:: ‘Notícias’
Salvador sediará Fórum de Secretários do Planejamento
Salvador sediará, nos próximos dias 5 e 6 de setembro, o 55º Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento. O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan), acontece no Sheraton Bahia Hotel, e tem entre as presenças confirmadas o ministro dos Transportes, César Borges, o governador da Bahia, Jaques Wagner, o senador Walter Pinheiro e o secretário do Planejamento da Bahia, José Sergio Gabrielli.
A abertura do fórum será às 9h do dia 5 de setembro. Participam da mesa o governador Jaques Wagner; o secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba e presidente do Conseplan, Gustavo Nogueira; o presidente do Banco do Nordeste (BNB), Ary Joel de Abreu Lanzarin; o secretário do Planejamento da Bahia, José Sergio Gabrielli; o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), José de Freitas Mascarenhas; e o secretário da Fazenda da Bahia, Manoel Vitório.
Em seguida, acontece o painel “Infraestrutura Logística”, com o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade; o presidente da Fieb, José Mascarenhas; e o presidente do BNB, Ary Lanzarin.
Operação tapa buracos contempla Rua 13 de Maio e Avenida Esperança
A ação está sendo realizada nas principais vias da cidade,através da parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado.
Nesta terça-feira, dia 3, aPrefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedur), concentrou os serviços da operação tapa buracosna Rua 13 de Maio, no Bairro do Pontal, e na Avenida Esperança. No dia anterior, a atividade foi realizada na Avenida Nossa Senhora Aparecida, que perpassa por vários bairros da zona sul.
A Sedur elabora um cronograma operacional para ser desenvolvido durante toda a semana. Mas as atividades podem não ser cumpridas dentro do período previsto em virtude de aspectos como variações climáticas e o próprio tempo de execução.
A operação tapa-buracos teve início em Ilhéus no último dia 23 de agosto, pela Avenida Soares Lopes. Os recursos da ordem de R$ 575.758,42 para a prestação do serviço à população, foram captados através de convênio celebrado entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder).
A ação está sendo executada pela empresa Mazza Engenharia LTDA, vencedora da licitação, e já passou pelas avenidas Soares Lopes, Lomanto Júnior, Esperança e Luís Eduardo Magalhães, além de pontos do Teotônio Vilela.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 03.09.2013
Mutirão da Cidadania ocorre em duas localidadesde Ilhéus nesta semana
A ação vai ocorrer no distrito de Juerana, na quinta-feira, dia 5, e novamente no bairro de Teotônio Vilela, na próxima sexta-feira, dia 6, atendendo as solicitações dos moradores.
O Mutirão da Cidadania promovido pela Prefeitura de Ilhéus, através dassecretariasmunicipais de Desenvolvimento Social (SDS) e de Saúde (Sesau) ocorrerá em duas localidades nesta semana. Na quinta-feira, dia 5, as ações vão ocorrer na Escola Nucleada de AritaguáII, no distrito de Juerana, das 8 às 14 horas. O outro vai ocorrer novamente no Teotônio Vilela, na sexta-feira, dia 6,na Escola Municipal Themístocles Andrade, atendendo as solicitaçõesdos moradores do bairro, na última sexta-feira, dia 30, quando foi realizado o último mutirão do mês de agosto.
A SDS levará à comunidade os serviços do Bolsa Família com informações sobre o programa, cadastramento e recadastramento e também desbloqueio de cartões. A população também poderá cadastrar as crianças e adolescentes no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculos, realizar inscrições no Balcão de Emprego, obter informações sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e do setor de Habitação, bem como atendimento no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência de Assistência Social (Creas). A SDS também realizará distribuição de leite, através do Programa Nossa Sopa. Também serão promovidos atendimento do CrediBahia e orientações do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Grande atração no “Quarta Autoral”
Vilma, que já tem quatro CDs na sua vitoriosa carreira musical, estará lançando o quinto, nos próximos dias, o qual agradará em cheio aos amantes do estilo Arrocha. É uma cantora, também compositora, que encanta com a Música Popular Brasileira (MPB), bem como em outros ritmos populares. Imperdível!
O Quarta Autoral é coordenado por músicos ilheenses, a exemplo de Edu Neto, Sérgio Di Ramos, além do iluminador de eventos Paulo Rosário e do professor e escritor André Rosa, dentre outros. O objetivo do projeto é manter um espaço cultural, onde o artista, de toda área, tenha a possibilidade de divulgar a sua arte original para moradores da cidade e turistas. Uma excelente ideia!
Acontece, quinzenalmente, às quarta-feira, de 7 h às 9 h da noite, sempre no mesmo local.
—
Evento: Quarta Autoral
Local: Bar Borrachinha, no principal cartão postal de Ilhéus, próximo ao Centro de Convenções Luiz Eduardo Magalhães
Data: 4 de setembro de 2013 (Quarta-feira)
Horário: 19 às 21 horas
Prefeito de Ilhéus autoriza auditoria nas empresas de transporte público
Das sete instituições convidadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano para participar da seleção para prestação do serviço de auditoria, apenas duas apresentaram propostas. A vencedora, a Fipe, ofereceu melhor proposta de trabalho.

Reunião do prefeito Jabes Ribeiro com vereadores que autorizou realização da auditoria no transporte publico – foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus 03-09-13.
O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, assinou na manhã desta terça-feira, dia 3, no salão de reuniões do Hotel Barravento, a autorização para a Secretaria de Administração, com o apoio da Procuradoria Geral do Município (Proger), contratar a Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (Fipe) para realizar a auditoria na planilha de custos das empresas que exploram o transporte coletivo no município. A fundação foi uma das sete instituições convidadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) para participar da seleção.
Manutenção na ETA Centro interrompe fornecimento de água em alguns bairros de Ilhéus nesta quinta-feira (5)
A previsão é que os serviços sejam concluídos até a meia-noite do mesmo dia
A Embasa informa que, devido a realização de serviços de manutenção na adutora de água bruta da Estação de Tratamento de Água (ETA) Centro, o fornecimento de água será interrompido em alguns bairros de Ilhéus a partir do meio-dia desta quinta-feira (5 de setembro). Os bairros que poderão sofrer desabastecimento são Centro, Malhado, Cidade Nova, Conquista, Pacheco, Altos do Outeiro e São Sebastião, Princesa Isabel, Teotônio Vilela, Banco da Vitória, Salobrinho e Altos do Basílio, do Coqueiro, Esperança e bairros adjacentes.
A previsão é que os serviços de manutenção sejam concluídos até a meia noite do mesmo dia (quinta-feira, 5), quando a ETA Centro voltará a operar normalmente. O abastecimento dessas localidades será gradativamente regularizado em 24 horas. Os moradores de imóveis com reservação suficiente para as necessidades diárias não sentirão os efeitos da falta de água.
—————————————
Assessoria de Comunicação da Embasa
Unidade Regional de Itabuna (USI)
Conselho de Alimentação de Ilhéus orienta professores e profissionais sobre acondicionamento da merenda
Os membros do conselho visitarão as escolas em funcionamento neste período de greve para orientar merendeiras bem como os professores e diretores que estão recebendoo alimento onde os profissionais especializados não estão atuando.

Entrega da merenda escolar na unidade municipal Odete Salman na terça-feira 20-08 – Foto Roberto Silva (Secom Ilhéus).
Na segunda-feira, dia 3, integrantes do conselho fizeram uma visita informal às escolas Odete Salman e Vila Nazaré, que estão funcionando sem merendeiras e informaram os educadoresque estão acondicionando o alimento, o modo correto de realizar a atividade. “Sabemos que muitas escolas estão sem os profissionais especializados para o armazenamento da alimentação,então vamos orientar os professores que estão cumprindo a ação durante este período de greve”, ressalta a presidente do Conselho Municipal de Alimentação, Nilza Maria da Costa Lima.
Nilza Maria explica que a visita às escolasé uma atividade rotineira do conselho, que tem papel deliberativo, fiscalizador e orientador. Segundo a presidente, a orientação sobre o procedimento correto de acondicionamento dos alimentos é uma forma de colaborar com a qualidade da refeição servida na escola e de cuidar dos recursos públicos. “Se o alimento for armazenado de forma errada poderá estragar mais rapidamente, causando prejuízos ao município”, observa Nilza. A presidente destaca ainda que as reuniões do conselho são abertas a toda a população.
Regularização – A regularização do fornecimento da alimentação escolar contempla 51 unidades escolares e beneficia 24.345 alunos. A distribuição do alimento nas escolas só foi possível em virtude do pagamento de uma dívida de R$ 638.286,73, deixada pela gestão anterior, ao Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (Fundeb).
Iniciada no último dia 20, a distribuição da merenda também já beneficiou a Creche Dom Eduardo, o Centro Educativo Fé e Alegria, o Centro de Atenção Integral à Criança (Caic), a Associação de Mulheres Ilheenses (Asmi) e as escolas do Iguape, Barra, Basílio, Banco do Pedro, Banco Central, Olivença, Pontal, Vila Nazaré, Santo Antônio, Aritaguá II, Dom ValfredoTepe, Perpétua Marques, Pequeno Davi, Barão de Macaúbas, Mariane Eckes, Emília de Brito, Paulo Freire, Heitor Dias, Herval Soledade e Pequeno Príncipe, entre outras.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 03.09.2013
Não precisa ser para sempre, mas precisa ser até o fim!
Por Rosana Braga
‘Para sempre’, em minha opinião, é nada mais nada menos que um dia depois do outro. Ou seja, é construção. Em princípio, não existe. Mas basta que façamos a mesma escolha sucessivamente e teremos construído o ‘para sempre’. O que quero dizer é que o ‘sempre’ não é magia nem tampouco um tempo que pré-exista. Ele é consequência. Nada mais que consequência de uma sucessão de dias, vividos minuto por minuto.
Quanto ao amor, tem gente que acredita que só é de verdade se durar “até que a morte os separe”. Outras, como o grande Vinícius de Moraes poetizou, apostam no “que seja eterno enquanto dure”. Eu, neste caso, admiro a coragem de quem vai até o fim, de quem se entrega inteiramente ao que sente, de quem se permite viver aquilo que seu coração pede até que todas as chamas se apaguem. Mais do que isso: até que as brasas esfriem e – depois de todas as tentativas – nada mais possa ser resgatado do fogo que um dia ardeu.
Claro que não estou defendendo a constância indefinida de atitudes desequilibradas, exageros desnecessários ou situações destrutivas. Mas concordo plenamente com o que está escrito no comovente “Quase”, de Sarah Westphal (muitas vezes atribuído a Luiz Fernando Veríssimo):
Rádio Baiana AM e o Programa Tropa de Elite foram vencedores do Troféu Octávio Moura
A Rádio Baiana AM de Ilhéus conquistou, no último sábado (31), dois Troféus Octávio Moura 2013. O evento foi promovido pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus) O Programa Tropa de Elite, na então Rádio Baiana AM, comandado pelos radialistas Marinho Santos e Robertinho Scarpita ganhou o prêmio de Melhor Programa de Rádio de Ilhéus e a rádio foi à vencedora da categoria rádio AM.
O presidente da CDL, Paulo Ganen ressaltou a importância do trabalho destes profissionais da imprensa, para uma Ilhéus democrática e bem informada. “Vocês são os olhos e ouvidos da sociedade”, valorizou os presentes. A cerimônia de entrega do Troféu Octavio Moura foi realizada no Clube da APCEF.
O prefeito Jabes Ribeiro participou da solenidade e foi ele quem entregou aos radialistas o Troféu Octávio Moura 2013.
O Por quê a Emancipação Bombeiros do Estado da BAHIA da Polícia Militar é bom para a Sociedade Baiana?
Com o mesmo argumento podemos dizer que ela não é fruto de um grupo particular de pessoas ou de interesses.
Ela é uma necessidade natural que se repete e se repetirá até sua compreensão e conseqüente consecução.
Legalmente, a própria inserção do Corpo de Bombeiros num organismo de ‘segurança pública’ é discutível pois, como diz o Dr.Álvaro Lazzarini, Juiz Desembargador e Prof. de Direito Administrativo na Academia de Polícia Militar do Barro Branco: ‘Os Corpos de Bombeiros Militares, com efeito, em princípio, não exercem atividades de segurança pública, porque, como anteriormente examinamos, segurança pública é uma atividade que diz respeito às infrações penais, com típicas ações policiais preventivas em relação a tais ilícitos e repressivos, na apuração desses mesmos ilícitos. A atividade fim dos Corpos de Bombeiros Militares, repetimos, é a prevenção e extinção de incêndios, busca e salvamento e , agora, a de defesa civil, prevista no art. 144, parágrafo 5°, final. Essa gama de atribuições dos Corpos de Bombeiros Militares é da competência dos Estados Membros, do Distrito Federal e dos Territórios (Artigo 144, parágrafo 6º), pois, tais corporações subordinam-se aos respectivos Governadores.
Exercem, isto sim, os Corpos de Bombeiros Militares, nessas Unidades Federadas, atribuições que dizem respeito à tranqüilidade pública e à salubridade pública, ambas integrantes do conceito maior de ordem pública, onde se inserem ao lado daquelas, a segurança pública.
De qualquer modo, porém, tais corporações, reconhecemos, são consideradas órgãos de segurança pública, em termos do ordenamento constitucional vigente.’ (Anais do Seminário o Corpo de Bombeiros e o Poder de Polícia – 1992 – pág. 16).
‘A Outra Companhia de Teatro’ agitou Ilhéus no final de semana
As apresentações teatrais foram realizadas no centro da cidade e abertas ao público. O projeto contou com parceria da Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria de Cultura da Bahia e Banco do Nordeste.
O grupo A Outra Companhia de Teatro, de Salvador, esteve em Ilhéus, pela primeira vez, e realizou uma série de atividades como oficinas e espetáculos teatrais, no período de 30 de agosto a 1º de setembro. As apresentações de peças teatrais aconteceram sábado e domingo, sempre abertas ao público.
Governador quer solução pacífica para conflito em Buerarema





























































