalmente nas épocas e maior fluxo turístico. Além das barracas, o grupo recebeu como incentivo todo o material de sinalização, como faixas, banners, camisas, bonés, cardápios e lixeiras ecológicas.O diretor de Logística da Bamin, Aildo Fonseca, diz que a organização de grupos produtivos, a partir da identificação de vocações existentes nas comunidades, constitui a tônica da ação social apoiada pela empresa. “Tem sido muito gratificante para nós ver os moradores tanto da Juerana como de outras comunidades de Ilhéus revelarem seus talentos e descobrirem novas formas de gerar renda para suas famílias”, destaca Fonseca.
ESPORTE – Como na primeira edição, o Festival de Comida de Boteco teve uma parte dedicada ao futebol. Oito equipes amadoras participaram de um torneio, que teve a final disputada pelos times Juerana Azul x Porto Futebol Clube. A Juerana venceu pelo placar de 4 x 3 e foi a campeã.
Reinaugurada em Ilhéus a unidade da Unicoba Indústria e Comércio Ltda
O prefeito Newton Lima prestigiou nesta última segunda-feira (6) a reinauguração da unidade fabril da Unicoba Indústria e Comércio Ltda, que se encontra instalada há 16 anos no Distrito Industrial de Ilhéus. As instalações da empresa, que fabrica ou comercializa aparelhos de GPS, equipamentos de rede, fontes para notebooks e receptores de TV Digital, foram totalmente destruídas por um incêndio em novembro de 2010. Com as obras de reconstrução, que foram realizadas de março a novembro do ano passado, envolvendo investimentos de R$ 3 milhões, a Unicoba pretende ampliar o seu quadro de funcionários e triplicar a sua capacidade operacional.
Para Newton Lima, a reconstrução da Unicoba é uma prova inequívoca da confiança de seus dirigentes no futuro do município de Ilhéus, que receberá nos próximos anos diversos projetos de desenvolvimento. “Com o surgimento do Complexo Intermodal Porto Sul, com certeza, o Pólo de Informática será bastante fortalecido. Uma das conseqüências desse novo momento será a criação de novos empregos e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida da nossa população”, enfatizou o chefe do Executivo ilheense. Diante de uma plateia repleta de empresários locais, Newton Lima reafirmou seu compromisso de continuar envidando esforços junto ao Governo do Estado para melhorar a atual infraestrutura do Distrito Industrial de Ilhéus.
Ilhéus aciona o Judiciário para cobrar inadimplentes
A Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Ilhéus está ultimando o levantamento dos inadimplentes de tributos municipais com o objetivo de inscrevê-los na dívida ativa e iniciar os procedimentos para a cobrança judicial. Essa operação conjunta também envolve a Procuradoria Geral do Município, unidade responsável pela elaboração das ações de execuções judiciais dos contribuintes em atraso com o fisco municipal.
Segundo o secretário municipal da Fazenda, Antônio Batista Oliveira, as ações judiciais serão propostas contra os contribuintes inadimplentes de tributos municipais vencidos até o final do ano de 2011. Explica o secretário, que o Município concedeu facilidades para a quitação das dívidas em atraso, porém, como parte dos devedores não procurou o fisco municipal para pagar os tributos em atraso, a Prefeitura utiliza dos recursos legais para receber as dívidas.
Entre os instrumentos legais para promover a regularização dos créditos, a Prefeitura de Ilhéus lançou, por dois anos seguidos (2010 e 2011), o Programa de Recuperação Fiscal (Refis) com o objetivo do programa é promover a regularização de créditos, decorrentes de débitos de contribuintes relativos aos impostos e taxas de competência municipal. “O Refis possibilitava a regularização das dívidas, com a redução de multas e dos juros de mora, facilitando, portanto, o pagamento dos débitos em atraso”, lembrou o secretário.
O não pagamento do IPU pode acarretar uma série de medidas contra o contribuinte inadimplente a exemplo da inscrição no Cadastro Informativo de Créditos da Dívida Ativa (Cadim). O lançamento no Cadastro implica que os devedores, pessoas físicas ou jurídicas (empresas) fiquem impedidas de realizar de operações que envolvam a utilização de recursos públicos, concessão de incentivos fiscais, celebração de convênios, acordos e contratos, dentre outras operações com órgãos públicos. A inadimplência também implica na cobrança e execução judicial.
Características – O IPTU é um imposto que deve ser pago anualmente por quem tem imóvel registrado na prefeitura. Trata-se de um tributo de competência dos municípios que recai sobre a propriedade predial e territorial urbana, tendo como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel.
O IPTU incide em propriedades localizadas na zona urbana dos municípios desde que os imóveis contem com alguns melhoramentos construídos ou mantidos pelo poder público, como meio-fio ou calçamento com canalização de águas pluviais; rede de iluminação pública com ou sem posteamento para distribuição domiciliar e escola primária ou posto de saúde a uma distância máxima de três quilômetros do imóvel considerado.
PEC 300 – FOMOS ATACADOS E ACUSADOS PELO GOV DA BAHIA
Bom dia amigos, fomos atacados e acusados pelo Governador da Bahia de estarmos por trás dos MOVIMENTOS que vem acontecendo nos estados, acredito que agora é sim a hora de irmos às ruas em apoio aos nossos amigos e irmãos da BAHIA, exigindo inclusive se preciso for que ele se retrate quanto as suas declarações.
AMANHÃ ESTAREMOS NA RUA JOÃO TEODORO x AV TIRADENTES NA LUZ AS 10:00, VISTAM SUAS CAMISETAS E VAMOS ABRIR NOSSAS FAIXAS EM APOIO AOS NOSSOS AMIGOS E IRAMÃOS DA BAHIA, NÃO DEIXEM DE COMPARECER.

Polícia amada
De: Érica
Assunto: Polícia amada
Corpo da mensagem:
Apoio a greve da PM : 3 mil pessoas estão realizando um abraço simbólico em toda tropa do Exército
Escrito por Jamesson Araújo
Seg, 06 de Fevereiro de 2012 20:02
POR VALDECK FILHO
Cerca de 3 mil pessoas estão fazendo apoio ao movimento paredista e estão realizando um grande abraço simbólico e cercando toda a tropa do Exército ecoando a música “A PM PAROU”.
Um grande círculo foi formado agora e simboliza todo o amor que os policiais têm pela Polícia Militar a coragem e a resistência a tirania.
O eco neste momento é de “ABAIXO A DITADURA” e “FORA JAQUES WAGNER”.
Até quando iremos esperar o governo dar a sua posição?
População Baiana nós iremos resistir a todo custo.
Cerca de 3 mil pessoas estão fazendo apoio ao movimento paredista e estão realizando um grande abraço simbólico e cercando toda a tropa do Exército ecoando a música “A PM PAROU”.
Um grande círculo foi formado agora e simboliza todo o amor que os policiais têm pela Polícia Militar a coragem e a resistência a tirania.
O eco neste momento é de “ABAIXO A DITADURA” e “FORA JAQUES WAGNER”.
Até quando iremos esperar o governo dar a sua posição ?
População Baiana nós iremos resistir a todo custo.
—
Esta mensagem foi enviada através do formulário de contato do site R2CPRESS | A Letra Fria da Verdade http://www.r2cpress.com.br/v1
BABA DAS ESTRELAS ACONTECEU NA PRAIA DA AVENIDA

O 2º “Baba das Estrelas”, uma iniciativa do mais novo promoter ilheense, Zezinho da Baixa Fria, aconteceu domingo(5) pela manhã na praia da Avenida Soares Lopes (imediações do Ed Santa Clara) reunindo quatro times em dois jogos. No campo 1 o escolhido pelo próprio Zezinho venceu o de Renatinho pelo escore de 3 a 1. No 2 Paulinho Gois goleou por 4 a 0 a equipe selecionada por Djalma Peludo.

Equipes no campo 1: Zezinho: Luciano, Heckel, Zezinho(depois Urubu), Japonês(depois Paulinho Medauar), Galego de Uruçuca, Ze Bispo, Kiko, Fuminho, Paulô, Ivo Babá, e Rodrigo(depois Everaldo Cabeça de Flande) X Renatinho: Sabão, Melgaço, Pio, Luis Mario, Passos, Garrancho, Edson Silva(depois Sena), Cezinha, Alan Carioca, Marconi e Renatinho. Paulinho Gois: Pulga, Vado, Prof. Jorge, Paulinho Gois, Luis Humberto, Ralio, Goleiro Hamilton, Galletti, Gilvan, Almeida e Antonio Lopes X Djalma Peludo: Pedro Paulo, Tabasa, Djalma Peludo, Epaminondas –o popular Pami (depois Stalen), Adauton, Slaibi, Danilo, Zugaibi, Bigo, Galego de Ilhéus e Silmar. O gols no campo 1 foram marcados por Galego de Uruçuca, Paulinho Medauar e Rodrigo para Zezinho, e Marconi para Renatinho. No 2 Goleiro Hamilton(o Dinho) (3) e Almeida.
Ocorrências destacadas no “Baba das Estrelas”
Desfilaram craques do passado como Zé Bispo, Fuminho(parceiro do ceplaqueano Kojack), Ivo Babá entre outros. Foi bom assistir a sadia discussão entre o zagueiro Urubu ao dizer pra Zé Bispo “Maria Preta, acerta o passe, pô!”. E a resposta “Vá tomar no… Joga sua bola Urubu, e fica quieto!”, revivendo o bom futebol ilheense do passado.
Quem também bateu um bolão foi o ex-goleiro Hamilton fazendo 3 gols, mostrando que, continuando em forma, é bom como atacante. Hamilton(o Dinho) para quem não se lembra, já se destacou como um dos grandes goleiros da Bahia, atuando em várias clubes profissionais do Estado.
O beque escolhedor Paulinho Gois continua com notável saldo de vitórias, desempenho confirmado com a deste domingo. Já o outro zagueiro Peludo, continua em baixa, mas afirmou que irá se recuperar.
A Comissão de Observação elegeu como destaques do “Baba”, pelo bom futebol apresentado, o atacante Paulinho Medauar(Campo 1) e o volante Antonio Lopes (Campo 2). Nota: No campo 1, como um dos atletas escolhido por Zezinho não havia chegado até o momento do início da partida, foi improvisado o garoto Rodrigo de 11 anos(neto do lateral direito Everaldo Cabeça de Frande), autor do gol de empate meio a veteraníssimos defensores. Olheiros afirmaram: pinta um futuro craque ilheense.
Obs. Os renomados craques Aldair e Junior Baiano, que foram convidados, não puderam –segundo o promoter– comparecer por motivo de estarem comprometidos na data prevista deste evento. Outra nota é que os esportistas Maninho e Jackson Lima, pelas contribuições respectivamente ao futebol de campo e ao futebol praiano ilheense, seriam homenageados, ficando para uma data oportuna.
Os conhecidos juízes da cidade, Tomé(Campo 1) e Capitão Pasta(Campo 2), fizeram boas arbitragens. Depois dos jogos os atletas foram confraternizar no bar de Zezinho da Baixa Fria na base da peixada de arraia, churrasco e muita cerveja.
—
Heckel Januário





























































