:: ‘Notícias’
Casal nota 1000 (ou mais).
Já tem um tempão que queria mostrar esses dois e não tinha um momento, só deles, aqui na minha máquina.
Ontem, gatunei uma e trouxe.
Gildo Mário Caldas e Miriam formam um belíssimo casal que, na verdade, é um exemplo nesse mundo amalucado em que vivemos.
Parece que têm uma fonte de energia inesgotável.
Gildo já tem mais de 50 anos de Maçonaria e Miriam é uma das cabeças da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul.
Nas festas dançam, praticamente, a noite toda e ainda sobra energia para, no outro dia, arrumar as coisas.
Hoje, com muita alegria, mostro esse casal nota 1000.
Abs e fiquem com DEUS (Sempre!).
Rabat.’.
Prefeitura de Canavieiras
Empresa inscreve para curso de treinamento na área de petróleo
Com o desenvolvimento das pesquisas e o anúncio das recentes descoberta de petróleo na costa brasileira, notadamente no pré-sal, cresce o número de ofertas de vagas a profissionais qualificados. Em Canavieiras, o Centro de Aperfeiçoamento Profissional (Apoio) oferece um curso de preparação e capacitação para atuar na área de petróleo e gás.
Podem se inscrever pessoas a partir de 15 anos de idade, que estudem ou tenham cursado ensino fundamental ou médio, e o investimento é de R$ 60,00. As inscrições podem ser feitas neste domingo (20), das 9h30min às 15 horas, no auditório da Secretaria Municipal da Educação, e os menores de 18 anos deverão estar acompanhados dos responsáveis.
Os candidatos deverão apresentar carteira de identidade e CPF dele e do responsável, comprovante de endereço (conta de Água, Luz, Telefone, etc.). O curso está em conformidade com o art. 39 do Decreto 2.208 de 17 de abril de 1997e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394, de 20-12-1996).
Segundo a empresa Apoio, a procura de mão de obra qualificada para o setor petrolífero deverá ser triplicadas nos próximos três anos, gerando cerca de 800 mil empregos diretos e indiretos. Atualmente, os salários para os cargos de auxiliar de plataforma de petróleo e gás giram nos valores de R$ 2 mil a R$ 5 mil. Maiores informações podem ser obtidas no local da inscrição.
Projeto social – Faculdade de Ilhéus
Os alunos do 7º semestre do Curso de Direito da Faculdade de Ilhéus realizam nesta sexta feira, dia 18, uma atividade extraclasse junto à comunidade do Santo Antônio. Acompanhados pelo Professor de Processo Penal, Dr. José Ricardo Chagas, o projeto tem por escopo o desenvolvimento da responsabilidade social do aluno, futuro profissional.
Focado na onda de protestos desencadeada em todas as partes do País, que se iniciou em razão do aumento das passagens de transportes públicos e se estendeu para as mais diversas formas de reivindicações da população contra os desmandos e a corrupção política no Brasil, este projeto social visa buscar o conhecimento, a reflexão e o debate acerca da participação popular no estado democrático, através da difusão do conhecimento jurídico para comunidade.
O projeto acontece em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, na Escola Nucleada do Santo Antônio, a partir das 08h. Além da pesquisa jurídico-social, à comunidade será oferecida informações técnico-jurídicas, bem como encaminhamentos aos órgãos competentes, de acordo com as necessidades de per si.
Serão oferecidos ainda à comunidade do Santo Antônio serviços como cadastramento, recadastramento e desbloqueio do cartão do bolsa família; inscrição do balcão de emprego; atendimento do Credibahia; informações sobre: o Pronatec, habitação e requerimento de carteira de idoso; corte de cabelo; informações do SAC sobre: RG, CPF, CTPS, Serviço militar; pesagem de crinças e mulheres – Sisvan; atendimentos: Ginecológico, pediátrico, psicológico e psiquiátrico; vacinação; aferição de pressão; medição de glicemia; orientação nutricional e atendimento odontológico.
Prefeitura de Canavieiras
III Torneio de Pesca Cidade de Canavieiras
O Clube de Pesca de Ilhéus (Clupesil) promove nos dias 19 e 20 próximos (sábado e domingo), na Praia da Atalaia, o III Torneio de Pesca Cidade de Canavieiras. A competição será realizada em duas etapas, na tarde de sábado e na manhã de domingo, com a presença de equipes de diversos clubes de pesca da Bahia e outros estados.
O evento conta com o apoio da Prefeitura de Canavieiras e do deputado estadual Leur Lomanto, além de outras instituições. Segundo o prefeito Almir Melo, o Torneio de Pesca é um evento de grande relevância para Canavieiras, sendo uma atividade turística praticada por um público que divulga a cidade em todo o Brasil, além de aquecer a economia local.
O Torneio de Pesca Cidade de Canavieiras foi idealizado em 2011 pelo Clube de Pesca de Ilhéus (Clupesil) e conta com o apoio dos canavieirenses praticantes desse esporte. No ano passado, participaram pescadores dos municípios de Una, Ilhéus e Canavieiras, totalizando 27 equipes integradas por três pescadores cada. Foram capturados cerca de 1.170 peixes, num total de 96 quilos, doados às instituições de caridade de Canavieiras.
Segundo um dos organizadores, Carlos Antônio Niela, o Torneio de Pesca já faz parte do calendário de eventos turístico-esportivos de Canavieiras e tem como finalidade estimular a pesca através do congraçamento entre pescadores de todo o Brasil. Cada equipe deverá ser composta de dois competidores.
O III Torneio de Pesca Cidade de Canavieiras distribuirá premiação aos seis primeiros colocados masculino; primeiro e segundo colocados feminino; primeiro e segundo másteres; primeiro na quantidade de peixes; primeiro maior peixe; e primeira equipe de Canavieiras. Dentre os prêmios dois aparelhos de TV e troféus.
De acordo com o regulamento, durante a prova nenhum competidor poderá receber a ajuda de estranhos à equipe, as iscas são livres e será proibido o uso de qualquer tipo de isca artificial. As inscrições podem ser feitas no Clupesil e na Cabana do Rubens, na Praia da Costa, na Ilha da Atalaia, onde será realizado o torneio.
Estudos sobre perfuração na Bacia Camamu-Almada estão disponíveis para a população
A Petrobrás é a responsável pela exploração dos poços marítimos, que terá início em dezembro de 2014, tendo como objetivo verificar a existência de reservatório contendo petróleo e gás natural.
Seguindo as recomendações do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Ilhéus (Sema) disponibilizou o Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) referente a atividade de perfuração da Bacia Camamu-Almada, que tem como objetivo verificar a existência de reservatório contendo petróleo e gás natural. O estudo foi elaborado pelo consórcio de empresas que fará a exploração, tendo como operadora a Petrobrás.
Nos documentos estão as características das atividades de perfuração, ambientais, sociais e econômicas locais, além das medidas que devem ser tomadas para prevenir, diminuir ou compensar os impactos das atividades. O material está disponível no site da Prefeitura de Ilhéus – www.ilheus.ba.gov.br – no link ‘Nosso Município’, no item intitulado ‘Geografia’ bem como no site do Ibama- www.ibama.gov.br/.
O EIA-Rima também está disponível na sede da Sema (Avenida Osvaldo Cruz, s/n, Cidade Nova), que funciona no período das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas. Outro local de consulta dos estudos é a Universidade Livre do Mar e Mata (Maramata), que fica na Rua Luiz Palmeira, s/n, Nova Brasília, aberta sempre das 7h30 às 17 horas.
A disponibilização dos estudos para consulta popular é importante para garantir a ampla participação dos interessados no processo de licenciamento ambiental, nas audiências públicas, nas quais serão discutidos os impactos sociais e ambientais da atividade exploratória.
Exploração – As perfurações estão autorizadas para dezembro de 2014, sendo também do conhecimento do Ministério Público. Serão instaladas duas plataformas na bacia Camamu-Almada, que vão perfurar quatro poços cada uma. A exploração da concessão BM-CAL-1, terá a Petrobrás como principal exploradora, enquanto que a concessão da BM-CAL-12 será feita através de um consórcio entre as empresas, sendo que a Petrobrás terá participação em 60%, El Paso – Óleo e Gás do Brasil Ltda 20% e Queiroz Galvão Exploração e Produção S.A, 20%.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 16.10.2013
CAMPANHA SALARIAL 2013 DOS METALÚRGICOS DE ILHÉUS
Uma semana de muita mobilização na porta das empresas.
Depois de rejeitarem a proposta de reajuste oferecido polo SINEC (SINDICATO PATRONAL) que foi de, 9% para o piso, 8% ate R$ 1.000,00 e 7% acima de R$ 1.000,00. Um percentual muito aquém do índice que a categoria almeja, Os trabalhadores vem demonstrando compromisso com a luta e determinação para enfrentar os patrões que retornaram para mesa de negociação e ofereceram como ultima proposta um percentual inferior, 8,5% ate R$ 1.000,00 e 7% acima de R$ 1.000,00. Uma verdadeira afronta aos trabalhadores que durante essa semana vem realizando varias assembleias na porta das empresas para definir junto com a diretoria do Sindicato o rumo das negociações. Os patrões voltaram atrás e fizeram contato no início desta segunda feira, para marcar uma nova rodada que ficou definida para o dia 17/10/13 as 14h00min na sede do SINEC. Até lá, a categoria deve aumentar a mobilização dos metalúrgicos dentro das fábricas, já que o descontentamento com a posição patronal é alta. O Sindicato junto com outras organizações vem se preparando para uma possível greve, e na próxima semana novas assembleias serão realizadas independentemente do resultado da reunião.
—
Marcos Souza
CONVITE CENTENARIO DE VINICIUS DE MORAIS
Pela Res. CEE 027/2003 Parecer -CEE 73/2003 – D.O.25.07.2003 – SISTEMA DE
ENSINO ESTADUAL – C.G.C. 16.472.763/0001-75-Ilhéus-BA
Ilhéus-Ba, 16 de outubro de 2013.
CONVITE
O Colégio Fênix / Objetivo convida a laboriosa equipe responsável por esse importante órgão da Imprensa Ilheense para assistir a solenidade de encerramento dos festejos do Centenário de Vinicius de Morais, com a Palestra do Prof. Ramayana Vargens e debates entre alunos e professores da área de Literatura.
Local: Colégio Fênix / Objetivo
Data: 18 de outubro de 2013
Horário: 19:00h.
A Direção
Divulgação do TKD
Para ler em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (Lado direito).
CASO RONALDO SANTANA
Após 16 anos, juiz marca julgamento do primeiro réu

As críticas de Ronaldo Santana incomodaram
Há informações que o réu teria manifestado interesse em ser logo julgado perante o Tribunal do Júri, desistindo dos prazos e recursos, por entender que essa demora lhe traz prejuízos. A redação do Portal 08 não conseguiu contato com o acusado. A informação foi confirmada pelo juiz da 1ª Vara Crime da Comarca de Eunápolis, Otaviano Sobrinho.
Outro julgamento aguardado pela comunidade de Eunápolis, bem como pela imprensa internacional e os órgão de defesa dos direitos humanos, é o do ex-prefeito Paulo Ernesto Ribeiro da Silva, o Paulo Dapé ou Paulo Nacional. Ele é acusado por um dos executores do radialista, Paulo César Mendes Lima, que já cumpriu pena por este crime, de ser o autor intelectual do assassinato.
Tudo indica que Dapé será julgado ainda este ano e situação dele, perante é justiça, é bastante frágil, tendo em vista que todos os recursos impetrados pelos advogados do ex-prefeito de Eunápolis já foram apreciados em todos os Tribunais. Mais dois envolvidos também deverão ser julgados.
ENTENDA O CASO
Às 6:30 da manhã de 9 de outubro de 1997, quando descia a ladeira da Rua Duque de Caxias, no Bairro Gusmão, em Eunápolis, dirigindo-se para o seu local de trabalho, a Rádio Jornal de Eunápolis, Ronaldo Santana foi atingido à queima roupa por quatro tiros disparados por um homem na garoupa de uma motocicleta. O filho do radialista, Márcio Alan, estava ao lado do pai e assistiu à agonia dos últimos momentos de vida.
Meses após, investigações de uma equipe especial enviada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia concluiu o caso, indicando Paulo César como o piloto da motocicleta e um atirador, cujo apelido seria “Doutor” teria feito os disparos. A morte de Ronaldo Santana teve repercussão internacional. Entidades de direitos humanos internacionais estiveram em Eunápolis apurando o caso. O jornalista e escritor Diogo Mainardi trata da questão na obra A Tapa e Pontapés.
Mais informações nas próximas atualizações.
—
FONTE:
PORTAL 08
http://www.portal08.com.br/ler/index.php?id=1166
ILHÉUS / NOVA PONTE
Proposição do vereador Cosme Araújo (PDT), constitui Comissão de Avaliação para Desapropriações no município.
Sempre atento aos interesses da sociedade, o Vereador Cosme Araújo apresentou e foi aprovada na Câmara Municipal de Ilhéus, Requerimento nº 130/13, que cria no próprio legislativo local, uma Comissão Especial independente para Avaliação e fiscalização para efeito de desapropriações na cidade.
Apesar da existência do Decreto Municipal nº 028/2013 criando a Comissão Permanente do executivo, para o autor do requerimento, vereador Cosme Araújo, é oportuna a instituição paralela da própria comissão do legislativo para acompanhamento de todo o processo de desapropriações na cidade, em especial as inevitáveis baixas que acontecerão nos bairros do Pontal e Nova Brasília, em virtude da construção na nova ponte que interligará o centro da cidade à zona sul do Município de Ilhéus.
A nova Comissão proposta pelo parlamentar visa acompanhar com independência, os critérios de avaliação dos imóveis, localização, padrão de acabamento, estado de conservação e dimensão, avaliações de corretoras e laudos descritivos e preços justos. “É de competência e fiscalização do legislativo sobre todos os atos do executivo”, pontua Cosme Araújo.
Ainda segundo o parlamentar, a Comissão deve ser composta por 03 (três) vereadores, 01 (um) servidor legislativo e 01 (um) representativo das comunidades afetadas.
No próximo final de semana, o Vereador Cosme Araújo estará visitando e se reunindo com os moradores da área desapropriada, para orientação judicial e burocrática.
DIÁRIO OFICIAL
O governador Jaques Wagner assinou decreto na última sexta-feira (11/10) que desapropria toda a área próxima de onde será construída a nova ponte do Pontal.
De acordo com o decreto, a área total tornada pública é de 75.930,05m². No local, além da ponte, serão construídos os acessos viários para melhorar o trânsito.
A secretaria de infraestrutura da Bahia cuidará das desapropriações e indenizações dos donos de imóveis e terrenos.
Estudantes americanos realizam Mutirão da Coluna em Ilhéus
Pela sexta vez, Ilhéus foi escolhida para sediar o evento quiroprático da faculdade Palmer Of College Chiropracti de Davenport, Iowa, Estados Unidos. Durante cinco dias, 20 graduandos vão oferecer atendimento gratuito à população.
Pelo sexto ano consecutivo, Ilhéus recebe estudantes de quiropraxia da faculdade Palmer Of College Chiropracti de Davenport, Iowa, Estados Unidos. O grupo permanecerá na cidade no período de 21 a 25 de outubro, oferecendo tratamento quiroprático aos ilheenses. As atividades, que contam com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e do Departamento de Esportes, vão ocorrer no Estádio Mário Pessoa, entre as 8 e 16 horas.
A quiropraxia contribui para conservar o sistema neuro musculoesquelético, sem uso de medicamentos e procedimentos cirúrgicos. O tratamento é indicado para dores na coluna, hérnia de disco, dores no pescoço, dor e tensão muscular, problemas nas articulações e Lesão por Esforço Repetitivo (LER).
Os atendimentos serão realizados por 20 graduandos que integram o Clinic Abroad Program – um projeto da faculdade que consiste em promover no exterior uma educação clínica em curto prazo para os estudantes. A equipe vem acompanhada de professores e médicos especializados na área.
A receptividade e a necessidade de tratamento quiroprático que necessita a população ilheense é um estímulo para que os estudantes americanos coloquem em prática todo o conhecimento que adquiriram na faculdade.
No Brasil – Apesar de ter surgido no Brasil na década de 1920 e ter sido instituída nas décadas de 1980 e 1990, a quiropraxia ainda não é reconhecida no país como uma área da saúde, mas é regulamentada como uma especialidade da fisioterapia. Existem duas faculdades no sul do país especializadas na área e o curso já é reconhecido pelo Ministério da Educação. A quiropraxia tem base científica, e é recomendada como tratamento eficiente, inclusive atestado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 15.10.2013




























































