:: ‘Notícias’
IGREJA LINDINÓPOLIS PROMOVE 40 DIAS DE JEJUM E ORAÇÃO EM PROL DA FAMÍLIA
“A Igreja de Joelhos; a Família de Pé”
Será aberta a partir das 6 horas desta segunda-feira (22), na Igreja Batista Lindinópolis, localizada no bairro da Conquista, a IV Campanha de Jejum e Oração em Favor da Restauração e da Edificação da Família. Com o tema central “A Igreja de Joelhos; a Família de Pé” o evento que vai até o dia 30 de novembro, sempre das 6 às 7 horas da manhã, é realizado desde 2010. A iniciativa propõe 40 dias ininterruptos de jejum e oração em prol da familiar. A campanha, que mais uma vez deve atrair centenas de membros, congregados e visitantes, é promovida pelo Ministério de Família.
O relator de Família da Lindinópolis, Pastor Rubem Vieira, disse que “mais uma vez, teremos a oportunidade de clamar ao nosso Deus, durante 40 dias, por nossas famílias, especialmente por aquelas que estão passando por grandes dificuldades, tais como esfriamento conjugal, crises financeiras, desvios de conduta e conflitos entre pais e filhos, além de doenças diversas e problemas com drogas, entre inúmeros outros capazes de abalar a estabilidade familiar”,
Ainda segundo o Pastor Rubem Vieira, a proposta da campanha é pedir a Deus, através da oração e do jejum, mais amor, saúde, paz, comunhão e crescimento espiritual para a família ilheense. “Dessa forma, com certeza, veremos preservados os verdadeiros valores da família, como amor, fidelidade, justiça e respeito. Tudo isso, obviamente, acaba sendo determinante para a construção de uma sociedade abençoada e genuinamente transformada”, enfatizou.
Presidida desde 1999 pelo Pastor Presidente Pedro de Jesus Chagas, a Igreja Batista Lindinópolis foi organizada no dia 5 de agosto de 1958 e mantém três congregações na cidade de Ilhéus: uma no Nelson Costa, outra na Avenida Esperança e uma terceira no distrito de Couto. Somente em sua Sede, localizada na Avenida Luiz Viana Filho, nº 281, bairro da Conquista, possui cerca de 1.300 membros, além de centenas de congregados.
—
MINISTÉRIO DE COMUNICAÇÃO
Ilhéus está inscrito no Programa Cidades Digitais
No encontro com o ministro da Comunicação, Paulo Bernardo, o prefeito Jabes Ribeiro apresentou fatores que justificam a inclusão do município no programa, a exemplo da existência de três faculdades, uma unidade do IFBA, além da Universidade Estadual de Santa Cruz, com a participação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT).
O município de Ilhéus continua inscrito no Programa Cidades Digitais, do governo Federal, que tem o objetivo de modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos, e caso seja selecionado, o município passará a contar com uma imensa rede para conexão à internet, composta por 26 km de fibra ótica, que alcançará pontos extremos da cidade, como Iguape, na zona norte, N. S. da Vitória, na zona sul, e Salobrinho, na zona oeste. Na mais recente lista de municípios aceitos, o nome de Ilhéus não aparece porque a relação divulgada pelo Ministério das Comunicações abrange apenas as localidades com até 50 mil habitantes.
A primeira etapa do programa com municípios acima daquela quantidade de habitantes, foi realizada em 2011, mas a gestão municipal anterior aparentemente não se interessou em inscrever Ilhéus, o que obrigou o prefeito Jabes Ribeiro a ir a Brasília, no mês de abril, para uma audiência especial com o ministro Paulo Bernardo. No encontro, na sede do Ministério, o prefeito solicitou a inclusão de Ilhéus e observou o absurdo que seria a comunidade ilheense ficar privada ao acesso a serviços tão importantes. A expectativa de Jabes Ribeiro é que o município seja contemplado na próxima etapa do Cidades Digitais.
O ministro informou que o pedido, pelo seu caráter de excepcionalidade, teria que ser examinado pela equipe técnica da pasta mas adiantou sua impressão de que o pleito poderia ser atendido, inclusive salientando a importância de Ilhéus no contexto nacional, ainda que a segunda fase do programa só tivesse a previsão de atendimento às localidades menores. O prefeito ilheense apresentou ao ministro uma série de razões que justificam a inclusão do município no programa, a exemplo da existência de três faculdades, uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), além da Universidade Estadual de Santa Cruz, com a participação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT).
Entre outros benefícios, o Programa Cidades Digitais possibilitará a modernização da gestão pública, através da interligação dos setores da administração em uma única rede de fibra ótica. Com isso, a cidade ganha maior autonomia na internet, diminuindo gastos com provedores, suporte técnico, assistências técnicas e demais serviços terceirizados na área. O programa favorece ainda a inclusão digital, a promoção à assistência social e ao incremento da arrecadação municipal, bem como um maior desenvolvimento da cidade nos meios tecnológico, cultural, educacional, econômico, comercial e autossustentável.
O secretário de Planejamento, Tecnologia e Orçamento de Ilhéus, Joaquim Bastos, destaca a importância da participação do município no Programa. “Caso Ilhéus seja selecionada, passaremos a ter 24 pontos de atendimento à população. Além disso, com a implementação do Cidades Digitais, inúmeros órgãos públicos estarão diretamente ligados à administração central da prefeitura, constituindo uma rede que agilizará o andamento dos processos ligados à gestão bem como a prestação dos serviços públicos”, diz.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 17.10.2013
Consumo de pescado no Brasil aumenta 23,7% em dois anos
Os brasileiros hoje consomem muito mais pescado do que antigamente, para surpresa até de especialistas das áreas de alimentação e abastecimento.
Segundo dados do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), a média por habitante ano no País alcançou 11,17 quilos em 2011, nada menos do que 14,5% a mais do que em relação ao ano anterior. Já entre 2009 e 2010 o ritmo de crescimento da demanda foi de 7,9%. Em dois anos (2010 e 2011) o crescimento da demanda por peixes e frutos do mar aumentou em média 23,7%. Assim, pode-se acreditar, com alguma margem de segurança (as importações continuaram aquecidas), que atualmente os brasileiros já devem consumir pescado na média mínima recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de 12 quilos por habitante/ano.
Este fenômeno de aumento acentuado de consumo de pescado, que se repete em outras partes do mundo, pode ser explicado no País por alguns fatores, segundo Eloy de Sousa Araújo, Secretário de Infraestrutura e Fomento do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). “Nos últimos anos a condição de vida dos brasileiros melhorou, a moeda nacional, o real, readquiriu o poder de compra e a população procura alimentos mais saudáveis para consumo, sendo o pescado uma excelente opção”, avalia.
O crescimento no consumo foi confirmado com a divulgação do Boletim Estatístico do MPA sobre a produção brasileira de pescado em 2011, o mais recente disponível. O boletim permitiu relacionar a produção nacional com as importações e exportações de pescado neste ano de referência, bem como avaliar em perspectiva os anos anteriores e as tendências de mercado.
Novo patamar
Prefeito afirma que Ilhéus não pode bancar, agora, ampliação da gratuidade
A ampliação do benefício de gratuidade no transporte coletivo de Ilhéus aos idosos a partir de 60 anos de idade só poderá ocorrer quando o município tiver condição de arcar com a despesa necessária para subsidiar a tarifa.
Embora reconhecendo a importância social do projeto, o prefeito Jabes Ribeiro observou que, no quadro de dificuldades que o município atravessa, não teve outra opção que não vetar a proposta de estender a gratuidade no transporte coletivo de Ilhéus aos idosos a partir de 60 anos de idade. Pela Constituição Brasileira, a gratuidade é garantida aos idosos acima de 65 anos de idade, mas algumas unidades da Federação têm ampliado o benefício, englobando a faixa etária a partir dos 60 anos.
“É evidente que reconheço a importância do projeto e conversei a respeito com os vereadores da base aliada, mas a ampliação do benefício só poderá ocorrer quando o município tiver condição de arcar com a despesa necessária para subsidiar a tarifa”, observou o prefeito. A outra opção possível, para ajustar o sistema de transporte ao aumento da gratuidade, seria a de aumentar a tarifa, o que está fora dos planos neste momento, como já declarou, por diversas vezes, o gestor municipal.
Segundo o prefeito, em razão do respeito e da consideração que tem para com o Poder Legislativo, ele tomou a iniciativa de conversar com os vereadores aliados e lhes explicar as razões de ser obrigado a vetar o projeto de lei. O veto foi acatado pela maioria da Câmara Municipal, “num gesto de responsabilidade para com os destinos do município que não poderia, devido às circunstâncias, arcar com este acréscimo em suas despesas”, afirmou Jabes Ribeiro.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 17.10.2013
Mutirão da Cidadania reúne cerca de 200 pessoas em Couto
Moradores da comunidade de Couto aproveitaram para atualizar dados cadastrais em programas governamentais, obter informações sobre benefícios sociais e fazer consultas médicas, além de usufruir de outros serviços de saúde e até de cortes de cabelo.
Cerca de 200 pessoas compareceram ao Mutirão da Cidadania, realizado na Escola Nucleada de Couto, nesta quinta-feira, dia 17. Os moradores da comunidade aproveitaram o oferecimento de serviços públicos para atualizar dados cadastrais em programas governamentais, obter informações sobre benefícios sociais e fazer consultas médicas, bem como tiveram acesso avacinação, aferição de pressão arterial, medição da glicemia, a orientações nutricionais, tratamento odontológico e muita gente aproveitou também para aparar os cabelos. Nesta sexta-feira, dia 18, a atividade ocorre na Escola Nucleada do Bairro de Santo Antônio.
Rosana Braga em: Muita aparência pra bem pouca consistência!
Praticamente impossível não surgir ao menos um assunto incluindo o tema “relacionamentos” numa rodinha de bate-papo, seja entre homens, mulheres ou os dois juntos.
É de praxe falar sobre um casal conhecido, a própria relação ou sobre causos ouvidos. Ou seja, a grande maioria das pessoas sempre tem uma opinião, uma história ou uma experiência vivida que inclui afeto, amor, paixão e todos os sentimentos consequentes.
Acontece que, cada vez mais, tenho tido a impressão de que o que se fala não é exatamente o que se sente. Ou melhor, a maneira com que se tem falado das situações que envolvem o coração é bem destoante do modo com que se tem vivido os sentimentos.
A meu ver, temos maquiado nossas palavras e colocações a fim de mostrá-las seguras, cheias de certezas, tão certas a ponto de tornarem-se inflexíveis, ao menos aparentemente. Parece-me que estamos convencidos de que precisamos provar que temos uma autoconfiança e uma autoestima imbatíveis, indestrutíveis, sobre-humanas talvez.
Prefeitura de Canavieiras
Obras e serviços aprontam Canavieiras para o verão
Prefeitura concede Licença Ambiental a três empreendimentos de Canavieiras
Drenagem no Teotônio Vilela entra na fase conclusiva
Já foi instalada boa parte da rede de drenagem, como canaletas e tubulações. A previsão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano é que no prazo de 15 dias o serviço esteja concluído.
Os serviços de drenagem, que vão beneficiar moradores da Rua Campo Verde, no Bairro Teotônio Vilela, na entrada de Ilhéus, já estão em fase de conclusão, com a instalação de boa parte da rede, como canaletas e tubulações. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) informou que a ação vai permitir uma melhor vazão das águas pluviais na rua, evitando alagamentos e a formação de poças, o que contribui para provocar doenças na população.
Marinha do Brasil
Salvador, 11 de outubro de 2013
Navios-Varredores serão abertos a visitação pública em Ilhéus/BA
Nos dias 19 e 20 de outubro, estarão atracados no porto de Ilhéus/BA, e abertos à visitação pública das 14h às 17h, os Navios–Varredores “Albardão” (M-20) e “Araçatuba” (M-18), pertencentes à Força de Minagem e Varredura da Marinha do Brasil.
Compondo o Grupo-Tarefa 234.1, sob o comando do Capitão-de-Fragata Marcelo da Silva Adriano, Comandante da Força e Minagem e Varredura, os navios partirão da Base Naval de Aratu, na Baía de Todos os Santos, em 17 de outubro, para realizar exercícios, com ênfase nas Contramedidas de Minagem, em proveito da fase prática do Curso Expedito de Guerra de Minas para Oficiais, e visando a manutenção do nível de adestramento dos meios operativos. Estabelecendo o intercâmbio entre as Marinhas Estrangeiras Aliadas, está previsto o embarque de um oficial da Marinha Alemã.
Os Navios-Varredores deslocam 253 toneladas, medem 47,2 metros de comprimento e atingem velocidades de até 22 nós (aproximadamente 41Km/h). Todos são construídos inteiramente em madeira e metal amagnético, de modo a não acionarem minas (explosivos submarinos) de influência magnética. Sua atividade principal é realizar a varredura de minas, utilizando equipamentos capazes de detoná-las a uma distância segura ou neutralizá-las.
Componente Operativo da Marinha do Brasil, a Força de Minagem e Varredura é responsável pelo planejamento de minagens defensivas e, também, pelo planejamento e execução das Operações de Contramedidas de Minagem, destinadas a manter livre da ameaça de minas as linhas de tráfego marítimo ao longo do nosso litoral e as áreas marítimas adjacentes aos portos, terminais e plataformas nacionais, bem como as possíveis áreas de operações de nossas Forças Navais.
Sediada em Salvador, a Força de Minagem e Varredura é subordinada ao Comando do 2º Distrito Naval e possui seis Navios-Varredores: NV “Aratu” (M-15), NV “Anhatomirim” (M-16), NV “Atalaia” (M-17), NV “Araçatuba” (M-18), NV “Abrolhos” (M-19) e NV “Albardão” (M-20).
Bingo beneficente em prol de Aline Andrade, filha do RADIALISTA EVALDO TABAJARA.
Acontece no próximo domingo, dia 20 de outubro, a partir das 13h na Rua Radialista Evaldo Tabajara, Malhado, Bingo Beneficente em prol da jovem Aline Andrade, filha do saudoso Radialista Evaldo Tabajara. Cartela apenas R$ 5,00 e muitos brindes serão sorteados.
Aline atravessa um momento difícil de saúde e a sua presença é importante para ajudar no custeio de cirurgias e tratamento médico.
(Aline é portadora de Neoplasia Maligna da Mama >ductal invasivo<, Metástase óssea, fígado e intestino, no grau IV. A mesma já se encontra em tratamento quimioterápico).
Apoio: Sindicato dos Radialistas de Ilhéus, emissoras de rádios, sites, blogs e jornais impressos.
Prefeitura de Ilhéus
Direito das crianças e dos adolescentes é tema de encontro regional em Ilhéus
Dois delegados representam Ilhéus na Conferência Nacional de Assistência Social
Prosseguem obras e serviços de beneficiamento do Salobrinho
Continuam abertas inscrições para o Projovem Urbano em Ilhéus































































