:: ‘Notícias’
CDL / ILHÉUS
Sócios – fundadores da CDL de Ilhéus serão homenageados no Prêmio Mérito Lojista
A CDL completa 40 anos em 2014
Uma estatueta com a réplica da Deusa da Fortuna será a homenagem entregue aos empresários que se destacaram no ano de 2013 (nos mais variados segmentos) no Prêmio Mérito Lojista da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus. As empresas eleitas foram apontadas durante pesquisa realizada com os associados da entidade, nos meses de janeiro e fevereiro deste ano. Os lojistas votam levando em conta um conjunto de ações como qualidade do produto oferecido, preço, serviço, atendimento, promoção, propaganda, inovação, dentre outros itens.
Além dessas homenagens, o evento que já é considerado o maior prêmio empresarial da região sul da Bahia vai homenagear também quatro sócios-fundadores da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus e que ainda possuem empresas ativas na cidade: Joãozito Alves da Silva; José Leite de Souza; Alberto Albagli e Raildo Vieira. “Esta é uma justa e oportuna homenagem sugerida pelo companheiro Jaime Alves dos Santos e imediaamente acolhida por toda a diretoria da CDL. Esses companheiros que participam da história da entidade há 40 anos, ou seja, desde a fundação não podem ser esquecidos. Estamos muito felizes e certamente eles também ficarão”, disse Paulo Ganem, presidente da CDL de Ilhéus.
A festa que será animada pelas cantoras Ju Morais do The Voice Brasil; Laís Marques e Brena Gonçalves, contará com participação de humorista, um buffet de qualidade e muita gente bonita. Será no próximo dia 26 de março, no Centro de Convenções de Ilhéus, às 19h.
DEUSA DA FORTUNA
A Deusa da Fortuna, segundo a história, é a deusa Romana da Esperança e da Sorte, (seja ela boa ou má). É representada com uma cornucópia em sua mão, um timão, uma roda e normalmente cega ou vendada por algo. A cornucópia simbolizava sua distribuição de bens e prosperidade aos homens. A Deusa possuía todos os bens que os homens desejavam – honra, riqueza, glória e poder, mas para conquistá-los era necessário que estes homens tivessem virtudes e qualidades. A estatueta a ser entregue no Mérito Lojista simboliza a Deusa da Fortuna que é considerada o “Oscar do Comércio” porque tem peso de ouro para o ganhador, representando o elo entre fornecedor e o varejo na manutenção da qualidade de produtos e serviços.
Nota de Pesar
ADUSC lamenta o falecimento da professora Marlene Dantas
A notícia do falecimento da professora Marlene Dantas foi recebida com muita tristeza pela diretoria da ADUSC, nesta manhã. Homenageada no ultimo dia 8 de março como exemplo de “Mulher de Luta” (veja aqui), tanto em defesa da categoria docente, como também da educação pública em seus diversos âmbitos e demais lutas sociais, Marlene teve participação ativa na criação e construção ADUSC. Ela era docente do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) da UESC.
Falecida esta manhã em São Paulo, seu corpo será cremado na capital paulistana. O desejo da professora Marlene era que suas cinzas fossem lançadas na UESC, reafirmando sua relação com a permacultura e com a Universidade Pública.
Leia abaixo a nota de pesar da Diretoria da ADUSC:
NOTA DE PESAR
É com grande tristeza que comunicamos o falecimento da companheira Marlene Dantas, ocorrido na manhã de hoje.
Marlene participou ativamente da construção do Movimento Docente, em especial na UESC, onde ocupou o cargo de tesouraria na primeira gestão da ADUSC, em 1994, e posteriormente em 2007 e 2011.
Sua presença foi marcante em todas as lutas dos trabalhadores, às quais imprimiu uma marca indelével de compromisso radical com a democracia e por isso será sempre lembrada. Na luta contra a doença, foi exemplo para colegas e amigos, pois sua alegria e serenidade permaneceram até o ultimo momento.
A Diretoria da ADUSC expressa o seu profundo sentimento de pesar aos familiares, amigos e companheiros de luta. Luz eternamente!
Ilhéus, 12 de março de 2014
Diretoria da ADUSC
JORGE VIEIRA / CEPLAC EM 30 ARTIGOS (VI)
REALIZAÇÕES E HISTÓRIA DA CEPLAC – 1957-2014
1985 – F I M D O P R O C A C A U
Estamos há quatro meses para terminar o maior e mais importante programa da CEPLAC. Diga-se de passagem, um dos grandes programas no setor agrícola brasileiro neste último decênio.
Aqui e acolá, alguns produtores, ainda sob a influência deste plano, plantam ou renovam cacauais. Na verdade, são poucos, comparados com aquela fase áurea, de entusiasmo e de condições econômicas e assistenciais favoráveis.
Durante todo o período, existiram os momentos de euforia, de apoio geral, de produtores, instituições e governo, de adeptos às práticas agrícolas e, consequentemente, um crescimento das áreas plantadas e renovadas; depois, os primeiros embates, as preocupações com as tendências dos preços internacionais, os questionamentos sobre a expansão na Amazônia, os insucessos, poucos, mas existentes, e a queda do ritmo e dedicação às atividades do plano.
A produtividade técnica decresceu, devido à escassez de recursos financeiros, dos elevados custos dos insumos, da queda dos preços e, porque não, da acomodação a um Plano, que foi no princípio, uma “Bandeira”, uma diretriz, um exemplo para o planejamento de instituições agrícolas. Foram, mais os fatores externos, os causadores deste declínio de “performance”, que os propósitos da instituição.
Apesar de tudo, foram plantados 232.804 hectares e renovados 40.615 hectares até dezembro de 1984; resta ainda, conferir os dados das atividades, neste ano tumultuado e carente de tudo, principalmente de recursos financeiros e seu custo.
E o Brasil, saltou de 234.000 toneladas (1976) de produção para 366.000 toneladas (1984/85), com expectativa de 500.000 toneladas em 1990, quando todas as áreas plantadas, neste período, estiverem produzindo. Apesar de todos os contratempos, as avaliações técnicas indicam um sucesso do programa e a oferta de benefícios para toda a economia do cacau.
NOTÍCIAS DA AVEP
COMUNICADO
A diretoria da Associação dos Veteranos de Esporte Praiano –Avep vem através deste site comunicar aos associados que a volta de suas atividades referente a Programação 2014 de “babas de praia” ocorrerá dia 16.03.2014
Atenciosamente
Jackson Lima
Presidente
Associação Comercial e Empresarial de Itabuna – ACI
NOTA DE PESAR
É com profundo pesar que a Associação Comercial e Empresarial de Itabuna – ACI, presidida pelo empresário Luiz Ribeiro, lamenta o falecimento do senhor Manoel Fortunato Leite, pai do prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, ocorrido na noite desta segunda-feira (10), em São Paulo.
Em nome dos funcionários e associados, nós solidarizamos com a família enlutada e rogamos a Deus que dê conforto e paz ao coração de seus parentes e amigos.
Projeto de Lei dispõe sobre a Política de Mobilidade e Acessibilidade de Pessoas Portadoras de Deficiência, no Município de Ilhéus.

Vereador Cosme Araújo.
O vereador ilheense Cosme Araújo (PDT), já trabalha na elaboração de um Projeto de Lei consistente e abrangente que cria no Município de Ilhéus, o Programa de Políticas Públicas de Mobilidade e Acessibilidade das Pessoas Portadoras de Deficiência, objetivando a inclusão social da pessoa portadora de deficiência, de forma que todo cidadão, independentemente de suas limitações motoras, sensoriais ou mentais, conforme o disposto no artigo 5º do decreto federal 5.296 de 2 de dezembro de 2004, possa usufruir, com segurança, seguridade e conforto, de todos os meios.
Para o propositor, entende-se como suporte da mobilidade das pessoas portadoras de deficiência o corpo humano, auxiliado ou não por elementos específicos para seu deslocamento. Entende-se como pessoa portadora de deficiência aquelas definida na legislação federal específica, complementada pela legislação municipal.
Legislação – Conforme disposto na Lei 10.048 de 8 de novembro de 2000, e 10.098 de 19 de dezembro de 2000, regulamentadas pelo Decreto 5.296 de 2 de dezembro de 2004, o Programa Nacional de Acessibilidade, deve-se buscar a integração e a cooperação com o Estados, e Municípios para a elaboração de estudos, diagnósticos e situação arquitetônica, urbanística, de transporte, comunicação e informação, visando a promoção e a normatização que busque o desenvolvimento urbano, com projetos de revitalização, recuperação ou reabilitação arquitetônica, com a necessária inclusão de ações destinadas à eliminação de barreiras arquitetônicas e urbanísticas, nos transportes e na comunicação.
“Este projeto para a cidade de Ilhéus, busca a inclusão de todas as pessoas, permitindo, ainda, a utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida”, orienta o autor do projeto, Vereador Cosme Araújo.
—
Assessoria.
Santa Casa de Itabuna se prepara para celebrar o Dia Mundial do Rim
Para celebrar o Dia Mundial do Rim, comemorado na quinta-feira, 13 de Março, o Serviço de Diálise e Transplante Renal da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI) adere a campanha anual da Socidedade Internacional de Nefrologia e da Federação Internacional de Fundações do Rim, com o objetivo de conscientizar e alertar a população sobre a importância da prevenção da doença renal, que já é considerada uma epidemia silenciosa.
Esta Campanha 2014 que está relacionada a importância dos cuidados com os rins frente ao envelhecimento: “1 em 10. O Rim envelhece, assim como nós”, terá como ponto alto o dia 13 de Março, na área externa do Hospital Calixto Midlej Filho (HCMF), com ações de prevenção da doença renal. Já nos dias 11, 18 e 25, sempre no período da manhã, as ações serão no Ambulatório do Hospital Manoel Novaes, voltadas para os pacientes que realizaram transplante renal, com o objetivo de aumentar a sobrevida do enxerto renal, mobilizar a comunidade local sobre os cuidados com os rins e a importância da doação de órgãos.
CLUPESIL / CAMPEONATO INDIVIDUAL 2014
O Clube de Pesca de Ilhéus realizou hoje, na praia do sul, nas imediações da AABANEB a 1ª etapa do Campeonato individual de Pesca, edição 2014.
Aproximadamente 50 atletas disputaram a etapa.
Carlos Mascarenhas – a quem o CLUPESIL agradece penhoradamente – documentou, fotograficamente, o evento.
Valeu, Masca!
As FOTOS – by Mascarenhas – você confere no link abaixo:
Agrissênior Notícias – Nº 466 – 12 de março de 2014
PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE ONDE ESTÃO AS 4 SETINHAS (LADO DIREITO).
Hans Schaeppi em H O T E L A R I A E T U R I S M O
por Hans Schaeppi

Hans Schaeppi
O PORTO DE ILHÉUS É NOSSO!
Não sei se todos os ilheenses já sabem, mas o nosso Porto de Ilhéus está previsto para ser vendido, leiloado, pregoado ou concedido a terceiros, ainda neste semestre. Creio que não é justo, o governo da Bahia deixar de administrar um porto que durante muitos anos gerou a maior receita à Codeba, e quando o cacau detinha o segundo lugar na pauta de exportação do Brasil, ajudou a Bahia e até outros estados a crescer. Lembrando ainda que o nosso Porto tem história. Lembrar a luta de Demostinho e do povo de Ilhéus para que ele fosse construído. Creio que deveríamos fazer um movimento junto ao governador Jaques Wagner e ao Ministro dos Transportes, o baiano Cesar Borges, lembrando que o Porto de Ilhéus é nosso! O início desse movimento deverá caber ao Prefeito, Câmara de Vereadores, Associação Comercial de Ilhéus e outras entidades representativas de nossa cidade.
O PORTO DE ILHÉUS É NOSSO! – 2
Se não for possível vencer essa batalha, pelo menos que se exija que no Edital de Licitação, conste a obrigatoriedade de manter o nome de Porto de Ilhéus. Será uma maneira do mesmo voltar a divulgar o nome Ilhéus pelo mundo.
PONTE ILHÉUS-PONTAL
Outra coisa que pouca gente sabe, é que a construtora da Ponte Ilhéus-Pontal está impedida de iniciar a construção da fundação dos pilares da ponte. Mais uma vez, é aquela mesma entidade que vem atrasando o crescimento do país, que exige a contratação de uma empresa para verificar se existe no fundo da baía, algum caramujo em extinção. Foi assim que ela atrasou em quatro anos a dragagem do porto e mais três meses depois de assinado o contrato. Esperamos que dessa vez a demora seja menor.
PERDI UM AMIGO
NOMEAÇÃO E ASSUNÇÃO DE COMANDO
O MAJ BM JOELSON RESENDE GONDIM, após 25 anos servindo a Sociedade Ilheense e região, sendo 15 anos no 2º Batalhão da Polícia Militar na atividade de Policiamento, e 10 anos no 5º Grupamento de Bombeiros na atividade de Prevenção e Combate a Incêndio, foi nomeado pelo Exmº Sr. Governador do Estado da Bahia através do Diário Oficial do Estado de 14/02/14, como o novo Comandante do 11ª Grupamento de Bombeiros com sede no município de ITABERABA, que cobre a área abrangendo a Chapada Diamantina e região. A solenidade de passagem de Comando será no dia 13/03/14 na cidade Lençóis, com as presenças do Ilmº Sr CEL PM Carlos Sebastião de Oliveira Eleutério Filho , SUB Comandante Geral da PM e do Ilmº Sr. CEL BM André Bonfim Dias da Silva, CMT de Operações de Bombeiros do Interior.


























































