:: ‘Notícias’
CLUPESIL – CLUBE DE PESCA DE ILHÉUS

1ª ETAPA
CAMPEONATO INDIVIDUAL 2014
LOCAL: CABANA DE MIGUEL (PRAIA DO SUL)
DATA: 09.03.2014
PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE ONDE ESTÃO AS 4 SETINHAS (LADO DIREITO).
Adab implanta modelo de gerenciamento das atividades técnicas
“Vamos quebrar paradigmas internos de gestão da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) em 2014”, disse o diretor geral Paulo Emílio Torres, ao apresentar o modelo de gerenciamento das atividades técnicas, na manhã de ontem (12), em Feira de Santana. A autarquia vinculada à Secretaria de Agricultura reuniu todos os diretores, coordenadores de programas e coordenadores regionais para estabelecer as metas, procedimentos internos e soluções administrativas para 2014.
“O objetivo é melhorar todo sistema administrativo e operacional da Adab não só para quem está na sede, mas também para o servidor que está no interior. Essa é uma ação continuada e irá beneficiar também o produtor com a melhora na execução da atividade de defesa agropecuária”, explicou a assessora de planejamento estratégico, Maria Tereza Mascarenhas, lembrando que os indicadores e metas da Adab dependem dos líderes, no caso, dos coordenadores e gerentes distribuídos entre as 15 Coordenadorias Regionais, 71 Gerências Locais e 346 Postos Avançados, cobrindo os 417 municípios da Bahia.
O diretor Administrativo e Financeiro, Adolfo Cavalcante, orientou os presentes sobre os novos procedimentos internos que embasam a atividade técnica para o ano de 2014. “Temos que promover a melhoria dos procedimentos administrativos e financeiros para a excelência da defesa agropecuária”, completou. Durante o turno da tarde outros assuntos foram discutidos como o sistema de aquisição de combustível, execução orçamentária e a otimização de recursos financeiros e materiais.
O diretor geral Paulo Emílio Torres encerrou o evento afirmando que a Agência está de fase de mudança diante dos recém-completados 15 anos de criação. Torres disse que o modelo de gestão será um divisor de águas, pois a Adab vai apresentar para a sociedade dados ainda mais fidedignos e completos das atividades de defesa animal, vegetal e de inspeção de produtos agropecuários”.
Ascom Adab, 13/03/2014
Itabuna / Festa de São José
PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE ONDE ESTÃO AS 4 SETINHAS (LADO DIREITO).
PT intensifica diálogo sobre eleição com a sociedade e elege mais três coordenações territoriais
O Diretório Estadual do PT realiza reunião neste final de semana com presidentes municipais e membros dos diretórios territoriais Extremo Sul, Costa do Descobrimento e Médios Rios de Contas, respectivamente em Teixeira de Freitas sexta (14) e Jequié (sábado,15)
Os encontros, que contam com a participação de prefeitos, vices e vereadores, são para discutir conjuntura, as eleições 2014 e eleger as coordenações dos territórios. Em Teixeira de Freitas a reunião será às 19h, na rua Massanori Nagão, 64, e em Jequié no sábado, às 17h, na rua Bertino Passos,150.
O presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação, afirma que “o objetivo é o estreitamento das relações entre a direção estadual, municipais e base filiada, além da mobilização e debate para as próximas eleições envolvendo também os movimentos sociais e a sociedade civil.”
Caravana
A caravana do Programa de Governo Participativo liderada pelo pré-candidato ao governo do estado Rui Costa (PT), ao senado Otto Alencar (PSD) e partidos aliados, se reúne neste sábado (15) em Teixeira de Freitas com a população dos territórios Extremo Sul e Costa do Descobrimento. O encontro será às 9h no Cenarium Eventos, Av. das Nações Unidas, 313, no bairro Monte Cristo.
No domingo (16) a caravana dialoga com a população dos territórios Médios Rio de Contas e Jiquiriçá. O encontro será em Jequié às 9h, no Centro de Evangelização e Unidade (CEU), na Avenida César Borges, bairro São Judas Tadeu.
Já foram realizadas plenárias nas macrorregiões de Feira de Santana, Serrinha, Vitória da Conquista, Guanambi, Itabuna, Santo Antônio de Jesus e Juazeiro. As caravanas seguem percorrendo o interior baiano até o final deste mês.
Marival Guedes – Assessoria de Comunicação 71-9958-8907
Tenda Teatro Popular de Ilhéus
Teodorico Majestade em cartaz todas as sextas na Tenda TPI
A comédia Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito estará em cartaz todas as sextas-feiras do mês de março, na Tenda Teatro Popular de Ilhéus (TPI). A partir de amanhã (14), quem ainda não assistiu à sátira em cordel tem a oportunidade de conferir um dos espetáculos históricos do TPI, no espaço cultural montado na Avenida Soares Lopes. As sessões começam às 20 horas e as entradas custam R$ 20 e R$ 10 para estudantes, idosos e sócios do Cartão TPI. A classificação indicativa é 14 anos.
Há sete anos em cartaz, Teodorico Majestade segue mostrando o lado ridículo da política corrupta e incentivando o povo a exercer seus direitos de cidadão. A montagem já foi apresentada em várias cidades da Bahia, incluindo a capital, além de Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Alagoas. “Por onde passamos, alguém diz que Teodorico se parece com algum político local. Infelizmente, ele representa um modelo negativo, comum em nosso país, e que devemos lutar para virar exceção”, disse o autor e diretor Romualdo Lisboa.
O espetáculo foi montado a partir de pesquisas sobre a literatura de cordel, xilogravura e cancioneiro nordestino. Teodorico surgiu como protesto à série de escândalos políticos que aconteceu em Ilhéus no ano de 2006, mas continua atual. Assim, a história se passa na fictícia Ilha Bela, onde o prefeito desonesto, boca-suja e beberrão se vê abandonado pelos seus comparsas. Acuado em seu gabinete, ele tenta negociar com o povo, que pede sua cassação imediata.
Mangues baianos ganham um milhão de caranguejos neste final de semana
Os mangues baianos terão mais vida a partir deste final de semana. Nos dias 14 e 15/03 (sexta e sábado) a Bahia Pesca, vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), distribuirá na Ilha dos Frades e na comunidade de Acupe, em Santo Amaro da Purificação, um milhão de megalopas (filhotes) de caranguejos. A Ilha dos Frades ficará com 40% do total, enquanto que o restante será colocado no meio ambiente de Santo Amaro. A ação faz parte do Programa Integrado de Manejo e Gerenciamento do Caranguejo-Uçá (Puçá), realizado pela Bahia Pesca.
Os animais foram criados em laboratórios da Bahia Pesca, na Fazenda Oruabo, onde passaram cerca de duas semanas em tanques com temperatura e salinidade da água monitorada. A boa adaptação permitiu que os crustáceos evoluíssem para a fase atual, chamada de megalopas, quando estão prontos para serem colocados na natureza.
“A distribuição das megalopas será acompanhada por um trabalho de educação ambiental, realizada pela Fundação Baía Azul, com as comunidades que vivem no entorno dos mangues onde deixaremos os animais. A ação é uma vitória para a comunidade, que no futuro poderá colher os frutos de um mangue cheio de vida, e para o meio-ambiente, já que os mangues são verdadeiras incubadoras de diversas espécies importantíssimas para o meio ambiente”, explica o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto.
Passo-a-passo
O processo de produção dos caranguejos em cativeiro começa com a captura de fêmeas ovadas (“grávidas”) da espécie. Estes animais são colhidos preferencialmente no mesmo habitat em que as megalopas serão distribuídas no futuro. Os animais são alimentados com peixe e camarão até a eclosão dos ovos. É neste momento que “nasce”, em forma de larva, a iguaria tão apreciada por baianos e turistas. As larvas então são colocadas em tanques onde se alimentam de microalgas e microcrustáceos e vão se desenvolvendo até atingirem o estado de megalopas.
LBV / Entrega de kits pedagógico a crianças e adolescentes de Itabuna
A Legião da Boa Vontade (LBV) entregará na próxima sexta-feira (14), os kits de materiais pedagógicos arrecadados por meio da Campanha Criança Nota 10 — Proteger a infância é acreditar no futuro!. Em Itabuna, serão distribuídos 170 kits, compostos por mochila, cadernos, jogo pedagógico, dicionários de português e de inglês, lápis, borrachas, entre outros itens.

Os beneficiados são crianças e adolescentes de 6 a 17 anos que participam dos programas Criança: Futuro no Presente! e Jovem: Futuro no Presente!, promovidos no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV.
O principal objetivo da campanha, realizada anualmente, é garantir a manutenção do trabalho diário da LBV em benefício de crianças e adolescentes de famílias em situação de vulnerabilidade social. Para isso, a Instituição promove programas e projetos socioeducacionais que valorizam o protagonismo infanto-juvenil.
Neste ano, as mochilas e materiais pedagógicos trazem as cores da Bandeira Nacional, e as capas dos cadernos foram desenhadas por crianças e adolescentes, atendidos, selecionadas em concurso com o tema: “‘Futebol da Caridade’ na Copa do Mundo no Brasil”.
Serviço:
Entrega de kits pedagógicos da campanha Criança Nota 10! a crianças e adolescentes atendidos pela LBV em Itabuna.
Data/Horário: Sexta-feira, 14 de março às 9 horas.
Local: Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, localizado na Rua Gileno Amado, 135 — Caixa D’Água. Informações: (73) 3212-6242.
1 ano com Francisco
*Lidice Meyer Pinto Ribeiro
13 de março de 2014. Há um ano atrás, o mundo vivia uma espera tensa e uma expectativa imensa contemplando uma pequena chaminé na Capela Sistina. Dias chuvosos antecederam a escolha daquele que viria a ser o primeiro papa não europeu e o primeiro jesuíta a assumir o trono de Pedro no Vaticano. Foi assim que, numa atmosfera de alterações climáticas, naquela noite o cardeal argentino Jorge Mário Bergoglio foi anunciado como o próximo Papa. Ao tomar posse, em 07 de abril do mesmo ano, o Papa assumiu o nome de Francisco, um reformador da igreja primitiva, com a missão de reformar uma igreja manchada pela corrupção, por escândalos e com uma grande evasão de fiéis.
A sua origem latino-americana logo se fez notar pela sua forma peculiar de se dirigir ao povo e de conduzir sua vida e a vida no vaticano. O primeiro papa em 13 séculos com origem do outro lado do Atlântico traz consigo a vivencia de mudanças de sistemas de governo e de revoluções, do choro das mães da praça de maio e da luta dos teólogos da libertação. Sendo o primeiro papa jesuíta, apesar de seu “jeito” franciscano de vida sem pompas ou regalias, Francisco resgatou a missão de educação originária de sua ordem religiosa, aproximando-se dos ouvintes com um diálogo franco e didático. Nas palavras do Arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Scherer: “Francisco tem clareza sobre sua missão mais urgente, na condição de sucessor de Pedro: restituir ao povo católico a alegria do Evangelho, a identificação com a própria Igreja e o senso de pertença a ela.”
Tendo o passado jesuítico em nossa terra deixado um legado tão dúbio quanto aos seus resultados, desprezando as religiões indígenas e africanas, o jesuíta Francisco vem de certa forma resgatar a imagem desta Ordem no Brasil através de sua postura de abertura de diálogo com as demais crenças e religiosidades. No seu próprio dizer: “é importante intensificar o diálogo entre as várias religiões”. E assim, a Jornada Mundial da Juventude foi o palco de aproximações com evangélicos e religiões afro-brasileiras. Da mesma forma, alguns meses depois se posicionou aberto ao diálogo com os seguidores do Islão.
Um papa popular, coerente em palavras e ações, adotou uma postura conciliadora demonstrando abertura para com os homossexuais e divorciados bem como pela maior participação de mulheres e leigos na liderança eclesiástica. Francisco é equilibrado em suas ações de reformador. Não tenciona mudar dogmas centrados na Bíblia, mas sim alterar dogmas da tradição católica, a começar pela própria infabilidade papal, referindo-se a si mesmo como Bispo de Roma, irmão dos demais.
Ainda é cedo para cobrar a grande reforma da Igreja anunciada em sua posse há um ano, mas já podemos ver os resultados do apelo feito no mesmo dia, para que os católicos não praticantes se voltassem para Deus. Figura carismática, auxiliado pela mídia, tem atraído não só católicos afastados como oriundos de outros credos.
Um papa que em suas próprias palavras vinha “quase do fim do mundo”, “não queria ser papa”, mas que, ao observar a ausência de envolvimento da Igreja nos problemas sociais afirmou: “não partilho dessa visão e farei tudo para a mudar”. Assim, se já presenciamos tantas mudanças em apenas 366 dias, muitas ainda se anunciam para o futuro.
*Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Docente do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião da Universidade Presbiteriana Mackenzie, coordenadora da Pós Graduação Lato Sensu do Centro de Educação, Filosofia e Teologia.
Prefeitura de Canavieiras
Canavieiras vai festejar São Jorge
Promovido tradicionalmente pelo Sindicato dos Carregadores e Arrumadores de Canavieiras, os festejos a São Jorge, padroeiro da categoria, será realizado no dia 23 de abril próximo. A homenagem ao Santo atrai a presença dos carregadores e arrumadores e de católicos devotos a São Jorge moradores dos diversos bairros da cidade.
Segundo o organizador dos festejos, Edmundo Souza (Seiga), a programação em homenagem a São Jorge prevê a celebração, às 19 horas, de uma Santa Missa solene na Igreja de São Sebastião, celebrada pelo Padre Euvaldo, vigário da Paróquia de São Boaventura. Logo após a benção final, os fiéis saem em procissão com a imagem do Santo por diversas ruas da cidade.
As festividades a São Jorge também serão animadas pela Filarmônica 2 de Janeiro e um coral. Para abrilhantar o evento, a comissão organizadora conta com o apoio do Município, de empresas do comércio e o sorteio de um fogão de seis bocas. Os bilhetes podem ser adquiridos com Seiga ou na empresa Esteves Imóveis, pelo preço de R$ 5,00.
Durante 13 anos os festejos a São Jorge deixaram de ser realizados, e foram resgatados há três anos, assim que Seiga retornou do Rio de Janeiro (cidade onde morava) para Canavieiras. “Esta é uma festa com grande tradição e não pode deixar de ser promovida, pelo valor histórico-cultural que representa para a nossa cidade”, concluiu Seiga.
(WR)
Publicado Decreto que atualiza as Atribuições dos TFFAs.
Vitória da categoria, ganho para o MAPA e benefício para sociedade.
Nesta grande jornada sempre contamos e temos certeza de que continuaremos a contar com parceiros importantes da categoria que tanto no Congresso Nacional, como nos órgãos da Administração, nas instituições afins, dedicaram preciosas e importantes horas de seu trabalho e de seus mandatos em prol das causas dos Técnicos de Fiscalização Federal Agropecuária. Neste momento histórico e especial da categoria jamais poderíamos de deixar de agradecer imensamente a todos eles, e especialmente, aos Parlamentares parceiros da ANTEFFA e dizer que, sem o empenho e a dedicação deles jamais conseguiríamos chegar a esta vitória, tão importante para os TFFA’s, para o Estado e para a sociedade Brasileira.
—
Enviada por José Carlos Silva Santana
Balanço do 2º dia de greve dos agentes federais
Marcha dos Elefantes chama a atenção do Congresso Nacional
Nesta quarta-feira, 12, os agentes federais protestaram na Esplanada dos Ministérios, e conduziram a Marcha dos Elefantes Brancos contra a burocracia e péssima gestão da segurança pública brasileira. A federação nacional dos policiais federais calcula que aproximadamente 700 agentes, escrivães e papiloscopistas estiveram presentes, e acompanharam seis grandes elefantes brancos infláveis, que vieram em caravanas de todo o país.
Apesar de serem a única carreira federal que sofre um congelamento salarial que completa cinco anos, a greve dos agentes federais critica a crise da segurança pública brasileira, e denuncia que péssimos gestores são os grandes responsáveis pelo aumento da violência que aterroriza toda o país. O movimento manteve parte do efetivo trabalhando para não prejudicar a população, e não comprometer os serviços considerados essenciais e ininterruptos.
Segundo Jones Borges Leal, presidente da federação nacional dos policiais federais, “a sociedade exige uma polícia moderna, pois estamos cansados de tanta ineficiência. E a culpa não é do policial, mas sim dos péssimos gestores. É lamentável o governo federal manter um modelo policial burocrático, e sucatear os agentes federais que combatem o crime organizado, a corrupção e o tráfico internacional de drogas e armas, enquanto assistimos na TV o absurdo aumento da criminalidade que ceifa a vida de milhares de inocentes todos os anos”.
Carros de som tocaram a música “o passo do elefantinho”, de Henry Mancini, e os gritos de protesto da multidão chamaram a atenção de vários congressistas, entre deputados federais, senadores e deputados distritais que falaram no evento. O recém-empossado presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara, deputado federal Pauderney Avelino prestigiou o movimento, e apoiou uma Audiência Pública para analisar a crise da Polícia Federal no Congresso Nacional.
Agora à noite, em frente ao Palácio do Planalto, os agentes, escrivães e papiloscopistas federais iniciaram um ato de vigília, em homenagem aos vários policiais mortos em serviço ou envolvidos nos vários casos de suicídio, considerados um reflexo de uma gestão que abandona à própria sorte servidores com doenças psíquicas agravadas pelo estresse do trabalho policial. Todos os elefantes brancos estão alinhados e centenas de velas serão acesas em homenagem aos colegas ausentes.
Amanhã, 13, a greve continua em todo o país, e dirigentes sindicais em todos os estados estarão disponíveis para entrevistas, onde poderão ser relatados os problemas locais dos aeroportos, e maiores fragilidades na segurança pública. Para acesso aos dirigentes sindicais, entre em contato conosco.
—
Assessoria de Comunicação da Federação Nacional dos Policiais Federais:


























































