:: ‘Notícias’
Atletas de vários estados do país participam da I Copa Núcleo do Vasco em Ilhéus
Cerca de 1.200 jogadores nas categorias sub-10, sub-12, sub-13, sub-15 e sub-17 de Brasília, Maranhão, Piauí e de diversos municípios do sul da Bahia ficarão na cidade até o domingo dia 19, quando serão realizados os jogos finais do campeonato no Estádio Mário Pessoa.
- 1ª Copa do Vasco em Ilhéus-foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus 15.01.14.
Atletas representando os estados da Brasília, Maranhão, Piauí e diversos municípios do sul da Bahia participam da I Copa Núcleo do Vasco de Ilhéus. Iniciado na quarta-feira, dia 15, o torneio reúne cerca de 1.200 jovens nas categorias sub-10, sub-12, sub-13, sub-15 e sub-17. Os jogos são realizados no Estádio Mário Pessoa, nos campos da AABB, do Centro Social Urbano (CSU) e do Valetão (bairro do Iguape).
Secretária e Procurador Geral garantem legalidade da reposição das aulas em Ilhéus
Para não prejudicar aproximadamente 2.600 alunos da rede municipal de ensino, principalmente na zona rural, a Secretaria de Educação de Ilhéus está mantendo o calendário de reposição de aulas.
A Secretaria de Educação da Prefeitura de Ilhéus, através de Nota Pública, esclareceu aspectos sobre o esforço do município em assegurar o cumprimento do ano letivo de 2013 e também sobre a manifestação de setores que integram o Conselho Municipal de Educação (CME), que se posicionaram a favor de possível anulação das atividades de reposição de aulas em algumas unidades da rede municipal de ensino. Para a secretária Marlúcia Rocha Mendes, o ano letivo 2013 foi considerado atípico devido a grave situação de abandono encontrada em diversas escolas, que exigiu um regime de mutirão para o funcionamento de maioria, e a greve dos professores, que durou quase três meses.
Mesmo com os mutirões, não foi possível concluir o calendário, havendo a necessidade de se programar reposições de aulas para não prejudicar os alunos, conforme diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação, e com o respaldo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Dessa forma, explica a secretária, “a reposição de aulas vem sendo realizada normalmente para suprir as faltas ocasionadas pela greve dos professores, realizada entre os dias 22 de julho e 7 de outubro, e garantir os 200 dias letivos exigidos por lei”.
Operação Verão limpo chega às praias de Ilhéus
Os trabalhos consistem na retirada dos resíduos sólidos (lixo), jogados pelos banhistas nas praias, e das baronesas e demais plantas aquáticas que ficam na areia.
Com a intensificação do movimento turístico em Ilhéus, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedur) está realizando a Operação Verão Limpo também nas praias do município. A ação já ocorreu na Praia do Marciano e nesta sexta-feira, dia 17, foi iniciada na Praia do Malhado. Os trabalhos consistem na retirada dos resíduos sólidos (lixo) jogados pelos banhistas nas praias e das baronesas e demais plantas aquáticas que ficam na areia.
Além da conservação ambiental, a ação tem como objetivo manter o espaço mais agradável para o usufruto da população. Segundo o diretor de Operações da Sedur, César Benevides, a operação teve início no mês de novembro, concentrado com serviços básicos de manutenção como roçagem, varrição, pintura de meios-fios, desobstrução de bueiros e bocas de lobo, nas áreas de maior fluxo de pessoas da cidade, como as avenidas Soares Lopes, Litorânea Norte, Lomanto Junior, e bairros populosos como Teotônio Vilela e Nelson Costa.
Benevides solicita à população que não descarte lixo aleatoriamente nas ruas, nem nas praias. “Precisamos desenvolver nossa consciência ambiental e colaborar com a manutenção do município, jogando o lixo no local adequado e respeitando os horários de circulação do caminhão coletor”, ressalta o diretor da Sedur.
—
Secretaria de Comunicação (Secom)
ILHÉUS / 68ª CIPM
PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE ONDE ESTÃO AS 4 SETINHAS (LADO DIREITO).
Projeto Jogos de Verão vai movimentar os domingos em Olivença
As atividades vão ocorrer em três domingo consecutivos a partir do próximo dia 19, e incluem animação musical, aulas de dança, alongamento e de aeróbica, brincadeiras e ações ambientais.
Com o objetivo de movimentar o verão na região sul baiana, a TV Santa Cruz, com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, lança neste domingo, dia 19, o Projeto Jogos de Verão, que terá animação do DJ Djavan, promoção de aulas de alongamento, dança e aeróbica, apresentação de grupos de dança, além de brincadeiras como Foot Dupla e slackline. As atividades vão ocorrer ao lado da Cabana Soro Caseiro, Olivença (Rodovia Ilhéus – Canavieiras), no período das 10 às 14 horas.
O prefeito em exercício, Carlos Machado (Cacá), vice-prefeito e secretário de Indústria e Comércio, considera que projetos como estes são importantes não apenas porque fomentam o turismo, mas também porque possibilitam mais interação e diversão para a população local. “Nossa cidade é muito bonita, muito rica em recursos naturais e espaços que permitem essas iniciativas, e ao apoiarmos, estamos potencializando o setor turístico, e, principalmente, oferecendo mais uma oportunidade de lazer e convivialidade aos ilheenses”, considera, Carlos Machado, que fica no posto de titular do Executivo por um período de 10 dias, durante férias do prefeito Jabes Ribeiro.
Em sua segunda edição, o Jogos de Verão levará atividades esportivas e recreativas a ilheenses e turistas, sempre com supervisão de educadores físicos, e ocorrerá em mais dois domingos (dias 26 de janeiro e 2 de fevereiro). O projeto também vai promover a ‘Ação Praia Limpa’, uma iniciativa voltada para a conscientização ambiental.
Para efetuar a ação ambiental, será instalado um stand na praia, onde serão realizadas oficinas de reciclagem. Os instrutores vão ensinar como é possível transformar resíduos em peças artísticas e em objetos. Ainda, as pessoas que levarem ao stand um saco com lixo recolhido da praia receberão uma sacola reutilizável da rede Meira, como brinde. E no dia 26 será realizado um mutirão para limpeza da praia dos Milionários.
—
Secretaria de Comunicação (Secom)
Prefeitura de Canavieiras
Cidade e interior fazem festas para São Sebastião
São Sebastião é um dos santos mais festejados de Canavieiras, com devotos nas várias comunidades religiosas do município. Na sede do Município, os festejos dedicados ao Santo foram iniciados no dia 11 de janeiro, com a Levada do Mastro, do Cais do Porto (Sítio Histórico) até a Praça da Capelinha, onde é realizada todos os festejos profanos.
Enquanto isso, de 11 a 19 de janeiro é realizada a novena de São Sebastião, na capela erigida em homenagem ao Santo, no bairro do mesmo nome (conhecido como Três Xis). Durante todas as noites a comunidade católica participa da novena, às 19 horas, que será encerrada nesta segunda-feira (20), com a celebração da Santa Missa e Procissão pelas ruas da cidade.
Neste final de semana, em virtude dos festejos de São Sebastião, parte das apresentações musicais do Projeto Verão foram transferidas do Sítio Histórico para a Praça da Capelinha, em conjunto com a Associação dos “Capeteiros”. Nesta sexta-feira a animação ficará por conta do Minitrio Chumbo Grosso e Banda Sambaê; no sábado se apresentará é o cantor Alicinho; no domingo estarão presentes os cantores Gero e Daniel; e no domingo encerra os festejos Anderson e grupo.
Festejos no Estreito – Neste sábado, domingo e segunda-feira (20), dia consagrado ao santo, estão programadas diversas atividades na comunidade do Estreito. Durante três dias serão realizadas eventos religiosos sociais e esportivos, com a participação da população de todas as regiões circunvizinhas, uma tradição de muitos anos.
De acordo com o secretário municipal do Interior Eriston Nascimento, no sábado (18), ás 19h30min, terá continuidade a Novena de São Sebastião e, logo após, seresta ao vivo com vários artistas e o Minitrio Chumbo Grosso. No domingo (19), pela manhã será realizado um torneio de futebol com a participação de 14 clubes. O prêmio para 2ª lugar será de R$ 400,00 e 1ª lugar fará jus ao prêmio de R$ 1 mil. Fechando a programação, na segunda-feira (20), às 8h30min terão início os festejos religiosos de São Sebastião, com procissão e celebração de missa.
“Cabôco Alencar “comemora 83 anos em grande estilo

Ari Rodrigues, Kiko de Assis, Roberto José, Eva Lima, Caboco Alencar e Geraldo Caçolinha Foto Thiago Pereira.
O filósofo do Beco, Cabôco Alencar completa no próximo dia 2 de Fevereiro, 83 anos, mas por razões de logística, a comemoração será antecipada para dia 1°(sábado). O evento já está inserido no calendário cultural do município e promete ser muito concorrido.
Nesta quarta-feira, 15 o presidente da Associação Cultural Amigos do Cabôco Alencar (ACACAL), Alencar Pereira, recebeu a visita dos representantes das instituições parceiras que vão produzir o evento. Estiveram presentes, Roberto José (FICC), Ari Rodrigues (ACATE/Pó de Giz) Eva Lima (ACATE/Pó de Giz) Kiko de Assis (Pó de Giz) e Geraldo Ribeiro(ABEPCI).
Como de costume, as comemorações vão começar a partir das 10 horas no Beco do Fuxico, tendo como atração principal a banda Charanga Elétrica, que vem mostrar seu trabalho de pesquisas sobre os antigos carnavais.
Segundo Alencar, dezenas de amigos já passaram pelo ABC da Noite para confirmar presença, mas, três personalidades que nunca faltaram ao seu aniversário, desta vez vão assistir de camarote. Ele se referiu a Nilton Galvão, Eduardo Anunciação e Juarez Vicente, que partiram recentemente.
Para o presidente da FICC, professor Roberto José realizar um evento desta natureza, tem um significado muito importante para a cultura regional, devido a importância que Alencar Pereira tem no cenário regional.
De simples dono de Boteco, Alencar Pereira, agora imortalizado na obra do escritor Adylson Machado, mas sem perder a estampa de uma figura pitoresca conhecida por ter sempre uma resposta na ponta da língua, faz e sempre fará parte da cultura regional como o nosso querido e estimado “Cabôco Alencar”.
Movimento inicia articulação para revitalizar o Clube Social do Pontal
Além das iniciativas dos moradores, em parceria com a Prefeitura de Ilhéus e outras instituições, voltadas para transformar o Pontal em um Bairro Criativo, incluindo a reforma da Praça São João Batista, a região da zona sul será beneficiada por recursos da ordem de R$ 43.565 milhões, provenientes PAC 2, para obra de saneamento básico.

O clube do Pontal, abandonado desde 1990, será transformado em espaço integrado de artes e negócio Foto Gidelzo Silva.
O Movimento Pontalense de Cidadania, organização comunitária do bairro do Pontal, deu início a uma articulação social e política com o objetivo de promover a revitalização de um dos mais importantes e tradicionais espaços locais: o Clube Social do Pontal (CSP). Localizado na Rua Coronel Pessoa, o Clube foi fundado na década de 40 e, ao longo das décadas seguintes, acabou se transformando em um verdadeiro templo do carnaval popular e de inúmeros outros eventos festivos. Todavia, a partir da década de 1990, o espaço entrou em declínio, encontrando-se, nos dias de hoje, inteiramente abandonado.
Mais dois navios atracaram no Porto de Ilhéus nesta quinta-feira
Mais dois navios atracaram no Porto de Ilhéus nesta quinta-feira
Para proporcionar maior comodidade aos turistas, agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Ilhéus (Sutran), em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo (Setur), realizam um trabalho de organização e fiscalização dos transportes que atuam no receptivo.
Mais dois cruzeiros, o MSC Orchestra e o Splendour Of The Seas, atracaram no Porto de Ilhéus, nesta quinta-feira, dia 16, trazendo cerca de 3.000 turistas que vieram apreciar a riqueza natural e cultural do município. Este mês, ainda está prevista a chegada do MSC Preziosa (dias 22 e 29); Club Med (dia 25); MSC Orchestra (dia 28). A temporada de cruzeiros deste verão vai até o próximo mês de abril. Segundo a previsão da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), isso significa que passarão pelo município cerca de 75 mil pessoas de diversos locais do mundo.
Segundo a Setur, cada cruzeirista deixa em média 75 dólares por dia no comércio local. Muitos chegam ao município pela primeira vez, outros, como o casal Lia e Fábio Andrade, já estiveram na cidade. “Gostamos muito da Ilhéus, é um local lindo, tranquilo” afirma Lia. “Já é a quarta vez que estamos aqui; adoramos tudo, a praia do Batuba, o centro… sempre que surge uma oportunidade voltamos” conta Fábio.
Do mesmo modo, o turista Osvaldo Gregório trouxe a família e já é a segunda vez que eles visitam a cidade. “Já viemos aqui antes e gostamos muito, somos muito bem recebidos, tudo muito organizado, adoramos a culinária e principalmente as belezas naturais”.
Prefeitura de Ilhéus / NOTA PÚBLICA
PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE ONDE ESTÃO AS 4 SETINHAS (LADO DIREITO).
Prefeitura de Canavieiras
Secretarias municipais recebem informações sobre Lei 8.666
Ampliar o conhecimento dos servidores públicos municipais em relação Lei 8.866, (lei das licitações) é hoje uma das preocupações de todos os municípios brasileiros. Com essa finalidade, os secretários municipais se reuniram, nesta quarta-feira (15), com o pessoal responsável pelas áreas de contabilidade, compras e licitações, para solucionar dúvidas existentes em relação às exigências legais.
O encontro, promovido pelos setores de Compras e de Licitação, tem, ainda, o objetivo de repassar informações a respeito das especificações de materiais e serviços, no sentido de promover a racionalidade no volume de compras. Para isso, serão criados e facilitados canais de comunicação interligando as diversas secretárias municipais.
Outra informação prestada durante a reunião foi a criação de uma central de distribuição de materiais (almoxarifado central), que ficará encarregado de gerir e repassar os materiais às diversas secretarias. Esse novo modelo de administração de materiais é uma das tendências de gestão que vem sendo implantadas nas grandes organizações.
Outra grande vantagem do sistema a ser implantado é não realizar grandes empenhos globais, o que facilitará o acompanhamento real dos contratos de aquisições de materiais e serviço. Essa modalidade de gestão de materiais evitaria, inclusive o controle das dotações orçamentárias e pedidos de suplementações.
Para o prefeito Almir Melo, cada vez mais se torna necessário realizar cursos e capacitações para os servidores, no sentido de atender às determinações da Constituição Federal e da legislação própria. “Para nós, a questão não é só legal, mas trabalhar de acordo com os princípios da economicidade, valorizando os recursos pagos pelo contribuinte”, conclui Almir Melo.
ILHÉUS / 68ª CIPM
PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE ONDE ESTÃO AS 4 SETINHAS.





























































