:: ‘Notícias’
No BLOG DO THAME
12 mil toneladas de cacau de Gana desembarcam no Porto de Ilhéus
A primeira carga de cacau importado em 2014 está sendo desembarcada no Porto de Ilhéus, no Sul da Bahia.
São 12 mil toneladas de amêndoas procedentes de Gana, na África, e trazidas pelo navio Sound Future.
Seis mil toneladas destinam-se à Nestlé, 3 mil à Barry Chalebaut e 3 mil à Cargill, que mantem fábricas processadoras em Ilhéus e Itabuna.
Criticada pelos produtores sul-baianos, a importação é considerada fundamental para manter o parque moageiro em atividade e evitar demissões de trabalhadores.
Tenda TPI segue com programação diversa
A Tenda Teatro Popular de Ilhéus (TPI) continua oferecendo ao público uma programação diversificada ao longo da semana. Às 19 horas desta quarta-feira (15) tem Cine Incidental, em frente ao espaço cultural montado na Avenida Soares Lopes. O espetáculo Casa de Farinha estará em cartaz na Quinta da Dança e a ópera afro-rock 1789, na Sexta do Teatro. No Sábado Sim Verão do dia 18, shows das bandas Exterminator e Kerberus. As atrações começam às 20 horas, com entradas a R$ 20 e R$ 10 para estudantes, idosos e sócios do Cartão TPI, programa de fidelidade da Tenda.
No Cine Incidental, que integra a Quarta do Cinema , os músicos Elielton Cabeça e Pablo Lisboa executam ao vivo efeitos e trilha sonora de filmes mudos de Charles Chaplin. Amanhã, será projetado o curta-metragem Dia de Pagamento, que mostra as confusões do Carlitos ao se dividir entre a vida de pedreiro e seu casamento. A apresentação será gratuita.
Em Casa de Farinha, a Cia. de Dança Sôanne Marry e o Ballet Folclórico IFBA campus Ilhéus mostram o lado alegre dos escravos, apesar das amarguras do cativeiro. Com dança, música, teatro e poesia, são traduzidos sentimentos e sensações. A montagem é inspirada nos livros Farinha, Madeiras e Cabotagem: a capitania de Ilhéus no antigo sistema colonial, do historiador Marcelo Henrique Dias, e Tambores de Angola, de Robson Pinheiro. A direção é de Sôanne Marry.
A ópera afro-rock do Teatro Popular de Ilhéus 1789 é baseada no fato histórico que aconteceu em Ilhéus, no final do século XVIII. Entre 1789 e 1791, os escravos do Engenho de Santana paralisaram suas atividades e redigiram uma carta reivindicando melhores condições de trabalho. Escrito e dirigido por Romualdo Lisboa, o espetáculo dá saltos no tempo e espaço, combinando teatro, música, dança e audiovisual.
O Sábado Sim Verão é fruto da parceria entre o Teatro Popular de Ilhéus e o Coletivo Chocolate Groove. A cada semana, duas bandas independentes da região se revezam no palco, trazendo diferentes gêneros musicais. Os próximos shows são de Dr.Imbira e Mendigos Blues, no dia 25. A classificação indicativa é 14 anos.
E quem estiver interessado nos cursos e oficinas, as inscrições para as turmas do primeiro semestre ainda estão abertas. Há vagas para aulas de bateria e percussão, dança aérea e acrobacia em tecido, violão e guitarra e capoeira. Mais informações pelo telefone (73) 4102-0580 ou no blog teatropopulardeilheus.blogspot.com.br.
Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência do município de Ilhéus
O reconhecimento facilitará a captação de recursos financeiros para realizar obras de contenção de encostas nos altos e nos bairros atingidos.
A Secretaria Nacional de Defesa Civil do governo Federal, órgão vinculado ao Ministério de Integração Nacional, publicou nesta segunda-feira, dia 13, a portaria número 8, que reconhece a situação de emergência pública de Ilhéus, em decorrência das fortes chuvas que atingiram o município nos últimos meses de novembro e dezembro. Isso facilitará a captação de recursos financeiros para realizar obras de contenção de encostas nos altos e nos bairros atingidos.
Segundo o secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Isaac Albagli, o prefeito decretou a situação de emergência com o objetivo de viabilizar o socorro às vítimas e adotar medidas para corrigir os problemas causados com as chuvas.
O titular da pasta lembrou que o intenso volume de águas pluviais provocou deslizamento de terras, colocando em risco de desabamento vários imóveis, em diversos locais da cidade, a exemplo dos altos da Tapera, Belmonte, do Seringal, do Amparo, Santa Inês, do Carvalho, do Basílio, da Esperança, do Centro Social Urbano (CSU) e da Conquista.
Outros locais onde se registraram ocorrências foram as avenidas Ubaitaba, Luiz Gama, Roberto Santos e Itabuna, Vila Queiroz, além das ruas Maria Quitéria, da Horta, Getúlio Dorneles Vargas, do Cano, Francisco Assis, no Conjunto Habitacional Faelba, 2ª Travessa da Princesa Isabel, entre outras localidades.
Secretaria de Comunicação (Secom)
ILHÉUS / Brinquedoteca do CAIC Darcy Ribeiro é novo espaço de socialização do Hernani Sá
A revitalização da Brinquedoteca Monteiro Lobato, da Escola Municipal Darcy Ribeiro – Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) – incluiu pintura e substituição de livros e brinquedos, e foi realizada através da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e a Brasilgás.
Com a reativação da Brinquedoteca Monteiro Lobato, da Escola Municipal Darcy Ribeiro – Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) – os moradores do Hernani Sá, zona sul de Ilhéus, ganharam mais um espaço de socialização, uma vez que não apenas os estudantes da unidade, mas também as crianças da comunidade poderão usufruir dos serviços prestados. A visitação dos menores que não estudam no CAIC será combinada entre a direção e a Associação de Moradores do Bairro, que deve formar grupos interessados.
Prefeitura de Canavieiras
Canavieiras vai construir Creas e oito novas salas de aula
A Prefeitura de Canavieiras vai iniciar a construção de um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), sete salas de aula e um colégio. As duas licitações, na modalidade Pregão Presencial, foram realizadas na manhã de quinta-feira (9), vencidas pela empresa Interbahia Construções E Edificações Ltda-ME.
As duas licitações foram realizadas pelo critério de menor preço global e obra do Creas terá um custo de R$ 282.275,57, enquanto a construção das sete salas de aula e da escola é de R$ 215.515,90. A licitação das salas de aula contou com a presença dos vereadores Adenilson Mendes da Silva (Deni), João Moreira Alves, Cleuzenide Fonseca Costa (Nide), o que demonstra a transparência dos processos licitatórios.
:: LEIA MAIS »
Abrigo de Ilhéus tem nova diretoria e reforça parceria com a Prefeitura
A posse foi prestigiada pelo prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, e pelo secretário de Desenvolvimento Social, Jamil Ocké. Antes da solenidade, uma missa foi celebrada na Capela de São Vicente.
A nova diretoria do Abrigo São Vicente de Paulo de Ilhéus, eleita para o triênio 2014-2016, tomou posse no sábado, dia 11, às 17 horas, tendo como novo presidente o servidor público e radialista Yolando de Souza. A solenidade, realizada na sede da entidade, situada na Avenida Brasil, Bairro da Conquista, foi presidida pelo bispo diocesano Dom Mauro Montangnolli e contou com a presença do prefeito Jabes Ribeiro, do secretário de Desenvolvimento Social, Jamil Ocké, da provincial da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, Margarida Lima, do vereador Luiz Carlos Escuta, entre outras autoridades.
Ilheenses e turistas prestigiaram a Festa da Puxada do Mastro de São Sebastião
A festa teve início na quinta-feira, dia 9, com os festejos religiosos e foi encerrada no domingo, dia 12, com alvorada, caminhada dos machadeiros e apresentação de bandas regionais.
Ilheenses e turistas prestigiaram neste último final de semana (dias 11 e 12) a tradicional Puxada do Mastro de São Sebastião, festa promovida todos os anos pela Associação dos Machadeiros de Olivença, com apoio da Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Turismo (Setur). Com grande presença de turistas, um dos pontos altos do evento aconteceu na tarde de domingo, dia 12, na Praça Cláudio Magalhães, com a chegada do mastro que, concluindo oficialmente a festa, substituirá o anterior no próximo dia 19. Ao longo do final de semana, o evento foi prestigiado por diversas autoridades, empresários e lideranças comunitárias do município, como o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro.
O secretário de Turismo, Alcides Kruschewsky, lembra que a Puxada do Mastro teve início na quinta-feira, dia 9, com os festejos religiosos, incluindo uma grande procissão e missas na Igreja Nossa Senhora da Escada. No sábado, dia 11, foram iniciadas as comemorações profanas com a participação de um mini-trio e três bandas regionais, que animaram a festa das 21 horas até a meia-noite. No domingo, dia 12, a programação foi aberta às 6 horas por uma alvorada, seguida da caminhada dos machadeiros para a mata, por volta das 7 horas. Lá, entre outros rituais, os participantes escolheram e cortaram o novo mastro, efetuando, na sequência, o replantio. Após uma feijoada, os machadeiros iniciaram às 14 horas a caminhada de cinco quilômetros até a Praça Claúdio Magalhães, que, mais uma vez, foi animada por bandas regionais até a meia-noite.
A Puxada do Mastro de São Sebastião teve início no século XVIII, misturando elementos da espiritualidade medieval e religiosidade cabocla. Até hoje ela revela pontos confluentes dessas culturas, na penitência e no clamor aos santos contra todos aos males que atingem a humanidade. Tanto que o principal símbolo da festa, o mastro, é usado pela Igreja Católica para manter dependuradas bandeiras de santos, o que também era utilizado por pagãos na consagração dos seus espaços.
Secretaria de Comunicação (Secom)
Obras de dragagem vão aumentar competitividade do Porto de Ilhéus
Com a intervenção, que representa um investimento de R$ 3,442 milhões, o canal de acesso ao porto, que atualmente é de 8,20 metros, voltará para a sua profundidade original de 10 metros, permitindo a capacidade maior de operação de cargas.

Assinatura da Ordem de Serviço de Dragagem no Porto de Ilhéus – Foto Alfredo Filho (Secom) 13.01.14.
Ilhéus será contemplada com mais uma importante obra que vai gerar um impacto positivo na economia local e no desenvolvimento regional. Na manhã desta segunda-feira, dia 13, na sala de reuniões do Palácio Paranaguá, o prefeito Jabes Ribeiro, o vice-governador do Estado e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, e o Presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), José Muniz Rebouças, assinaram ordem de serviço para o inicio da obra de dragagem do Porto de Ilhéus. Com a intervenção, que representa um investimento de R$ 3,442 milhões, o canal de acesso ao porto, que atualmente é de 8,20 metros de calado, voltará para a sua profundidade original de 10 metros, permitindo a atracação de navios com capacidade maior de operação de cargas.
Conforme ressaltou o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, esta é mais uma obra que irá potencializar a economia do município e região. O gestor ressaltou que já estão assegurados para Ilhéus cerca de R$ 400 milhões, a serem aplicados nos próximos três anos em obras importantes como a reforma da Central de Abastecimento do Malhado, intervenções nos morros e em urbanização das ruas, Porto Sul, novo Hospital Regional, e a ponte para a zona sul, que já está em andamento. “Está na hora de a gente ver a cidade com mais otimismo, há uma expectativa importante sobre o desenvolvimento de Ilhéus”, frisou. Na ocasião, o prefeito anunciou a criação do Porto da Artes, nos barracões da Codeba ao lado do Terminal Pesqueiro. Segundo Jabes Ribeiro, o espaço será voltado para estimular a produção artística, cultural e turística do município.
No BLOG DO GUSMÃO

A senhora Thereza Alves de Souza morreu aos 79 anos na madrugada desta segunda-feira (10), no Hospital Regional de Ilhéus. Therezão, como era mais conhecida, sofreu um infarto na última terça-feira (07) e desde então estava internada na Unidade de Tratamento Intensivo.
Ela foi candidata a vereadora na eleição passada. Era servidora pública aposentada da Prefeitura de Ilhéus, onde trabalhou por 40 anos, em diversos cargos.
Terezão era muito querida e conhecida em toda cidade, inclusive por seu comportamento “temperado”. Não levava desaforo para casa, especialmente quando o prefeito da vez atrasava seu salário. Fazia barulho no Paranaguá, só deixava o palácio com o pagamento garantido.
http://www.blogdogusmao.com.br/v1/2014/01/13/ilheus-morre-therez/
Prefeitura de Canavieiras
Tradição de mais de 150 anos é mantida com Levada do Mastro de São Sebastião
A população de Canavieiras manteve o sucesso da tradição com a Levada do Mastro de São Sebastião, realizada neste sábado, a partir das 20 horas, com a saída do Cais do Porto, no Sítio Histórico. Até chegar à Praça da Capelinha, o cortejo com o Mastro, ou “Pau de Bastião”, como é carinhosamente chamado, percorreu as principais ruas da cidade, com muita alegria.
À frente do cortejo, o Estandarte com a foto de São Sebastião, seguido das autoridades e as Filarmônicas Lyra do Commercio e 2 de janeiro, que animavam os participantes e apreciadores em todo o percurso com dobrados e outros estilos musicais. Logo atrás, grande parte da população e o Mastro de São Sebastião, levado nos braços dos “carregadores”.
Codeba contrata obras para o Porto de Ilhéus

O contrato para a dragagem do Porto de Ilhéus vai ser assinado nesta segunda-feira (13), às 10h, em solenidade presidida pelo vice-governador e secretário do Estado de Infraestrutura, Otto Alencar, no Palácio Paranaguá, sede do governo ilheense. A obra vai ampliar a competitividade do Porto, influenciando no aumento da movimentação de carga, com impacto positivo para a economia regional.
“Vamos ter maior facilidade para atrair cargas, como por exemplo, a soja do Oeste, já que a dragagem vai permitir dobrar o calado dos navios”, explica o presidente da Companhia das Docas da Bahia (Codeba), José Muniz Rebouças, que vai assinar o contrato com a Ster Engenharia, juntamente com o vice-governador e o prefeito Jabes Ribeiro.
O contrato representa um investimento da ordem de R$ 3 milhões, 442 mil, provenientes de recursos próprios da Codeba, que está investindo mais R$ 1 milhão, 147 mil em ações preventivas e de monitoramento ambiental da obra, através de contrato firmado com a empresa BMA.
“Nosso esforço é no sentido de impactar o mínimo possível o meio ambiente, inclusive a preservação da fauna marítima”, ressaltou o diretor de Infraestrutura e Gestão Portuária, Renato Neves.
Com a dragagem, o canal de acesso ao porto, que atualmente é de 8,20 metros, voltará para a sua profundidade original, de 10 metros, permitindo a atracação de navios de até 40 mil toneladas, o dobro da capacidade atual.
“É o que chamamos de dragagem de manutenção, já que o objetivo é reestabelecer a profundidade do canal e não amplia-la”, destacou Renato Neves.
A assinatura do contrato para a dragagem do Porto de Ilhéus vai acontecer uma semana após o governador Jaques Wagner e o ministro dos Portos, Antônio Henrique Silveira, terem assinado o contrato para as obras do Porto Sul, que terá dois terminais, também em Ilhéus. Na opinião do presidente da Codeba esse conjunto de obras evidencia o esforço dos Governos Federal e Estadual em dinamizar a economia do Sul da Bahia, com reflexo no desenvolvimento de todo o Estado.
“O Sul da Bahia está ganhando um complexo portuário que somado ao da Baía de Todos os Santos, vai nos dar condições privilegiadas de competitividade, impulsionando o conjunto da economia baiana”, prevê o presidente da Codeba.
—
Ascom/Codeba






























































