:: ‘Notícias’
Seminário Teológico Missionário
COMANDO DE POLICIAMENTO REGIONAL SUL LANÇA OPERAÇÃO VERÃO 2013/2014
O Comando de Policiamento Regional Sul Lançou hoje (10), a “Operação Verão 2013/2014” no sul e Extremo sul da Bahia. A solenidade aconteceu este ano na cidade de Ilhéus e contou com a participação de militares, autoridades civis e população local.
A operação Verão acontece em toda a área litorânea do estado, mas, ao que compete a área de responsabilidade do CPRS são divididas em quatro regiões: Costa do Cacau com 201 km de litoral, Costa do Descobrimento com 165 km de litoral, Costa das Baleias com 211 km de litoral e a Costa do Dendê com 181 km de litoral, totalizando 758 de litoral repleto de belezas naturais sob a responsabilidade do CPRS.
“O reforço no policiamento nas áreas turísticas é muito importante para garantir a segurança dos turistas e da população local. Os nossos visitantes tem que levar boas lembranças da Bahia”. Declarou o Cel PM Antônio José Barbosa Reis Comandante do CPRS.
O Comandante Geral da PM BA, Cel PM Alfredo Braga de Castro, afirmou que: “O policiamento será reforçado em todo litoral da Bahia, e o governo do estado está incrementando com quase R$ 2,7 milhões a Operação que vai até 12 de março”.
Dragagem do Porto de Ilhéus será autorizada nesta segunda-feira
O ato vai permitir o início imediato da obra que ampliará a competitividade do Porto, influenciando no aumento da movimentação de carga e gerando um impacto positivo para a economia regional.
A ordem de serviço para o início das obras de dragagem do Porto de Ilhéus vai ser assinada na próxima segunda-feira, dia 13, às 10 horas, em solenidade presidida pelo vice-governador e secretário do Estado de Infraestrutura, Otto Alencar, e pelo prefeito Jabes Ribeiro, com a presença do Secretário da Casa Civil da Bahia, Riu Costa. O ato, que acontecerá no Palácio Paranaguá, sede do governo ilheense, e também contará com a presença do presidente da Companhia das Docas da Bahia (Codeba), José Muniz Rebouças, vai permitir o início imediato da obra que ampliará a competitividade do Porto, influenciando no aumento da movimentação de carga e gerando um impacto positivo para a economia regional.
Ilhéus ganha centro do Sesc e Núcleo do Senac para cursos
Além do Centro, – uma reivindicação de empresários e comerciários de quase 20 anos – o Sicomércio vinha lutando para que no espaço a ser construído funcionasse ainda um núcleo do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), voltado para a promoção de cursos de capacitação. Atualmente os cursos só são oferecidos mediante parcerias com o Sicomércio e com empresas, contemplando uma parcela pequena de comerciários e comerciantes.
No fim de 2013, a gerente Graça Rocha e o diretor de obras do Senac na Bahia, José Marcos Lopes, estiveram em Ilhéus para tratar da escolha do espaço onde o Núcleo funcionará. “Será um núcleo fixo, numa área, de pelo menos, 450 metros quadrados, com capacidade para atender a um público maior. O Senac disponibiliza cerca de 100 cursos e nossa expectativa é trazer o máximo de capacitações para Ilhéus, principalmente os da área de hotelaria e turismo”.
Mais sobre o Centro de Cultura e Lazer do Senac em Ilhéus – Ser funcionário do comércio e ter a carteira assinada são os únicos critérios para que comerciários de Ilhéus e de cidades circunvizinhas, como Ubaitaba, Itacaré e Itabuna, possam desfrutar de uma estrutura voltada exclusivamente para o seu bem-estar. O espaço contará com quadras poliesportivas, parque aquático, quiosques, loja de artesanatos, academia de ginástica restaurantes, lanchonetes, campo de futebol, teatro, entre outros equipamentos. A exemplo das outras quinze unidades espalhadas pelo Estado, o centro que será construído em Ilhéus também estenderá seus serviços e benefícios para os familiares dos comerciários, que contarão ainda com escola voltada para a educação primária, gabinete odontológico, entre outros serviços.
Deputada participa do lançamento da Operação Verão da PM em Ilhéus
O comando de Policiamento Regional Sul da Polícia Militar lançou na manhã desta sexta-feira (10) em Ilhéus, a Operação Verão 2013/2014, uma ação que contempla a intensificação do policiamento nas praias, em pontos turísticos, nas festas populares, museus, igrejas, parques, reservas ecológicas e outros eventos, chegando a um incremento em até 100% em locais com maior fluxo de pessoas. A Operação contempla 36 localidades baianas com vocação turística como Ilhéus, Lençóis, Porto Seguro, Praia do Forte e outros municípios.
A deputada estadual Ângela Sousa(PSD) participou da solenidade de lançamento da Operação Verão em Ilhéus, fez o hasteamento da bandeira da Bahia e destacou que se trata de uma importante ação para garantir mais segurança para os ilheenses e turistas, principalmente na alta estação, quando aumento o número de eventos e a chegada de visitantes para os municípios do Sul da Bahia. De acordo com a deputada estadual, a Operação Verão desenvolvida em anos anteriores tem atingido seu principal objetivo de garantir a segurança e o mais importante é que intensifica o policiamento nos eventos e ainda assim manter as ações de rotina, garantindo a ordem e a tranqüilidade dos cidadãos.
SECRETÁRIO DÁ RAZÃO A REZENDE
Prefeitura de Canavieiras
Confirmada presença de Celso Antunes na Jornada Pedagógica de Canavieiras
O prefeito de Canavieiras, Almir Melo, e a secretária municipal da Educação, Emília Cristina Augusto dos Santos, já acertaram a vinda do professor Celso Antunes para fazer a palestra de abertura da Jornada Pedagógica de 2014, com o tema “A Linguagem do Afeto”. O evento será realizado no dia 10 de fevereiro, no Centro Poliesportivo Julia Thompson, e a consolidação das propostas para o ano letivo de 2014.
A Jornada está sendo organizada pela Assessoria Pedagógica da Secretaria da Educação, com base nas propostas apresentadas por dirigentes e professores, a partir da reflexão sobre o desempenho da escola neste ano. Para isso, são estabelecidas as ações e metas para melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem dos estudantes.
Na opinião da secretária Emília Cristina, a escolha do professor Celso Antunes como palestrante da Jornada Pedagógica de Canavieiras reflete o compromisso do Governo da Reconstrução para com a Educação. “Temos conversado bastante com o prefeito sobre as propostas elaboradas pelos nossos profissionais da educação e temos recebido todo o apoio para construímos um processo digno da tradição de nossa cidade”, ressalta a secretária.
Explica a secretária, que os avanços na Rede Municipal da Educação são bastante significativos, tanto nos aspectos pedagógicos, com a introdução de novos processos, quanto no aspecto físico das unidades escolares. “Esses resultados positivos podem ser vistos nos estabelecimentos da sede quanto das comunidades do interior”, informa a professora Emília.
Quem é – Celso Antunes é um profissional com um extenso currículo, com os títulos de Bacharel e Licenciado em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo; Mestre em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo; Especialista em Inteligências e Cognição Especialista em Técnicas de Ensino e Aprendizagem.
Celso Antunes publicou seu primeiro livro (didático) pela Editora do Brasil em 22 de novembro de 1963 e até 1995 dedicou-se a obras dessa natureza, para o Ensino Fundamental, Médio e Superior. Foram cerca de 180 obras envolvendo temas de Geografia, Estudos Sociais, História e Meio Ambiente. Também desenvolve pesquisa sobre temas ligados a neuropedagogia e educação, com mais de 40 livros (Editoras Vozes, Augustos, Scipione, Salesiana, Papirus e Artmed), muitos traduzidos e publicados na América Latina, América do Norte e Europa.
Mercado de Artesanato de Ilhéus recebe em média 150 mil visitas na alta estação
O Mercado de Artesanato oferece aos turistas diversas opções de lembranças como bonecas, camisas, bijouterias, esculturas, licores, cocadas, peças em crochê e tapeçaria.

O mercado de artesanto tem 80 lojas que oferecem aos turistas diversos tipos de souvenires – Foto Alfredo Filho- Secom.
Com a chegada do verão, o fluxo de turistas no Mercado de Artesanato de Ilhéus tem um aumento aproximado de 80%, de acordo com a presidente da Associação de Mercado de Artesanato de Ilhéus (AMAI), Valdelenice Espinheira. “O aumento do movimento das vendas e da circulação de pessoas neste período é muito significativo. Recebemos em média, cerca de 150 mil visitantes a cada verão, que vêm ao estabelecimento conhecer nossa história, cultura e nossa arte”, afirma Valdelenice.
Com a regularização dos serviços básicos de manutenção da cidade neste ano de 2013, o local está mais confortável e mais preparado para receber esse aumento populacional. De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) a coleta de lixo nos arredores do mercado é realizada diariamente após o horário comercial (após as 18 horas) e a iluminação do entorno foi revisada recentemente. A Polícia Militar atua diariamente na região e conta com o auxílio da Guarda Municipal de Ilhéus.
Abrigo São Vicente de Paulo de Ilhéus empossa nova diretoria
A nova diretoria da Sociedade São Vicente de Paulo de Ilhéus, mantenedora do Lar de Idosos, eleita para o triênio 2014-2016, tomará posse no próximo dia 11 de janeiro, às 17 horas, na sede da entidade, localizada na Avenida Brasil, no bairro da Conquista. Fundado em 10 de setembro de 1916, o Abrigo terá como presidente o servidor público e radialista Yolando de Souza e receberá o cargo através da atual presidente da entidade, professora Marileide Lemos.

O Bispo da Diocese de Ilhéus, Dom Mauro Montagnoli, fala após o resultado da eleição do Abrigo São Vicente de Paulo.
Eleita no último dia 20 de dezembro, a nova diretoria é também composta por Luciano Marques, na primeira secretaria, e Marta Maria Alves de Jesus, na segunda secretaria. O contador Adriano Dantas e o 1º tesoureiro, e Itamar Kruschewsky, o segundo; Luiz Castro é Diretor de Patrimônio e José Lopes do Amparo Sena, o suplente. Na 1ª Diretoria de Qualidade de Vida assume o bioquímico Hugo Magalhães, auxiliado pela Irmã Maria José dos Santos.
O Abrigo São Vicente de Paulo é uma associação civil, sem fins lucrativos, cuja finalidade é acolher a velhice desamparada, por todos os meios nobres da caridade, de acordo com as diretrizes oriundas da Política Nacional do Idoso, contribuindo para a melhoria e manutenção da qualidade de vida de sua clientela. Com quase cem anos de existência, o Lar de Idosos tem prestado inestimáveis serviços a Ilhéus e à Região Sul da Bahia e abriga atualmente 92 idosos.
A entidade possui 50 funcionários e necessita fundamentalmente do apoio e das doações oriundos do Poder Público e da sociedade, de modo geral. A gestão conta com a participação da Congregação das Irmãs Hospitaleiras da Imaculada Conceição, há cerca de 55 anos.
Objetivos – De acordo com o presidente eleito, os objetivos da atual diretoria são reaproximar o Abrigo da Comunidade, incentivar a participação do voluntariado, modernizar a gestão administrativa, reabilitar as Políticas Públicas de Assistência aos Idosos – nas esferas Federal, Estadual e Municipal – e organizar os festejos do centenário, que acontecerão em 2016.
Prefeito de Ilhéus participa da formatura de novos sargentos da Polícia Militar
O ato solene que ocorreu na manhã desta quinta-feira, dia 9, na sede do II BPM, promoveu também a entrega de certificados de exaltação ao mérito intelectual aos três formandos que obtiveram as três melhores médias.
O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, participou nesta quinta-feira, dia 9, da solenidade de formatura de 39 novos sargentos da Polícia Militar do Estado da Bahia. O evento foi realizado na sede do II Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação Coronel Alberto Lopes (II BPM), sediado na Avenida Vereador Amilton de Castro, na Barra de Itaípe. Além de outras autoridades civis e militares, a solenidade também foi prestigiada pelo comandante do Policiamento Regional Sul, Coronel PM Antonio José Barbosa Reis, a deputada estadual Ângela Sousa, o presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, o diretor do Presídio Advogado Ariston Cardoso, Major PM Márcio Amorim, e o vereador Nerival Nascimento.
A programação incluiu a execução do Hino Nacional pela Banda da PM, a prestação de honras militares, a apresentação do grupamento de formação, o Juramento ao Pavilhão Nacional e a leitura da mensagem do Comandante Geral da Polícia Militar do Estado da Bahia, Coronel PM Alfredo Braga de Castro.
Na mensagem lida pelo coordenador educacional do II BPM, Major Adriano Araújo, o comandante geral da Polícia Militar destacou o papel de cada policial na missão de oferecer aos cidadãos um serviço de excelência. Segundo ele, os novos sargentos serão um dos elos mais importantes entre a tropa e o comando.
O ato solene promoveu, ainda, a entrega de certificados de exaltação ao mérito intelectual aos três formandos que obtiveram as três melhores médias. Os sargentos Wildson Rodrigues Melgaço (1º colocado), José Rodrigues Santos (2º) e Edmílson Marques Sena (3º) foram homenageados, respectivamente, pelo Coronel PM Antônio José Barbosa Reis, o prefeito Jabes Ribeiro e a deputada Ângela Sousa. Iniciado em outubro passado, o Curso Especial de Sargentos da Polícia Militar teve a duração de três meses e formou a terceira turma de 2013.
Secretaria de Comunicação (Secom)
CABO PM PABLO FOI PROMOVIDO A SARGENTO DA POLICIA MILITAR DA BAHIA
O mais novo Sargento da PM, Maurizio Pablo Costa Bispo, 46 anos foi promovido na manhã desta quinta-feira (09) durante solenidade no 2º Batalhão da Policia Militar em Ilhéus. Após um ano em Salvador, onde participou do Curso de Formação de Sargento.
Sargento Pablo é natural de Ilhéus, casado e com dois filhos. Ingressou sua carreira na Policia Militar no 1º Batalhão em Feira de Santana, logo depois o 16º BPM em Salvador, 3ª CIA Mar Grande no município de Vera Cruz, CIA Rodoviária de Salvador, 15º BPM em Itabuna, 5ª CIRETRAN também em Itabuna, Batalhão de Policiamento de Guardas em Salvador, Comando de Policiamento da capital- Baia de Todo os Santos, Batalhão de Policiamento Rodoviário de Salvador, além da participação em vários cursos de afeiçoamentos importantes como: motociclista militar, examinador de transito DETRAN-BA, Curso de identificação veicular, policiamento comunitário, escolta e segurança, curso de tiro policial entre outros.Autoridades civis e militares, políticos e a imprensa regional prestigiaram a solenidade, entre os convidados estava o repórter Marinho Santos amigo particular de longas datas do novo Sargento Pablo.
Faculdade de Ilhéus oferece 2ª chance no Vestibular 2014.1
A Faculdade de Ilhéus está realizando inscrições para a segunda chance do Vestibular 2014.1 até o próximo dia 22 de janeiro, com vagas para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem e Nutrição, no turno noturno. A prova do processo seletivo será aplicada no dia 26 de janeiro, domingo, a partir das 8 horas, na sede própria da instituição, localizada na rodovia BA-001, km 1,5, no bairro São Francisco, zona sul da cidade.
Os interessados podem realizar a inscrição através do site WWW.faculdadedeilheus.com.br, ou presencialmente na Secretaria da Instituição, de segunda a sexta-feira, das 8 às 21horas, e aos sábados, das 8 ao meio-dia. As aulas do primeiro semestre letivo deste ano serão iniciadas na primeira semana do mês de fevereiro.
No dia do exame vestibular, o portão de acesso à Faculdade será aberto às 7h30min. O acesso do candidato ao local das provas exige a apresentação do canhoto da ficha de inscrição e do documento de identidade. A prova terá questões de múltipla escolha nas áreas de Física, Língua Portuguesa/Literatura, Matemática, Química, Biologia, História, Geografia e Língua Estrangeira (inglês ou espanhol). A prova de redação apresentará três enunciados sobre temas da atualidade para que o candidato faça a sua opção.
Pioneirismo – Maior instituição de ensino superior da rede privada no município, a Faculdade de Ilhéus tem 11 anos de existência com um trabalho dinâmico na oferta de cursos de graduação profissional. Atualmente, a Faculdade possui cerca de 2.500 alunos, inclusos nesse total estudantes que residem em outros municípios como Una, Canavieiras, Itacaré, Uruçuca, Santa Luzia e Itabuna.
































































